Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito Boa noite, este e o meu primeiro comentario.
    A minha questao e a seguinte, tenho um sotão e é em telha aberta, ou seja vigas de betao principais de 12cm na vertical com 160cm entre elas, e vigas de 6cm na horizontal com 33 cm entre elas, e telha tipo murcelha, estou a plaear isolar bem o sotao para habitar, mas primeiro queria colocar umas janelas tipo velux, a minha questao é, para colocar as janelas vou ter de cortar uma das vigas pequenas, e ao cortar devo fazer uma estrutura metalica para segurar as vigas, para depois colocar a janela?

    Agradecia umas opinioes.

    Melhores cumprimentos a todo o pessoal aqui do forum.

    Jorge Correia
  2.  # 2

    Colocado por: jorccoA minha questao e a seguinte, tenho um sotão e é em telha aberta, ou seja vigas de betao principais de 12cm na vertical com 160cm entre elas, e vigas de 6cm na horizontal com 33 cm entre elas, e telha tipo murcelha, estou a plaear isolar bem o sotao para habitar, mas primeiro queria colocar umas janelas tipo velux, a minha questao é, para colocar as janelas vou ter de cortar uma das vigas pequenas, e ao cortar devo fazer uma estrutura metalica para segurar as vigas, para depois colocar a janela?
    Agradecia umas opinioes.
    Caro Jorge,

    Tem, portanto, uma estrutura de vigotas pré-fabricadas e ripado em cimento.
    Já aqui houve algumas discussões sobre esse assunto (telhas sobre lage ou ripa? onde deverá ler o comentário do PauloCorreia).
    Terá de ter algumas cautelas porque esse afastamento de 1,60m faz com que a estrutura não seja lá muito segura do ponto de vista da estabilidade.

    Quanto a janelas de sotão, também já aqui se falou (janelas de sotão e claraboia). O assentamento da janela pode fazer-se como refere (fazendo uma estrutura metálica).

    (só por curiosidade: as vigotas estão apoiadas sobre uma viga de cumeeira em betão, ou sobre paredes em tijolo?)
  3.  # 3

    Já agora, aproveitando a embalagem.

    Pretendo igualmente montar uma janela velux ou semelhante na minha casa.
    O problema é que eu tenho uma cobertura plana, não tenho telhado e isso levanta-me certos receios relativamente a infiltrações.

    Já possuo um material transparente e abertura 60x80, quero substituir isso pela janela de abrir.

    Alguém fez algo semelhante?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FMGSCL
  4.  # 4

    Caro Luis, as vigotas, elas tem cerca de 5.20 , de cumprimento do centro do telhado a ate uma parede que parte do chão ate cerca de 90cm de altura, inicialmente, os meus pais deixara a uns 2 m dessa tal parede uma barrotes de madeira a fazer de suporte as vigas, agora tinha pensado fazer umas pilares de tijolo a fazer esse suporte.
    Poies, isso da distancia ja me foi dito, tal como que elas partem facilmente, o que me aconselharam foi, que quando fosse furar a viga para a ficção de varoes roscados para pladur, coloca-se buxa quimica.
    o que acha?
    o que tambem ja me disseram e, fazer uma extrutura em ripado de madeira, 30x40cm por todo o telhado, o que ajuda a extrutura.
    São algumas ideias, mas gostava de ter mais.

    Melhores cumprimentos

    Jorge Correia
 
0.0101 seg. NEW