Quanto à regra dos 20%, qual é a dúvida?!?
Se o Manuel depositar 1000, o Pedro depositar 1440, e a Cristina depositar 2073, o Banco A poderá emprestar (1000+1440+2073)x1,2 = 5.416.
E foi o que fez: emprestou 1200 à Maria, 1728 à Joana e 2488 ao Dias Loureiro (que fugiu com o dinheiro).
!).
Colocado por: bino_muito bem.Havia garantias???
Os bancos quando emprestam de facto criam dinheiro. MAS, os bancos quando emprestam têm garantias.
No seu exemplo: A Maria pede 1200 ao Banco A. O banco A emprestou esse dinheiro contra um "contrato" - por exemplo uma hipoteca.
A hipoteca que o banco A tem em principio garante-lhe que vai recuperar o que emprestou.
Agora, o banco A quer fazer mais dinheiro e "vende" a hipoteca ao banco C num pacote de investimento "garantido" (A Maria há de pagar - é a garantia) este pacote chama-se sub-prime. O resto da história é o que sabemos.... a Maria falhou um pagamento.
Colocado por: bino_Esse gráfico é interessante. Se a previsão estiver certa, claro.Nope.
Isso quer dizer que ao perder 47,2%, o poder de compra de alguém que ganha 1000 euros / mês passaria a ser equivalente a 528 euros/mês.
Na minha opinião seria catastrófico. Como é que as pessoas que têm créditos altos (dívidas) as poderiam pagar?
Colocado por: Luis K. W.
EDIT: O problema deste tipo de "previsões", é que amanhã estaremos todos a transferir os nossos depósitos para o Deutsche Bank, fazendo aumentar a liquidez dos bancos alemães e diminuindo a dos bancos portugueses, aumentando o rating dos bancos alemães e reduzindo a dos portugueses, etc. etc., tornando verdadeira a previsão.
Colocado por: becas Supondo que há dinheiro para depositar...o que será para uns poucos. Ironicamente, essa é uma preocupação que não tenho - transferir depósitos!
Colocado por: bino_Isso quer dizer que ao perder 47,2%, o poder de compra de alguém que ganha 1000 euros / mês passaria a ser equivalente a 528 euros/mês.
Colocado por: Luis K. W.DAQUI A CINCO ANOS, o Escudo estará a desvalorizado em 47,2% em relação ao "Euro" , mas os valores da dívida e do rendimento em Escudos serão os mesmos (ou... terá uma dívida menor, uma vez que a vai amortizando).
Colocado por: Capela86Na prática seria muito mais difícil para um português comprar produtos importados.
Colocado por: Luis K. W.O problema deste tipo de "previsões", é que amanhã estaremos todos a transferir os nossos depósitos para o Deutsche Bank,
Colocado por: Luis K. W.DAQUI A CINCO ANOS, o Escudo estará a desvalorizado em 47,2% em relação ao "Euro" , mas os valores da dívida e do rendimento em Escudos serão os mesmos (ou... terá uma dívida menor, uma vez que a vai amortizando).
Em contrapartida o património que serve de garantia deverá estar a valer muito mais (em Escudos).
Colocado por: bino_Então o gráfico está a comparar em relação ao dolar, (o euro deixando de existir) e você continua a comparar com euros.Não, não diz.
Aí você está enganado, as dívidas em euros seriam convertidas numa moeda externa ao escudo, acha que os credores iriam converter-se em escudos? Seria neste caso o dolar. Logo a dívida continuaria a ser a mesma (iria ajustando com taxas de juro brutais) mas você terá 47,2% de capacidade da pagar a menos. Não sou eu que o digo. É o gráfico que mostrou..
Colocado por: bino_Aí você está enganado, as dívidas em euros seriam convertidas numa moeda externa ao escudo, acha que os credores iriam converter-se em escudos?
Colocado por: Capela86num primeiro momento
Colocado por: danobrega
Troque haveria por "vai haver". ;)