Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

    Colocado por: Luis K. W.Entreguei o meu (cá de casa) e de um meu tio no dia 1.
    As notícias (comunicado do MAI, notícia no JN, etc.) diziam que o reembolso seria feito em 25 dias, a começar esta semana.
    Isto é, no meu caso e do meu tio o reembolso devia ser feito hoje (estamos a 26/4)...


    25 dias úteis.
  2.  # 202

  3.  # 203

    Colocado por: marcoaraujo25 dias úteis.
    Se fossem "25 dias úteis", os reembolsos começariam a 9/Maio.
    As autoridades e a imprensa têm andado a noticiar que é ESTA semana que começam os reembolsos.

    Colocado por: tnjpPenso que mais uma semana e começam a cair os valores nas contas.
    Seria simpático.
    É que nunca recebi tanto IRS de volta como vou receber este ano.
    O que parece confirmar o que para aí se diz, que o anterior Governo abusou da antecipação de receitas fiscais (o Estado recebeu em 2015 o que era devido em 2016).
  4.  # 204

    Bem no site das finanças (irs) já passou de certa a Liquidada
    agora euros nem vê-los, e nota de liquidação também ainda não está disponível.
  5.  # 205

    Enviei a minha declaração no dia 31-3-2016 e ainda não recebi qualquer reembolso.
    Tenho conhecimento de pessoas que enviaram no dia 30-3-2016 e receberam na terça-feira.

    No portal das finanças a minha declaração apenas aparece como certa, não tendo ainda a situação de liquidação.
    • FFAD
    • 29 abril 2016

     # 206

    enviei ontem e ainda não recebi...
  6.  # 207

    Tanta gente despachada, dou-vos os parabéns...à boa maneira portuguesa, a minha declaração só seguiu anteontem e foi validada ontem. Agora é esperar... E sim, também vou receber bem mais este ano, o que confirma que andei a emprestar dinheiro ao Estado todo o ano de 2015...
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  7.  # 208

    Eu entreguei o meu no dia 31 de março e ainda nao me aparece sequer alguma coisa nos movimentos financeiros. Seja tem de aparecer o valor a receber no portal das finanças na zona movimentos financeiros. Depois de aparecer la demora mais 5dias para a transacção. Resumindo nunca recebi o IRS tao tarde. E não me venham com historias daquilo que a comunicação diz que é tudo treta para preencher folhas de jornais!
  8.  # 209

    Boas,

    Estava a tentar fazer a simulação de IRS com os rendimentos prediais e as respetivas despesas e verifiquei que o simulador praticamente não entra em conta com a totalidade das despesas (anteriormente nas despesas do quadro 4 e neste ano, descriminada por vários itens no quadro 5).

    Alguém já se deparou com este mesmo problema?

    Obrigado
  9.  # 210

    Colocado por: larkheBem no site das finanças (irs) já passou de certa a Liquidada
    agora euros nem vê-los, e nota de liquidação também ainda não está disponível.

    IDEM, IDEM (a 29/4).

    Colocado por: becasTanta gente despachada, dou-vos os parabéns...
    Como andei a emprestar dinheiro ao Estado, ao menos que ele venha de volta depressinha! E é melhor estar em primeiro na fila, não vá o dinheiro não chegar para tanto reembolso,...

    Colocado por: becas..., também vou receber bem mais este ano, o que confirma que andei a emprestar dinheiro ao Estado todo o ano de 2015...
    Fiz hoje o da minha mãe (pensionista com rendimentos prediais) e ela, que ganha o mesmo há uns 6 ou 7 anos, e tem praticamente o mesmo valor de despesas, também vai receber o maior reembolso que alguma vez teve.
  10.  # 211

    boa, estou a tentar fazer o irs do meus pais, pensionistas com rendimentos de rendas e da este erro "002F : O anexo F não pode ser entregue na primeira fase."

    soluçao? obrigado
  11.  # 212

    Ainda não deve estar disponível para a 2ª fase. Hoje é dia do Trabalhador e o servidor é publico, logo não trabalha. A partir de segunda já deve dar.
  12.  # 213

    Colocado por: rui1234boa, estou a tentar fazer o irs do meus pais, pensionistas com rendimentos de rendas e da este erro "002F : O anexo F não pode ser entregue na primeira fase."

    soluçao? obrigado


    Espreitei o portal das finanças e já está disponível a 2ª fase , sendo estranha a anomalia que aponta. Será que tenha feito a tentativa antes de estar disponível ?

    O anexo F aparece preenchido de forma automática, em consequência dos recibos electrónicos ou da declaração de rendas modelo 44
  13.  # 214

    Colocado por: electraoBoas,

    Estava a tentar fazer a simulação de IRS com os rendimentos prediais e as respetivas despesas e verifiquei que o simulador praticamente não entra em conta com a totalidade das despesas (anteriormente nas despesas do quadro 4 e neste ano, descriminada por vários itens no quadro 5).

    Alguém já se deparou com este mesmo problema?

    Obrigado



    Colocado por: Luis K. W.Fiz hoje o da minha mãe (pensionista com rendimentos prediais) e ela, que ganha o mesmo há uns 6 ou 7 anos, e tem praticamente o mesmo valor de despesas, também vai receber o maior reembolso que alguma vez teve.


    Não teve problema nenhum, isto é, variação nenhuma, com e sem gastos com os rendimentos prediais (condomínio, IMI, etc...)??
  14.  # 215

    Alguém já experimentou preencher o quadro 9 do anexo G (venda de ações) e depois no quadro 15 optar pelo não englobamento? dá erro e diz que devo preencher o campo 01 que é de optar pelo englobamento o que não me convém!

    Simulando sem o anexo G e com o anexo G optando pelo englobamento (só para testar) dá o mesmo valor na simulação. O simulador não está a considerar o anexo G.

    Alguém com o mesmo problema?
  15.  # 216

    Colocado por: electraoNão teve problema nenhum, isto é, variação nenhuma, com e sem gastos com os rendimentos prediais (condomínio, IMI, etc...)??
    Simulei esta tarde (1/Maio), com e sem despesas nos rendimentos prediais, tanto na declaração do meu pai como na da minha mãe, e pareceu-me tudo normal (as variações correspondenderam ao esperado).

    Curiosamente, no caso do meu pai só estavam pré-preenchidos os valores de parte (3) das fracções que ele tem arrendadas. Deviam ser mais (fui eu que preenchi e enviei o mod.44)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  16.  # 217

    Colocado por: Luis K. W.Simulei esta tarde (1/Maio), com e sem despesas nos rendimentos prediais, tanto na declaração do meu pai como na da minha mãe, e pareceu-me tudo normal (as variações correspondenderam ao esperado).


    Afinal está ok. Os gastos com o imóvel aparecem no simulador como despesas específicas.



    Colocado por: Luis K. W.Curiosamente, no caso do meu pai só estavam pré-preenchidos os valores de parte (3) das fracções que ele tem arrendadas. Deviam ser mais (fui eu que preenchi e enviei o mod.44)...

    O valor das rendas que tinha importado do sistema (via recibos eletrónicos) também estava incorreto, também tive de o corrigir.
  17.  # 218

    Colocado por: r_m_f_fAlguém já experimentou preencher o quadro 9 do anexo G (venda de ações) e depois no quadro 15 optar pelo não englobamento? dá erro e diz que devo preencher o campo 01 que é de optar pelo englobamento o que não me convém!

    Simulando sem o anexo G e com o anexo G optando pelo englobamento (só para testar) dá o mesmo valor na simulação. O simulador não está a considerar o anexo G.

    Alguém com o mesmo problema?


    Também tenho o mesmo problema. No meu caso são obrigações vencidas e o sistema obriga-me a optar pelo englobamento. 1º não quero porque a taxa liberatória é mais favorável e segundo porque ao englobar terei de declarar também os juros dos depósitos a prazo e nem tenho noção do que recebi.

    Cá para mim o simulador deve andar marado e anda muita gente contente antes do tempo (inclusive eu!).
  18.  # 219

    Colocado por: I_have_a_dreamenglobar terei de declarar também os juros dos depósitos a prazo e nem tenho noção do que recebi


    Já não é obrigatório o englobamento de todas as categorias, poderá optar por englobar apenas uma delas.
    Concordam com este comentário: electrao
  19.  # 220

    Certo, tem razão. Este ano já não é preciso. Mas como me dava o alerta de que estava a declarar menos do que o que a AT tem lá, deduzi que fosse por causa disso.

    Seja como for, tenho quase a certeza de que o simulador está errado. Por exº no meu caso, se meter o IRS separado do meu cônjuge, aplica-se-me uma taxa superior à que será aplicada se meter em conjunto, no entanto, na simulação dá-me mais a receber na 1ª situação do que na 2ª. O que é contraditório. Já liguei para as finanças que me confirmaram que alguma coisa não estará bem.

    Vou aguardar uns dias a ver se muda alguma coisa, nomeadamente na obrigação de englobar.
 
0.0252 seg. NEW