Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 681

    Colocado por: N Miguel OliveiraPorque misturar PT e EUA pareceu meramente ideológico
    Não teve nada de ideológico. Simplesmenteo N Miguel Oliveira defende a não intervenção completa do estado. Eu apenas referi o EUA como exemplo disso. E nem por isso está isento de problemas da habitação. Há uns meses houve noticias que os filhos estavam a regressar a casa dos pais, ou estou enganado?

    Nem comparei diretamente. Simplesmente, aludi a que o mercado puro e duro sem regulação do estado, também tem os seus problemas.


    Colocado por: N Miguel OliveiraNão teve História no ensino básico? Eu até aos meus 17-18 anos também achava que Portugal tinha sido um dos maiores impérios, e que eramos um país de bons valores e principios.

    Só estando fora é que o comecei a ver afinal não fomos mais que um bando de mercenários com escorbuto, que matou e roubou uns, e escravizou e raptou outros...
    Não sei quem é que lhe ensinou história, mas pelo menos na que eu tive, apesar de nos ser transmitido sim que portugal foi um grande império, não foi lixiviado o papel que tivemos no comércio negreiro, nem a real dimensão do país face ao mundo, quer em termos históricos, quer em termos geográficos.

    Nem Portugal, nem todos os países com aspirações imperialistas que acabamos por falar nos programas de história.
  2.  # 682

    Colocado por: HAL_9000Não teve nada de ideológico. Simplesmenteo N Miguel Oliveira defende a não intervenção completa do estado. Eu apenas referi o EUA como exemplo disso. E nem por isso está isento de problemas da habitação. Há uns meses houve noticias que os filhos estavam a regressar a casa dos pais, ou estou enganado?

    Nem comparei diretamente. Simplesmente, aludi a que o mercado puro e duro sem regulação do estado, também tem os seus problemas.


    Pois, mas não foi isso o que eu escrevi.
    Acredito que o Estado tem um papel importante a desempenhar na Educação, na Saúde e na Justiça sobretudo.
    Proporcionando uma ascensão a qualquer pessoa, sem importar o meio onde nasceu.
    E nada disso impede que os privados participem também nisso.

    A "não intervenção completa do Estado", é quando me vem aqui falar dos créditos anteriores a 2011 (e da injustiça para com os posteriores), é da salvação dos bancos, é do apoio a quem não consegue pagar a renda, é do apoio a quem não consegue cumprir as responsabilidades que tem para com um banco, é dos subsídios a torto e a direito, das isenções a estrangeiros, é das pensões a quem nunca trabalhou... e da velha mania de focar-se em distribuir, ao mesmo tempo que coloca tanto entrave a quem quer produzir.

    Não percebo é porque é o contribuinte é chamado a ajudar, quando não foi tido nem achado quando o DO escolheu o terreno, a tipologia, a madeira do soalho, ou fez uma casa mais cara do que a carteira permitia... ou sobre as condições do empréstimo assinado entre um cidadão e um banco. E quando digo que não quero pagar por isso, o HAL ainda diz que pagarei na mesma (por outras vias)...

    Quanto à habitação e a constituição, cada um interpreta à sua maneira. A meu ver, o Estado pode perfeitamente participar no mercado com habitação pública, não só de índole social, como criar fogos para classe média. Por uma simples razão: O Estado é uma entidade com capital em quantidade para poder construir em grande escala, reduzindo assim os custos unitários e tornando a construção eficiente. Mas as rendas que cobra têm que poder pagar o investimento em 10, 15 anos pelo menos. Senão, apenas empurra com a barriga o problema para as seguintes gerações. Também para que não enviese o mercado com rendas demasiado baixas. Não faltam exemplos por essa Europa fora.

    Acredito ainda que a solução passa por promotores imobiliários privados (sem encargos para o Estado), que construam com economia de escala. E não tanto com Donos de Obra (típicos deste fórum, individuais, moradia uni-familiar, etc), que apenas resolvem o seu problema, e não criam fogos para arrendar. Porque boa parte do problema advém do parco mercado de arrendamento... e do incentivo a que haja tanto proprietário. Pois isso faz aumentar a dependência de crédito bancário... e num resfriado qualquer, o sistema treme que nem vara verde tal é a quantidade de gente endividada. Já para pagar renda ao senhorio, "ninguém" vai ao banco imagino eu.

    Quanto aos EUA, engana-se redondamente na perceção que tem... apesar de que de tão grande e díspar que é o país, encontrará sempre algum caso que apoie o seu argumento.
    O que menos faltam são leis. A diferença fundamental é que entendem que o Estado está ali para gerir, para controlar, para fiscalizar, para permitir que os intervenientes no mercado partam em igualdade de circunstâncias. A partir daí, cada um tem que fazer pela vida. Já em Portugal tampouco faltam leis, mas ninguém quer saber se são cumpridas ou não.

    No que a habitação diz respeito, certos estados acham que quem deve criar mais habitação são os privados, dando-lhe ferramentas e incentivos para que isso aconteça. Tudo a ver com a posição do Costa e as casas devolutas, senhorios, lucros, etc...

    Mas nem precisa ir muito longe, fale aqui em medidas que permitam densificar que há logo quem ache isso mal ou sem resultado.

    Colocado por: HAL_9000Não sei quem é que lhe ensinou história, mas pelo menos na que eu tive, apesar de nos ser transmitido sim que portugal foi um grande império, não foi lixiviado o papel que tivemos no comércio negreiro, nem a real dimensão do país face ao mundo, quer em termos históricos, quer em termos geográficos.

    Nem Portugal, nem todos os países com aspirações imperialistas que acabamos por falar nos programas de história.


    Pois, nem isso o Estado me "deu" direito veja lá.

    Porém, também não é bem justo esperar que um cidadão dum país com 333 milhões saiba tanto do mundo, como um de 10. Acho que é bastante compreensível que um europeu perceba mais de geografia global pela História que teve (colónias, etc), que um país novo como os EUA. No final verá que não é assim tão diferente que um norte-americano não distinga entre Portugal e Polónia no mapa, que um europeu troque o Oregon com o Ohio por exemplo.
    Concordam com este comentário: Alto_moinhos_1978
  3.  # 683

    Colocado por: N Miguel OliveiraE quando digo que não quero pagar por isso, o HAL ainda diz que pagarei na mesma (por outras vias)...
    Mas eu concordo consigo nisso. Ou bem que as condições são as mesmas para todos, ou então bem que cada um pague os compromissos que assumiu.
    Eu quando lhe digo que pagará na mesma, só estou a ser realista tendo em conta o modelo social que escolhemos e porque é o que me vai acontecer também. Não terei nenhuma ajuda, mas vou ajudar a pagar, direta, ou indiretamente, vai uma aposta?




    Colocado por: N Miguel OliveiraA meu ver, o Estado pode perfeitamente participar no mercado com habitação pública, não só de índole social, como criar fogos para classe média.
    Mas isso é o que eu defendo. Tem de haver oferta de habitação pública para verdadeiro arrendamento. Só assim é que o estado consegue regular o mercado, não é a bonificar juros só a alguns, ou a obrigar os senhorios a receber 50 euros de renda.


    Colocado por: N Miguel OliveiraJá para pagar renda ao senhorio, "ninguém" vai ao banco imagino eu.
    É um facto. se não conseguir pagar, deixa de pagar e o senhorio que se amanhe nos 2 anos que demora a conseguir tirá-los da casa :)e se não houver crianças...



    Colocado por: N Miguel OliveiraPorém, também não é bem justo esperar que um cidadão dum país com 333 milhões saiba tanto do mundo, como um de 10.
    Porque não? eu diria que um cidaddão de um país com 333 milhões até deveria saber mais do mundo, precisamente porque o país em que vive tem uma influencia significativa na ordem mundial por assim dizer.

    Mas eu nem critico o facto de os americanos não distinguirem portugal da polónia. O que me causa mais confusão é a "lavagem cerebral" que levam com o "land of the freedom" de tal forma que acham que só nos EUA é que existe verdadeira liberdade. Ou a cena deles de nas escolas terem de cantar o hino e pé frente à bandeira....dá uma sensação de ser um culto... Tenho a impressão que existe um desconhecimento profundo de outras culturas.

    O que não falta por essa internet fora são barbaridades ditas por americanos relativamente ao seu desconhecimento do mundo. Pelo menos no que à europa diz respeito, penso que o ensino dá um panorama mais geral do que é o mundo e da história da humanidade.

    O facto de estarmos muito expostos à cultura americana, e o contrário não ocorrer, também nos dá uma certa vantagem.
  4.  # 684

    Mas essa bonificação de juros que o governo propõe não é até ao máximo de 700€ anuais?
    Nao me parece que seja isso a fazer grande diferença
  5.  # 685

    Colocado por: DR1982Mas essa bonificação de juros que o governo propõe não é até ao máximo de 700€ anuais?
    É, além disso há condições: o agregado não pode receber mais de 36K anuais, o empréstimo tem de ser <200k, e não pode ter no banco uma quantia superior a 29K.

    Isto vai ajudar a algumas pessoas, outras ajudam a pagar, o costa faz o boneco, o pessoal bate palmas, e siga pagode.
    Concordam com este comentário: Alto_moinhos_1978
  6.  # 686

    "Um Estado que deve ser o proprietário com mais património imobiliário devoluto e mal conservado, e um Governo que em sete anos nada fez para resolver um problema (...)

    Portugal, país viciado em Estado e conformado com a incompetência, é governado por hipócritas que, por exemplo nesta matéria, afirmam ter tido sempre a habitação como prioridade, mas que, com o apoio do PCP e do BE, nada fizeram."

    https://expresso.pt/opiniao/2023-02-20-Costa-e-o-politico-mais-perigoso-dos-ultimos-30-anos-3178647c
    Concordam com este comentário: AiOGajo, Alto_moinhos_1978, Ruipsm
  7.  # 687

    Colocado por: HAL_9000Tenho a impressão que existe um desconhecimento profundo de outras culturas.


    Sim e Não. Depende. Em muitos lados, essas culturas estão ali ao cruzar da rua, com a Chinatown, a Little Italy, Little Mexico, Little Tokyo, Little Portugal, Little Paki, JapanTown... Philipes Land, Nepalis, Little India, etc etc... sendo que quase toda a população veio doutras paragens (pouco eram os nativos), algumas delas apenas levam a 2ª ou 3ª geração nos EUA e ainda têm algum apego à "terrinha", gastronomia, às tradições de outras culturas... E em outros lados é como diz, fechados sem ter contacto com o mundo exterior. Haverá de tudo.

    Ainda assim, parece que muitos deles pouco ou nada precisam saber do mundo exterior, para ganhar o triplo ou quadruplo do doutorado doutro país, que conhece meio mundo e fala 10 idiomas. Aqui o ponto é que se dedicam mais a produzir que a distribuir...
    Tanto é que veja o que consome no dia a dia, e o que "paga" aos EUA, à China, à Índia... a começar pelo telemóvel que tem na mão e pela internet que usa (satélites, etc), eletricidade...

    Já em Portugal, se vê um licenciado na caixa de supermercado ou no McDonalds, se calhar é porque algo não está bem... Não basta um país ser instruído, culto, perceber de geografia, etc...
  8.  # 688

    Colocado por: HAL_9000Porque não? eu diria que um cidaddão de um país com 333 milhões até deveria saber mais do mundo, precisamente porque o país em que vive tem uma influencia significativa na ordem mundial por assim dizer.

    Que é que isso tem a ver? Se há algo que une o americano médio, o português médio, o alemão médio, etc., etc. é a sua ignorância.

    Quando eu tinha trinta anos, namorava uma prof. estagiária de Geografia que perante o mapa mundi sem legendas que eu tinha na parede do escritório, não conseguiu identificar o Brasil (!!). Não estamos a falar de um pequeno país do meio de África, estamos a falar de ma mancha enorme do lado esquerdo do mapa, chamada Brasil!! Uma prof. de Geografia, imaginem o operário com o 9º ano!

    Felizmente, ela compensava o que lhe faltava em neurónios com outros atributos...
  9.  # 689

    Colocado por: J.Fernandesnamorava uma prof. estagiária de Geografia
    portuguesa? Não acredito.



    Colocado por: J.FernandesFelizmente, ela compensava o que lhe faltava em neurónios com outros atributos...
    Tendo em conta o tempo verbal que usou,acho que percebeu a tempo que os outros atributos não foram suficientes para ultrapassar o facto de uma prof de geografia não saber identificar o Brasil :)
  10.  # 690

    Colocado por: Paulomelo70

    https://expresso.pt/opiniao/2023-02-20-Costa-e-o-politico-mais-perigoso-dos-ultimos-30-anos-3178647c


    Se quem elaborou o documento PL 64/XXIII/2023 MAIS HABITAÇÃO para consulta pública, tivesse esta ideia presente no acto de o redigir, nem sequer escrevia a primeira linha, mas infelizmente vivemos com 1 Ali Bábá e 18 ladrões (leia-se, 1 Costa e 18 Ministros):

    "É legítimo pagar IMT, é legítimo pagar Imposto de Selo, é legítimo pagar IMI, é legítimo pagar o condomínio, é legítimo ter obrigações de manutenção, é legítimo pagar todas as taxas e taxinhas, do saneamento à RTP, mas não é legítimo ter a casa vazia: para usar quando se quer, para emprestar a quem se quer, para guardar para um filho. Para dispor da propriedade privada como aprouver. Porque propriedade privada é coisa de capitalistas ricos: eis o socialismo em todo o seu esplendor."
    • AMVP
    • 6 março 2023

     # 691

  11.  # 692

    Colocado por: AMVPhttps://eco.sapo.pt/2023/03/06/empresas-de-agua-luz-ou-gas-vao-comunicar-casas-vazias-aos-municipios-todos-os-anos/


    Ou seja, até o trabalho de pesquisa para se saber quais as casas que estão vazias foi "delegado" pelo estado. Este assunto cada vez enoja mais
    Concordam com este comentário: AMVP, Heliaço
  12.  # 693

    • AMVP
    • 6 março 2023

     # 694

    Colocado por: Nostradamushttps://multinews.sapo.pt/noticias/mais-habitacao-excecoes-da-lei-colocam-patrimonio-dos-ministros-fora-da-mira-do-arrendamento-coercivo/


    Era de esperar não era?


    Claro que sim, só fiquei preocupada por terem tão pouco património imobiliário.
    • Iko
    • 6 março 2023

     # 695

    Não se preocupem que as casas e apartamentos dos nossos ministros estão arrendadas abaixo do valor de mercado, porque eles são muito preocupados com estes assuntos e só cá estão para nos ajudar.

    Mas tive uma ideia, se o que estiver à venda ficar de fora dessas medidas. Basta por um preço tipo 5 vezes acima do valor. Parece-me pacífico.
    • AMVP
    • 6 março 2023

     # 696

    Colocado por: IkoMas tive uma ideia, se o que estiver à venda ficar de fora dessas medidas. Basta por um preço tipo 5 vezes acima do valor. Parece-me pacífico.

    Não escreva isso que a Lei ainda não saiu e ainda está a tempo de ser ajustada
    Concordam com este comentário: sisu
  13.  # 697

    Colocado por: IkoNão se preocupem que as casas e apartamentos dos nossos ministros estão arrendadas abaixo do valor de mercado, porque eles são muito preocupados com estes assuntos e só cá estão para nos ajudar.

    Mas tive uma ideia, se o que estiver à venda ficar de fora dessas medidas. Basta por um preço tipo 5 vezes acima do valor. Parece-me pacífico.


    Colocado por: Vítor MagalhãesSe as pessoas forem mesmo obrigadas a arrendar acredito que coloquem a venda e com a entrada de mais imoveis no mercado os preços arrefeçam.
    A reter:
    Existem prazos para estas decisões serem tomadas? Não sei, estou a falar de cor.

    a) Existindo um prazo isto pode fazer com que os preços sejam mais apelativos.
    b) Não existindo um prazo, a medida pode ter um efeito contrário e o preço dos imoveis será mesmo para que não sejam vendidos, o chamado atirar o barro à parede.

    Faz lembrar a aquela história da mulher que obriga o marido a vender a mota, e este mete-a à venda só que ninguém a quer comprar...
    • sltd
    • 6 março 2023

     # 698

    Colocado por: AMVPhttps://eco.sapo.pt/2023/03/06/empresas-de-agua-luz-ou-gas-vao-comunicar-casas-vazias-aos-municipios-todos-os-anos/

    Só se alterarem a lei para se sobreporem à proteção de dados. Estas empresas não podem fornecer estes dados.
  14.  # 699

    https://multinews.sapo.pt/noticias/mais-habitacao-donos-de-casas-sobrelotadas-vao-ter-de-arranjar-alternativa-habitacional-para-os-inquilinos/
    Portantes se eu alugar uma casa a 1(uma) pessoa e se esta meter lá 20 não posso acionar uma ordem de despejo pois a lei não permite, mas tenho que arranjar casas para os outro 19. Bem visto...
    • AMVP
    • 6 março 2023

     # 700

    Colocado por: sltd
    Só se alterarem a lei para se sobreporem à proteção de dados. Estas empresas não podem fornecer estes dados.

    Alterar a Lei é a coisa mais fácil que há.
    Concordam com este comentário: eu
 
0.0411 seg. NEW