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  1.  # 401

    Colocado por: MaxInfo35Obrigado pelo feedback! Sim, estava a referir-me ao custo fixo. Penso que será mais vantajoso optar por um fornecedor que providencie luz e gás em simultâneo.


    Algumas fornecedoras dão descontos adicionais por ter luz e gás junto, mas é sobretudo na tarifa do gás. E como geralmente a factura de gás é a parte mais pequena, o benefício de ter tudo junto acaba por ser muito reduzido. Muitas vezes sai mais económico arranjar dois comercializadores diferentes que sejam mais baratos. Por exemplo em casa do meu irmão o desconto que ele tinha gás por ter eletricidade e gás junto na EDP ascendia a uns fantásticos 0,94€ por mês.
    • smart
    • 6 novembro 2020 editado

     # 402

    Colocado por: rjmsilvaPelo menos lavaram e aspiraram.
      123047965_2121126274689810_864224807379755666_o.jpg

    (desculpe usar a sua imagem,mas é para fazer o enquadramento...)
    hum...
    o cerne da questão é o preço e os kms..
    isto tem pouco de TVDE
    é muito claro
    o carro tem 112 mil kms e a factura pro forma é o orçamento para a reparação?
    um absurdo completo
    mesmo que fossem 7 mil, para que comprar um VE, se quando a bateria avaria lá vai toda a poupança na utilização e mais algum
    o ser verde, é uma discussão que dá para mangas...
    qd temos fome primeiro vem a comida e depois a cor...
    já risquei o VE da minha agenda
    não quero influenciar ninguém mas é a minha opinião...
      asa.JPG
  2.  # 403

    Lê o artigo do Observador que indiquei acima ;)

    É esse o efeito da borrada da Nissan. No fundo o valor até vai ser "bom", 40kWh por ~~8500€ dá pouco mais de 200€/kWh o que é muito bom, mas a falta de comunicação interna e o facto de os concessionários não fazerem ideia do que andam a fazer dá esse resultado: argumentos anti mobilidade eléctrica :-(
    • smart
    • 6 novembro 2020 editado

     # 404

    hum..
    ob
    mesmo assim, imaginando ter um VE por 30 mil novo, e ao fim de 3 anos, pois faço cerca de 35 k por ano, perder a garantia da bateria, e em caso da sua avaria, ter de dispender 8500 euros, continua a ser um absurdo, não justificando o risco.
    respeito quem se importa pelo ambiente e disponibiliza-se a isso
  3.  # 405

    Se o problema que originou esse orçamento, necessitasse de uma bateria toda que não fosse o resultante da degradação no período da garantia mas não abrangido, hipótese bem remota, o valor a pagar realmente seria muito elevado. (*)
    Contudo, se o problema for de um ou vários módulos, e tendo em conta a idade e estado da bateria, a substituição de um módulo seria um valor bem mais simpático, o equivalente a uma manutenção programada mediana de um ICE (~300€).
    Neste caso, sem mais informações, só podemos especular.

    O que realmente fica mal é, a aparente falta de comunicação entre a Nissan Ibérica e os concessionários e entre os concessionários e os clientes que depois criam estes orçamentos sem nexo nem contexto.

    Para mim, que tenho dois VEs Nissan, e mais nenhum carro, estas notícias não me assustam.
    A informação oficial, até haver outra em contrário, é o valor que se mantém desde 2014, mais euro menos euro, quando comprei o primeiro.
    E esta foi a principal razão por ter escolhido o Leaf em relação a outras marcas, o saber o custo da bateria e ter um valor aceitável, mesmo sabendo que não tem gestão térmica.
    Claro que preferia pagar muito menos mas, temos de perceber que a bateria tem componentes caros e que a mesma só por si, já tem um valor elevado.

    Conduzir um carro, seja VE ou ICE, é muito mais que o poupar/gastar, prejudicar ou/não o ambiente.

    Sobre a durabilidade das baterias, o meu Leaf24, de 2012 e comprado por mim em 2014, fez este ano 8 anos.
    Tem as primeiras baterias que, como é do conhecimento geral são uma boa porcaria :-)
    Em mais de 135.000km feitos por mim (tem no total quase 160.000km), tem sido só ligar à tomada. só fui com ele a duas revisões, 3º e 4º ano, paguei pelas duas uns 150€, e deixei de gastar com o meu antigo ICE quase 9.000€ entre combustível, impostos e manutenções.
    Com este valor, já daria para uma bateria nova :-) e estaria novo (ou quase pronto).
    Tem actualmente cerca de 49% da capacidade original, e ainda consigo fazer cerca de 75km com uma carga.
    Já há soluções aftermarket onde até já se pode aumentar a capacidade da bateria até uns 60kWh neste Leaf a preços bem simpáticos.
    Ainda não sei se irei substituir a bateria, oficialmente ou não, ou trocar por outro VE.
    Sei é que, cada vez que saiu com ele, é como se fosse a primeira vez a todos os níveis, excepto a autonomia lol

    NOTA:
    (*) - Nos ICEs temos algo parecido, há ICEs cuja substituição do filtro de partículas/EGR custa uma grande percentagem do carro, e o que fazem, eliminam-na. Aqui nos VEs, não é assim fácil ir à loja da esquina e substituir a bateria por outra (a eliminação não é hipótese).
  4.  # 406

    Ponto final outra vez nesta novela...
    Nissan volta a confirmar preço de €7000 para substituição de baterias do LEAF

    “Face a recentes notícias surgidas nas redes sociais e meios de comunicação nacional, a Nissan esclarece que:
    – Na eventualidade rara de necessidade real de substituição da bateria fora da garantia, a Nissan mantém o apoio ao preço das suas baterias;
    – Caso exista a necessidade extraordinária de substituição integral da bateria fora da garantia, o preço é de 7.000 euros + custos de instalação (+ IVA), qualquer que seja a bateria;
    – Até hoje em Portugal não existe nenhum caso de troca de bateria num VE Nissan em que o cliente tenha pago mais do que 7.000 euros + custos de instalação (+ IVA);
    – As baterias são constituídas por 48 módulos que podem ser substituídos unitariamente, evitando assim a substituição integral da bateria, sendo a Nissan a única marca em Portugal a possuir centros próprios de reparação de baterias.”

    No mesmo comunicado, a Nissan volta a repetir que “não é expectável que, numa utilização normal, tenham necessidade de substituir as baterias durante a vida útil dos seus LEAF e e-NV200”.

    De acordo com informações recolhidas pela Exame Informática a diferença de valores entre o anunciado pela Nissan e os orçamentos que têm sido partilhados pelos utilizadores é consequência de os concessionários da marca estarem a apresentar o preço da bateria sem adicionarem a promoção, ou seja incluírem o valor de subsídio da marca. Isto porque a bateria, quando vendida fora do processo de substituição num carro, tem, de facto, o tal custo acima dos €20.000.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marc_S
  5.  # 407

    "Jogo de palavras" parece ser o jogo que a nissan quer jogar com os clientes, a despeito de comunicados em sentido contrario, veja. se que "fora do processo de substituicao normal do carro " o preço segundo a exameinformatica, são de facto os 20 mil euros.

    Ora no standvirtual estao varios leafs 30 e alguns 40 , carros inteiros e operacionais, abaixo desse valor.


    Colocado por: mafgodPonto final outra vez nesta novela...
    Nissan volta a confirmar preço de €7000 para substituição de baterias do LEAF

    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 408

    O que a Nissan não quer, é que comprem as baterias por 7000€ para usar em outro sitio que não no carro.



    Colocado por: carlosj39"Jogo de palavras" parece ser o jogo que a nissan quer jogar com os clientes, a despeito de comunicados em sentido contrario, veja. se que "fora do processo de substituicao normal do carro " o preço segundo a exameinformatica, são de facto os 20 mil euros.

    Ora no standvirtual estao varios leafs 30 e alguns 40 , carros inteiros e operacionais, abaixo desse valor.


    Concordam com este comentário:eu
    • J D
    • 9 novembro 2020

     # 409

    Colocado por: carlosj39"Jogo de palavras" parece ser o jogo que a nissan quer jogar com os clientes, a despeito de comunicados em sentido contrario, veja. se que "fora do processo de substituicao normal do carro " o preço segundo a exameinformatica, são de facto os 20 mil euros.

    Ora no standvirtual estao varios leafs 30 e alguns 40 , carros inteiros e operacionais, abaixo desse valor.


    Concordam com este comentário:eu


    Uma bateria para armazenamento de Litio com aprox 4kwh anda ligeiramente abaixo dos 2k euros, daqui perceber o porquê dos 20k de Tabela não me parece ser um feito complicado, estão a evitar que alguém compre uma bateria de 40kwh por 8k, alias, se tal fosse possível eu tratava já de comprar uma.
  7.  # 410

    "Futuro pode não passar por carros totalmente elétricos. A tecnologia híbrida será a solução, com motores abastecidos de e-fuels. Já estão a ser testados na F1."
    https://eco.sapo.pt/2020/11/16/e-fuel-e-o-futuro-dos-combustiveis-mas-cada-litro-ainda-custa-4e/
    • eu
    • 16 novembro 2020

     # 411

    "Os construtores automóveis perceberam já que a massificação dos veículos elétricos não é sustentável, uma vez que para que todo o parque mundial fosse substituído por este tipo de carros, a rede elétrica existente não aguentaria a demanda de energia"

    E continuam com esta mentira.

    Há muitos interesses a querer que os automóveis continuem dependentes de um combustível...

    Eles ainda não perceberam que já perderam essa guerra?
    Concordam com este comentário: mafgod
  8.  # 412

    Esta dos e-fuels também é a primeira vez que ouço falar, mas tenho todo o interesse em que se desenvolva uma tecnologia que seja realmente eficaz e ecológica.
    • eu
    • 16 novembro 2020

     # 413

    Os e-fuels de facto poderão ser importantes por exemplo para a aviação.
    Concordam com este comentário: mafgod
  9.  # 414

    Colocado por: 21papaleguasEsta dos e-fuels também é a primeira vez que ouço falar, mas tenho todo o interesse em que se desenvolva uma tecnologia que seja realmente eficaz e ecológica.




    Que utiliza energia eletrica para a sua produção e para serem cerca de 5x menos eficientes que os BEV?

    Vamos todos comer gelados com a testa.. Se a energia eletrica que é usada para a produção de combustiveis fosseis (tem inclusive centrais eletricas dedicadas) fosse direccionada para a rede, sobrava para todos! :)
    Concordam com este comentário: eu, mafgod
  10.  # 415

    Colocado por: jcfcidQue utiliza energia eletrica para a sua produção e para serem cerca de 5x menos eficientes que os BEV?

    Por isso é que está em desenvolvimento, parece-me!

    Colocado por: jcfcidVamos todos comer gelados com a testa..

    Não sei, talvez.

    Colocado por: jcfcidSe a energia eletrica que é usada para a produção de combustiveis fosseis (tem inclusive centrais eletricas dedicadas) fosse direccionada para a rede, sobrava para todos! :)

    Lá está, esses nabos que fazem esses estudos, esquecem-se de analisar todos os parâmetros...
  11.  # 416

    Mesmo que fosse mais eficiente e mais ecológico do que carregar numa tomada a energia que provém de painéis solares/eólica/barragem, só o fato de ter de me deslocar à bomba abastecer e estar sujeitos aos preços que eles lhe apetecem, não obrigado.

    Continuo a preferir um BVE onde posso carregar o meu carro comodamente em casa, sem ter de fazer kms ou perder algum tempo, a um preço razoável (~1,50€/100km) e que no limite até podia ser de "borla" caso tivesse painéis suficientes em casa.
    O ter de parar para carregar ao fim de 200km é coisa que não me preocupa nem me transtornam porque já o fazia com os ICEs que tive.
  12.  # 417

    Colocado por: mafgodestar sujeitos aos preços que eles lhe apetecem

    Eu, lamentavelmente também fico bastante indignado, com os preços abusivos que a edp entende que eu devo pagar, sendo das mais altas da Europa.
  13.  # 418

    Colocado por: 21papaleguas
    Por isso é que está em desenvolvimento, parece-me!


    Não sei, talvez.


    Lá está, esses nabos que fazem esses estudos, esquecem-se de analisar todos os parâmetros...


    Em desenvolvimento há qts anos? :)

    Os nabos que fazem estudos, muitas das vezes, " esquecem-se " de quantificar certas variaveis que são essenciais. Será que são estudos feitos pelas petroliferas?
  14.  # 419

    Colocado por: 21papaleguas
    Eu, lamentavelmente também fico bastante indignado, com os preços abusivos que a edp entende que eu devo pagar, sendo das mais altas da Europa.


    Felizmente, aqui tem um sem fim de outros fornecedores. Não tem de contratar EDP.

    Tem Endesa, etc etc!
    Concordam com este comentário: mafgod
  15.  # 420

    Colocado por: 21papaleguasEu, lamentavelmente também fico bastante indignado, com os preços abusivos que a edp entende que eu devo pagar, sendo das mais altas da Europa.
    Mas podes reduzir a tua dependência elétrica (instalando painéis solares por ex.) enquanto que num ICE, não podes legalmente produzir o teu combustível.
    Concordam com este comentário: jcfcid
 
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