Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, tenho lido os vossos comentários neste forum e gostaria de saber se os especialistas me poderiam dar a sua opinião - e desde já muito obrigado!

    O arquiteto que está a desenvolver o projeto sugere construir uma parte da moradia fora da área de implantação que consta no loteamento, mas elevada a 50cm do solo para que não seja considerada como parte da área de implantação, e apenas como parte da área de construção. Continua dentro do polígono de implantação.

    Como pretendo fazer o projeto em comunicação prévia tenho algum receio. É seguro proceder com esta construção?
  2.  # 2

    E ESSA FACHADA FICA A QUANTOS METROS DO LIMITE DO TERRENO?
    È VERDADE QUE NÃO CONTA COMO AREA DE IMPLANTAÇÃO.. MAS PARA EFEITOS DO POLIGONO DE IMPLANTAÇÃO, IMPOSIÇÃOES DE AFASTAMENTOS, JÁ TENHO AS MINHAS DÚVIDAS. SE FOSSE UMA PALA, A HISTORIA É OUTRA.


    Polígono de implantação
    Linha poligonal fechada que delimita uma área do solo no interior da qual é possível edificar.

    A área do polígono de implantação será sempre igual ou superior à área de implantação do edifício.

    O polígono de implantação será normalmente delimitado em plano de urbanização ou de pormenor ou por alvará de loteamento, directamente através do seu desenho em planta ou através de parâmetros de edificabilidade, nomeadamente pela imposição de recuos e afastamentos.

    O polígono de implantação pode ainda resultar, no todo ou em parte, da delimitação de servidões administrativas ou restrições de utilidade pública.
    Concordam com este comentário: mica
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasE ESSA FACHADA FICA A QUANTOS METROS DO LIMITE DO TERRENO?
    È VERDADE QUE NÃO CONTA COMO AREA DE IMPLANTAÇÃO.. MAS PARA EFEITOS DO POLIGONO DE IMPLANTAÇÃO, IMPOSIÇÃOES DE AFASTAMENTOS


    No Seixal tive de recortar 30 Cm de pala que saiam do Polígono Como queria arrancar com a obra (correção a uma CP) corrigi mas de todo consigo aceitar a interpretação do técnico.
  4.  # 4

    Colocado por: MS_11No Seixal tive de recortar 30 Cm de pala que saiam do Polígono Como queria arrancar com a obra (correção a uma CP) corrigi mas de todo consigo aceitar a interpretação do técnico.

    Também concordo.. é o que temos...

    Essa historia de ter um bocado do edificio balançado, para não aumentar a area de implantação, usei num caso em zona REN... ;)
  5.  # 5

    Colocado por: MS_11No Seixal tive de recortar 30 Cm de pala que saiam do Polígono

    Mas se calhar , se fosse um beirado da telha e a respetiva cimalha. já não diziam nada e com certeza que o conjunto tem bem mais do que 30cm de balanço.
  6.  # 6

    Por isso e em CP ser o mais prudencial possível, não são processo para ir no limbo.

    Eu no caso que relatei julguei não ter chatices e mesmo assim apanhei um iluminado... Vou ter de bastar uns cobres a colmatar a tal pala com uma pérgula ou similar que ali fique bem.
    • MS_11
    • 2 agosto 2022 editado

     # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    Mas se calhar , se fosse um beirado da telha e a respetiva cimalha. já não diziam nada e com certeza que o conjunto tem bem mais do que 30cm de balanço.


    No caso é um Alpendre (uma pala) mas como a casa não está paralela ao muro havia uma ponta que excedia a projeção da implantação.

    Acho que vou acabar por deixar aquilo engraçado no final. Veremos... Daqui a uns 14 meses deixo foto.
  7.  # 8

    tá boa tá
    assim era uma maravilha
    atenção que poligono de implantação é diferente de área de implantação
    teoricamente nada deve ultrapassar a linha do poligono de implantação.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
  8.  # 9

    E depois há municípios que me deixam ter Pergolas fora do polígono de implantação, noutros não.. Mas também não existe nada escrito. é à vontade do freguês.
  9.  # 10

    costumam deixar pergulas, um ou outro balanço reduzido de varanda aberta e cerca de 50 cm de beirado com as ditas cornijas ou sancas como se queira chamar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 11

    .. exacto. lá está, costumam assim, mas depois chega lá e: não aqui não fazemos assim.. ou, Eu não aprovo isso dessa maneira.


    Tenho por acaso um caso em que por telefone a tecnica do municpio, a esclarecer duvidas, disse que não aceitaria uma pérgula implantada sobre o alçado principal por causa dos alinhamentos e por estar ofra do poligono.. mas depois, ainda assim arrisquei, e passou.
  11.  # 12

    Obrigado a todos, mas não se trata de uma varanda nem de uma pérgola. São 10m2 que seriam uma divisão da casa (parte da sala), e que ficariam a 50cm do solo.
    Estão dentro do polígono, mas fora da área de implantação. Está a cerca de 6 metros do limite do terreno.

    Está dentro das normas?
  12.  # 13

    desde que esteja dentro do poligono e cumpra com os indices
    tambem não entendo porque diz que está fora da área de implantação, qual área? tem algum limite? penso que não os limites que deve ter é de área máxima de implantação definida pelo tal poligono, área máxima de construção, área máxima de impermeabilização, ...
    enfim no fundo se está dentro do poligono penso que não se deve preocupar muito com isso.
  13.  # 14

    Colocado por: wrobelekEstão dentro do polígono, mas fora da área de implantação.

    Ahh... tou a ver...
    Pela legislação, diria que sim, estará a cumprir com a área máxima de implantação, sendo que ao mesmo tempo não sairá fora do poligono de Implantação.
  14.  # 15

    Na maioria dos loteamento a area maxima de implantação é menor que o Poligono de implantação.

    Colocado por: marco1mbem não entendo porque diz que está fora da área de implantação, qual área? tem algum limite? penso que não os limites que deve ter é de área máxima de implantação definida pelo tal poligono, área máxima de construção, área máxima de impermeabilização, ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wrobelek
  15.  # 16

    pois acontece.
    mas o essencial é que realmente não se ultrapasse o poligono de implantação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wrobelek
  16.  # 17

    Portanto, de facto levantar um corpo por 50cm é o suficiente para ele não contar como implantação?
    Visto por quem não é da área profissional, parece um pouco bizzaro. Há uma altura mínima para não contar? Pode ser 10cm ou 20cm?

    Agradeço toda a ajuda, estou a tentar compreender.
  17.  # 18

    Depende da definição que a câmara adoptar como área de implantação. Algumas consideram a projecção zenital no solo ou seja pode incluir balançados até do nível primeiro piso com a exclusão de palas ou varandas abertas dos três lados.
  18.  # 19

    A área de implantação está definida pela legislação, inclui exemplo gráfico. Não há razões para outras interpretações.
  19.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasA área de implantação está definida pela legislação, inclui exemplo gráfico. Não há razões para outras interpretações.

    Então porque é que os REMUE e os PDM também tem a sua definição?
 
0.0198 seg. NEW