Colocado por: PauloCorreia Que o arquitecto faça o acompanhamento de obra, concordo, para que não desvirtuem aquilo tudo, agora direcção de obra, nem pensar.
Colocado por: carlosmcdDaqui a pouco vai dizer que não vai puder assinar Alvarás também.
Entreguem tudo aos Técnicos de Arquitectura e Constr. Civis da Machado de Castro, lol.
Esses sim que são bons.
Carlosmcd
Colocado por: carlosmcdColocado por: PauloCorreiaQue o arquitecto faça o acompanhamento de obra, concordo, para que não desvirtuem aquilo tudo, agora direcção de obra, nem pensar.
E porque razão o arquitecto não pode fazer direcção de obra???
Tem na generalidade mais conhecimentos o engenheiro em projectos de arquitectura e especialidades que o arquitecto???
Colocado por: carlosmcdColocado por: PauloCorreiaou o Paulo acha que o arquitecto não sabe chegar a uma obra e verificar se determinada armadura está correcta e de acordo com o projecto de especialidades???Carlosmcd
Também se não souberem, são turistas de visita à obra. E esse é o trabalho da fiscalização, verificar se a obra está a ser executada de acordo com o projecto, não é apenas o papel do director de obra.
O do director de obra é de verificar isso tudo, mas é muito mais do que isso:
É concepção e planeamento das actividades e verificar o seu cumprimento
É a definição dos processos construtivos para que se saiba o que fazer, como o fazer e o porquê de fazer assim e não doutro modo
É capacidade de negociação com fornecedores, subempreiteiro para que os materiais chegem atempadamente ás frentes de trabalhos,
É a capacidade de fazer a obra com o orçamento que têm e procurar soluções alternativas, mais económicas, dentro do mesmo patamar de qualidade.
É a capacidade de relacionamento e de encontrar soluções de acordo com os diferentes interesses do dono de obra, dos projectistas, da fiscalização e do empreiteiro
É encontrar soluções a tempo e horas, quando os projectistas respondem "vou pensar numa solução", que na generalidade significam, "não faço a menor ideia e vou ganhar tempo á espera que o problema se resolva por si ou alguem desenrasque"
É a capacidade de não se deixar enganar por gente que sabe mais do que ele num determinado assunto e procurar informação para poder falar de igual para igual.
Colocado por: marco1
Outra coisa é se já existem tantos arquitectos, porque razão então o grosso das obras são assinadas por outros profissionais?..
Colocado por: marco1.
É fácil estar de fora e como diz até divertir-se com a coisa mas atente no panorama da nossa edificação e diga se está bem assim?..
Colocado por: marco1
Defendo leis cada vez mais rigorosas de forma a que envolvam em trabalho de equipa todos os profissionais que o acto de construir envolve, e se acabe de uma vez por todas com o compadrio e facilitismo. Quero libertar-me do colete de forças que é este subdesenvolvimento que se vive em Portugal
..
Colocado por: marco1luisvv, apenas lhe digo que tem uma visão digamos básica do problema, pois se analizar e interessar-se por esta problemática mais a fundo, vai ver como muitas coisas estão encadeadas. E olhe não vou tornar a repetir o mesmo, quando estiver doente vá tratar-se onde lhe apetecer e com o profissional que entender. Só digo é que devemos estar mais atentos de como são gastos no ensino os nossos impostos.
Colocado por: luisvvDesde que vi uma urbanização no concelho de Palmela, de moradias nada baratas, em que os quartos principais tinham janelas a toda a largura, viradas para a rua, mas não tinham nem podiam ter portadas nem estores, perdi uma grande parte da consideração que tinha pelos arquitectos.