Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: HAL_9000ah, já percebi.



    Grande antecipação então :)


    Sempre assim funcionou. Acredito que quem não acompanhe ache estranho...
  2.  # 122

    Colocado por: HAL_9000Grande antecipação então :)


    É o normal.

    Queria-me referir à taxa de juro de referência do BCE, que atualmente está a 0,5%... com revisão em setembro e dezembro... é provável que fique nos 1,5% ou algo...

    Sendo que a 12M está a 1,758%, este é o valor que se prevê para daqui a 12M, nem é de admirar, mais de admirar que ainda n tenha passado os 2%. Contudo de dia 26 para 30, já subiu 0,3%...
  3.  # 123

    No meu caso existe. Principalmente aqueles que ao fim do dia de trabalho, imprimem uns papéis e está feito e o cliente fica satisfeito, por que pagou menos e ainda por cima vem sem anotações de intervenções necessárias na instalação.

    Colocado por: pguilhermeE haverá quem o faça mais em conta? Com tanta falta de mão de obra..
    • Leonix
    • 31 agosto 2022 editado

     # 124

    Na minha modesta opinião ainda é precoce para saber o que vai acontecer, mas é certo que uma recessão vem aí. Não creio que as taxas de juros irão subir aos 6,7 ou 8% porque isso era para colapsar. Agora acredito, que esta subida das taxas de juros irão certamente abranger pessoas e famílias que não se prepararam para uma crise e vão ser os primeiros a sofrer as consequências.
    Em 2009 as taxas de juros foram aos 5.5%, mas em janeiro desse ano estavam na casa dos 2.5% +/-. Portanto foi um agravamento de 3%. Fez alguma mossa na altura.
    Atualmente a nível do agravamento das taxas de juro, poderá ser aproximado ao que foi em 2009.A diferença é que as taxas estiveram durante muito tempo negativas, o que fez com que houvesse facilidade de contrair crédito, e de pagar também. Isso levou a um aumento da procura e consequentemente a um aumento no valor dos imóveis.
    Nos últimos 5 anos com maior agravante nos últimos dois anos, os valores dos imóveis aumentaram exponencialmente. Pressionados pela pandemia , as pessoas compraram mais caro e agora vão pagar uma coisa que não tem esse real valor. Para tal contraíram créditos maiores porque os juros eram negativos e agora terão de pagar juros de um valor que pediram para pagar uma coisa que não vale o que pediram.
    Se os devedores vão conseguir pagar? Vão se tiverem uma vida financeira equilibrada em conformidade com o seu rendimento, e sobretudo se o rendimento não falhar. Aí é que poderá estar o problema. No desemprego. E uma recessão económica arrasta sempre empresas para a falência e por sua vez o desemprego aumentará.
    Voltando aos juros, se as taxas de juros forem aos 3%, 3.5% já terá consequências pesadas na vida financeira e social das pessoas.
    Os senhores imobiliários acreditam ou vendem o "peixe" que o mercado continuará em alta, que as casas vão-se continuar a vender muito, mas casas sempre se venderam e continuará. Agora acredito numa estagnação desse mercado. Há uma crença nos estrangeiros, sobretudo nos Brasileiros mas depois de Outubro, veremos quais as consequências da eleição presidencial no Brasil trará para o nosso mercado imobiliário. Na minha opinião o Lula vai ganhar e os Brasileiros vão sair em debandada. A bolha imobiliária, irá rebentar assim que os preços começarem a baixar.
    Quem quer comprar casa é melhor aguardar salvo se encontrar um negócio que corresponda às expetativas, quem quer construir é aguardar mais algum tempo e quem tem crédito habitação é continuar a zelar pelo posto de trabalho/emprego e acreditarmos que vai correr tudo bem.
  4.  # 125

    Colocado por: LeonixA bolha imobiliária, irá rebentar assim que os preços começaram a baixar.

    Viu isso na bola de cristal?
  5.  # 126

    "Agora acredito, que esta subida das taxas de juros irão certamente abranger pessoas e famílias que não se prepararam para uma crise e vão ser os primeiros a sofrer as consequências. "

    Aquelas familias que não viram o Covid chegar e tiveram moratórias durante mais de um ano? Você está certo de que este mecanismo não irá ser recuperado?
  6.  # 127

    Colocado por: Pickaxe
    Viu isso na bola de cristal?


    Da forma como me está a formular essa pergunta, deve ser um agente imobiliário! Mas eu poderei reformular o que escrevi, dizendo que A bolha imobiliária poderá rebentar assim que os preços começarem a baixar!
    Respire fundo porque irá continuar a vender casas e a amealhar comissões!
  7.  # 128

    Colocado por: JCoimbra
    Certo. A questão é que todos estão a ir buscar esses exemplos por causa do presente.
    Eu comprei casa ha 5 anos e acha que compensava ter taxa fixa? Mesmo que agora pague um pouco mais que ter essa taxa fixa, já poupei muito até agora...


    Colocado por: JCoimbra
    Certo. A questão é que todos estão a ir buscar esses exemplos por causa do presente.
    Eu comprei casa ha 5 anos e acha que compensava ter taxa fixa? Mesmo que agora pague um pouco mais que ter essa taxa fixa, já poupei muito até agora...


    O que queria dizer é que depende, as condições não são sempre as mesmas, uma coisa era fazer uma taxa fixa de 1,2%, outra coisa é fazer uma taxa fixa de 3% a analise é diferente.
    • Leonix
    • 31 agosto 2022 editado

     # 129

    Colocado por: Eortigue"Agora acredito, que esta subida das taxas de juros irão certamente abranger pessoas e famílias que não se prepararam para uma crise e vão ser os primeiros a sofrer as consequências. "

    Aquelas familias que não viram o Covid chegar e tiveram moratórias durante mais de um ano? Você está certo de que este mecanismo não irá ser recuperado?

    No imediato, essas moratórias não me parece que tenham grande influência no agravamento do crédito, e na situação financeira das famílias. Talvez no futuro. Essa almofada que foi dada há dois anos terá de ser controlada por cada um e depende da situação financeira de cada um no futuro.
  8.  # 130

    Colocado por: HAL_9000Eu sexta feira à noite também já lhe consigo dizer a próxima chave do euromilhões. O problema está aí. Mesmo assim não é liquido que a 40 anos a taxa fixa do ano passado fosse a opção mais barata.

    Sabem qual é o problema disto tudo? Os bancos portugueses não conseguirem boas condições de financiamento e não terem nada de atrativo para oferecer em termos de taxa fixa. Se for para a Bélgica por exemplo, percebe logo porquê que 70% dos CH deles estão com taxa fixa vs 1-2% dos nossos.


    Eu o ano passado tive a proposta para mudar para taxa fixa 1,2% 30 anos, e não o fiz, mas considerei, a razão pela qual não fiz a taxa fixa é que pensava pagar o credito no espaço de 5-6 anos, para o espaço de 30 anos pensava que seria mais barato porque acreditava que ia subir apesar de pensar que só ia sair de negativo no periodo dos tais 5-6 anos.

    Se fosse agora tinha feito o fixo porque entretanto comecei a pensar em investir, mas pronto vou aguentar o capital para ver o que acontece e depois logo vejo se amortizo ou não.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  9.  # 131

    Já agora aposto que a euribor deve estabilizar em torno dos 2% até pelas taxas fixas que os bancos estao a oferecer... mas não percebo nada disto.
  10.  # 132

    Eu acredito que chegue aos 4%
  11.  # 133

    Colocado por: Reduto25Eu acredito que chegue aos 4%


    2% acho pouco mas 4% acho que se tornaria numa catástofre para a maioria das pessoas com CH a taxa variável.

    No meu caso, subir a 4% representa o dobro da prestação atual (de 350 € passaria a 700 €). Eu mantendo os rendimentos que tenho hoje, continuaria a conseguir pagar, mas não me parece que seja o caso da maioria dos portugueses.
  12.  # 134

    Neste momento existem taxas a 10 anos por exemplo santander em 2,4 + spread se não estou em erro.

    A euribor vai ter de passar os 2%, não creio é que galgue muito para lá de 3%. Mas como tudo a ideia de controlar inflação com taxas de juro faria mais sentido sem a pressão de gás e combustível, e perante estes dois fatores não há taxas que os controlem muito visto a situação na Ucrânia.
  13.  # 135

    Colocado por: MS_11Neste momento existem taxas a 10 anos por exemplo santander em 2,4 + spread se não estou em erro.


    Bankinter a 10 anos tem neste momento 2.8% já com spread. Dificilmente se consegue um spread de 0,4% no Santander para justificar.
  14.  # 136

    Já que estamos numa de dar a opinião pessoal vou também dar a minha.
    Até ao início do ano eu dizia para aproveitaram os mínimos históricos na Euribor para comprarem dinheiro barato (bloquear a taxa fixa). Eu próprio aproveitei. No entanto agora não é tao claro. O mundo todo, incluindo os bancos centrais estão numa perspectiva de aguardar e ir testando o mercado. O maior receio dos bancos centrais não é tanto uma recessão, porque essa resolve-se “facilmente” através da impressão de dinheiro novo. O problema é a inflação que não se resolve tão facilmente. Eles irão aumentar os juros até que a procura caia ao ponto da inflação começar a cair. Aí sim, irão começar a ajustar os juros de forma mais branda e espaçada. Até isso acontecer estão a correr atrás do prejuízo devido às facilidades e excessos que criaram durante o covid. Já se nota um abrandamento na loucura desenfreada que era a compra de casas e construção no ano passado. Penso que seja altura de manter a calma e pode ser que daqui a 6 meses a 1 ano a inflação tenha estabilizado e os juros se mantenham nestes níveis bem mais saudáveis (3-5%). Não só continuava a permitir às pessoas pedir crédito, como sugava algum do capital aplicado em imobiliário para depósitos a prazo e assim aumentava a oferta de imóveis no mercado para quem quer realmente viver neles.
    Embora tenha comprado casa no ano passado sou sincero, gostava de ver os preços a voltarem a valores mais realistas para dar oportunidade a todos os jovens que começaram a trabalhar nos últimos anos de comprarem casa sem hipotecarem o resto das suas vidas até à reforma.
  15.  # 137

    Colocado por: MS_11ankinter a 10 anos tem neste momento 2.8% já com spread. Dificilmente se consegue um spread de 0,4% no Santander para justificar.


    Fui confirmar, 2,4 + spread 5 anos, 10 anos 2,7 qq coisa + spread.
  16.  # 138

    Colocado por: MS_11Fui confirmar, 2,4 + spread 5 anos, 10 anos 2,7 qq coisa + spread.


    Pois , então já doi, pq creio que em cima disso o spread será de cerca de 0,9%, nao compensa minimamente , já vão para perto do 4%.

    Estas são as taxas finais do Bankinter (já com spread incluido) :
    - 2,000%* durante os primeiros 2 anos
    - 2,750%* durante os primeiros 5 anos
    - 2,800%* durante os primeiros 10 anos
    - 2,850%* durante os primeiros 15 anos
    - 2,900%* durante os primeiros 20 anos
    - 2,950%* durante os primeiros 25 anos
    - 3,000%* durante os primeiros 30 anos
  17.  # 139

    Colocado por: b3dukes

    Pois , então já doi, pq creio que em cima disso o spread será de cerca de 0,9%, nao compensa minimamente , já vão para perto do 4%.

    Estas são as taxas finais do Bankinter (já com spread incluido) :
    - 2,000%* durante os primeiros 2 anos
    - 2,750%* durante os primeiros 5 anos
    - 2,800%* durante os primeiros 10 anos
    - 2,850%* durante os primeiros 15 anos
    - 2,900%* durante os primeiros 20 anos
    - 2,950%* durante os primeiros 25 anos
    - 3,000%* durante os primeiros 30 anos


    Nitidamente não esperam um "estaladão" grande na Euribor.
  18.  # 140

    12 reuniões
    Do BCE em 2 anos, se em cada uma subirem 0,25 é 3 por cento de Euribor no final de 2023. Na próxima em setembro querem subir 050 ou 075...
 
0.0323 seg. NEW