Colocado por: buraburamonoenfim, se temos 735k casas vazias é melhor perceber como é que se mete essas no mercado em vez de andar a inventar muito.
Colocado por: smartVolto a postar os aumentos da habitação em Portugal e Itália...
Colocado por: J.Fernandes
Inventar muito e mal é o que o governo populista e estúpido que temos, agora se propõe fazer.
Se quiserem que muitas dessas casas entrem no mercado de arrendamento, basta ouvir as razões que os proprietários alegam para não o fazer, algo aliás que é público e conhecido há décadas:
- Acabar com as rendas congeladas;
- Baixar a carga tributária sobre o arrendamento;
- Pôr a justiça a funcionar para despejar incumpridores em tempo aceitável;
- Manter estabilidade nas leis que regem o arrendamento, em vez de estar sempre a mudá-las todos os anos.
Colocado por: J.Fernandes
Que é que quer provar com isso?! O que isso quer dizer é que são sinais preocupantes por parte da economia italiana, apenas.
Colocado por: buraburamonoas soluções que você apresenta são referentes ao arrendamento apenas. o pessoal que tem as tem podia aproveitar para vender em alta agora, mas não o faz. porque será?
Colocado por: marco1tentei dar a volta para ver o que eu queria dizer mas foi inutil
mas cá vai: ora se aceita que aos automoveis sejam impostas restrições para que os possa ter na via publica, então tambem deveria aceitar que poderá ter as casas que quiser mas com as tais restrições tais como ter os impostos em dia, contrato de água e luz tal como os automoveis tem de ter na via publica iuc, seguro e inspeção.
Colocado por: marco1portanto segundo entendo o estado pretende com esta medida que se a casa não tiver nessas condições o estado pode "toma-la" para arrendamento pagando ao proprietário ao preço do mercado e depois alugá-la por sua vez a preços mais em conta.
Colocado por: CarvaiExiste aqui uma enorme confusão sobre os dados.
As 700 e tal mil casas sem moradores foram casas em que no ultimo Censos realizado pelo INE os Recenseadores não encontraram ninguém em casa e tendo deixado um papel na caixa do correio ninguém respondeu.
As casas devolutas têm uma definição legal que as Finanças já utilizam para cobrar o triplo do IMI. Portanto a definição de casa devoluta já está na lei e o Estado tem vindo a aplicar.
Vou dar um exemplo da hipocrisia do Estado nesta matéria. Se o dono de uma casa for para um Lar e desligar a agua e luz a casa é considerada devoluta. Se a mesma casa for alugada por mesmo utente do lar e o senhorio pretender a devolução da mesma a Justiça já não considera a mesma devoluta e muito dificilmente consegue uma ação de despejo.
Colocado por: CarvaiEssa é fácil resposta A basta saber ler...
Colocado por: buraburamono
se acha que o número das finanças é o real então a medida não tem problema nenhum porque quase que não há casas devolutas em pt.
Colocado por: marco1Se aceita umas restrições para os carros porque não aceita as restrições para as casas?
Colocado por: marco1pela 3ªvez
o carro tenha ou não tenha tudo em ordem está a ocupar espaço
a casa idem
a questão é que se o carro não pode estar a ocupar espaço sem ter a papelada em ordem, a casa tambem sem a papelada em ordem está lá a fazer o quê?
tal como o carro se os quer ter lá poe a papelada em ordem, a casa idem, até pode ter 100 casas que ninguem o chateia.
em suma para que entenda, tal como os carros, ter as casas implica condições, não é para aqui chamada a via publica. Se aceita umas restrições para os carros porque não aceita as restrições para as casas?
Colocado por: J.FernandesJá agora, quanto ao direito constitucional de habitação o remédio é simples: numa próxima revisão retirem essa alínea da Constituição.
Um estado que permite que durante tantas décadas, 70, 80 e 90 tanta gente tivesse sobrevivido em bairros de lata, e mesmo hoje, em casas em que chove dentro, devia ter o mínimo de pudor de querer garantir habitação a toda a gente.