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  1.  # 441

    2 reboco + 38 megatérmico + 2 estuque
    42cm total
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  2.  # 442

    Tenho acompanhado e queria dar os parabéns por fazer algo diferente e não seguir sempre a mesma receita que quase todos usam.
    Acredito que não se vai arrepender.
    Boa sorte com a aventura. Vou continuar a acompanhar com muito interesse.
    Concordam com este comentário: NTORION, Peper87, snob
  3.  # 443

    Fachada da frente. Bloco e forra térmica feita (menos o piso 0)
      20230317_124905.jpg
  4.  # 444

    Outra perspectiva. Na frente só tive de fazer forra térmica nas lajes e platibanda.
    Tenho a estrutura recuada. Atrás já vou ter muito mais forra térmica porque tenho a estrutura à face.
      20230317_124931.jpg
  5.  # 445

    Detalhe da janela. Não sendo já decisão final, estamos em obra inclinado para cortar uma fatia no reboco para fazer o corte térmico (colocando roofmate). Isto depois de saber o sitio certo do caixilho. De mameira a se conseguir fazer algum corte térmico na reboco.

    O acabamento final ainda não está completamente decidido. Pedra, alumínio (quinado na ponta exterior), trespa... Depende do "tempo"...
    Concordam com este comentário: BrunoS87
      20230317_125433.jpg
  6.  # 446

    Muito bom, parabéns pelo andamento da obra.
  7.  # 447

    Sr Paulo Valente, se realmente atinge um U=0,4 W/m2k, não necessita de acrescentar o etics, não compensa o gasto.
    Considerando Janeiro a temperatura média de 9°c e o interior da casa a 21°c
    21-9=11 => 11°c x 0,4w/m2k x 24h = 105,6 w/m2
    Agora calcule a area das paredes e tem a energia perdida pelas paredes.
    Poupe o dinheiro do etics para os vidros. Os mais eficientes rondam os U=1,3w/2k => 3xmais que as suas paredes, mas se for duplos normais U= 2,5

    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulovalente
  8.  # 448

    Boas.
    Novamente com coisas por decidir.
    Estou na altura de escolher acabamentos exteriores.

    De lado vai levar capoto, isso é certo. A solução do megatérmico para a empena iria ser tramada, seja pelos cortes como depois a forra térmica.
    Na frente (e trás) pode ser reboco normal (com rede nas forras térmicas e na caixa de estores).

    Tenho um aplicador que quer usar as massas da Fassa Bartolo, fazendo o capoto normal de lado, e à frente fazer o barramento com rede em toda a fachada e dar o acabamento como no capoto. Até como monomassa logo à cor. Ficaria mais ou menos com 12mm de espessuras na frente.
    Vantagens: fico com a casa toda "armada", acabamento igual.
    Desvantagens: devo gastar muito mais € em massa

    Outra opção, capoto de lado e reboco normal na frente.
    Vantagens: A artebel tem o megatérmico calculado para o cumprimento da térmica com reboco de 2cm, não sei se cumpre com os 12mm das massas da Fassa. E reboco é mais barato.
    Desvantagens: devo ter acabamento ligeiramente diferentes da fachada para a empena. Tenho de pintar depois (no outro sistema talvez o faça, mas aqui sou obrigado mesmo a faze-lo).

    Algumas ideias aqui pelo pessoal? Destas hipóteses ou outras?
      Frente e Empena.jpg
  9.  # 449

    Barramento armado sem dúvida
    Concordam com este comentário: SS1128
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulovalente, lmcaet
  10.  # 450

    Por motivos práticos, é muito improvável que fique com um reboco com 2cm de espessura.

    Se as paredes não tiverem empenos significativos o reboco é mais pelo 1cm...

    Análogo para o barramento armado com massas de capoto. Mas é curioso que os manuais de aplicação de etics, sistematicamente, não indicam a espessura ideal para cada camada... o mais que já vi é indicarem a dimensão dos dentes de talocha para o barramento armado (se não me escapa a memória, dentes de 4mm).

    De qualquer forma, no caso do Etics, com paredes desempenadas a espessura final é negligenciada nos cálculos da térmica, simplesmente omitem a contribuição para a resistência térmica dos barramentos e massas de acabamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulovalente
  11.  # 451

    Para fazer barramento armado, ( a parte cara da coisa) nao seria melhor ter usado bloco termico normal e capoto?
    Bem sei que agora ja esta, mas ha coisas…
  12.  # 452

    como nas laterais o Betão dos pilares "contactam" com o exterior energeticamente a opção do ETICS é bem pensado.
    Com a aplicação de 60mm de EPS reduz as perdas térmicas nestas paredes em 40%

    Na frente eu não colocaria o ETIC, pelo que lhe aconselho a analisar as características dos materiais abaixo

    20mm Secil isodur one (camada termica)
    Fibra de vidro
    10mm Secil Isodur PK (camada externa com fibras)
    Este sistema reduz as perdas térmicas destas paredes em 8%

    calcule o rendimento/preço do Fassa bartolo versus Secil para ver a opção mais vantajosa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulovalente
  13.  # 453

    Face o que indicas, eu optaria POR:
    etics NA EMPENA, sem utilizar argamassa à cor.
    nAS FACHADAS, POR REBOCO SARRAFADO E DEPOIS O REVESTIMENTO DELGADO ARMADO confome no ETICS..
    pINTA TUDO com uma tinta à base de silicone, ou acrilica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulovalente
  14.  # 454

    Colocado por: DR1982Para fazer barramento armado, ( a parte cara da coisa) nao seria melhor ter usado bloco termico normal e capoto?

    Parte da fachada tinha sempre de ser armada (caixas de estore e forra térmica).
    A opção de fazer tudo armado surgiu agora. O preço, não é ao desbarato nem é à bruta.
    Estão a pedir-me sensivelmente 31€/m² para a mão de obra já com acabamento final à cor.

    As minhas contas para o Fassa Bartolo Fassatherm Silver Classic (que foi o produto falado) com A96, Fassanet, FX 526 e RX 561 de acabamento dá 14€/m². Nas paredes com EPS é somar 5,50€/m².

    Para pintura acrílica é mais barato. Tiro uns euros por m² (não muitos).

    Faltam os perfis de esquina e as buchas para o EPS. Ainda falta somar uns trocos.
  15.  # 455

    Colocado por: Pedro Barradasetics NA EMPENA, sem utilizar argamassa à cor.
    nAS FACHADAS, POR REBOCO SARRAFADO E DEPOIS O REVESTIMENTO DELGADO ARMADO confome no ETICS..
    pINTA TUDO com uma tinta à base de silicone, ou acrilica.

    Alguma indicação contra a monomassa? Já tinha pesquisado que aquilo sem ser armado poderia estalar e que acabaria no final por pintar. Será a monomassa da Fassa "fraquita"?
  16.  # 456

    Colocado por: paulovalente
    Parte da fachada tinha sempre de ser armada (caixas de estore e forra térmica).
    A opção de fazer tudo armado surgiu agora. O preço, não é ao desbarato nem é à bruta.
    Estão a pedir-me sensivelmente 31€/m² para a mão de obra já com acabamento final à cor.

    As minhas contas para o Fassa Bartolo Fassatherm Silver Classic (que foi o produto falado) com A96, Fassanet, FX 526 e RX 561 de acabamento dá 14€/m². Nas paredes com EPS é somar 5,50€/m².

    Para pintura acrílica é mais barato. Tiro uns euros por m² (não muitos).

    Faltam os perfis de esquina e as buchas para o EPS. Ainda falta somar uns trocos.
    Se fizer as contas ao qie tinha gasto a menos no bloco termico e argamagassa normal, mao de obra despreocupada, etc etc vs a solução que escolheu, provavelmente metia dinheiro ao bolso.
    Mas é mesmo assim, andando e aprendendo.
  17.  # 457

    Colocado por: paulovalenteSerá a monomassa da Fassa "fraquita"?


    Eu não acho que seja uma boa solução. Em termos de autolimpeza e manutenção da fachada.
  18.  # 458

    Entretanto, enquanto deixamos a fachada em banho maria, fomos nos entretendo com o telhado.

    A ideia...
    Estrutura com perfis 30x30 galvanizados com os primeiros fixos por varão roscado (com contraporca em baixo)
    Os segundos fixos aos primeiros com parafusos autoroscantes (com perfuração inicial mais larga no primeiro perfil, só usa a rosca para o segundo).
    Os varões roscados permitiu afinar tudo. A ideia é ficar com algum espaço debaixo destes perfis que serão depois embebidos em espuma projectada.
    Caleiras em alumínio já fixas à parede e coladas com espuma em baixo.
    Depois vai ser tudo varrido a espuma projectada em célula fechada, altura variável entre 6cm a 10cm.
    Instalação dos perfis omega
    Telha marselha (qual marca, ainda não sei).
      20230418_200845.jpg
  19.  # 459

    Nos cortes e parafusos, levou spray zinco só não vá o diabo tece-las.
    Hoje já deu jeito que levou tudo uma grande banhada de chuva.
      20230418_200826.jpg
  20.  # 460

    Já agora, até agora vi a telha da BMI (Cobert), a Marselha MG Plus.
    Alguém tem feedback? Aconselham uma telha diferente (mais barata)?
    A ideia da marselha, para além de não se ver da rua, é mais plana para o remate com as velux.
 
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