Colocado por: Bruno.AlvesHá seguramente mais de meio ano que quem vende energia a preços indexados ao mercado ibérico atinge regularmente valores acima dos 0,2€/kWh.Não tinha ideia disto, mas admito o meu desconhecimento. Só agora é que reúno condições para começar a pensar em paineis de autoconsumo. Os valores que referi, são de facto do ano passado quando estudei a situação.
Colocado por: Bruno.AlvesNão se pode vender um bem mais caro do que o preço a que o queremos comprar, certo?...Certo, mas entre 3.5 cent e 15.7 cent há mais de 12 cent de diferença.
Colocado por: Bruno.AlvesNão se pode vender um bem mais caro do que o preço a que o queremos comprar, certo?...
Colocado por: ruicarlovEstá desatualizado. Não se paga taxa de registo à DGEGPosso estar efectivamente desatualizado, contudo falo de valores do ano passado. Se me refere valores deste ano, isso tb nada indica sobre políticas energéticas, meramente reação do mercado.
Colocado por: rjmpiresOs berços de ouro são de facto um problema, mas mesmo para esses o dia há de chegar!
Colocado por: HAL_9000A transição climática também é só paga por alguns.
Colocado por: joaopiresxesses ainda trabalham
agora o macaco azeiteiro e a top model já são outros quinhentinhos
Colocado por: Pereira_89A unica diferença é que o macaco não deve ser os meus impostos a pagar as férias e mais sei lá o quê, já a TAP sai-me do bolso.
Colocado por: joaopiresx
pois..o macaco deve pagar IRS
Colocado por: joaopiresxesses ainda trabalham
agora o macaco azeiteiro e a top model já são outros quinhentinhos
Colocado por: HAL_9000Mas qual incentivo ao consumo.
Colocado por: Pickaxeé tão básico que nem merece discussãoÉ básico se houver dinheiro de sobra, no nosso país não há muito dinheiro de sobra. Logo baixar o IVA neste caso era apenas mitigar a perda de poder de compra num dos países mais pobres da europa.
Colocado por: HAL_9000É básico se houver dinheiro de sobra
Colocado por: HAL_9000Mas no seguimento do seu argumento, eu tenho uma ideia para acabar já com os veículos a combustão e respetiva poluição associada: gasóleo e gasolina a 10 eur/litro.
Colocado por: HAL_9000Querem ver que em Espanha
Colocado por: HAL_9000Nos aqui a queixarmo-nos do preço da energia, a procurar alternativas para reduzir a utilização de combustíveis fósseis, e andam estes indivíduos (ávidos a pedir fundos do PRR) a lançar foguetões(deve ser movidos a energias renováveis) para passear 10 min no espaço.
https://eco.sapo.pt/2022/08/04/empresario-mario-ferreira-foi-o-primeiro-portugues-a-ir-ao-espaco-em-10-minutos/
Mesmo à patrão.
Colocado por: N Miguel OliveiraÉ tão básico seja ele um país rico ou pobre.Eu sei que em termos económicos é básico. A questão é que no caso particular de Portugal, estamos a falar num país com a evolução salarial da imagem, o que aliado à taxa de inflação actual, leva a uma enorme perda de poder de compra, sobretudo para quem ganha um salário que esteja na mediana de salários ou abaixo disso.
Colocado por: N Miguel OliveiraComo é que taxar os lucros das empresas pode fazer baixar os preços?Eu não sei se isto é resposta a algo que eu disse, mas também não me apetece ir à procura. Tenho mix feelings em relação a isso.
Colocado por: N Miguel OliveiraMesmo os impostos extraordinários, (tabaco, gasóleo, etc) deveriam ser investidos nesse mesmo sector.Totalmente de acordo
Colocado por: N Miguel OliveiraQuanto custa um carro elétrico em Portugal? Porque são tão caros quando comparando com outros países?Sobretudo qual o esforço que temos de fazer face ao nosso poder de compra para comprar um carro elétrico. Deve ser dos maiores da europa. E depois querem que façamos a transição energética.
Onde estava o Estado quando negociou estas autoestradas todas? Porque se paga para cruzar a 25 de Abril?
Colocado por: N Miguel OliveiraFalando de Espanha:Concordo com todas as medidas. Aqui é mais fácil criar uma nova taxa para desincentivar o consumo. Ao menos que copiem as medidas, sempre é mais fácil que pensar nelas.
Exemplo de Barcelona:
Colocado por: N Miguel OliveiraEu também achava bem o gasóleo a 10€/litro,Olhe eu não, se não me derem outra alternativa antes. Se eu me quiser deslocar e tiver uma boa rede de transportes públicos que funcione, é uma coisa. Outra coisa é o que temos, que até em Lisboa os transportes deixam muito a desejar para quem não vive no centro da cidade, quanto mais no resto do país.
Colocado por: N Miguel OliveiraE que tem? Lá estamos nós a criticar...Não culpo o homem em si, culpo a nosso esquizofrenia enquanto sociedade.
Qual é o problema de pedir fundos? Está a culpar o homem?
Colocado por: N Miguel OliveiraMuito mais que culpá-lo a ele pelo que quer que seja, o Estado devia era ver o que fez de mal, as decisões que toma, etc...Mais uma vez de acordo.
Que conclusões politicas o povo tirou daquilo?
Colocado por: N Miguel Oliveira
É tão básico seja ele um país rico ou pobre.
Como é que taxar os lucros das empresas pode fazer baixar os preços?
O Estado deve é controlar, verificar que há concorrência justa, garantir que se cumprem as regras, etc...
Promover um mercado com muitos participantes, tentar evitar que exista monopólio, os preços acabam por ajustar-se.
Porque é que há sempre uma tendência de diabolizar o lucro? De ver logo como ir buscar uma parte daquilo.
Mesmo os impostos extraordinários, (tabaco, gasóleo, etc) deveriam ser investidos nesse mesmo sector.
Apesar de parecer uma estúpidez, uma coisa que até achava bem era que todo e qualquer produto fossem apresentado ao público com o preço bruto, ou melhor, com o valor que o prestador de serviço/vendedor irá receber por aquilo (estilo alguns materiais de construção). Claro que seria muito confuso ao inicio, e teríamos que andar sempre a fazer contas, mas serviria para que até na mais pequena coisa, o consumidor sentisse o que irá para o Estado, o que irá para a propina do Sr. que serve às mesas, etc etc...
O Estado não precisa de mais receita, precisa é de gastar menos, fazer menos, estar quietinho.
Quanto custa um carro elétrico em Portugal? Porque são tão caros quando comparando com outros países?
Onde estava o Estado quando negociou estas autoestradas todas? Porque se paga para cruzar a 25 de Abril?
Muito do gasóleo gasta-se nas estradas nacionais, em trajectos que poderiam ser feitos pela autoestrada perfeitamente...
Falando de Espanha:
Exemplo de Barcelona:https://www.facebook.com/watch/?v=1238277846369302
Por cá temos a TAP e a ponte área. Temos a malta que queria "bater" no Carlos Moedas por fechar a Av. Liberdade, etc.
Devemos ter as melhores autoestradas do mundo... até temos 2 que fazem Porto-Lisboa. Ferrovia? Nem perto.
Era neste tipo de projectos que o governo se deveria concentrar:
https://www.eleconomista.es/transportes-turismo/noticias/11848926/07/22/Espana-y-Portugal-acercan-posturas-para-el-AVE-transfronterizo.html
Imaginar algo como na imagem anexa seria extraordinário, minimizar a dependência do carro, ver a peninsula como uma coisa só, perder o "patriotismo" provinciano que temos para com Espanha. Fomentar o "português" no país vizinho, oferecer o "espanhol" como língua a estudar nas escolas portuguesas, etc etc... Parece-me escandaloso como estes dois países não têm uma relação muito mais forte. Parece um casal divorciado a viver na mesma casa :P
É uma frustração quando conheço um espanhol e vejo a ignorância que tem em relação a Portugal. Eu poderia facilmente culpá-lo, mas acho que em vez disso, devemos tentar perceber em que estamos nós a falhar neste aspecto.
Eu também achava bem o gasóleo a 10€/litro, mas e depois? Vai se queixar que os preços subiram todos (pois camiões, barcos e aviões não funcionam a lenha), e que a culpa é dos lucros do Pingo Doce?
Colocado por: HAL_9000então não me choca que sejam taxados como forma demovedora desse tipo de práticas
Colocado por: carlosj39Só que eles mandem os caudais mínimos acordados do Tejo já não é mau.