Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: BelhinhoA mesma velocidade que os donos dos fumarentos dizem que fazem 4L/100; média entre 30 e 40km/h.

Num model 3 bem o dobro dessas velocidades...
  2. a minha média dos ultimos 39500km está nos 13.5kWh. Devo ter entre os 40% e os 50% em AE. Confesso que sempre fui um condutor que nunca ultrapassou muito os limites, seja em ICE ou num VE.
    • eu
    • 17 junho 2026
    Agora com o calor, a minha média (kia E-Niro) subiu bastante.

Anda nos 15 kWh em cidade e em AE a 120 Km/h constante atira-se para os 19 kWh.
  3. Jasus.... pé pesado lol
    • eu
    • 17 junho 2026 editado
    Colocado por: mafgodJasus.... pé pesado lol

Nem por isso, o carro é que gasta bastante mais que os Tesla, e o AC tem trabalhado forte e feio (detesto calor).
  4. Hum... Olhe que não. Mas depende do carro. Quando experimentei um Kia EV3 isso era bem verdade; acima de 60-70 ia para consumos francamente maus.
  5. pcspinheiro, conseguiu resolver o problema do mau cheiro inicial do AC no seu TM3?
  6. Colocado por: BelhinhoA mesma velocidade que os donos dos fumarentos dizem que fazem 4L/100; média entre 30 e 40km/h.

O meu fumarento fazia médias destas... 3.6L/100 com média de 97km/h em 266km e deu zero problemas em quase 200k km.
    Os vossos exageros nas criticas aos fumarentos é que muitas vezes acabam por ridicularizar a vocês próprios.
    Concordam com este comentário: pkasa
  7. Colocado por: justme3.6L/100 com média de 97km/h
    Mecanicamente e fisicamente impossível. Esqueça os BCs
  8. Colocado por: lmcaetpcspinheiro, conseguiu resolver o problema do mau cheiro inicial do AC no seu TM3?

Em princípio ficou resolvido... Eles fizeram uma limpeza das condutas e trocaram os filtros, e agora sempre que me lembro desligo o AC e deixo só a ventilar uns minutos antes de chegar a casa, para secar alguma humidade que haja. Está na altura de trocar os filtros e vou ver em que estado estão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  9. Colocado por: BelhinhoMecanicamente e fisicamente impossível. Esqueça os BCs

Eu aferia o consumo nos abastecimentos e dava registo certo, com erro de 0,1L a menos. Ou seja na realidade o consumo é 3.7L
    A não ser que as bombas onde eu abastecia estavam todas viciadas. Adoro as vossas certezas de tudo, lá porque não consegue estes consumos, porque motivo não pode haver quem faça?
    Concordam com este comentário: vmontalvao, jorgemlflorencio, pkasa
  10. Colocado por: justme
    O meu fumarento fazia médias destas... 3.6L/100 com média de 97km/h em 266km e deu zero problemas em quase 200k km.
    Os vossos exageros nas criticas aos fumarentos é que muitas vezes acabam por ridicularizar a vocês próprios.

O vosso problema é que ainda não sairam da carroça chamada diesel e esquecem sempre que a maioria de nós já por lá passou.

Fiquei bem contente por o meu último diese em 2015, ter sido um 6 cilindros. E antes foram muitos, bem poupados de 4 cilindros, não andava era a regar com tretas de 3 ou 4L/100km, porque nem a começar na torre da SE :D
    • eu
    • 17 junho 2026
    Colocado por: justme3.6L/100 com média de 97km/h em 266km

A descer e com vento a favor ? ;)
  11. Colocado por: ALCLCFO vosso problema é que ainda não sairam da carroça chamada diesel e esquecem sempre que a maioria de nós já por lá passou.

Eu tenho VE o diesel é passado, mas nem por isso tenho de criticar, ou fiquei traumatizado, até porque as minhas experiências com o diesel foram praticamente todas boas e também tive vários carros. Talvez o segredo esteja na escolha dos carro, se escolhem errado é problema vosso!

O que não consigo compreender é essas atitudes de... se eu não consigo/conseguia então é porque é impossível.
    Nem todos os carros são iguais e havia/há carros a combustão mais vocacionados para a economia de combustível, sabendo dar-lhes uso para esse fim.
    Se não tinha interesse em economizar combustível, isso já é um outro assunto e opção de cada um.
  12. Colocado por: euA descer e com vento a favor ? ;)

Sim, claro que sim. Foi 266km sempre a descer é tão fácil encontrar uma descida com essa extensão, há por aí tantas.
    Aliás tenho registo de 10k km (viagens acumuladas) com consumo de 3,4L/100 (3,5L real), foram 10k km sempre a descer e com vento a favor ;) estas condições surgem todos os dias, até aborrecem.
    • eu
    • 17 junho 2026
    Colocado por: justmeTalvez o segredo esteja na escolha dos carro, se escolhem errado é problema vosso!

Pelos vistos, nem todos são tão inteligentes como o justme.
  13. O facto é que quem não consiga carregar em casa não ganha nada ( pelo contrário) em comprar v.electrico.
    Concordam com este comentário: pkasa
  14. Não é inteiramente verdade. Carregar num supercharger da Tesla fica MUITO mais barato que qualquer ICE.
    Agora se alguem consegue apenas usar o supercharger é outra conversa.

Colocado por: carlosj39O facto é que quem não consiga carregar em casa não ganha nada ( pelo contrário) em comprar v.electrico.
  15. É uma questão de fazer contas e ter hábitos de vida que permitem o carregamento com tranquilidade.

Já referi algures nesta discussão, no tempo em que se carregava à borla na mobie, eu e vários colegas, colocavamos a carregar os nossos VEs nuns postos de carga próximos enquanto estavamos no trabalho. Obviamente que assim que terminava o carregamento tinhamos de tirar o VE do posto. E isto enquanto na empresa não tivemos um posto de carga, aí e por mais uns anitos, sempre gratuito.

Portanto, apesar de eu poder carregar em casa nesse período, por comodidad€ carregava fora de casa.

E enquanto o Continente teve com o Plug&Charge o carregamento gratuito de 15min, usei-o bastante :-) e uma vez mais por comodida€ e quase nunca por necessidade.

Cada caso é um caso.

O carregar fora de casa tanto pode ser estupidamente caro como nem por isso.
    A minha média é de 12,54kWh/100km, admitamos com perdas de carregamento que seja 15kWh/100km.
    Atualmente temos o myAtlante com 0,49€/kWh ... ora isso dá 7,35€/100km (~4L/100km).
    Se a minha média fosse como alguns dos que tem VE na casa dos 20 e picos... o preço já seria bem superior a 10€/100km, quase ou mais que o preço atualmente nos combsutíveis fósseis... e neste caso, sim, mais vale andar de ICE.
    • eu
    • 17 junho 2026
    Colocado por: mafgodO carregar fora de casa tanto pode ser estupidamente caro como nem por isso.
    A minha média é de 12,54kWh/100km, admitamos com perdas de carregamento que seja 15kWh/100km.
    Atualmente temos o myAtlante com 0,49€/kWh ... ora isso dá 7,35€/100km (~4L/100km).
    Se a minha média fosse como alguns dos que tem VE na casa dos 20 e picos... o preço já seria bem superior a 10€/100km, quase ou mais que o preço atualmente nos combsutíveis fósseis... e neste caso, sim, mais vale andar de ICE.

Para quem pode carregar em casa, comprar um VE é uma decisão racional, fácil de tomar.

Para quem não pode carregar em casa, com esses custos por cada 100 Km, sinceramente acho que mais vale um carro a combustão.

Mas é provável que os preços dos postos rápidos comecem a cair em breve.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iko

3.9614 seg. NEW