Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Há uns tempos recebi uma apresentação muitíssimo interessante "Portugal Europes' West Coast", se me lembro bem, feito pela agência de publicidade BBDO, e que o Governo adoptou no Compromisso Portugal em 2007, e que era como melhorar e promover a imagem da marca Portugal. Sugeria uma série de coisas a optimizar. Tinha algumas boas ideias, mas quem olhasse para a apresentação poderia ficar com a sensação que mesmo fazendo as alterações apresentadas, nada mudaria porque o que está errado está intrinsecamente errado e não é uma "nova pintura" que o vai alterar.
    Por outro lado, a mim, que nem sequer nasci em Portugal, custa-me que alguém diga que tem vergonha de ser português. E acho que aqui está o maior dos problemas, sentirmo-nos pequeninos e menos do que as outras nações, sem perceber que se o somos é precisamente porque nós fazemos o País e o que nós pensamos e sentimos vai-se reflectir no País e nunca seremos maiores e melhores enquanto nos sentirmos pequeninos, coitadinhos de nós, que somos tão pequeninos. E agora uma pergunta muito importante: Porque nos sentimos pequeninos? Fizemos assim tanto mal ao mundo para termos que ter vergonha? Ou é antes porque sentimos que não temos razões para nos sentirmos orgulhosos?
    E porque não? Temos coisas maravilhosas em Portugal, aquelas coisas que todos sabemos: praias que me parecem das melhores na Europa, comida indiscutivelmente boa, produtos de luxo marcas nacionais (Ach Brito, Valadares, Viuva Lamego, Bordalo Pinheiro), e temos muito bom gosto (olhem para os Alemães), temos um nível cultural nada mau (olhem para os Americanos), somos pessoas com sentimentos à flor da pele, latinos, descendentes de árabes e os árabes eram comerciantes e negociantes. Aqui está a explicação, o nosso pé de Aquiles, continuamos a ser comerciantes e negociamos, e na maioria das vezes fazemos mal quando podíamos fazer melhor negócio (podiamos fazer negócio a longo prazo e não apenas de ganho imediato e esquece o amanhã, qoe o amanhã logo se vê). Reparem que os "nós" sou eu, és tu. Eu e tu que podíamos fazer melhor, não os outros.

    Há uns anos comprei um aparador muito bonito, peça de design, que, infelizmente, risquei ao deixar cair um quadro em cima do tampo, a fábrica explicou-me que para substituir o tampo iria sair caríssimo, teria que parar toda a produção propositadamente para fazer o meu tampo, o que me ia custar caro. Não podemos produzir em massa, simplesmente porque não somos grandes produtores em massa, somos produtores em pequena escala selectos, para alguns felizardos comprarem (e os felizardos são aqueles não que podem comprar mas que reconhecem no produto nacional a qualidade que de facto ele tem. Porque isso ele tem, e eu sou felizarda porue reconheço a qualidade que ele tem!).
    Por outro lado, o tal nosso calcanhar de Aquiles que vem da nossa ascendência árabe, é nos serviços, produzimos qualidade mas depois falhamos em coisas como nas entregas, e quando há intermediário no meio (montagem por exemplo da cozinha) há sempre qualquer coisa que fica mal, ou mal montado, ou alguém usa ferragens baratas, ou não põe o revestimento no chão que nos custou os olhos da cara mas agora cada vez que pinga um pingo de leite fica manchado porque faltou o revestimento. Enfim, estas pequenas coisas que fazem a diferença.
    Daí, acho eu, vermos aqui tanta gente a dizer que a qualidade do produto não se equivale ao produto estrangeiro. Equivale, ultrapassa, a matéria é da melhor mas depois alguém estraga, foi o árabe dos serviços: o comercial que não me vendeu o que me descriminou; o instalador que me trocou as ferragens(..etc.).
    E depois nós consumidores portugueses ficamos com este amarguinho na boca, que pagámos mais e recebemos menos em troca. Alguém entre a linha da produção e a nossa casa, nos prejudicou o produto, a sua marca, e a impressão que nos fica é que somos pequeninos até nas coisas em que supostamente somos bons.
    Na IKEA, já que estamos a falar nela, pagamos 200euros por um aparador e recebamos em troca um aparador de 200euros, what you see is what you get.
    Logo se queremos melhor, que o façamos melhor. Começando por mim e por ti. A nossa grande vantagem é a qualidade da matéria, do fabrico, não somos barateiros, somos selectos, e vendemos exclusivo e há que explorar essa nossa qualidade em vez de querermos ser como os outros. Qualquer dia queremos ser chineses, com lojas do chinês.
  2.  # 102

    Já agora a apresentação era esta:
    http://194.65.153.232/MEI/document/WestCoast.pdf
  3.  # 103

    PS. De qualquer maneira não sou fervorosa, trata-se apenas de uma questão de gosto e nisto, faço questão de comprar apenas do que gosto, por acaso, gosto do design Português.
    Mas também gosto do Italiano, do Francês, do Inglês.
  4.  # 104

    E também gosto da cama que comprei na IKEA em ferro forjado.
    Misturo de tudo, desde que goste!
  5.  # 105

    Bem me pareceu que faltava qualquer coisa na apresentação do link acima,.. a versão original que eu vi foi esta. Vejam que vale a pena!
    http://www.scribd.com/doc/922810/20071126173942
    * E ver em "full screen" é melhor.

    E para aguçar apetites começa assim a apresentação:
    "Como é que uma marca que é a 23º do mercado, que tem fraca e até má reputação, pobres argumentos, baixo preço e uma desmotivada força de vendas, pode dar a volta por cima e criar um grande impacto no mercado? Portugal: A Fama, A indiferanciação, O Filtro"
  6.  # 106

    Colocado por: nomicO Ikea é barato por ser montado por nós proprios... Todo o objectivo estrategico deles baseia-se nisso. Ele n existem pra montar nem transportar nada, isso e feito por terceiros...
    é mais um Do it your self. Eu sou grd apologista do IKEA. Se é pra usar a montagem e transporte, é melhor irem a outro lado.
    Pois...
    O problema é que eles dizem (ainda ontem, a clientes meus) que se a montagem não for feita por equipas da confiança do IKEA eles não oferecem qualquer garantia!

    E uma garantia CUSTA DINHEIRO!
    O meu tempo também CUSTA DINHEIRO. Há uns felizardos que pensam que o tempo deles é de borla.
    Tenho mais que fazer do que ir para as intermináveis filas do IKEA para esclarecerem um pormenor dos rodapés, para me dizerem onde param os puxadores, para encomendar certas peças, para tratar do transporte...
    E para montar um armáriozito, ainda vou lá. Agora para um cozinha inteira, nem pensar!

    Portanto, o sucesso do IKEA baseia-se na FALÁCIA da "poupança".
    Como o material é montado pelo cliente, o tempo gasto é do comprador. Se ficar mal montado, a responsabilidade é do comprador. E o tempo perdido para trás e para a frente para que a reparação seja feita, é perdido pelo comprador.

    Se nós quisermos que (alguém da confiança d' ) eles montem as cozinhas, cobram 69euros/m (de armários superiores + armários inferiores!), isto é, cerca de 1 dia de trabalho/1,20m!!

    BARATAS, as cozinhas do IKEA?! Tenho MUITAS dúvidas.
    Concordam com este comentário: bragal
  7.  # 107

    Falta de patriotismo é promover a mediocridade portuguesa.
    • eu
    • 29 maio 2009

     # 108

    Colocado por: Luis K. W.BARATAS, as cozinhas do IKEA?! Tenho MUITAS dúvidas.


    Eu percebo o seu ponto de vista.

    Mas existem certos consumidores (em que me incluo) que têm pouco dinheiro, algum tempo disponível e alguma habilidade. Para esse tipo de consumidores, o IKEA é o paraíso e permite fazer cozinhas muito baratas com qualidade razoável.

    Já agora, para termos uma ideia mais concreta dos valores que falamos, quanto é que lhe custa uma cozinha típica da gama média ?
    • bch
    • 30 maio 2009

     # 109

    Boa Noite

    Como Ja referi as cozinhas do ikea são de certa forma económica,mas como alguem o disse E COM RAZÃO SEM MONTAGEM,OU SEJA VOU SÓ DAR 1 EXEMPLO :

    INTERFER:para quem não ouviu falar a interfer fornece kits,portas(alias muitas carpintarias vivem da interfer nem que seja a nivel de ferragens),é ai que eu forneço de material,e tem 1 preço bom na qual em certos aspectos concorre com ikea e qualidade superior ikea(diferença não é possivel montar em casa se não tiver noções,pois nem as portas vem furadas) conclusão e para ser breve vou citar 1 situação que aconteceu.

    -em 2006 remodelei 1 apartamento em massamá(madeiras):-fiz tectos falso em madeira;roupeiros;portas;chão. e cozinha perguntam-me?

    Para a mesma dei 1 orçamento de 4100eur(sem electrodomésticas) mas o cliente declinou,pois disse no ikea era mais barato;
    Acontece que o mesmo afinal tinha poupado 200eur sem montagem;conclusão o mesmo depois veio pedir me auxilio e desculpa e se eu lhe podia montar a cozinha pois o ikea cobrava 700eur de instalação e transporte e já estava sem budget(seria?),e eu de boa vontade e muito boa fé pois tambem ja tinha ganho fiz a instalação.

    bichinho_madeira.blogs.sapo.pt
  8.  # 110

    Vou dentro de dias monstar uma cozinha do IKA a um amigo, como tenho alguma experiencia na montagem de cozinhas vou ajudar...

    Depois logo digo
  9.  # 111

    bch
    A primeira lojinha que a INTERFER teve comprou-nas a nós (na Av. Afonso III, um bocado à frente da actual loja na Av. Morais Soares, em Lisboa)! :-)
    Enquanto a minha empresa teve carpintaria (até cerca de '92), também SÓ se abastecia de ferragens na INTERFER.
  10.  # 112

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: nomicO Ikea é barato por ser montado por nós proprios... Todo o objectivo estrategico deles baseia-se nisso. Ele n existem pra montar nem transportar nada, isso e feito por terceiros...
    é mais um Do it your self. Eu sou grd apologista do IKEA. Se é pra usar a montagem e transporte, é melhor irem a outro lado.
    Pois...
    O problema é que eles dizem (ainda ontem, a clientes meus) que se a montagem não for feita por equipas da confiança do IKEA eles não oferecem qualquer garantia!

    E uma garantiaCUSTA DINHEIRO!
    O meu tempo tambémCUSTA DINHEIRO. Há uns felizardos que pensam que o tempo deles é de borla.
    Tenho mais que fazer do que ir para as intermináveis filas do IKEA para esclarecerem um pormenor dos rodapés, para me dizerem onde param os puxadores, para encomendar certas peças, para tratar do transporte...
    E para montar um armáriozito, ainda vou lá. Agora para um cozinha inteira, nem pensar!

    Portanto, o sucesso do IKEA baseia-se na FALÁCIA da "poupança".
    Como o material é montado pelo cliente, o tempo gasto é do comprador. Se ficar mal montado, a responsabilidade é do comprador. E o tempo perdido para trás e para a frente para que a reparação seja feita, é perdido pelo comprador.

    Se nós quisermos que (alguém da confiança d' ) eles montem as cozinhas, cobram 69euros/m (de armários superiores + armários inferiores!), isto é, cerca de 1 dia de trabalho/1,20m!!

    BARATAS, as cozinhas do IKEA?! Tenho MUITAS dúvidas.


    Bom entao eu devo ter tido mt sorte,

    Nunca tive problemas em axar o que quer q fosse para fazer as cozinhas, sejam rodapés, puxadores etc etc. Bom é verdade que so fiz 2 cozinhas, e que estao de pé ainda e a funcionar a 100%.
    Onde se baseia o sucesso... isso é muito DUBIO, mas que tem sucesso tem, basta ver o Dono do IKEA e a fortuna que ele fez! Pá podem vir dizer o que quiser, mas que aquilo funciona funciona, que tem sucesso tem, que gera dinheiro gera... Podem dizer o que quiserem, mas a industrialização e a massificação das peças q eles fazem gera uma ENORME REDUÇÃO DE CUSTOS.
    TEmos fabricas em Portugal que para fazerem um armario, aidna utilizão ferramentas manuais, o Senhores do IKEA e tudo em mass producion, o que Baixa muito os custos.

    Eu sou apologista do IKEA. e se me indicarem alguem em portugal que faz o mm q o ikea peli mesmo preço e pela mesma qualidade, vá eu vou lá...
  11.  # 113

    Sou novo nestas andanças, mas ja que se trata de Ikea ,vou falar que quando visitei a loja de Matosinhos fiquei algo desanimado com a qualidade, acabei por vir embora sem comprar nada, pois nessa altura tinha uma vivenda com 5 quartos escritorio,duas cozinhas sala para mobilar,sorte a minha que ao vir na auto estrada para coimbra a minha frente ia uma carrinha de uma fabrica de moveis de Paços de Ferreira,tirei o numero falei com eles[pub](sr Francisco e que logo se prontificou para combinar para vir ter comigo para apresentação de catalogos e materiais, de salientar que fazem de tudo, eu proprio desenhei os meus moveis, estou muito contente,preço qualidade esta bem..ja agora deixo o contacto dele ( 967615260 Francisco )[/pub]
  12.  # 114

    Pois, pois...Francisco.
  13.  # 115

    Bom, há cerca de 1 mês eu e a minha mulher fomos a Paços de Ferreira à procura de uma estante para a nossa entrada. Íamos com ideia até de abrir os cordões à bolsa.

    Fomos àquele grande centro do móvel com dezenas de lojas.

    Constrangedor foi é ver o gosto TERRÍVEL da maioria dos móveis. É difícil encontrar móveis de linhas direitas e escorreitas, cada loja pretende ter material "moderno" no mau sentido, com retorcidos e "pinoquises" que francamente, acho eu, não são o caminho a seguir.

    Corremos todo o centro comercial e nada, e o que nós procuravamos era uma estante rectilínea, da mesma cor etc.

    Até vimos uma cama com focos de luz embutidos na cabeceira, um detalhe apenas: a luz ficava a apontar para fora da cama e os focos a bater na cabeça das pessoas deitadas. O meu pensamento: mas quem pode comprar isto?

    Acho que os gestores dos fabricantes de móveis, devem urgentemente ter mais controlo nos seus designers, e saber dizer "não" a desenhos que poderão ser muito modernos mas...

    Resumindo: lá fomos ao IKEA
  14.  # 116

    Colocado por: nomic...mas que tem sucesso tem, basta ver o Dono do IKEA e a fortuna que ele fez! Pá podem vir dizer o que quiser, mas que aquilo funciona funciona, que tem sucesso tem, que gera dinheiro gera
    Os McDonalds também.

    E ainda poupam na lavagem dos talheres porque se come à mão, não há toalhas (nem de papel) nas mesas, e os copos e os pratos-ou-embalagens vão direitos à reciclagem. Tudo muito eco-verde...
    É pena é a comida ser o que é!
  15.  # 117

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: VeronicaObvio que o IKEA tem preços imbativeis e ninguem diz o contrario
    Mas... têm mesmo a certeza que o preço de cozinhas do IKEA é assim tão imbatível?
    (ninguém me liga?) :-)
    Podem-me dar exemplos de valores dessas «cozinhas a preços imbatíveis» do IKEA? Se possível com PLANTA e PREÇO COM TRANSPORTE E MONTAGEM?
    por acaso precisava ai dum orçamento a maneira .. arranja se ?
  16.  # 118

    A verdade é que os produtos portugueses ficam sempre em desvantagem no mercado nacional, ainda que a relação preço/qualidade seja a mesma em muitos casos. Responsabilidade dos produtores e distribuidores pode haver, mas continuamos com a mentalidade provinciana e irritante de que o que vem de fora tem de ser necessariamente melhor. Enquanto Espanhóis e Franceses, por exemplo, compram nacional por sistema e estrangeiro em alternativa, nós fazemos exactamente o contrário.
  17.  # 119

    Colocado por: J.FernandesA verdade é que os produtos portugueses ficam sempre em desvantagem no mercado nacional, ainda que a relação preço/qualidade seja a mesma em muitos casos. Responsabilidade dos produtores e distribuidores pode haver, mas continuamos com a mentalidade provinciana e irritante de que o que vem de fora tem de ser necessariamente melhor. Enquanto Espanhóis e Franceses, por exemplo, compram nacional por sistema e estrangeiro em alternativa, nós fazemos exactamente o contrário.


    Por isso que a loja de Matosinhos está cheia de galegos ao fim de semana.

    Aos empresários é preciso arranjarem alternativas, sejam criativos, dêem em troca alguma coisa a cliente, aí é que as empresas tugas devem apostar ;-)
  18.  # 120

    Colocado por: ParamonteBom, há cerca de 1 mês eu e a minha mulher fomos a Paços de Ferreira à procura de uma estante para a nossa entrada. Íamos com ideia até de abrir os cordões à bolsa.

    Fomos àquele grande centro do móvel com dezenas de lojas.

    Constrangedor foi é ver o gosto TERRÍVEL da maioria dos móveis. É difícil encontrar móveis de linhas direitas e escorreitas, cada loja pretende ter material "moderno" no mau sentido, com retorcidos e "pinoquises" que francamente, acho eu, não são o caminho a seguir.

    Corremos todo o centro comercial e nada, e o que nós procuravamos era uma estante rectilínea, da mesma cor etc.

    Até vimos uma cama com focos de luz embutidos na cabeceira, um detalhe apenas: a luz ficava a apontar para fora da cama e os focos a bater na cabeça das pessoas deitadas. O meu pensamento: mas quem pode comprar isto?

    Acho que os gestores dos fabricantes de móveis, devem urgentemente ter mais controlo nos seus designers, e saber dizer "não" a desenhos que poderão ser muito modernos mas...

    Resumindo: lá fomos ao IKEA


    Designers em fabricantes de móveis em Paços de Ferreira??? Isso é tão raro como um político honesto!!!

    O design é feito ao estilo chinês: vê-se algo que se gosta nas revistas, montras, aqui e ali........e copia-se!!! O problema é que quem faz esse 'design' é normalmente o dono da carpintaria ou o filho 'que tem muito jeito' e, por isso, se vê essas coisas 'boneitas'.
 
0.0223 seg. NEW