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  1.  # 1

    Boa noite, foi construído á já algum tempo um anexo para colocar duas viaturas, acontece que pelo facto de andarem constantemente gatos em cima dos carros (o que riscas os mesmos) decidi colocar portão automatizado no mesmo. A abertura do anexo tem cerca de 6M de largura por 1,90M de altura. Telhado é em chapa sanduíche. Dada a baixa altura penso que os portões de subir ficam logo descartados certo? Pelo que a minha ideia seria talvez a colocação de portão seccionado automático de abertura lateral para assim não reduzir na altura, será uma boa opção? Já agora se alguém por aqui quiser fazer orçamento ou tiver uma ideia de valores ou até de outras opções agradeço imenso. A obra é na zona de Vila Real.

    Desde já muito obrigado a todos

    Com os melhores cumprimentos
    Rui
  2.  # 2

    Tem espaço em profundidade ?
    Ou terá de dividir metade para cada lado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui_tex
  3.  # 3

    Bom dia, muito obrigado pela resposta, em profundidade penso que tem cerca de 5,70m/5,75m, pelo que se for só para um lado ficaria ligeiramente aberto no máximo a volta de uns 30cm, penso que nada de grave tendo em conta o espaço disponível para dois carros.

    Penso que para a altura reduzida seria a melhor opção este sistema certo?

    Alguns exemplos:
    https://www.facebook.com/lifedoorpt/videos/858126437668710/?mibextid=LRHrDBtRAFmuOd6l

    https://youtu.be/G3FT0Nug2e8

    Teria que ser algo do gênero, mas quem percebe mais do assunto se souber outras soluções agradeço 😉

    Muito obrigado

    Cumprimentos
    Rui Teixeira

    Aproveito para deixar uma imagem do anexo:
    IMG-20221017-144229
  4.  # 4

    tem ai um grande problema... A deformação e a vibração dessa viga pre-esforçada que fará a fixação dos carris/ perfis superiores/ verga.
    Isso não está capaz de instalar um portão desses. Sem querer ofender, isso tudo parece construído com "cuspo"...
  5.  # 5

    Originalmente não foi construído a pensar levar portão, era apenas para proteger os carros da chuva e sol, mas dado o problema que mencionei no post original decidi que seria melhor avançar para a colocação de um portão.

    Na foto não é perceptível mas na frente são duas vigas juntas, com ferro entre as duas e cheio de massa unindo as duas. A meio tem uma viga de ferro a suportar as chapas. Portão de subir dada a baixa altura penso que ficaria logo excluído, se bem que houve um que disse ser na mesma possível, as restantes empresas que contactei até agora em relação a portão seccionado de abrir lateralmente para já todos disseram ser possível a colocação.
  6.  # 6

  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradasok...
    tem também a solução de portão de fole:

    https://daportas.pt/pt/portoes-de-fole

    https://valportas.pt/index.php/portas-de-fole/

    https://www.utilporta.pt/portoes-de-fole/

    https://www.agm.pt/produtos/porta-de-fole/


    Os de fole sendo como 1 que está instalado na caso do meu pai, ainda vai causar um peso considerável na viga. E como você referiu num comentário anterior o aspecto parece meio duvidoso para suportar assim esse peso. Mas vale o que vale...
  8.  # 8

    Bom dia, quero mais uma vez agradecer a quem me tem respondido e tentado ajudar. Portões de fole é algo que não me agrada esteticamente, poderá ser uma solução claro mas não será primeira opção. Uma questão se me souberem responder, portão seccionado motorizado de abrir lateralmente poderá ser apenas um portão de 6M? Já houve uma ou duas empresas que me informaram que o máximo recomendado são 5M para portões seccionados e que por isso a solução teriam que ser dois portões de 3M a abrir um para cada lado, cada um com o seu motor, tive outras que disseram que não há problema de ser um de 6M, que há motores mais potentes que o puxam sem problema, como não percebo nada do assunto fico na dúvida. Quanto a instalação de porta de serviço em portões seccionados de abertura lateral não é possível correto?

    Muito obrigado

    Com os melhores cumprimentos
    Rui Teixeira

    A minha ideia era colocar algo deste gênero em castanho:
    16473915-1052195351559184-7015913549971704641-n1
    Concordam com este comentário: Joaosousa
  9.  # 9

    O problema das "grandes" portas de correr laterais não é o motor mas sim a sua estrutura pelo que recomendo instalar dois até porque irá ficar com o vão todo livre.
  10.  # 10

    Muito obrigado, sim alguns falaram na situação de ter que ser dois de 3M, um a abrir para cada lado, isso também encarece por causa de ter que levar dois motores. Mas vossa opinião qual o valor "justo" que rondará para esta situação?
    Sendo dois eles encostam um contra o outro e pode a fechadura funcionar dessa forma, ou terá que levar uma estrutura a meio?

    Mais uma vez agradeço imenso os esclarecimentos
  11.  # 11

    Arranje um espanta-gatos.
  12.  # 12

    Boa tarde, mais uma empresa esta com mais de 30 anos de atividade, portões residênciais e industriais e solução proposta foi portão seccionado de subir,apenas um portão com 6M e um motor e dois comandos. Esteve a verificar e que aproveitando bem o espaço que tiraria 15cm para baixo das vigas, portanto ficaria com cerca de 1,75M de altura disponível. Teria igualmente embutido no portão cabo para colocar motor em modo manual em caso de falha de luz, uma vez que não há mais nenhuma porta de acesso (não sendo necessário assim porta de serviço). Falei da questão de ser portão tão grande disse que obviamente que leva o devido reforço e que ainda a pouco tempo até tinha instalado um de 7M e que já instalou vários de 6M e que não tem havido problemas.
    O que acham?

    Muito obrigado
  13.  # 13

    Assim a olho quase que aposto que essas vigotas vão fazer flecha com o peso do portão. Se o portão for basculante, são 6 x 1,90 de "peso", se o portão for de correr, vai ter que compensar a curvatura ao meio, a não ser que o portão corra em cima de rodízios ao invés de ficar pendurado na guia superior.

    Edit: No caso de ser basculante, vai correr apoiado nas laterais e o peso será suportado com reforço da parede, contudo são sempre 6 metros de largura...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui_tex
  14.  # 14

    Colocado por: Vítor MagalhãesAssim a olho quase que aposto que essas vigotas vão fazer flecha com o peso do portão. Se o portão for basculante, são 6 x 1,90 de "peso", se o portão for de correr, vai ter que compensar a curvatura ao meio, a não ser que o portão corra em cima de rodízios ao invés de ficar pendurado na guia superior.

    Edit: No caso de ser basculante, vai correr apoiado nas laterais e o peso será suportado com reforço da parede, contudo são sempre 6 metros de largura...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui_tex


    O que me disse o senhor foi precisamente isso, que o peso fica suportado nas laterais, na parede. Quanto aos 6M disse que o portão levaria o devido reforço e que já instalou vários com esse tamanho e até mais e que nunca houve problemas, mas claro que quero ouvir e agradeço as vossas opiniões.

    Muito obrigado
  15.  # 15

    Se os carros ficarem estacionados com a traseira para a parede será que os gatos também ficam no capô?
  16.  # 16

    Colocado por: primaveraSe os carros ficarem estacionados com a traseira para a parede será que os gatos também ficam no capô?


    Os gatos acho que não se preocupam para que lado está virado o carro, eles aproveitam para se deitar ali protegidos, agora com chuva ainda mais. E eles sentem-se mais seguros em cima de algo do que no chão, logo em cima dos carros. Por vezes andam lá a brincar debaixo dos carros etc.
  17.  # 17

    E ter um cão solto?
  18.  # 18

    Colocado por: powerPTE ter um cão solto?

    Tenho dois cães que estão soltos, mas sem acesso ao lado da garagem, porque ainda seria pior, eles para irem atrás dos gatos ainda fariam mais estragos nos carros. Sei disso porque antes de criar o anexo um dos carros eles até as patas meteram em cima para tentar chegar a um gato.
    A minha única solução ali será mesmo colocar um portão na garagem. Vou gastar muito dinheiro é verdade mas desde que não tenha problemas é um investimento. Até agora nenhuma empresa tem colocado qualquer entrave para a aplicação do portão, as empresas que me aconselharam o portão seccionado de subir esse ficou sempre bem nais barato do que seccionado de abrir lateralmente e tiraria uns 15cm na altura, ficando com entrada de 1,75m o que neste momento não limita a entrada das viaturas que lá tenho, uma Renault Megane st e um Mercedes classe A, limitaria é a possibilidade de viaturas mais altas no futuro. Mas de facto a diferença é bastante grande em termos de valores entre abrir para cima ou lateralmente.
  19.  # 19

    Ja pensou em subir uma fiada de blocos em toda a volta?
  20.  # 20

    Colocado por: DR1982Ja pensou em subir uma fiada de blocos em toda a volta?


    Isso daria um trabalho tremendo, tirar todas as chapas (que estão cravadas na massa, nas vigas), tirar vigas etc
 
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