Colocado por: emad
Eu defendo uma corrente de casas mais pequenas, mais confortáveis, mais pessoais e familiares.
Colocado por: emadEncontrei isto mesmo perto de mim.nunca tinha ouvido falar.
http://fabricadascasas.com/sobrenos/
Colocado por: emadSabe porque se constrói desta forma? Medo.
Quem está a construir está a fazer o maior investimento da sua vida e logo não pode arriscar ir por um caminho que não é o seguro.
Agora vamos colocar-nos no lugar do arquitecto. Perante um cliente que não quer correr riscos, vai trabalhar na defensiva, porque o trabalho é pouco e a concorrência é feroz a fazer o que todos fazem. Por medo não deixam a creatividade soltar-se.
Se calhar eu penso assim porque durmo com uma creativa todos os dias e convivo no dia a dia com a capacidade de um criativo.
Colocado por: Castela
Concordo, em parte.
Porque o medo é também e principalmente do cliente. E medo porquê, sobretudo por desconhecimento, por descultura, por imitação, ainda que para haver medo implicasse algum conhecimento, o que nem sempre existe, e já não é medo...
No seu caso Emad, que vai construir, o que pesou para achar que não vai conseguir essa "intemporalidade"? O dinheiro? Podia fazer mais pequeno, sacrifica a intemporalidade por um espaço maior? É perfeitamente natural. Também não tem que ser espectacular, porque poucas dessas se tornam intemporais...
Mas se fala nisto, tem que ser uma coisa com que fique confortável, aqui o confortável em relação à decisão que tomou, ao caminho que seguiu. Não?
Colocado por: emad
Castela, o que eu defendo e que esta arquitectura que o m.arq tem postado e mais intemporal que as normais casas que se tem visto por aqui e inclusive como a minha.
Nao se trata de arquitectura de autor na tentativa de ficar na história da arquitetura.
Apenas acho este tipo de casas mais intemporais, confortaveis e menos "frias" do que a maior parte do que se constroi actualmente.
Se fosse a construir agora nunca tinha comprado um lote com limitaçoes de construção e configuração. Investia num terreno que permitisse liberdade. E liberdade nao e sinónimo de maior, nem de mais caro.
Agora se perguntar a maior parte das pessoas que construiu ou vai construir, dificilmente gostam deste tipo de arquitectura e se gostarem dizem de certeza que nunca construiam assim se pudessem, porque? O medo de ser diferente e de não ter aceitaçao pela maior parte das pessoas. Por difícil que pareça, a maior parte nao gosta de ser conotado como o " patinho feio", porque nem todos tem auto estima suficiente para aguentar o embate das criticas.
Eu vejo isto aqui no fórum.
Concordo que a falta de conhecimento, formação influenciam e de que maneira os nossos gostos. Mas por detras da desculpa estará sempre o medo de arriscar naquilo que nao é o normal aceite e compreendido pela sociedade em geral.
Edit: A intemporalidade que refiro nao e atingir o mesmo que "A casa da cascata".
Colocado por: emadMas eu teria todo o gosto que o m.arq como critico feroz entrasse neste barulho para ouvir a opinião dele.
Colocado por: emadCastela,
Mp
Colocado por: emadMas eu teria todo o gosto que o m.arq como critico feroz entrasse neste barulho para ouvir a opinião dele.