Colocado por: pcspinheiroA vantagem do mercedes é que, se estiver estimado, pouco desvalorizou face aos 10 mil que pagou por ele.
Colocado por: pguilherme
A consumir menos? 😂
Colocado por: DuarteMSim, em velocidades de cruzeiro (100, 120) e em baixa carga. Aumentam a pressão do turbo e anulam a EGR.
Há vários tipos de reprogramação. Nunca fiz mas o meu mecânico faz a muitos carros.
Colocado por: pcspinheiroÉ possível que consuma menos mesmo tendo mais potência, sim. Se a coisa for optimizada para ter mais binário a baixas rotações consegue poupar no combustível. A não ser que o ande a aproveitar nos arranques em semáforos ;-)
Colocado por: Vítor MagalhãesUma repro bem feita otimiza o consumo de combustível ao mesmo tempo que aumenta a potência, isso é básico.
Colocado por: pguilherme
Optimiza o consumo de combustível? Como, concretamente? Pode elaborar esse informação aparentemente básica?
Colocado por: pguilhermeCompletamente falso.
Leis fundamentais da física. Mais binário = mais força, e para isso precisa de mais energia, isto é, mais combustível.
Não é por um motor conseguir gerar mais potência com recurso a maior injecção de combustível e aumento de pressão de turbo, que aumenta a eficiência do motor.
Colocado por: pguilherme
Para começar, não devem ter mudado rigorosamente nada quando o pedido (pedal) está a menos de 50% ou mais.
Completamente falso.
Leis fundamentais da física. Mais binário = mais força, e para isso precisa de mais energia, isto é, mais combustível.
Não é por um motor conseguir gerar mais potência com recurso a maior injecção de combustível e aumento de pressão de turbo, que aumenta a eficiência do motor.
A injecção está dependende de uma série de mapas, tais como posição do pedal, rpm, mudança, várias temperaturas, pressão de admissão, etc, etc.
A reprogramação visa aumentar alguns valores em algumas circunstâncias. Mas isso apenas tem um resultado: gastar mais, nunca menos.
A uma velocidade estabilizada, isto é, quando não está com o pedal a pedir o máximo, o motor irá gastar o combustível necessário para vencer as forças opostas (atritos internos, externos e aerodinâmicos), e isso é independente da potência que o motor consiga gerar quando em carga máxima.
Aliás, neste regime, e a 100, 120 como refere, as diferenças na reprogramação não estão sequer a ser aplicadas.
Para reduzir o consumo (nas mesmas condições, isto é) seria preciso melhorar a eficiência de algum componente. Não está, de forma alguma, relacionado com o aumento de potência de uma reprogramação.
Colocado por: nolram
O que diz é bonito, no entanto está errado. Um carro reprogramado consome em média menos 0.4L/0,5L aos 100 (No meu caso consome menos 0.5L e aumentou a potência em 35cv). Consome menos porque altera o rácio da compressão no turbo, o que aumenta a potência e reduz o consumo.
Colocado por: pcspinheiroporque nem sempre um motor de fábrica está programado para dar o melhor rendimento possível ao combustível que gasta, por uma questão de controlo de emissões de gases poluentes (que não só CO2) ou de durabilidade dos componentes. Alterações ao timing de injecção, pressão de injecção, pressão do turbo e outros, podem contribuir para uma queima mais eficiente do combustível, e conseguir a mesma potência com menos combustível (ou mais potência com o mesmo) ou deslocar a curva de binário para menores rotações, permitindo rolar com razões de caixa mais elevadas.
Colocado por: manelvcO efeito placebo é chato pa caneco. 99% dos casos de pessoal que conheço que reprogramam o carro e dizem que consomem menos, é porque passam a andar mais devagar para não estragar material 😇