Colocado por: AiOGajoO meu carregador é igual a esse - com outra marca.
Pode ir desde 6A (1,3kW), 8A, 10A, 12A e 16A (3,4kW).
O modo altera se carregares 2x no botão touch sem o ligares ao carro.
Dependendo da tomada a que ligas, se a cablagem é indicada e se tens potência contratada que o suporte, o melhor é carregares a amperagens maiores para ser mais eficiente a transformação de AC para DC e consequentemente mais económico.
Colocado por: mafgodSe esse cabo portátil o permitir sim.... tire uma foto da parte traseira para ver o que lá está escrito.
Colocado por: AiOGajoTens igual a mim.Se a instalação permitir, então é preferivel carregar a 16a?! ao nivel de tempo é indiferente para mim! A 16 então terei menos perdas?!
Eu tenho 6.9kVa monofásico (30A) e carrego a 16A (realisticamente fica a 15A porque o sistema deve ter uma margem para não haver problemas).
Se carregares duas vezes seguidas aqui antes de o ligares ao carro, vai mudar para 12A e depois para 16A:
O tempo de carregamento vai ser ligeiramente superior, não muito, porque estamos a falar de alterar de 2.3kW para 3.5kW.
Tens é de ter atenção se a instalação elétrica onde vais ligar isso está preparada para aguentar a carga, porque se os fios forem fininhos, a corrente a passar por eles durante muito tempo vai fazer com que aqueçam. Assim, o vendedor para salvaguardar qualquer problema deve ter colocado isso a 10A.
Colocado por: mafgodPelas caracteristicas, até parece que esse cabo permite até 40A!?!
Qual é a ficha que ele tem para ligar na parede?
Experimente como disse o AiOGajo e atenção que em tomadas "normais" o máximo é 16A!
Carregar a 16A em vez de 10A reduz o tempo de carregamento para cerca de 60% do tempo, em vwz de 5h30 passar para 3h30 por exemplo.
Se o carro for pouco eficiente no carregamento, o ganho pode ser superior.
Exemplo de um VE pouco eficiente a baixas potências, o ZOE.
MAS atenção, estamos aqui a falar em cêntimos :-) claro que ao fim de muitos carregamentos são euros :-)
Colocado por: ztbvJá falei com o eletricista e diz que não há problema nenhum em carregar a 16A. Sendo assim é sempre preferível carregar a 16A?
Colocado por: AiOGajoO meu Twingo têm uma bateria de 21.6kWh disponíveis e tenho 190km de autonomia... e mais de 200 com o modo Eco ligado.
Algo nessas autonomias não andam bem em todos os carros já que apresentam baterias bem maiores que a minha.
Colocado por: Nancy
Olá, estava aqui há procura de opiniões e não pude deixar de notar o teu comentário.
Tenho um Twingo elétrico desde outubro 2021, o carro diz-me sempre que faz 200km ou mais mas nunca cheguei a esses valores... no verão faz cerca de 150~160 (não descendo dos 20%) e de inverno 120~130 :( (sempre andei em modo ECO)
Penso que até está a durar menos agora face ao mesmo período do ano passado...em que conseguia 150km (80%) e agora nunca consigo.
Para além disso, já por algumas vezes o carro decidiu não carregar na programação definida... por ex. ontem em vez de carregar a partir das 22h decidiu carregar hoje a partir das 6h da manhã....
O primeiro navio da frota 100% elétrica já chegou a Lisboa. O nome atribuído aos navios será de uma ave autóctone do estuário do Tejo, e o primeiro terá o nome de Cegonha Branca. Os próximos três navios devem chegar no final do ano.Espero que com baterias incluídas :-)
Colocado por: NancySim ... Eu sei.
Na boa verdade a autonomia indicada era por ex. 220km (para os 100%) no entanto, se estiver a fazer 80% 150km faz-me 187,5km aos 100%...
O que quero indicar é que acho que:
1º a autonomia indicada no painel é tudo menos realista.
2º como o AiOGajo está a fazer 200km :D ??