Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: ClioIIEstive a ver os preços do Model Y, esperava que fossem pouco mais elevados que um Model 3, mas enganei-me redondamente (são muito muito mais caros).
    Esperava que o Y fosse pouco mais do que um 3 mas mais alto.
    No site da Tesla, os veículos pré-configurados, os model 3 novos começam nos 38,485€ e os model Y nos 41.475€.
    Atualmente a diferença é de quase 3.000€.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
    • Dias12
    • 5 novembro 2024 editado
    Colocado por: AiOGajo


    Editei o comentário anterior porque estava a colocar fontes...

    No entanto em vez de editar posso-te mostrar o consumo na OCDE que fazem parte 38 países, incluindo Portugal.





    Estás a bater na mesma tecla.
    Não me interessa nada o consumo total de petróleo.
    Se estamos a falar de EVs o que me interessa analisar é o setor em que os EVs ingressam - sector dos transportes.
      Screenshot_201.jpg
  2. Colocado por: Leao91Já ponderei o E-2008 e ainda pondero, mas tenho bastante receio da parte electrónica que parece que dá alguma raia.
    E o Niro/Kauai 64?
    Concordam com este comentário: Leao91
    •  
      AiOGajo
    • 5 novembro 2024 editado
    Colocado por: Dias12

    Estás a bater na mesma tecla.
    Não me interessa nada o consumo total de petróleo.
    Se estamos a falar de EVs o que me interessa analisar é o setor em que os EVs ingressam - sector dos transportes.
      Screenshot_201.jpg


    🙄🙄🙄🙄
    As a result, OECD countries will experience the largest declines in transport fuel demand and smaller rises in jet fuel demand. Increases in OECD petrochemical feedstock use will be largely confined to the United States.

    🙄🙄🙄🙄



    Para além disso não nos podemos esquecer que não existe correlação direta entre o consumo de combustíveis e o aumento de EV na estrada. Basta que quem tenha carro a combustão passe a circular mais do que antigamente (por exemplo o preço do combustível baixar ou mudar hábitos) para anular efeitos do aumento das vendas, pois as contas não são lineares quanto se querem fazer acreditar. :)

    Isso está bem explicado nos riscos das previsões:

    There are various risks to our demand forecast, of which assumptions about economic growth, oil prices and the pace of EV sales are key. Also, deviations for these factors are likely to be interdependent – for example, a faster pace of GDP growth is likely to be accompanied by higher oil prices and quicker EV adoption



    O que não faz sentido é referir que existem mais automóveis a combustão por se consumir mais combustível e basta um exercício simples para se chegar a essa conclusão:

    Se num universo de 100 carros combustão que circulam 100km por dia passarem ser 95 carros a combustão mas a circular 110km por dia tens aumento do consumo apesar de reduzires a quantidade de carros...

    Assim, podes concluir que não existe correlação direta nas variações do consumo e o número de veículos em circulação.
  3. Colocado por: mafgodE o Niro/Kauai 64?
    Concordam com este comentário:Leao91


    São as melhores opções sem dúvida relação qualidade preço, para quem faz menos Kms o 39 até pode servir.
  4. Mais uma marca. As construtoras europeias vã opassar um mau bocado. Mesmo com as taxas de importação irá ficar a preços bem mais apeteciveis

    https://abertoatedemadrugada.com/2024/11/gac-aion-ay2-caminho-da-europa.html
  5. Colocado por: ricardoantunesMais uma marca. As construtoras europeias vã opassar um mau bocado. Mesmo com as taxas de importação irá ficar a preços bem mais apeteciveis

    https://abertoatedemadrugada.com/2024/11/gac-aion-ay2-caminho-da-europa.html



    As marcas europeias já estão a passar um mau bocado... vai é ser cada vez pior.
  6. Colocado por: AiOGajo

    As marcas europeias já estão a passar um mau bocado... vai é ser cada vez pior


    Isso com toda a certeza não vai ser bom para ninguém, essas marcas chinesas que quase ninguém conhece são um risco enorme, não me metia nisso nem por um preço apetecível, a própria competição entre marcas chinesas está a deixar algumas em risco de desaparecer.
    Ter um Chinês que depois deixa de ter actualizações e fica obsoleto é uma possibilidade.
  7. Colocado por: mafgodNo site da Tesla, os veículos pré-configurados, os model 3 novos começam nos 38,485€ e os model Y nos 41.475€.
    Atualmente a diferença é de quase 3.000€.
    Concordam com este comentário:Zé Meirinho


    Sim, mas eu estive a ver usados.

    A diferença alarga-se.

    Já agora: dá para filtrar por tamanho/capacidade de bateria no standvirtual ou semelhantes?

    Está a ser um exercício frustrante abrir dezenas de anúncios para aproveitar 3 ou 4...
  8. Colocado por: pedrovil

    Isso com toda a certeza não vai ser bom para ninguém, essas marcas chinesas que quase ninguém conhece são um risco enorme, não me metia nisso nem por um preço apetecível, a própria competição entre marcas chinesas está a deixar algumas em risco de desaparecer.
    Ter um Chinês que depois deixa de ter actualizações e fica obsoleto é uma possibilidade.

    Que atualizações? Tenho carros desde 1999 e só um deles teve uma actualização passado 2 anos, numa revisão.
  9. Colocado por: IronManSousaQue atualizações? Tenho carros desde 1999 e só um deles teve uma actualização passado 2 anos, numa revisão


    Mas está a falar de carros elétricos ou a gasolina/gasóleo?, aquelas marcas chinesas pouco conhecidas de eléctricos vão de certeza desaparecer, muitas delas estão em dificuldades na China não vão actualizar o software de carros vendidos,e muitos deles vão ser monos, já para não falar em peças de reposição.
  10. Colocado por: IronManSousaQue atualizações? Tenho carros desde 1999 e só um deles teve uma actualização passado 2 anos, numa revisão.


    Diferença de perspetiva de quem tem 20 anos e de quem tem 45.

    Quem tem 45 espera que o carro trabalhe como sempre trabalhou desde o primeiro dia.

    Quem tem 20 espera que o carro vá tendo upgrades ao longo do tempo como o smartphone.

    (eu estou no primeiro grupo)
  11. Estou q falar de todos. Tenho um eletrico e não foi esse que teve a atualização.
    Não escolheria ou deixaria de escolher um modelo com base em actualizaçôes que podem ou não vir e sim com aquilo que ele já tem.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  12. Colocado por: ClioII(eu estou no primeiro grupo)

    Já somos dois
  13. Eu já ultrapassei os 45
  14. Colocado por: IronManSousaEstou q falar de todos. Tenho um eletrico e não foi esse que teve a atualização.
    Não escolheria ou deixaria de escolher um modelo com base em actualizaçôes que podem ou não vir e sim com aquilo que ele já tem.
    Concordam com este comentário:AiOGajo


    Mas pedrovil tocou num ponto interessante.
    Acontece alguma coisa ao carro e peças caput... nada.
    Sei que os elétricos têm menos propensão a avariar mecanicamente, mas num acidente em que terão de reconstruir os apoios duma roda? Há peças no mercado iguais? Terão de ser fabricadas à medida e o preço torna o arranjo proibitivo.

    Os softwares não me preocupam muito. Mas o haver ou não peças de reposição já pode ser um problema.
    •  
      AiOGajo
    • 5 novembro 2024 editado
    Colocado por: pedrovil

    Isso com toda a certeza não vai ser bom para ninguém, essas marcas chinesas que quase ninguém conhece são um risco enorme, não me metia nisso nem por um preço apetecível, a própria competição entre marcas chinesas está a deixar algumas em risco de desaparecer.
    Ter um Chinês que depois deixa de ter actualizações e fica obsoleto é uma possibilidade.


    As marcas europeias são conhecidas por construir veículos e não por serem empresas de software e as marcas europeias estão com problemas na China mesmo com carros elétricos porque o seu software simplesmente não presta...

    O único carro que tive até agora e que teve atualizações de firmware e foi um Peugeot 308sw que comprei novo em 2018 e teve atualização porque no primeiro ano passou quase 1 mês na oficina para sucessivas intervenções e para me resolverem o problema atualizaram o sistema (na verdade substituíram foi a centralina).

    Nas marcas europeias só consegues atualizar o sistema de info-entretenimento e mapas... já vais com MUITA sorte.

    O problema principal será mesmo peças de reposição porque a nível de software se fizerem uma atualização a cada 2 anos já é mais do que 99% das marcas europeias faz aos seus carros em toda a sua vida. Mas verdade seja dita, estive 5 meses à espera - este ano - do kit da correia para um Peugeot porque anda esgotado e o carro esteve encostado... portanto hoje em dia não é por a marca ser europeia que tens acesso a peças de substituição rapidamente, pois o mercado mudou depois do COVID/canal do Suez. Aliás tens marcas como a Toyota a encerrar a produção por faltarem componentes:

    https://www.reuters.com/business/autos-transportation/toyota-halts-6-production-lines-due-parts-shortage-2024-06-20/
  15. Colocado por: AiOGajo

    As marcas europeias são conhecidas por construir veículos e não por serem empresas de software e as marcas europeias estão com problemas na China mesmo com carros elétricos porque o seu software simplesmente não presta...

    O único carro que tive até agora e que teve atualizações de firmware e foi um Peugeot 308sw que comprei novo em 2018 e teve atualização porque no primeiro ano passou quase 1 mês na oficina para sucessivas intervenções e para me resolverem o problema atualizaram o sistema (na verdade substituíram foi a centralina).

    Nas marcas europeias só consegues atualizar o sistema de info-entretenimento e mapas... já vais com MUITA sorte.

    O problema principal será mesmo peças de reposição porque a nível de software se fizerem uma atualização a cada 2 anos já é mais do que 99% das marcas europeias faz aos seus carros em toda a sua vida. Mas verdade seja dita, estive 5 meses à espera - este ano - do kit da correia para um Peugeot porque anda esgotado e o carro esteve encostado... portanto hoje em dia não é por a marca ser europeia que tens acesso a peças de substituição rapidamente, pois o mercado mudou depois do COVID/canal do Suez.


    Isto nao é o que diz, são várias as marcas que fazem atualização software/firmware.
    •  
      AiOGajo
    • 5 novembro 2024 editado
    Colocado por: bluthunder82

    Isto nao é o que diz, são várias as marcas que fazem atualização software/firmware.



    Atualizas o sistema de info-entretenimento e mapas SE te deres ao trabalho de pegar numa pen USB.

    Tenho Smarts (2011), BMW (2008), Mercedes (2018), VW (2020), Peugeot (2020), Renault (2023) que nunca tiveram uma atualização de software...

    E mesmo em veículos que possuem wi-fi integrado como a minha VW Sharan de 2020 não te atualizam NADA nem sequer ter aquilo ativo te serve de alguma coisa porque basicamente o que faz é enviar dados da tua utilização para a marca. Na minha antiga Peugeot 308sw (2018) também possuía Wi-Fi e teve zero atualizações em 4 anos... e se quisesse alguma coisa extra tinha que ativar o serviço concierge.


    O meu Renault atual não tem Wi-Fi mas tem internet 4G integrada e até agora teve 0 atualizações OTA porque os mapas sou eu que me dou ao trabalho de descarregar na internet e atualizar aquilo por USB porque descarregar 2Gb de dados móveis come-lhes os dados móveis. Aliás, já tive mais atualizações na app do android da Renault do que no carro, e se quero tirar algum partido da conectividade para além de agendar carregamentos/climatização ou ver estado da carga tive de o ligar ao Home Assistant...


    Ou se calhar sou eu que tive azar no meio de tanto carro de tanta marca e de tantas gamas diferentes OU as marcas europeias consideram que os seus carros já são perfeitos na saída da fabrica que nem precisam de se dar ao trabalho de atualizar o software...



    ... OU então já sabem que os utilizadores vão **** de alto e meter o Android Auto por cima do seu software e vão.


    Toyota and Volkswagen fall further behind in the software race

    Legacy carmakers have struggled to keep pace as the focus has turned from the engine to computing power


    https://www.ft.com/content/7e5677b8-87fa-41fa-8648-9009ac7f14fc
  16. Colocado por: ClioIIQuem tem 45 espera que o carro trabalhe como sempre trabalhou desde o primeiro dia.

    Quem tem 20 espera que o carro vá tendo upgrades ao longo do tempo como o smartphone.

    (eu estou no primeiro grupo)
    De idade então estou no primeiro grupo mas, pelos vistos, a nivel de mentalidade estou no segundo :-)

    Em 11 meses já tive mais updates no meu Tesla Y que o Smartphone e Laptop juntos! :-)

    Ainda ontem foi mais um :-)
 
0.0872 seg. NEW