Iniciar sessão ou registar-se
    • pkasa
    • 3 julho 2026 editado

# 141

Colocado por: pcspinheiroÉ outra opção, sim. Não conheço casas da especialidade Coimbra mas imagino que haverá.

Bom dia
    Tem perto de si em Taveiro a Cinov, por ex

Cabos com as secções pretendidas, não sei se o isolamento cumpre as normas vigentes, nas boas casas de material de soldadura têm cabos de 50; 70 ; 95 e 120 mm².
    Em Coimbra talvez não encontre mas,
    em Aveiro sei de uma que tem todas estas medidas.
  1.  # 142

Desconhecia, obrigado.
  2.  # 143

Colocado por: pkasaem Aveiro sei de uma que tem todas estas medidas.

electrex?
  3.  # 144

Colocado por: m6rkOs 2 cabos que ligam as baterias aos inversores devem ter exatamente o mesmo comprimento.

Se estivermos a falar do positivo e o negativo da bateria ao inversor eles não precisam de ter ser iguais.

Acho que está a confundir com os cabos precisarem de ser exatamente iguais em caso de paralelismo.
    Tem de treinar melhor esse LLM :)
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 145

Isto ficou no fundo da página anterior e pode ter passado despercebido, por isso repito aqui:

OK, ontem estive a furar a parede do sótão, mas não acabei até ao inversor, por isso ainda não sei exactamente a distância. No entanto, suspeito mesmo que preciso de cabos mais longos que os de 1 m que vieram com a bateria… 1 m "esgota-se" num instante.
    Assim, 2 questões definitivas antes de comprar o cabo assim que saiba o comprimento necessário:

- Fusíveis: mesmo com as proteções que vêm na bateria e no inversor, aparentemente é aconselhável colocar um fusível no cabo da bateria:
    - O que comprar?
    - Fusíveis em ambos os cabos ou apenas em um (positivo)?

Quem já tem tudo a funcionar, como instalou?

É daquelas coisas que quero medir 5x e "cortar" 1x :-)
  5.  # 146

Colocado por: Marques1978

só estou a ponderar o peso, mas a ideia de usar uma roldana para chegar ate ao cima casa no sotão, sera o mais indicado

Muita gente compra montada, recebe, desmonta parte das células, transporta a bateria e células e depois monta no local.
    • eu
    • 3 julho 2026 editado

# 147

Colocado por: pcspinheiroQuem já tem tudo a funcionar, como instalou?

Eu não adicionei nenhum fusível, segui as instruções da Deye e confio no fusível interno da bateria.

Mas uma proteção adicional, mal não faz, sem dúvida que é boa ideia. A NKON tem vários fusíveis Victron, por exemplo: https://www.nkon.nl/en/victron-zekering-200a-mega-80v-5-stuks.html

Vou ficar a aguardar as respostas a esta sua questão.
    • eu
    • 3 julho 2026

# 148

Colocado por: callinas
    Muita gente compra montada, recebe, desmonta parte das células, transporta a bateria e células e depois monta no local.

E isso não invalida a garantia?
  6.  # 149

A minha Docan tem autocolantes de garantia, daqueles que, se descolados, se desfazem.
  7.  # 150

Colocado por: ClioII

electrex?

Unisolda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  8.  # 151

Já furei as paredes, passei tudo corrugado e medi: preciso de 2.2m de cabo de 50 mm2! Eu bem que desconfiava que 1 m não ia dar para nada...
  9.  # 152

Colocado por: pcspinheiroJá furei as paredes, passei tudo corrugado e medi: preciso de 2.2m de cabo de 50 mm2! Eu bem que desconfiava que 1 m não ia dar para nada...

Tenha atenção ao aquecimento do cabo. Veja se por causa desse comprimento, não será melhor aumentar a secção do cabo. Peça aconselhamento ao electricista.
    Concordam com este comentário: m6rk
  10.  # 153

Não conto nunca puxar mais de 2-3 kW em contínuo, pelo que 50 mm2 tem muita margem.
  11.  # 154

Colocado por: HFSFSe estivermos a falar do positivo e o negativo da bateria ao inversor eles não precisam de ter ser iguais.
    Acho que está a confundir com os cabos precisarem de ser exatamente iguais em caso de paralelismo.

Tem toda a razão, o raciocínio aplica-se às nossas instalações com vária baterias pylon 5kW em paralelo.

Para baterias simples a preocupação não é tanto com a resistência mas mais com a indutancia: distancia entre o cabo negativo e positivo e o comprimento total dos cabos. Para estas voltagens (aprox. 50V CC) e currentes (100 a 150A) é mais uma peocupação teórica do que prática.

Em todo o caso mantêm-se a recomendação de, à cautela, manter os cabos curtos e torcidos um à volta do outro.

Tem de treinar melhor esse LLM :)

Os LLM uso-os para avaliação das necessidades (análise das curvas de consumos da e-Redes), para simplificar e apresentar diagramas e tabelas e para rever a literatura de suporte ao que é afirmado, nunca fiando...

Tivesse eu aqui usado um LLM e ter-lhe-ia retirado a hipótese do ":)", que aproveito para devolver com amizade.
  12.  # 155

Nunca vi cabos de bateria DC torcidos em volta um do outro, nem consigo ver o porquê... Se fossem cabos de dados ou de voltagens reduzidas, porque não? Mas em cabos grossos que transportam elevadas correntes e podem aquecer, só vejo desvantagens.
    Concordam com este comentário: dom123, eu, jorgealves, hangas, pkasa
  13.  # 156

Bateria no seu local de repouso final !😁 Foram precisos 4 mas a maioria do caminho escadas acima foi presa a uma base de madeira lisa e arrastada por umas cintas (dentro da sua caixa original de transporte). Só do meu andar para o sótão é que foi a peso, escada a escada. Ninguém se magoou, chegou inteira e o trabalho todo só custou um pack de minis 😅.

Falta então o cabo. Ainda vou passar na tal casa em Taveiro e ver se têm, senão encomendo online por uns 85€...
    Concordam com este comentário: fjpinto20
    • m6rk
    • 4 julho 2026 editado

# 157

Colocado por: m6rkPara estas voltagens (aprox. 50V CC) e currentes (100 a 150A)

Leia-se, obviamente, "correntes"
  14.  # 158

Colocado por: pcspinheirocustou um pack de minis

Ficou-lhe barato face às condicionantes - calor e peso. 😆
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
  15.  # 159

Mesmo! Mas, no geral, também sou eu a fazer coisas por eles. Desde reparar eletrodomésticos a "arrombar" portas porque se esqueceram da chave dentro. Por isso, "cá se fazem, cá se pagam" 🤣🤣🤣
  16.  # 160

0.0371 seg. NEW