Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 701

    Colocado por: JoelM

    gambino, não fale do que não sabe... se quisesse era policia, felizmente tive oportunidade de escolha ao contrario de outros frustrados.


    Queria ser polícia, mas está na Noruega como empregado...
  2.  # 702

    Colocado por: JoelM

    quem é que lhe disse que sou empregado? ai gambino gambino... essas fontes andam a engana-lo!


    Polícia não é.
    •  
      nunos7
    • 8 outubro 2020 editado

     # 703

    Colocado por: JoelMO nuno7 nem se teu ao trabalho de querer entender o que eu escrevi, a culpa é sempre dos outros partidos que estão no governo (PS+ bloco + CDU), os que por lá passaram nunca tem culpa nenhuma (PDS + CDS).

    Eu entendi o q escreveu, não "gostei" foi do q escreveu... pois o Joel tem q vir sempre "atacar" as pessoas, a dizer q não vemos o obvio, q não tiramos as palas, etc, etc...
    É claro q um pais não se leva à banca rota 3 vezes, do dia para a noite, mas tb não tenhamos pala nos olhos e sejamos honestos, as 3 banca rotas foram ou não sempre no tempo dos socialistas? Se a culta é só deles? não, mas eu tb não disse isso.

    Outra coisa, sei q posso estar errado, mas para mim, "quem está de fora racha lenha", e como o Joel está fora...
    Concordam com este comentário: Gambino
  3.  # 704

    Colocado por: nunos7
    Eu entendi o q escreveu, não "gostei" foi do q escreveu... pois o Joel tem q vir sempre "atacar" as pessoas, a dizer q não vemos o obvio, q não tiramos as palas, etc, etc...
    É claro q um pais não se leva à banca rota 3 vezes, do dia para a noite, mas tb não tenhamos pala nos olhos e sejamos honestos, as 3 banca rotas foram ou não sempre no tempo dos socialistas? Se a culta é só deles? não, mas eu tb não disse isso.

    Outra coisa, sei q posso estar errado, mas para mim, "quem está de fora racha lenha", e como o Joel está fora...


    Não vale a pena... É um caso sem solução...
  4.  # 705

    Colocado por: JoelMe quem está dentro leva com ela

    Com muito gosto, e por isso q estamos cá, a tentar melhorar.

    Colocado por: JoelMatacar dizer que está a por a culpa apenas nos outros?!?! O_o

    Leia o q escrevi, e diga-me se coloquei a culpa só nos socialistas?
    Inclusive comecei a minha frase com "É verdade,..." por isso dei razão ao enfermeiro Magalhães.
    Mas então o Joel tb não coloque as palas, nem queira ver o obvio...

    Volto a repetir, a culpa não é só de direita ou só de esquerda. Custa-me a aceitar q em pleno século 21 tenhamos políticos deste calibre, mas pronto, temos o q merece-mos.
  5.  # 706

    Colocado por: JoelMafinal concordou comigo!

    Caramba Joel, eu nunca disse q a culpa era só de um... mas do meu ponto de vista, existe sempre um, q parece q é mais inclinado para as trafulhices e para empurrar mais a levar o pais por 3 vezes à banca rota.
  6.  # 707

    Colocado por: Sirruper"Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que ele nunca reprovou um só aluno antes, mas tinha, uma vez, reprovado uma classe inteira.


    Uma vénia a este comentário.
    É mesmo assim, o resto é conversa.

    O principio do socialismo não funciona por uma razão simples, a grande maioria, que sabe que terá uma recompensa de X, pelo trabalho Y. Não trabalhará Y+Z só por que sim. Pois o Z, já seria trabalho voluntário, e voluntários há poucos.

    O socialismo é muito bonito, mas é com o dinheiro dos outros.
  7.  # 708

    • J D
    • 8 outubro 2020

     # 709

    Colocado por: JoelM

    com a mentalidade portuguesa não funciona de certeza e não é uma critica, é um constatar do facto. Estamos constantemente à procura de maneiras de dar a volta ao texto, está nos nossos genes.




    o socialismo é especialmente bonito quando precisamos dele e para quem mais precisa dele! não me queixo nem de 1cent. que pago em impostos para o estado social (e não é pouco).

    já agora para quem tiver curiosidade, a finlândia e a alemanha fizeram um estudo real (com duas cidades se não estou em erro), do rendimento universal garantido (não sei se o nome está correcto), eu não tenho opinião formada sobre o assunto, mas foi bastante interessante.


    Tendo em conta que na Noruega se paga 22%+13% ish para valores entre 59k e 98k , acima disso o step charge passa para cerca de 16% ish , o valor da SS sao 8% ish, do lado do empregador anda nos 14% , nao sei como se defende que os impostos na Noruega sejam altos mas pronto. Alguem que ganhe 92k euros vai pagar 33.3% do rendimento bruto ja com a SS , mais 14% do lado do patrao , em PT por esse mesmo valor, sem deduçoes , tem circa 36k euros para pagar de IRS , mais 23.75% do patrao + SS.
  8.  # 710

    Colocado por: JoelMo socialismo é especialmente bonito quando precisamos dele e para quem mais precisa dele! não me queixo nem de 1cent. que pago em impostos para o estado social (e não é pouco).


    Se o "estado social" funcionasse...

    Se aqui vemos os políticos a serem atendidos em hospitais privados, estudarem em universidades privadas, não utilizarem os transportes públicos, é porque o sistema que tanto defendem não é tão bom como fazer parecer.

    Não vejo mal algum na essência das IPSS, das instituições, dos serviços públicos, etc...
    Mas depois, na prática, transparece a ideia que o primeiro objetivo é criar "cargos" e distribuir salários por aqui e por acolá.
  9.  # 711

    Colocado por: JoelMe a culpa é das pessoas ou do sistema? se nuns países funciona e noutros não, qual é o elemento diferênciador?


    Diria, na educação/apetência (das pessoas) e no controlo/fiscalização/escrutínio/transparência (sistema).

    Relembro, que "onde há fartura" é mais propensa a ideia da partilha (Noruega, Alemanha, Suíça, UK, etc.), mas essa "fartura" foi gerada precisamente pelos ideias capitalistas. E também, porque nem tantos "precisam" do apoio estatal. Já onde "há necessidade, pobreza"... o socialismo apenas serve para manter as coisas como estão...

    Em Portugal, é o que se tem visto. Nepotismo, multiplicação de "ajudas do estado", aumento da dívida, etc, etc... Uso do poder para nomear quem "está alinhado".

    Lembra-se desta?
    https://observador.pt/2020/06/17/centeno-nomeou-conselho-de-auditoria-que-fiscaliza-o-governador-do-banco-de-portugal/
  10.  # 712

    Colocado por: JoelMmas isso nada tem a ver com o estado ser social ou não, é simplesmente corrupção que vai continuar a acontecer seja qual for o sistema, porque o problema está nas pessoas.


    Solução? Substituir a população?
    No mínimo, devíamos-me afastar/esconder as sardinhas do gato.
    O que o estado deve fazer é regular, controlar e providenciar o básico, mas que funcione.
    Deve arbitrar sobretudo.
  11.  # 713

    O socialismo não resulta e é uma aberração política.
    • J D
    • 8 outubro 2020

     # 714

    Colocado por: GambinoO socialismo não resulta e é uma aberração política.


    Correcto, mas com isso dito , achamos que a Noruega ou UK são socialistas? A existencia de um /algum estado "social" não implica que o país em causa seja Socialista. Como já ali disse atrás, a carga fiscal em ordenados dito "altos" na Noruega é consideravelmente mais baixa do que o mesmo rendimento pagaria em Portugal.
    Concordam com este comentário: Gambino
  12.  # 715

    Joel, o detalhe é que não tem interesse em dissociar o modelo político da população em que se insere,
    (Pessoas vs Sistema), porque esse mundo simplemente não existe, é abstrato, utópico.

    Veja-se este exemplo:

    https://www.dn.pt/globo/europa/suicos-dizem-nao-a-mais-duas-semanas-de-ferias-2354978.html

    Em 2012, até "fiquei parvo" quando vi este resultado.
    Mas em 2 segundos, os meus colegas Suíços fizeram-me ver o porquê.

    Algum dia, em Portugal, a população rejeitaria em referendo, um aumento de 4, para 6 semanas de férias?
    Sendo que a maioria é assalariado e beneficiaria com isso. Duas semanas de férias sem trabalhar mais por isso?
  13.  # 716

    Colocado por: JoelMcom a mentalidade portuguesa não funciona de certeza e não é uma critica, é um constatar do facto.

    O socialismo não funciona com mentalidade nenhuma. Conhece algum país que tenha melhorado o bem-estar geral da população a longo prazo com políticas socialistas?

    E não me venha com os países nórdicos, porque referirmo-nos a eles como socialistas é uma força de expressão que apenas pretende sublinhar a abrangência do seu estado social, porque para o manter têm de ter economias liberais muito competitivas e muito abertas à iniciativa privada.
    • J D
    • 8 outubro 2020

     # 717

    Colocado por: JoelM

    os ordenados "altos" cá não são os valores que mencionou. O que mencionou está a cima da média sim, mas os altos são a cima de 100K. É aí onde os impostos carregam fortemente. No entanto não é a carga fiscal que define um estado social ou não, a carga fiscal é um espelho da gestão que fazem dos dinheiros publicos.


    Nao carregam em absolutamente nada , na range de 1 milhao de coroas para cima o step rate é todo igual , 16% , qualquer valor acima dos 65k em Portugal entre IRS + SS (fora tsu ) já custa bem mais do que isso ).
    Concordam com este comentário: Gambino
  14.  # 718

    Colocado por: JoelMNo entanto não é a carga fiscal que define um estado social

    Para se manter um estado social abrangente há que ter receitas fiscais que o paguem.
    Concordam com este comentário: Gambino
    • J D
    • 8 outubro 2020

     # 719

    Colocado por: JoelM

    se o J D diz... quem sou eu para contrariar...


    "The base rate (fellesskatt) of income tax in Norway is 22%. Those who live in Finnmark or Nord-Troms will pay 18.5%. There is a then a so-called step tax (trinnskatt), sometimes called bracket tax. This is a progressive tax rate based on four levels, as follows.

    For the first 180,800kr of your personal income, you will not pay any step tax. 1.9% step tax is owed on your personal income between 180,000kr and 254,500kr. Then, there is a 4.2% step tax for income between 254,500kr and 639,750kr. Over and above this amount, the step tax increases significantly.

    You will pay 13.2% step tax on income between 639,750kr and 999,50kr. For this living in Finnmark and Nord-Troms, this level of step tax is reduced to 11.2%. For all income above this amount, a 16.2% step tax is charged."

    Uma diferença de 3% no marginal mais alto, exactamente o mesmo sistema que a Dinamarca. Mas para quem ai trabalha existe muita duvida acerca do sistema para o qual paga todos os meses.
  15.  # 720

    Outro exemplo:

    Estes fundos que vêm agora são oferecidos? Ou é por empréstimo?
    Pergunto. Genuinamente não sei.
    Só sei que o meu pai sempre me disse: "ninguém dá nada a ninguém... mas se te puderem tirar..."

    Caso sejam empréstimo, já alguém ponderou simplesmente não os aceitar por exemplo???
    É que senão é mais do mesmo... como sei que no futuro, na hora de os pagar, além desse encargo não aparece outro Covid, Ébola, Tornado, Tsunami ou se se descobre que todos os bancos são como o BES, que afinal os € que aparecem no meu homebanking, simplesmente não existem mais?...

    Em Portugal, há metade preocupada em como ganhar dinheiro e outra metade preocupada em como gastá-lo...
    Na verdade dou bastante crédito a quem tem que gerir e saber como gastar, e nisso aprecio bastante a classe politica...
    O que chateia é ver como se enganam os bobos, com mais uns trocos de aumento nas pensões ou coisinhas assim em troca de uns valentes milhares de votos. A factura virá depois, sempre foi assim.
 
0.0374 seg. NEW