Colocado por: pedromdfA escolha de pneus tem vários factores a considerar, uns de ordem pessoal e outros de adaptação ao tipo de veículo.
O tipo de condução é um dos factores determinante na exigência de comportamento do pneu, podendo por vezes optar-se por pneus menos performantes (mais baratos) se o tipo de condução é "pouco exigente".
Depois o tipo de viatura e as definições em termos de livrete e aconselhamento do fabricante.
Eu ponho sempre pneus numa casa que vende todas as marcas e sempre que preciso (há 3 meses atrás) peço que me faça uma simulação de 3 ou 4 marcas dentro dos custos pré-definidos e me esclareça sobre as vantagens/desvantagens de cada um.
As opiniões de cada um sobre pneus é sempre diferente, pois são tipos de condução diferentes e carros diferentes, mesmo que o pneu seja exactamente o mesmo.Concordam com este comentário:rafaelisidoro
Colocado por: BricoleiroMas quem gosta de conduzir e sente a estrada as diferenças são do dia para a noite.
Colocado por: pedromdf
Deduzindo que para si quem gosta de conduzir faz condução desportiva.
Sim, mas aí tem de pensar nos pneus mas tem que pensar ainda mais no carro ...
Colocado por: Bricoleiromas sabe sentir a diferença entre poder travar a 20 ou a 40 metros atrás, ou se pode curvar a 70 ou a 100,
Colocado por: eu
Este teste de travagem a vários pneus é muito interessante:http://www.tyrereviews.co.uk/Article/2012-Autobild-50-Tyre-Braking-Test.htmConcordam com este comentário:Bricoleiro
Colocado por: eué interessante se houvesse só um carro , olhe se você colocar os uniroyal que tem no teste num starvan com abs aquela medida de travagem não é real comparando com qualquer outro pneu e digo isso porque já os tive e o abs é acionado sempre que toca de leve no pedal de travão o que me me levava a crer que o pneu éra duro de mais ...
Este teste de travagem a vários pneus é muito interessante:http://www.tyrereviews.co.uk/Article/2012-Autobild-50-Tyre-Braking-Test.htmConcordam com este comentário:Bricoleiro
Colocado por: Bricoleiromas consigo curvar dentro de uma rotunda se me espetar de lado como se tivesse uns continental ahahhahh
Os Zeetex que o Rafael diz que são bons estão em 44th lugar com mais 18 metros em molhado para parar o carro que o melhor calssificado LOL
Colocado por: rafaelisidoromas consigo curvar dentro de uma rotunda se me espetar de lado como se tivesse uns continental ahahhahh
Colocado por: loverscoutEm média teem durado 90.000km cada conjunto!
Colocado por: Bricoleiroas carrinhas estão cá se quiser pagar para ver tenho todo o gosto em mostrar e provar o que eu digo ... nunca disse que os pneus continental não prestavam , apenas digo que num determinado veiculo ao fazer rotundas sai de frente quando tinha os pneus continental montados e são varias carrinhas que temos ... e não precisa ser em piso molhado ...
É interessante saber que é o único que diz isso. Os outros estão todos errados.
Colocado por: pedromdfpode durar ... tem é que ser duro ... e tem que andar devagarinho sem estacionamentos em cimento lol
Enfim!
Colocado por: loverscoutEm média teem durado 90.000km cada conjunto!
Colocado por: BricoleiroO sair de frente é mais complexo que as tintas, Rafael!como lhe disse eu não olho muito para isso ... mas terá que exprimentar muito pneu para ter algumas conclusões de estrada que a bancada não lhe dá eu disse o que tenho no meu carro agora , e digo-lhe que o zetex satisfaz todas as minhas exigencias actuais ... tem mais de 30000 feitos e estão belissimos , posso curvar em seco que não derrapam e adoro curvas , não fosse eu de São Miguel ... em estrada molhada não me oferecem grande segurança na travagem é verdade concordo com isso por isso fio-me em mim para poder conduzir com mais segurança ...
O equilíbrio e distribuição de pesos num carro depende de muita coisa, se um carro tem um comportamento naturalmente subvirador e lhe puser pneus bons consegue anular esse efeito em grande parte e transferir massas para o eixo traseiro até um certo limite, se meter pneus da treta além de subvirador pode ficar também sobrevirador ou perder também aderência no eixo que tinha mais precisão e neutralizar um bocado o efeito, daí ouvir-se opiniões "o carro com pneus baratos foge menos".
Se comparar e experimentar pneus bons e pneus de plástico ou chineses num carro já de si equilibrado e bem comportado, aí é que nota muito bem a diferença do que cada pneu faz ou não faz.