Colocado por: electraoArtigo sobre casas passivas:
http://www.homegrid.pt/pdfs/04_Revista_CLIMATIZACAO_tema_capa_08set11.pdf
Colocado por: drmjmas ninguem fala da ventilação geotérmica passiva
Colocado por: lfd1 - a elevada condutividade térmica do alumínio, nomeadamente (em W/(m.ºC), quanto menor melhor):
ar 0,025; madeira 0,04 a 0,4;PVC0,19; cimento 0,29; vidro 1,1; betão a 1,7;alumínio (ligas)120 a 180 (não falta a virgula, é mesmo cento e vinte e cento e oitenta). Por algum motivo o dissipador do meu CPU é um bloco em alumínio. Podem por isolante no interior e 3 cortes térmicos mas a própria estrutura servirá de ponte térmica.
Colocado por: lfd2 - Garantia: tenho um colega que está a trocar as janelas de casa e ele tem recebido entre 15 a 20 anos de garantia nas de PVC, mas o melhor que recebeu por alumínio foi 5 anos. Alguém dá 20 anos numa de alumínio?
Colocado por: lfd3 - Preço: esse mesmo colega tem recebidos orçamentos inferiores para PVC do que para alumínio. Acredito que isto tem haver com o facto do PVC poder ser injectado para um molde complexo (por exemplo caixilhos com 5 camaras internas, da mesma maneira que um tijolo tem as aberturas internas), enquanto que o aluminio tem de ser dobrado. Estou a especular, pois não sei como se fabrica uma janela em PVC ou em alumínio.
Colocado por: lfdAlém do facto do preço e da garantia, foi este último ponto que me faz tender para o PVC. Quer dizer, nós em Portugal achamos que o melhor em climatização é o chão radiante e salamandras e ar condicionados, enquanto eles já constroem casas passivas em climas muito mais agrestes. Se eles tendem para o PVC deve ser por algum motivo, certo?