Iniciar sessão ou registar-se
    • mafgod
    • 29 outubro 2020 editado

     # 361

    //OFF_TOPIC
    Na questão de usar ou não a pele do animal por razões ecológicas, sou de opinião de que, já que o animal foi criado para nosso consumo, é muito mais "humano" aproveitar a pele e mais ecológico do que a deitar fora.
    Claro que, criar animais tão somente para aproveitar a pele (chifres,ovas,ovos...) e deitar a sua carne fora, alem de desumano não é nada ecológico

    NOTA: Não sou fã do couro, seja natural ou artificial em assentos automóveis ou sofás.
    Concordam com este comentário: RCF, pguilherme, pcspinheiro, SS1128, rjmsilva, hangas
  1.  # 362

    Colocado por: mafgodO meu que é a versão 2.zero, é em preto, tenho uma proteção de assento e... em mais de 2 anos e mais de 45k km, a limpeza tem sido apenas o aspirador :-)


    Pois, acredito. Mas com os estofos brancos não se safava tão facilmente... Há dias bastou passar a mão húmida na parte que parece couro para ver que são mais brancos do que parecem por baixo da capa de sujidade 😅 daí eu querer limpar correctamente para não estragar. Suponho que um pano de microfibra quase seco não possa causar grande mal, seja couro ou não (provavelmente não...). Mas se fosse ia querer tratar o couro e a pergunta vinha mais daí.

    Obrigado na mesma. Cumprimentos
  2.  # 363

    Boa noite a todos.
    Tenho 2 questões que gostaria de colocar:
    - Qual a potência contratada necessária num apartamento que terá carregamento de híbrido (bateria de 7.6 kWh)?
    - Aconselham algum fornecedor de energia em particular?

    Obrigado pela ajuda!
    • mafgod
    • 30 outubro 2020 editado

     # 364

    Tenho dois VEs, e tenho contratado apenas 25A monofásico.
    Carrego a 10A ou a 16A cada um, alternadamente claro.
    Depende do que já tens e quanto mais precisas.
    Com essa bateria, diria que basta carregares a 10A, portanto é como se tivesses um ferro de engomar ou um aquecedor ligado...
    O fornecedor é o que te fizer melhor preço, depende sobretudo do teu consumo global.
    Começa a ver preços, simulações ..
    Tenho Edp mobilidade elétrica.
  3.  # 365

    Agradeço a resposta.
    Neste momento não tenho nada contratado, estou prestes a mudar de casa e neste momento moro em casa dos meus pais que como têm empresa têm uma potência contratada elevada, pelo que não sei a que deveria colocar numa casa particular para este fim.
    A unidade que refere, “A”, é sinónimo de kVA?
    Nos simuladores de potência contratada eles assumem que todos os equipamentos estão ligados em simultâneo?
    E por último, alterar a potência contratada muda também o valor pago por kW?
  4.  # 366

    Como a bateria dos PHEV é pequena, carregar com o carregador doméstico é suficiente e vais estar a usar 2,3kW. Considera os "kW" iguais aos "kVA" da potência contratada.

    Quanto é que deves contratar depende do resto dos equipamentos que tenhas e se trabalham ou não em simultâneo. Por exemplo se tiveres uma bomba de calor de 6kW tens de ir sempre para 10,35kW (45A em monofásico).
    Outro exemplo, um forno são facilmente 4kW. Mas normalmente não estás a usar o forno enquanto dormes e o carro carrega. Então não tens de te preocupar com o consumo simultâneo.

    Eu tenho 6,9kVA, tudo eléctrico em casa (não tenho gás) e já não me lembro de ter um disparo do disjuntor de entrada. O mafgod tem 5,75kVA e também se safa, e tem 2 carros. A minha irmã tem 22kVA trifásico e mais volta menos volta tem disparos por excesso de consumo. Cada caso é um caso, tem de se analisar ;-)

    Em relação ao custo da energia não, ela não muda com a potência contratada. Mas muda o valor diário, o termo de potência (ou "aluguer do contador" o que é incorrecto)
    Concordam com este comentário: mafgod
  5.  # 367

    Colocado por: MaxInfo35A unidade que refere, “A”, é sinónimo de kVA?
    Não, A são amperes.
    Assim 25A, são os 5,75kVA de potência necessária.

    Diga o que tem de maior consumo que podemos ajudar.
    Também tenho tudo elétrico, nada de gás.
    Claro que se ligar os dois carros a 10A, sobram-me apenas 5A... mas como não o faço....
    Claro que se ligar 2 aquecedores a óleo de 2kW cada, se ligar o secador de cabelo ou placa/forno fico ás escuras...

    Como a alteração de potência ainda é à borla, pode sempre pedir um pouco mais e passado umas semanas pedir para menor ou mais se necessário.

    Também pode comprar uns medidores de consumo que se ligam no quadro elétrico e vê logo ao longo do dia o consumo e verá quanto sobra.

    Seja como for, o carro carregando a 10A, é como se tiveres um aquecedor a óleo ligado, se o carregares à noite para aproveitar o vazio, é pacífico.
  6.  # 368

    Há pouco mais de um ano, houve um ministro que disse que o diesel estava condenado em 5 anos.
    Foi crucificado em praça pública.
    Pelos vistos será antes se os próximos meses forem semelhantes a setembro.
    Em setembro, as vendas de veículos eletrificados na Europa foram, pela primeira vez, superiores às de modelos com motor Diesel.
    Concordam com este comentário: zed
  7.  # 369

    Desde já obrigado pela ajuda, estou a aprender bastante. Não estou ainda no apartamento em questão, que tem gás canalizado penso que para aquecimento de águas, tem também aquecimento central mas inicialmente estou a pensar testar a lareira com recuperador de calor.
    Provavelmente terei o híbrido com a bateria referida, máquina de loiça, roupa, placa, forno, microondas, frigorífico com arca e ocasionalmente o fervedor de água. Depois na sala um oled de 55, router e por vezes o pc. Tenho também um robot aspirador. Não tenho nada eléctrico no quarto. Os wc tem um toalheiro que poderá ser utilizado ocasionalmente. Não me ocorre mais nada.
  8.  # 370

    Nesse caso não precisas de grande potência. Como disse, para o carro são 2,3kW, as restantes coisas só o forno "conta", mas como disse normalmente enquanto o carro carrega não estás a usar o forno ;-)

    5,35kVA chega-te sem problemas ;-)
    Concordam com este comentário: mafgod
  9.  # 371

    Colocado por: MaxInfo35Desde já obrigado pela ajuda, estou a aprender bastante. Não estou ainda no apartamento em questão, que tem gás canalizado penso que para aquecimento de águas, tem também aquecimento central mas inicialmente estou a pensar testar a lareira com recuperador de calor.
    Provavelmente terei o híbrido com a bateria referida, máquina de loiça, roupa, placa, forno, microondas, frigorífico com arca e ocasionalmente o fervedor de água. Depois na sala um oled de 55, router e por vezes o pc. Tenho também um robot aspirador. Não tenho nada eléctrico no quarto. Os wc tem um toalheiro que poderá ser utilizado ocasionalmente. Não me ocorre mais nada.


    Diria que até 3,45kVA ou 4,6kVA chegam. O carro também é suposto ser carregado à noite em vazio, logo não compete com outras coisas que gastem muito. Depende sobretudo da utilização de pico da placa elétrica. Que potência tem e quantos "bicos" planeia usar simultaneamente.
    Mas como disseram, mudar e potência é relativamente simples e se se vir que uma não está a corresponder bem a todas as necessidades, pode-se mudar para outra.
    Eu sou representante de uma fornecedora de energia renovável. Se quiser que eu envie um folheto pode enviar-me um mail.
  10.  # 372

    Pelo menos lavaram e aspiraram.
      123047965_2121126274689810_864224807379755666_o.jpg
  11.  # 373

    Proforma. Ainda não lavaram e aspiraram, mas propõem-se a isso ehehehe

    É mais uma borrada da Nissan. Dizem que se mantêm válidas as condições anunciadas no último comunicado sobre o tema (7k€+MO+IVA), mas parece que a informação sobre o desconto especial não chega aos concessionários e continuam a aparecer essas alarvidades.

    Que se saiba, já algumas pessoas tiveram a bateria trocada nas condições do comunicado e ninguém por esses valores.

    Enfim, tiros nos pés e uma péssima imagem da marca e da ME no geral.
    Concordam com este comentário: mafgod, eu
  12.  # 374

    Colocado por: ruicarlov

    Diria que até 3,45kVA ou 4,6kVA chegam. O carro também é suposto ser carregado à noite em vazio, logo não compete com outras coisas que gastem muito. Depende sobretudo da utilização de pico da placa elétrica. Que potência tem e quantos "bicos" planeia usar simultaneamente.
    Mas como disseram, mudar e potência é relativamente simples e se se vir que uma não está a corresponder bem a todas as necessidades, pode-se mudar para outra.
    Eu sou representante de uma fornecedora de energia renovável. Se quiser que eu envie um folheto pode enviar-me um mail.


    Não sei a potência da placa eléctrica. Sim, agradecia que enviasse para [email protected].
    Já agora, pela vossa experiência, depois de carregada a bateria o carro/carregador constituam a gastar energia se se mantiverem ligados à corrente?
  13.  # 375

    Colocado por: MaxInfo35Já agora, pela vossa experiência, depois de carregada a bateria o carro/carregador constituam a gastar energia se se mantiverem ligados à corrente?

    Não. Depois do final da carga a energia é desligada do carro e só fica o consumo residual da electrónica do EVSE ("carregador")
  14.  # 376

    Colocado por: rjmsilvaPelo menos lavaram e aspiraram.
      123047965_2121126274689810_864224807379755666_o.jpg


    Então mas porque é que um leaf40 (que não deve ter mais do que 3 anos) já trocou de bateria e teve que pagar por isso? Mais de 160K em 3 anos? E 22.000€??? Isso é tanto ou mais que o valor do carro! Está a escapar-me algo?
  15.  # 377

    Colocado por: pcspinheiro

    Então mas porque é que um leaf40 (que não deve ter mais do que 3 anos) já trocou de bateria e teve que pagar por isso? Em idade está bem dentro da garantia, já fez mais de 160K em 3 anos? E 22.000€??? Isso é tanto ou mais que o valor do carro! Está a escapar-me algo?


    Desculpem, queria editar e citei. Estou a dormir de pé...
  16.  # 378

    Não. São maioritariamente (todos?) TVDE e fizeram todos 50-80.000km/ano. Tiveram uma avaria na bateria e, ficámos todos a saber agora, a garantia dos 160.000km/8 anos é para degradação. Para avaria é de 100.000km.

    O preço da bateria é indescritível, é tão ou mais cara que a de 100kWh da Tesla, totalmente sem nexo.
    Mas, no ano passado curiosamente por esta altura a Nissan fez um comunicado a dizer que esses orçamentos não eram finais, o valor era 7k€+MO+IVA e não esse absurdo. E de facto houveram algumas (poucas, isto toma proporções ridículas mas de facto são muito poucos carros) baterias trocadas pelo valor do comunicado. Agora está outra vez a bagunça no ar e anda tudo às aranhas a ver esses orçamentos brutais :-(
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  17.  # 379

    Atenção que orçamentos há muitos e faturas não vi nenhuma.
    Uma coisa é o preço de uma bateria nova, outra coisa é o preço da sua substituição.

    Resumindo, os concessionários dão o orçamento do valor da bateria, que é esse.
    Contudo, em caso de substituição, o valor é outro.

    "Caríssimos, já vários de vós me referenciarem nesta já antiga e triste discussão e outros me contactaram via mail. Como anteriormente, aquando do tal caso que chegou à SIC, tenho mantido o contacto com a marca. Até publicámos, em agosto, uma entrevista em direto com o diretor-geral da Nissan em Portugal onde o mesmo confirmou, uma vez mais, o preço dos tais 7000 euros+impostos+mão de obra. Considerando os orçamentos que alguns de vós me fizeram chegar, voltei a contactar a Nissan, que voltou a confirmar o preço anteriormente indicado. Também tenho a informação que nunca ninguém pagou os tais €20K. Então qual a razão dos orçamentos? Ainda estou a tentar averiguar, mas tenho algumas informações que apontam para os concessionários estarem a apresentar o preço da peça (bateria) sem adicionarem a promoção. Isto porque o preço da bateria é, de facto, os tais €20K. É assim desde (quase) sempre. Mas a Nissan subsidiava (e subsdiará) através da promoção que terá de ser adicionada. É provável que os concessionários contactem aqueles que pediram os orçamentos para informarem desse erro. Continuarei, na medida do possível, a seguir este assunto."

    Podem seguir esta novela aqui.

    A questão do valor alto por uma bateria nova e de ser mais baixo em caso de substituição percebo.
    Senão, era comprar baterias de 60kWh para fotovoltaico por menos de 10k €!!
    Ou mesmo, 24kWh por menos de 10k €!
    De certeza que assim fosse a Nissan passaria a vender mais bateria que carros!

    Esta novela parece a do outro com o i3 dado para abate, creio que na Alemanha, importou, reparou-o e queria que a BMW Portugal desbloqueasse a bateria (ficou bloqueada aquando do acidente). A BMW queria a substituição da dita por um valor elevado e ele todo chateado andou com o carro num reboque a fazer má publicidade à BMW. Para quem não sabe, ele conseguiu que alguém desbloqueasse e o carro entretanto foi vendido a alguém sem saber da história.
  18.  # 380

    Colocado por: pcspinheiroEntão mas porque é que um leaf40 (que não deve ter mais do que 3 anos) já trocou de bateria e teve que pagar por isso? Mais de 160K em 3 anos? E 22.000€??? Isso é tanto ou mais que o valor do carro! Está a escapar-me algo?
    Terá pouco mais de 2 anos, o Leaf40 começou a ser entregue algures em março de 2018.
    Neste caso o problema da bateria não é degradação, mas falha de algum módulo ou alguma electrónica associada.
    Aqui o importante a reter na história é, VE de certeza bem abusado quer a nível de kms quer a nível de cargas, e a autonomia praticamente igual a novo (ainda tem as 12 barras, portanto, terá algo entre os 85 e 100% da autonomia inicial).
 
0.0446 seg. NEW