Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos, há anos que venho a este fórum ler sobre tudo e mais alguma coisa do que aqui é falado, mas ultimamente tenho procurado mais coisas relacionadas com materiais de construção, isolamentos, climatização e AQS, pois vou construir uma moradia e queria saber bem o que escolher com relatos da experiência dos que já passaram por esta dor de cabeça! De momento já tenho a arquitectura e as especialidades feitas, mas ainda tenho algumas dúvidas que gostavam que com as vossas opiniões me conseguisse decidir!

    A moradia vai ficar situada no Litoral Alentejano (perto de Sines) a cerca de 5Km do mar, é uma moradia térrea mas vai ter uma área de cave, vai ter 1 sala, 1 cozinha, 1 despensa, 2 WC , 2 quartos, 1 suite com closet, garagem e cave. No total vai ter cerca de 240m2, sendo que a parte da habitação é 160m2, garagem 30m2 e cave 50m2.

    De momento prendo-me com dúvidas em relação ao seguinte (vou fazer por tópico para ser mais fácil darem resposta):

    1) Inicialmente pensámos em utilizar tijolo convencional revestido com capoto, mas um dos empreiteiros a quem pedi orçamento falou-me na combinação tijolo térmico e isodur, que sairia a um preço semelhante e isolaria melhor. Pelo que vi pareceu-me bem, o que acham?

    2) Como moro numa casa que não é minha, utilizo esquentador a gás para aquecer a água e o único sistema de climatização (para o quente) é uma salamandra empenada, nunca estive muito dentro do que se utiliza. Estava virado para o ar condicionado + painel solar térmico para tratar das águas e da climatização, mas entretanto já me falaram da combinação da bomba de calor + ventiloconvectores... há muita diferença de preço?? A parte que me interessa regular a temperatura é de cerca de 100m2 (sala, e quartos)

    3) Na parte sul da casa, que dá para o quintal, é quase só vidro... cerca de 15metros corridos de janelas, será que vai aquecer muito no verão? Nós temos uma pala na casa que sai pouco mais de 1metro, será suficiente ou acham que deva utilizar estores? vi uns estores muito engraçados (laminados) mas também me disseram que são um pouco instáveis e que fazem barulho quando está vento e que talvez não fosse uma solução muito viável. De referir que a caixilharia será em alumínio e terá vidro duplo térmico (muito provavelmente da technal).

    4) Quanto acham que sairá uma obra destas? sendo que a parte da habitação é 160m2, garagem 30m2 e cave 50m2

    Fica aqui uma planta do que será a casa:
      15.jpg
  2.  # 2

    A ligação dos quartos à sala é uma loucura!!!

    Colocado por: rjmpires1) Inicialmente pensámos em utilizar tijolo convencional revestido com capoto, mas um dos empreiteiros a quem pedi orçamento falou-me na combinação tijolo térmico e isodur, que sairia a um preço semelhante e isolaria melhor. Pelo que vi pareceu-me bem, o que acham?

    O que é que está no projecto?

    Colocado por: rjmpiresserá suficiente ou acham que deva utilizar estores?

    O que é que está no projecto?
    Concordam com este comentário: amartins
  3.  # 3

    No projecto faz referencia a tijolo + capoto, e não tem os tais estores exteriores laminados

    Já da loucura da ligação dos quartos à sala... cada maluco com a sua pancada! Se bem que já não tem aquelas portas de correr porque a solução que a arquitecta sugeriu ficava um bocado cara!
  4.  # 4

    Colocado por: rjmpiresNo projecto faz referencia a tijolo + capoto, e não tem os tais estores exteriores laminados

    Isso no projecto da térmica tem que estar melhor especificado. veja lá o que é que lá está.
  5.  # 5

    Quais os acabamentos previstos, qual a altura dos envidraçados. Pode investir no vidro em vez dos estores, já que tem uma pala.Se esta estiver bem dimensionada.

    PS: Os arrumos/ armários pelo muro de vedação fora...devem custar mais que a casa ;) precisa mesmo disso?
  6.  # 6

    penso que devia fazer algo assim enquanto é tempo, é que poderá vir a arrepender-se de ter os quartos sem qualquer privacidade.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Picareta, box, C. Lobo, ghost12, Raquek
      15----.jpg
  7.  # 7

    Colocado por: marco1penso que devia fazer algo assim enquanto é tempo, é que poderá vir a arrepender-se de ter os quartos sem qualquer privacidade.

    Até eu que não percebo nada disto, vi logo que essa era a melhor solução !!!
  8.  # 8

    E eu, que também menos percebo disto, metia uma lareira no outro lado da parede do quarto virado a norte para aquece-lo :)

    .... Não percebo porque é que nos projectos não usam a garagem no lado norte para proteger por exemplo os quartos

    Editado: peço desculpa... vi agora o ponteiro norte
      15----2.jpg
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasPS: Os arrumos/ armários pelo muro de vedação fora...devem custar mais que a casa ;)

    Será que são os galinheiros?
  10.  # 10

    Colocado por: marco1penso que devia fazer algo assim enquanto é tempo, é que poderá vir a arrepender-se de ter os quartos sem qualquer privacidade.


    e somente voltados para Norte.. é que isso não apanha sol Nunca.... (Ok, que o muro (branco?) vai reflectir muita luz, mas mesmo assim)

    EDIT: Agora estive a reparar no NORTE... afinal o edificio não está orientado exactamente Norte/Sul... Está NE/ SO... Assim sendo a pala prevista não vai fazer a protecção necessária durante o Verão.
  11.  # 11

    Então mas afinal os quartos vão ser assim abertos? Porque é que pensa em fazer assim os quartos? Não vão ser duas paredes que lhe vão levar o dinheiro.
  12.  # 12

    As portas de correr com estas dimensões até vão ser bastante mais caras que parede e porta de batente normal.

    À partida a casa vai aquecer bastante. Esses 15 metros de vidro já têm alguma exposição a Poente.

    É uma casa para uso quotidiano ou de férias/fim de semana ? Ou tem requesitos muito específicos no modo de vida que justifiquem essas opções ou será bastante complicado habitá-la com uma relação dos quartos tão directa com os espaços sociais.

    O que são os pequenos compartimentos ao longo da vedação em baixo ?

    Tem imagens 3d que possa colocar ?
  13.  # 13

    Colocado por: rjmpiresserá que vai aquecer muito no verão?
    claro que vai, por melhores que sejam os vidros não vão fazer milagres.

    Colocado por: rjmpiresEstava virado para o ar condicionado + painel solar térmico para tratar das águas e da climatização, mas entretanto já me falaram da combinação da bomba de calor + ventiloconvectores... há muita diferença de preço?? A parte que me interessa regular a temperatura é de cerca de 100m2 (sala, e quartos)

    são tudo possibilidades, no entanto e tendo também necessidade de aquecer bastante, eu recomendava uma opção de bomba de calor com piso radiante a fazer aquecimento e arrefecimento, é do melhor que existe e sem quase manutenção alguma com consumos muito mais baixos que as opções que lhe apresentaram.
  14.  # 14

    Closet de pequenas dimensões, só com um roupeiro, quando a suite apresenta área em exagero mal aproveitada. O WC com dois duches, dois lavatórios, a área também podia ser melhor aproveitada. Má localização do WC de serviço aos quartos. Ter de atravessar a sala para ir à casa de banho, não me parece muito bem. Falta de privacidade dos quartos como já foi dito.
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasQuais os acabamentos previstos, qual a altura dos envidraçados. Pode investir no vidro em vez dos estores, já que tem uma pala.Se esta estiver bem dimensionada.

    PS: Os arrumos/ armários pelo muro de vedação fora...devem custar mais que a casa ;) precisa mesmo disso?

    A altura dos vidros vai ser de baixo a cima, a altura interior da casa é de 2.8metros. Pedi uns orçamentos para ter ideia dos preços, pois nos quartos/saida da garagem talx não se justifique (consoante o preço)

    Essa parte dos armários/prateleiras no muro é um projecto à parte, a ser realizado (se possível €) posterior à construção da casa (seriam 2 zonas de arrumos e horta vertical)

    Colocado por: Anonimo16062021
    No que toca ao "isola muito melhor"esse empreiteiro anda a beber muito bagaço..

    Não disse "isola muito melhor" apenas fez referência ao facto de ser uma combinação melhor, também disse que era mais resistente ao impacto esse tal isodur em relação ao capoto.

    Colocado por: tiagot
    É uma casa para uso quotidiano ou de férias/fim de semana ? Ou tem requesitos muito específicos no modo de vida que justifiquem essas opções ou será bastante complicado habitá-la com uma relação dos quartos tão directa com os espaços sociais.

    De facto o nosso estilo de vida passa muito pelas áreas comuns e o uso dos quartos é exclusivamente para dormir, e para já, um dos quartos seria utilizado como escritório.

    Colocado por: Picareta
    Será que são os galinheiros?

    Não foi ideia que tivesse sido posta de parte essa dos galinheiro!! Ahaha, é algo que no local onde residimos temos ;)
    Sempre tivemos animais, mas seria para arrumos/horta vertical.

    Colocado por: C. LoboEntão mas afinal os quartos vão ser assim abertos? Porque é que pensa em fazer assim os quartos? Não vão ser duas paredes que lhe vão levar o dinheiro.

    Como já fiz referencia, depois de aconselhamento não irá ser como está nesse desenho, vão ser mesmo 2 pareces com porta!

    Colocado por: jorgealvessão tudo possibilidades, no entanto e tendo também necessidade de aquecer bastante, eu recomendava uma opção de bomba de calor com piso radiante a fazer aquecimento e arrefecimento, é do melhor que existe e sem quase manutenção alguma com consumos muito mais baixos que as opções que lhe apresentaram.

    A razão por não ter falado do piso radiante foi devido ao facto de o chão escolhido ter 2 folhas de cortiça, e talx fosse isolar muito e não trazer os efeitos desejados

    Colocado por: marco1penso que devia fazer algo assim enquanto é tempo, é que poderá vir a arrepender-se de ter os quartos sem qualquer privacidade.
    Concordam com este comentário:zedasilva,Picareta,box,C. Lobo
      15----.jpg


    De facto não desgosto da disposição apresentada! Em relação à privacidade não temos muito esse problema. Um factor condicionante foi a área de implantação permitida pelo desenho já existente, e houve algumas condicionantes pela câmara, que levaram a fazer a casa um pouco mais estreita que o desejado.
  16.  # 16

    Então acha que devo optar pelo capoto?
    Vi que esse material é um pouco susceptível a quebrar/amolgar ao impacto, é um facto ou já evoluiu de maneira a que seja mais resistente?
  17.  # 17

    Colocado por: jorgealves
    são tudo possibilidades, no entanto e tendo também necessidade de aquecer bastante, eu recomendava uma opção de bomba de calor com piso radiante a fazer aquecimento e arrefecimento, é do melhor que existe e sem quase manutenção alguma com consumos muito mais baixos que as opções que lhe apresentaram.


    Diga-me uma coisa Jorge, vê inconveniente na aplicação do piso radiante num chão deste tipo

    Chão

    Já agora, o piso radiante é uma solução que iria estar ligado 24horas por dia? ou é viável desligar/ligar o sistema para aquecer cerca de 8 horas apenas?
  18.  # 18

    Colocado por: rjmpiresDiga-me uma coisa Jorge, vê inconveniente na aplicação do piso radiante num chão deste tipo

    flutuante com essa base de cortiça é incompatível com PRH, pois é um excelente isolante termico,

    Colocado por: rjmpireso piso radiante é uma solução que iria estar ligado 24horas por dia? ou é viável desligar/ligar o sistema para aquecer cerca de 8 horas apenas?
    depende do sistema e do isolamento termico do imovél,

    mas existem sistemas que na pratica precisam de estar ligados quase em permanência e outros que se ligam somente quando se pretende aquecimento ou arrefecimento.
  19.  # 19

    Colocado por: rjmpiresA razão por não ter falado do piso radiante foi devido ao facto de o chão escolhido ter 2 folhas de cortiça, e talx fosse isolar muito e não trazer os efeitos desejados
    qual a razão para este tipo de pavimento.
  20.  # 20

    Essa moradia estou a imagina-la com tecto em betão aparente, e o pavimento em soalho de madeira maciça nos quartos e em betonilha afagada industrial ou microcimento nos restantes espaços.
    2.80m de altura nos vão exteriores, vai ser algo dispendioso, pois estará limitado a series bastante caras.
    Concordam com este comentário: CMartin, rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
 
0.0233 seg. NEW