Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Malaico_EVAlguém me pode dizer por favor se há perigo em carregar o carro numa tomada normal a 10A (cercade 2KW)?

Tomada convencional, fio de 2.5mm, uso frequente com cargas de várias horas, ao fim de alguns meses, essa tomada vai torrar.
  2. Isso parece de facto marketing ou daqueles coisas que não é o que dizes mas como dizes.

Durante o funcionamento de um ICE o alternador mantém a bateria carregada e assegura o restante funcionamento. Com a bateria carregada, a carga sobre ele, e logo a resistência que coloca ao motor, são muito baixas. Se o alternador estiver em "roda livre", a bateria rapidamente começa a perder carga porque tem que manter o carro todo em funcionamento. Ora, deixar uma bateria descarregar significativamente para depois a ter que carregar quando em desaceleração, parece contraproducente. Esse trabalho de carregar "à borla" acontece em qualquer carro por meio do alternador sempre que o carro puxa o motor, por assim dizer, e não vice-versa. Logo, atal sistema de regeneração (não sendo simplesmente o alternador nas situações que referi 🤣), parece gastar recursos para muito pouco a nada.

Acresce que o fazer consumos inferiores a 4L parece pouco realista a não ser que se trate de um híbrido, e o tal sistema de regeneração para carregar a vulgar bateria de 12v certamente que contribui de modo irrisório para reduzir consumos. Mas quem perceba mais de mecânica ou engenharia, que opine.
  3. Colocado por: euOs ICE tradicional não fazem qualquer gestão do carregamento da bateria de 12V, simplesmente carregam a bateria sempre que ela não está a 100%.

Os alternadores dos ICE enviam sempre 13.5-14V para a bateria, sempre que o motor roda e a correia.

Seja ao relantim, a fundo, com bateria vazia, ou meio cheia ou até estragada. A bateria está sempre a receber carrega do alternador e a alimentar os restantes sistemas eléctricos do carro.
  4. Colocado por: Zé Meirinho
    Tomada convencional, fio de 2.5mm, uso frequente com cargas de várias horas, ao fim de alguns meses, essa tomada vai torrar.

Os meus carregam a 15-16A numa tomada convencional e com fios de 2.5 mm, que ficam no máximo mornos ao toque. Tomada dedicada ligada diretamente ao quadro, mas convencional, classificada para 16A.
  5. Colocado por: Zé MeirinhoTomada convencional, fio de 2.5mm, uso frequente com cargas de várias horas, ao fim de alguns meses, essa tomada vai torrar.

Tive esse setup durante mais de 100.000km e não torrou nada...
    Concordam com este comentário: mafgod, ricardoantunes
  6. Com o risco dos outros estou eu bem. Por experiência, não aconselho.
    Perguntando à AI se há riscos em carregar um VE numa tomada convencional de 10A a resposta foi esta:
    "Sim, há um risco significativo de sobreaquecimento, danos no socket e incêndio (...)" (traduzido)
    • eu
    • 19 setembro 2025 editado
    Colocado por: NostradamusOs alternadores dos ICE enviam sempre 13.5-14V para a bateria, sempre que o motor roda e a correia.

Seja ao relantim, a fundo, com bateria vazia, ou meio cheia ou até estragada. A bateria está sempre a receber carrega do alternador e a alimentar os restantes sistemas eléctricos do carro.

As coisas não são assim tão simplistas.

Uma coisa é a tensão elétrica que o alternador gera, outra bem diferente é a corrente elétrica que é absorvida pela bateria. E essa corrente elétrica varia ao longo do tempo, sendo maior no início das viagens, e quase desprezável depois de estar carregada.

Já agora, com o carro a trabalhar, é o alternador que alimenta os sistemas elétricos, e não a bateria.
  7. E em relação ao bmw efficiency dynamics, esse sistema é igual aos milhentos outros que existem.

Não carrega nenhuma bateria 12V como dito. Aquilo tem uma pequena bateria de litio como os EV, que serve um pequeno motor eléctrico que ajuda o motor a combustão nos regimes de para-arranque, o que faz baixar as emissões em cidade e ciclos urbanos.

Depois carrega esse sistema da mesma maneira que um EV clássico. Travagem etc.

Mas esse sistema não é nada de novo, e esta implementado em qualquer mild-hibrid do mercado. Geralmente são pequenas baterias de por exemplo 1Kwh ou algo assim "irrisório", o suficiente para baixar as emissões sem comprometer o peso do veiculo.

E sim, faz sentido e faz baixar os consumos.

Suzuki https://www.youtube.com/watch?v=a1ctRiDXRF4
    Mazda https://www.youtube.com/watch?v=wnSNQmXGhyE
  8. Este assunto de alternador nos ICEs é um pouco offtopic :-)

Já agora, e colocando um pouco no tópico, nos 100% elétricos, a bateria de apoio é carregada pela bateria de tração ou enquanto está a carregar da tomada.
  9. Colocado por: euJá agora, com o carro a trabalhar, é o alternador que alimenta os sistemas elétricos, e não a bateria.

Não é verdade. A bateria garante a estabilidade de todo o sistema eléctrico. O alternador não tem essa "fiabilidade". Como um deposito de inércia para o aquecimento central.

Tirem a bateria a qualquer carro moderno cheio de electronica, uma vez com ele ligado, e arriscam a perder módulos de segurança como ABS, controlos de tração, estabilidade, radares etc.

E não esquecer que os alternadores gerem 13.7V para carregar baterias de 12V. Não é a função do alternador fornecer 12V aos circuitos.
  10. Colocado por: euJá agora, com o carro a trabalhar, é o alternador que alimenta os sistemas elétricos, e não a bateria.

Há um certo "NIM" nisso.

Em alguns momentos recorre-se à bateria (exemplo: carro ao ralenti).
    A bateria também é um garante de "inércia" de tensão.

Há um par de semanas, ia eu para o trabalho, o carro começou a comportar-se de forma estranha: as coisas elétricas ora funcionavam, ora não funcionavam, o painel parecia uma árvore de Natal com as luzes a acenderem e apagarem indiscriminadamente. À entrada de uma rotunda, o carro morreu.

Avaria? O terminal positivo da bateria foi-se soltado ao longo do tempo, provavelmente devido aos solavancos e ajudado pela massa/vaselina de proteção.

Limpei os terminais com toalhetes de papel e álcool isopropílico, apertei bem e ficou novo.

Retomando o pensamento inicial:
    Falta de lastro da bateria enquanto elemento regulador de tensão -> "Árvore de Natal"
    Alternador insuficiente ao ralenti -> "Morte na rotunda"
    Concordam com este comentário: Nostradamus, eu
  11. Colocado por: mafgodnos 100% elétricos, a bateria de apoio é carregada pela bateria de tração ou enquanto está a carregar da tomada.

A bateria 12V nunca pode estar dependente do carregamento de uma tomada. Se assim fosse, ao fim de 2h de condução arriscava a ficar sem sistemas que operam a 12V, incluindo luzes, piscas, radio, sensores etc.

Se tiver correia auxiliar que alimenta direção assistida, AC, alternador, então está acoplada ao motor e é carregado durante a utilização. Ou então tem um transformador e converte 48V para 12V. Mais depressa fica um EV com 0% na bateria de 48V que 0% na bateria de 12V, por uma questão de segurança.
  12. Colocado por: Nostradamus

A bateria 12V nunca pode estar dependente do carregamento de uma tomada. Se assim fosse, ao fim de 2h de condução arriscava a ficar sem sistemas que operam a 12V, incluindo luzes, piscas, radio, sensores etc.
    Disse que carrega de duas maneiras: via bateria de tração ou enquanto está a carregar.

Colocado por: NostradamusSe tiver correia auxiliar que alimenta direção assistida, AC, alternador, então está acoplada ao motor e é carregado durante a utilização. Ou então tem um transformador e converte 48V para 12V. Mais depressa fica um EV com 0% na bateria de 48V que 0% na bateria de 12V, por uma questão de segurança.
    BEV não tem alternador! 48V ?!?
  13. Colocado por: mafgod48V ?!?

Provavelmente confusão com um mild-hybrid.
  14. Tem razão. 48V é a tensão dos mild hibrid que falei a bocado. Misturou-se tudo no mesmo tópico lol

Em relação a não terem alternador, sinceramente nunca me debrucei sobre a questão do carregamento dos 12V nos EV. Como tem correia auxiliar, podiam muito bem ter alternador para carregar a bateria de 12V.

Que o Tesla usa "transformador" isso sabia, mas pensava que os modelos mais rafeiros usassem alternador na mesma.
    • eu
    • 19 setembro 2025
    Colocado por: NostradamusNão é verdade. A bateria garante a estabilidade de todo o sistema eléctrico. O alternador não tem essa "fiabilidade". Como um deposito de inércia para o aquecimento central.

Claro que é verdade, embora não seja "toda a verdade". De facto, a bateria serve de estabilizador de tensão, absorve picos de consumo e ajuda nos casos em que o alternador não fornece energia suficiente. Mas de uma forma geral, em andamento, é o alternador que alimenta o sistema elétrico do carro e não a bateria.

Colocado por: NostradamusE não esquecer que os alternadores gerem 13.7V para carregar baterias de 12V. Não é a função do alternador fornecer 12V aos circuitos.

Então a sua bateria de 12 V deve ter 4 bornes, 2 para receber energia do alternador e os outros dois para alimentar os sistemas do carro. Só pode...
    • eu
    • 19 setembro 2025
    Colocado por: ClioIIEm alguns momentos recorre-se à bateria (exemplo: carro ao ralenti).

Também depende muito do tipo de alternador e dos consumos ao ralenti.

Há alternadores que fornecem muita energia mesmo ao ralenti.
  15. Colocado por: NostradamusEm relação a não terem alternador, sinceramente nunca me debrucei sobre a questão do carregamento dos 12V nos EV. Como tem correia auxiliar, podiam muito bem ter alternador para carregar a bateria de 12V.
    Tem correia auxiliar?!? Ui que confusão que vai para aí :-)
    • eu
    • 19 setembro 2025
    Colocado por: mafgodTem correia auxiliar?!? Ui que confusão que vai para aí :-)

Deve ser a correia de distribuição. Aquela que controla as válvulas do motor elétrico. ;)
    Concordam com este comentário: mafgod
  16. Lol

Eu as vezes esqueço-me que os carros modernos já tem todos direção assistida eléctrica. Ja não precisam de correia para a bomba hidráulicas.

0.8058 seg. NEW