Iniciar sessão ou registar-se
    • fasca
    • 6 fevereiro 2015 editado

     # 1

    Boa tarde.

    Preciso de ajuda. Iniciei hoje a construção da casa. O empreiteiro ficou surpreendido pq em vez de as sapatas descerem 1metro, só encontraram terra firme aos 4metros e vão ter de usar bem mais betão do que esperavam :(..
    Eu tinha avisado que quando chovia o terreno ficava péssimo (foi em tempo utilizado para agricultura).

    A questão é: eles não têm de impermeabilizar as sapatas? ele diz que usa desvão sanitário, que a laje não está assente no terreno e fica tipo a 70cm do terreno. Isto resolve?

    Obrigado
  1.  # 2

    Se a cota do terreno "firme" é diferente do que está no projecto, devem informar o autor do projecto de estabilidade, para que ele proceda à alteração do projecto. Não é o empreiteiro que decide o que é que vai alterar.
    Concordam com este comentário: Neon, two-rok, Joao Dias, Keepper, Rafael Fortes, DM, valtores, jpfgarcia, GMCQ, GANDAREZ
  2.  # 3

    sapatas normalmente são calculadas para uma tensão no terreno de 250kpa, Nessas condições o engº projetista tem de ser avisado, pois pode surgir a necessidade de aumentar a área das sapatas. atenção aos assentamentos pode ter problemas de fissuração, que é o mal menor a assentamentos não previstos. Não deixe o empreiteiro fazer como acha que esta correto, pguente-lhe assim: assina um termo de responsabilidade pela solução que esta a propor? e vai ver a resposta....
  3.  # 4

    Mas porque diabo se metem as pessoas a construir em terrenos nada apropriados a esse fim ? Aliás, porque permite a lei construções em tais locais ? E os donos destas construções perderam o bom senso também ? Ou constroem nestes locais para depois venderem a patos bravos ? Uma moradia construída em tais terreno é um foco de doença. Podem vir com os argumentos que vierem eu jamais quereria uma casa num terreno destes, eu sei, pode ser drenado, pode ser... Mas fiquem vocês com eles.
  4.  # 5

    O engenheiro disse que na teoria deve-se impermeabilizar as sapatas; mas que nenhuma empresa faz isso. Sò em prédios e em casos muito específicos...
    Eles vão colocar betão de limpeza e depois as sapatas; e a tela a acompanhar as sapatas em contacto com a terra.

    E garantem-me que não haverá humidade e que com o desvão sanitário a casa não estará em contacto direto com a terra.. e que com o uso e o saneamento o terreno deixará de ser tão húmido.

    O que é certo é que o terreno tem ótima exposição solar e andei por lá neste fds e a terre estava bem dura. Espero que não dê problemas. Eu hoje ou amanha tento colocar aqui fotos..

    Obrigado desde já pelas respostas e ajudas
  5.  # 6

    Colocado por: fascaO engenheiro disse que na teoria deve-se impermeabilizar as sapatas; mas que nenhuma empresa faz isso. Sò em prédios e em casos muito específicos...

    Quantas obras já fez esse engenheiro?
  6.  # 7

    Colocado por: fascaO engenheiro disse que na teoria deve-se impermeabilizar as sapatas; mas que nenhuma empresa faz isso. Sò em prédios e em casos muito específicos...


    o meu fez e sei que tem o habito de fazer. e a minha terra até é bastante seca e sem agua a largas dezenas de metros de profundidade.


    Colocado por: fascaE garantem-me que não haverá humidade e que com o desvão sanitário a casa não estará em contacto direto com a terra..


    Nestes casos as infiltrações "sobem" por capilaridade, com ou sem desvão.



    ainda assim o grave aqui é alterarem as especificações da estrutura por ordem do empreiteiro, e não dos eng.
  7.  # 8

    Um ENGº de estruturas amigo meu disse-me agora que em moradias n é muito normal. E que o desvão sanitário ajuda mesmo muito.

    Será assim tão caro impermeabilizar? vejo tudo a fugir disso lol
  8.  # 9

    Colocado por: fascaUm ENGº de estruturas amigo meu disse-me agora que em moradias n é muito normal.


    Isso não é verdade!

    Colocado por: fascao desvão sanitário ajuda mesmo muito.


    Isto muito menos!
  9.  # 10

    A impermeabilização das sapatas, faz-se em terrenos com nível freático alto(ou seja próximo da superfície) em terrenos lamacentos muito impermeáveis. O fasca e o seu engº estão a menosprezar o possível assentamento das sapatas! é sempre aconselhável a utilização de betão de limpeza com 5 cm de espessura no fundo da sapata, não pense que estão a fazer algo diferente pq deve sempre colocar o betão de limpeza.
  10.  # 11

    O desvão sanitário so vale a pena se for bem ventilado.
    Quanto a impermeabilizar, o ideal era impermeabilizar tanto sapatas como vigas de fundação, e ter um sistema de drenos, sobretudo em situações de terrenos mais susceptíveis de acumular águas.
    Concordam com este comentário: treker666
  11.  # 12

    Por curiosidade, alguém poderia informar o custo dos drenos? Algo como dreno X = €m/l ?
  12.  # 13

    Colocado por: treker666Por curiosidade, alguém poderia informar o custo dos drenos? Algo como dreno X = €m/l


    Custo dos drenos??? Tem que pensar no sistema de drenagem como um todo e não apenas nos tubos, ou seja, impermeabilização e drenagem.
    Muitas vezes o preço de uma correcta drenagem na totalidade da obra, quase que se torna desprezavel...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brsimoes
    • fasca
    • 9 fevereiro 2015 editado

     # 14

    Colocado por: riscosA impermeabilização das sapatas, faz-se em terrenos com nível freático alto(ou seja próximo da superfície) em terrenos lamacentos muito impermeáveis. O fasca e o seu engº estão a menosprezar o possível assentamento das sapatas! é sempre aconselhável a utilização de betão de limpeza com 5 cm de espessura no fundo da sapata, não pense que estão a fazer algo diferente pq deve sempre colocar o betão de limpeza.


    Fica caro impermeabilizar? eu pouco entendo e quem me rodeia (arquiteto, engº da obra e engº amigo) fazem-me sentir um obcecado.
    Mas já avisei. Que se a casa ganhar humidade no futuro, vou exigir deles..

    isto começou quando me disseram que tiveram de escavar 4 metros para encontrar terra dura
    Concordam com este comentário: XavierSa
  13.  # 15

    falei com o eng. e ele diz que se levar drenos e se for isolado de lado e com o desvio e a inclinação do terreno sera o suficiente
    com o desvao
    mas se virmos que e necessário realmente colocar nas sapatas... mete se nem que seja por descargo de consciencia
  14.  # 16

    Colocado por: fascaMas já avisei. Que se a casa ganhar humidade no futuro, vou exigir deles..


    Até pode, mas duvido que surta algum efeito ...
  15.  # 17

    Fica mais barato do que os problemas que vai ter no futuro fasca, e não não fica assim tao caro é algo que nessas condições é impensável não fazer. e atenção a nível estrutural, porque dimensionar pilares com 4 metros não é a mesma coisa que ver que o pilar tem de ir mais 4 metros abaixo do previsto. isso altera a dimensão dos pilares bem como a armadura necessária, o mesmo se passa com o dimensionamento das sapatas.
  16.  # 18

    Ja pediu aos eng. que projectaram as estruturas para rever o projecto de estabilidade?
    As forças e tensões aplicadas vão alterar significativamente, pelo que é importante que seja tudo recalculado de acordo com as novas fundações. Não é por meter mais betão ou ferro que vai ganhar estabilidade.

    lembro-me de um exemplo em que colocar betão a mais fragilizava a casa pelo facto de ficar com forças e cargas nas vigas e pilares diferentes do inicialmente previsto.

    eu tive um problema (apanhei um poço que ninguem sabia que existia numa zona de uma sapata), e aumentar o tamanho das sapatas não seria solução para resolver... tem que haver calculos e ver as consequencias das alterações.
  17.  # 19

  18.  # 20

    Colocar mais betão so não funciona quando não aplicado nas funções corretas, normalmente o que muda e a quantidade de armadura, e com o aumento dessa pode ser necessário o aumento de área da secção do pilar/ pode, só o projetista pode saber com que grau de segurança trabalhou. no caso das sapatas aumentar as sapatas funciona no caso que tensões menores como é o caso deste terreno, é importante a colocação de armadura superior neste tipo de sapatas. A estabilidade do bloco como um todo so funciona quando todos os seus membros estão bem dimensionados e as tensões e momentos bem distribuídos. Nada como falar com o seu projetista!!
    Concordam com este comentário: valtores, fasca
 
0.0501 seg. NEW