Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Efectivamente os sietmas de caldeiras a pellets são ainda um pouco mais caros do que as caldeiras tradicionais, mas com os incentivos fiscais e com o que se poupa em combustível recupera-se rápidamente a diferença inicial. Em toda a Europa este é um sistema muito utilizado e com resultados muito bons. Já existema alguma empresas que comercializam cá estes equipamentos mas continua a ser mais barato ir buscá-los a Espanha ou França (por exemplo).
  2.  # 122

    Colocado por: sergyioe o sistema de geotermia?

    Em Portugal parece-me muito mais "viável" os sistemas de "aerotermia" (bombas de calor ar-água).
  3.  # 123

    Boas,

    Pedi um orçamento de piso radiante e aquecimento de águas sanitarias, e o que me apresentaram não apresenta paineis solares, é atraves de ar exteior... electrico a partir de bomba de calor, com um deposito para águas sanitarias.. :S que confusão!!!

    Uma vez que é obrigatorio a utilização de paineis, é possivel aproveitar os paineis para aquecer as aguas sanitarias, e piso radiante (apenas aquecimento) tudo com apoio electrico??
  4.  # 124

    Colocado por: PatriciaPintoBoas,

    Pedi um orçamento de piso radiante e aquecimento de águas sanitarias, e o que me apresentaram não apresenta paineis solares, é atraves de ar exteior... electrico a partir de bomba de calor, com um deposito para águas sanitarias.. :S que confusão!!!

    Uma vez que é obrigatorio a utilização de paineis, é possivel aproveitar os paineis para aquecer as aguas sanitarias, e piso radiante (apenas aquecimento) tudo com apoio electrico??

    Patrícia, vai aí de facto uma grande confusão...
    Deverá falar melhor com quem lhe apresentou a proposta, para ficar a perceber o sistema.
    O que proposeram é um sistema de piso radiante com bomba de calor ar-água, em que essa bomba também faz AQS.
    Um conselho? (meu, pode e deve haver quem discorde): Esqueça os painéis solares para o pisos radiante (teria de instalar muitos e logo fica demasiado caro). A solução que lhe apresentaram da bomba de calor ar-água para o piso radiante é muito boa! Também não é barata a instalação, mas os custos de exploração são muito bons, comparando por exemplo com as caldeiras a gasóleo. Agora, o que eu faria, era deixar essa bomba só mesmo para o piso radiante, e colocar os paineis (sim pq é obrigada e ter e é...) apenas para as AQS.
    Porque? Duas razões: 1- Mantinha os dois sistemas totalmente independentes, logo instalações mais simples. 2- E mais importante, uma bomba de calor ar água tem rendimentos muito muito bons mas é a aquecer água a baixas temperaturas (como a que é utilizada no piso radiante), e para fazer AQS o seu rendimento cai mesmo muito, e muitas bombas nem conseguem elevar a temperatura o suficiente sem ajuda de resistências eléctricas, o que piora ainda mais esse rendimento.

    Resumindo as "minhas escolhas" seriam:
    Piso radiante com bomba de calor ar-água.
    AQS com painéis solares (e esquentador montado em série. Nunca ficamos sem água quentinha... ;) )

    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatriciaPinto
  5.  # 125

    Caro Pedro Azevedo78,

    Faz sentido utilizar na mesma casa pavimento radiante e ventiloconvectores através da bomba de ar-água (ou é apenas chover no molhado)?
    Durante o Inverno o radiante parece ser a solução óptima mas no Verão não me convenço de que poderá ser insuficiente. Os ventiloconvectores durante o Verão conseguem arrefecer francamente a casa ou conseguem tirar só 7 ou 8 graus em relação à temperatura exterior? Se pensarmos que o Verão tem tido temperaturas de 38 graus, ter 30 graus no interior da habitação...

    Cumps.
  6.  # 126

    Sim faz sentido, ter um circuito para ventiloconvectores com o objectivo de desumidificar e integrar o arrefecimento das zonas servidas pelo chão radiante, em relaçao se os ventiloconvectores conseguem arrefecer a casa isso depende muito, principalmente capaz capacidade da casa de reter o calor fora dela e impedir que o interior aqueça.

    Quanto á questao mais acima sobre a utilizaçao de paineis solares num sistema de piso radiante, penso que é um erro se nao se utilizar, como sabem os maiores gastos serao sempre no aquecimento de uma habitaçao, caso exista a possibilidade de atenuar esses gastos melhor ainda, quanto ao facto de ficar a ser um sistema complicado...... Penso que nao, é bastante simples alias, a unica coisa que tera que existir é um acumulador para o circuito hidraulico do piso radiante, bem mas agora pensam que será necessario por 2 acumuladores? Um para AQS e outro para aquecimento? Errado existem os chamados Kombi que sao acumuladores com dupla acumulaçao.

    Eu pessoalmente prefiro 2 acumuladores independentes com apoio solar "sem duvida" com prioridade as AQS "ou nao",e depois é so escolher o aparelho que nos garanta que teremos sempre agua quente e aquecimento (caldeira, esquentador, bomba de calor)

    Resumindo se possivel penso que o edial é sempre optar por utilizar paineis em apoio ao piso radiante.
  7.  # 127

    Colocado por: Sergio Rodriguesutilizaçao de paineis solares num sistema de piso radiante, penso que é um erro se nao se utilizar, como sabem os maiores gastos serao sempre no aquecimento de uma habitaçao, caso exista a possibilidade de atenuar esses gastos melhor ainda,

    E os custos iniciais serão amortizados em quanto tempo, com a poupança que consegue?
    Tem ideia disso? É preciso gazer contas...

    Colocado por: Gameiro15Faz sentido utilizar na mesma casa pavimento radiante e ventiloconvectores através da bomba de ar-água

    Se pensar em arrefecer, sim faz todo o sentido, pois o arrefecimento pelo piso pode não chegar para atingir o conforto pretendido (depende muito da zona onde habita e do isolamento da sua casa.)

    Colocado por: Gameiro15Os ventiloconvectores durante o Verão conseguem arrefecer francamente a casa ou conseguem tirar só 7 ou 8 graus em relação à temperatura exterior?

    Sim conseguem. Os ventiloconvectores funcionam tão bem como os ACs. Com um bom isolamento até só o piso tira de 4 a 6ºC...
  8.  # 128

    Caro Pedro, sim o custo é superior e o tempo para que o sistema seja totalmente pago ira durante bastante tempo, isso nao ponho em causa, mas se pensar-mos nos gastos mensais numa instalaçao desta natureza serao bastante inferiores ao de um sistema sem qualquer tipo de apoio solar, caso contrario as grandes marcas de piso radiante nao tinham como grande vantagem deste sistema a utilizaçao da energia solar, a simples ideia de um aquecimento poder funcionar quase so atraves da energia solar é bastante atrativa.

    Agora á casos e casos, assim como opinioes, eu caso venha a construir uma habitaçao vou optar por esse sistema porque sei que é uma mais valia, nao se esqueça que os sistemas de piso radiante sao diferentes dos convencionais, é um sistema que para um bom funcionamento tem que estar sempre em funcionamento, sao necessarios caudais maiores de circulaçao do fluido ou seja é uma vantagem enorme ter um acumulador de 1000litros(por ex) apoiado por um sistema solar, 1º diminui o tempo de utilizaçao do aparelho de apoio(Bdc, caldeira etc) temos a possibilidade de acumular temperaturas mais elevadas no acumulador o que faz com que tenhamos mais agua quente disponivel para o aquecimento.

    Resumindo alguem que constroi uma casa para o resto da vida este é um sistema caro, é sem duvida, vai demorar a ter a retoma do investimento, em contrapartida é mais economico na sua utilizaçao e mais amigo do ambiente. so por este facto as contrapartidas do estado deveriam ser maiores-
  9.  # 129

    Colocado por: Sergio Rodriguesa simples ideia de um aquecimento poder funcionar quase so atraves da energia solar é bastante atrativa.

    Não se iluda... Ou então tem de instalar uma área mesmo muito grande de painéis para conseguir isso. Isso implica gastos com retorno muito, muito longo.

    Colocado por: Sergio Rodriguesé um sistema que para um bom funcionamento tem que estar sempre em funcionamento

    Certíssimo.

    Colocado por: Sergio RodriguesResumindo alguem que constroi uma casa para o resto da vida este é um sistema caro, é sem duvida, vai demorar a ter a retoma do investimento, em contrapartida é mais economico na sua utilizaçao e mais amigo do ambiente. so por este facto as contrapartidas do estado deveriam ser maiores-

    Tambem concordo. Funciona? Funciona. É um investimento com retorno? Muito dificilmente... Agora para um "verde" acérrimo, é a escolha a fazer... ;)
  10.  # 130

    É muito dinheiro...
    Vou esperar por mais orçamentos...

    Se vou colocar capotto na minha casa, será um bom investimento o piso radiante como aquecimento?... Quer dizer, se calhar até poupo ao longo do tempo porque será preciso menos calor para a aquecer... mas por outro lado, se calhar com outro aquecimento resolvia... (Viseu- a casa tem 145 m2 para aquecer- piso terreo)
  11.  # 131

    Se vai fazer isolamento pelo exterior AINDA FAZ MAIS sentido o piso radiante, já que é um aquecimento que joga com a inércia do edificio.
    Se por exemplo tivesse uma casa isolada pelo interior, aí é que poderia ter vantagens em ter algum tipo de aquecimento para funcionar apenas quando está alguém em casa. Chega a casa liga o aquecimento, devido à pouquissima inércia da casa, rapidamente aquece a divisão em qestão.
    O capotto tem imensa inércia, logo um sistema de aquecimento rápido não é tão eficaz.
    Para além de que a nível de conforto, ainda não encontrei nada que chegasse perto. Mas caro, lá isso é...
    Já pensou no radiante eléctrico? Muito mais económica a sua instalação. Claro que depois os consumos serão mais elevados... (em comparação com bomba de calor ou cadeira pellets).
  12.  # 132

    Boas

    Tal como tantos que por aqui navegam, tb eu ando ás voltas com os orçamentos.
    Recbi hoje um orçamento para aquecimento em casa de uma empresa que me foi altamente recomendada mas tenho duvidas se os valores serão justos.
    Aqui vai para quem me puder ajudar:

    - Bomba de calor ar/água externa da DIMPLEX para aquecimento por piso radiante ( cerca 240 M2 num só piso) -Kit bomba de calor LA 22 PS + pavimento radiante =25000€+ Iva

    - Sistema solar Junkers A2/300/FKB/c1 constituido por 2 colectoresFKB ;1 S CTE; Kit ligação FS 18; estrutura de suporte para telhado inclinado; Kit bombagem e central de controlo, vasos de expansão, purgador automático, liq anticongelante, válvulas de segurança, pré-instalação em cobre para instalações solares , bomba willo = equipamento e montagem 4200€+ Iva

    -Opção para aquecimento piscina = 2640+IVa


    O que me agrada neste sistema são os baixos consumos anunciados, pois na casa actual gasto minimo 175/200€ /mês em electricidade nos meses de Inverno (aquecimento com turboconvectores)
    numa casa com cerca de 150 M2

    Agradeço quem puder ter termo de comparação
  13.  # 133

    Ups... Se eu achei o meu caro, entao esse!!!

    O que recebi é:
    - Bomb de calor ar/água externa DAIKIN; piso radiante (145m2 - R/C); kit AQS DAIKIN = 18 500.00 € c/ IVA

    Estou à espera de mais orçamentos.
  14.  # 134

    Bem ja vi que temos pontos de vista diferentes, pelo menos concordamos na qualidade do sistema, note que num dos orçamentos "so" propoem 2 paineis como apoio ao aquecimento, poque nao fazer o seguinte, utilizar esses paineis durante o inverno como apoio do aquecimento e durante o verao como apoio principal das AQS? é um custo tao elevado assim? penso que nao, nesta situaçao era necessario mais um acumulador e uma valvula de 3 vias.

    Bem quanto ao preço dos orçamentos, o melhor é informarem-se junto de quem forneceu os orçamento e verificar se eles incluem, acessorios tais como, modulos de controle, electrovalvulas de zona, termostatos individuais, colectores pre-montados com bomba etc, este tipo de acessorios aumentam o custo final da instalaçao, sao acessorios que se pode dispensar caso queiram que o custo final seja mais baixo.
  15.  # 135

    Esqueci-me de referir que caso optem por abdicar destes acessorios o nivel de conforto do sistema baixa, pois com eles instalados é possivel uma melhor e mais personalizada gestao do sistema.
  16.  # 136

    Colocado por: PatriciaPintoUps... Se eu achei o meu caro, entao esse!!!

    O que recebi é:
    - Bomba de calor ar/água externa DAIKIN; piso radiante (145m2 - R/C); kit AQS DAIKIN = 18 500.00 € c/ IVA


    Patricia, são menos 100m2 de piso radiante... Tem de fazer diferença!
    Para além do mais é com bomba Dimplex, que é das mais conceituadas do mercado.
    A "sua" bomba, ALTHERMA da Daikin, tem um conceito bastante diferente. Possui duas unidades, uma exterior e uma interior. Tem muito mais tecnologia, é suposto ter rendimentos melhores, mas tb mais "sujeita" a problemas derivados do uso de muita electrónica.

    Uma dica: com a bomba altherma, se só quiser fazer aquecimento pelo piso, pode dispensar todos os controladores electrónicos que lhe vão propor com o piso. A bomba é capaz ela mesma de fazer a gestão de tudo.
    O problema é encontrar instaladores que saibam do assunto... Por cá parece "novidade" ainda estes produtos, e quem os aplica percebe pouco, muito pouco do que anda a fazer!
    Um exemplo claro é o dimensionamento da bomba... Orçamentam sempre potências enormes, o que vai levar a muitos custos: o custo da aquisição é mais caro; o custo de exploração é mais caro; o material desgasta-se mais (muitos ciclos curtos de funcionamento), logo mais avarias, logo mais gastos...
    E porque fazem isto? Duas razões:
    1- não fazem a mínima ideia de como se faz um cálculo correcto da potência a instalar, e logo atiram a olho (pela "experiência"), e para não lhes correr mal de não aquecer, atiram para o alto.
    2- claro que uma bomba mais cara lhes dá mais margem de lucro.... ;)

    Se quiserem aprender a sério sobre este assunto, ver instalações "reais", com descrição de custos, de gastos, aprender a fazer os calculos para a potência a instalar, etc. , vejam:
    http://www.chaleurterre.com/forum/viewforum.php?f=8&sid=8700734b44a864e43cf88bae989f4a95
    http://www.chaleurterre.com/forum/viewforum.php?f=18&sid=8700734b44a864e43cf88bae989f4a95
    http://www.chaleurterre.com/forum/viewforum.php?f=27&sid=8700734b44a864e43cf88bae989f4a95
  17.  # 137

    Sérgio Rodrigues

    Os valores que me deram são como se costuma dizer "chave na mão", inclui todos os materiais e toda a mão de obra para montagem, inclusivamente os "controladores" para cada divisão.

    Tinha realmente noção que as bombas Dimplex seriam das melhores! É este um preço justo?

    Obrigado pela ajuda
  18.  # 138

    Marjoao so vai ter a certeza se o preço é justo assim que comparar varios orçamentos, as empresas têm tabelas diferentes para os mesmo serviços por isso aconselho a pedir mais orçamentos e comparar as diferentes propostas, se incluem o mesmo tipo de material acessorios, aparelhos de controle etc, mas atençao nem sempre a proposta mais barata é a melhor opçao, a instalaçao de um piso radiante requere mao de obra qualificada e muita responsabilidade.

    Ja agora um outro sistema de controle climatico se quiserem dispensar os controladores electronicos que como disse aumentam bem o custo final da instalaçao


    http://www.caleffi.pt/pt_PT/caleffi/Files/giudes/files/Cat_05_pt.pdf pag13
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marjoao
  19.  # 139

    Boas,

    Os valores que coloquei também têm todos os acessorios, mao de obra e todas essas coisas necessarias.
    Mas estou à espera de mais orçamentos.

    Vou pesquisar as referencias aqui colocadas :)
  20.  # 140

    Boas,
    Necessito de alguns esclarecimentos e também conselhos acerda desta temática.
    Estou a remodelar uma casa junto à praia na zona da Ericeira e até ao momento o chão tem sido o ponto inicial da obra. Depois de removido foi construida uma lage para isolar melhor o solo.
    Neste momento tenho uma caixa/espaço até ao soalho de 10 a 12 cm, e tenho vindo a pensar em instalar piso radiante hidráulico, pois penso ser o mais adequado para o efeito.
    A casa tem cerca de 50 m2 em piso terreo e tenho a hipótese de instalar um possível acumulador/Bomba num anexo exterior junto à casa.
    Gostaria de saber orientações/links/orçamentos de qual a melhor opção para o meu caso. De futuro e só quando arranjar o 1º andar é que vou instalar painés solares,. No entanto quero deixar tudo preparado para um futuro bom funcionamento.
    A minha ideia seria a conjugação de piso radiante com AQS tudo alimentado por algo(acumulador com resistência) para posterior ligação mais tarde de painéis.

    Que me dizem ? Que Conselhos? Instaladores e Orçamentos.
 
0.0265 seg. NEW