Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

O que tem de nova? Penso que já tinham esse modelo e, fora a caixa, tem as mesmas specs que a minha. O ecrã e informação gráfica são iguais.
  2.  # 162

Colocado por: pcspinheiroO que tem de nova? Penso que já tinham esse modelo e, fora a caixa, tem as mesmas specs que a minha. O ecrã e informação gráfica são iguais.

pelo menos, eu nunc tinha visto
  3.  # 163

Colocado por: pcspinheiroO que tem de nova? Penso que já tinham esse modelo e, fora a caixa, tem as mesmas specs que a minha. O ecrã e informação gráfica são iguais.

O preço 🤣🤣🤣
  4.  # 164

Ah, sim... Levou com uns 200€ em cima. Tem sido tendência geral.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 6 julho 2026

# 165

Colocado por: pcspinheiroAh, sim... Levou com uns 200€ em cima. Tem sido tendência geral.

Há uma procura desenfreada por baterias deste tipo.
  5.  # 166

Colocado por: pkasa

Bom dia
    Tem perto de si em Taveiro a Cinov, por ex

Cabos com as secções pretendidas, não sei se o isolamento cumpre as normas vigentes, nas boas casas de material de soldadura têm cabos de 50; 70 ; 95 e 120 mm².
    Em Coimbra talvez não encontre mas,
    em Aveiro sei de uma que tem todas estas medidas.

Liguei para a CINOV e quando falei em 50 mm2 foi logo "ui, isso não temos!" Vou comprar online ma loja espanhola recomendada. Espero que não demorem muito...
  6.  # 167

Colocado por: pcspinheiroLiguei para a CINOV e quando falei em 50 mm2 foi logo "ui, isso não temos!" Vou comprar online ma loja espanhola recomendada. Espero que não demorem muito...

E precisa mesmo dos 50mm2?
    Para aquilo que disse que ia ser a potência estimada (3kW), a 50V CC, no papel até um cabo de 16mm2 servia...
    Se calhar até o cabo de 25mm2 na prática cumpria.
  7.  # 168

Pois, tem toda a razão. Mas não facilitando, são mais de 2m, a maioria dos quais está dentro de tubo corrugado. Assim, garantidamente não aquece. Nem perguntei na CINOV, mas provavelmente também não tem de 35 mm2. E assim já fica "future proof" caso algo mude e eu use mais potência ou instale uma segunda bateria. É melhor pagar mais 30€ agora do que ter trabalho e custo de trocar futuramente.
    • HFSF
    • 6 julho 2026 editado

# 169

Colocado por: RuikodePara aquilo que disse que ia ser a potência estimada (3kW), a 50V CC, no papel até um cabo de 16mm2 servia...

Atenção que as baterias baixam a voltagem quando estão perto de 0% e ainda assim conseguem entregar toda a amperagem.
    Uma bateria com 53.6v nominal consegue entregar 150A a 42,4v.

Desde que meta um fusivel adequado até pode usar 1,5 mm2 :)

As minhas estão todas com 75mm2, a diferença para 50 na altura era quase negligenciável (fui eu a cravar)
    os de 50mm2 que tenho do inversor para a bateria ficam bem quentinhos a 5kw
  8.  # 170

Já agora, não sendo relacionado com baterias, alguém usa a porta GEN do Deye como backup load. Ou seja, como saída e não entrada? Isso é possível? Queria instalar um pequeno extrator comandado por termostato na zona onde o coloquei, a tirar ar quente quando necessário. Mas não quero andar a mexer nas ligações grid e load que fiz e que parecem ter ficado tão bem. Preciso de sacar uns 30 W max.
  9.  # 171

Boa tarde a todos,
    Algúem conhece as baterias da Vetra Solar.
    A Empresa é de Leiria, baterias com o nome da empresa, enfim, devem ser chinesas também.
    Algúem tem algum feed back...

Obrigado...
    • size
    • 6 julho 2026 editado

# 172

Colocado por: Manuel BritesBoa tarde a todos,
    Algúem conhece as baterias da Vetra Solar.
    A Empresa é de Leiria, baterias com o nome da empresa, enfim, devem ser chinesas também.
    Algúem tem algum feed back...

Obrigado...

Boa questão
    , também estou deveras interessado em conhecer o feedback da bateria que a Vetra Solar vende.

Esta; https://robinsun.pt/products/marstek-venus-e-3-0

Parece-me uma boa opção para quem tem relevantes excedentes desperdiçados para a rede, mas tenho lido alguns problemas com a instabilidade do seu funcionamento, relacionado com o seu firmware.
  10.  # 173

1300 euros por 5 kW... Mais vale ir atrás de outras coisas de Marca
  11.  # 174

Colocado por: Marques1978https://www.docanpower.com/eu-stock/zz-14kwh-15kwh-16kwh-52v-314ah-complete-pack-eu

uma bateria nova

Não é nova, é precisamente essa que tenho.
    Não fazem é referência concreta à marca das células, quando adquiri há 4 meses ainda dava para escolher entre 2 tipos.

Para saber o preço final tem de perguntar
  12.  # 175

Colocado por: callinas1300 euros por 5 kW... Mais vale ir atrás de outras coisas de Marca

Que outros modelos da marca ?
  13.  # 176

Esse valor dá praticamente para comprar uma bateria de 5 kWh + inversor híbrido. Por um lado, percebo o apelo do "plug an play", mas é preciso ver o custo... Por outro, nem todos sabemos andar a mexer em inversores e cabos. 🤷🏼
  14.  # 177

Referia-me mesmo á marca Vetra, 16.2 Kw pelo preço de 1999€ mais iva.
    Liguei para a casa e dizem que são da marca easyway. Não ouvi falar até agora....
    • eu
    • 6 julho 2026

# 178

Colocado por: sizeQue outros modelos da marca ?

Uma letra faz toda a diferença: ele escreveu de marca, não da marca ;)
    • eu
    • 6 julho 2026

# 179

Colocado por: Manuel BritesReferia-me mesmo á marca Vetra, 16.2 Kw pelo preço de 1999€ mais iva.

Para isso mais vale uma Docan, Felicity ou Deye
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
  15.  # 180

Lembrei-me ontem que o cabo de dados também é curto...

Quem tem uma Docan/Deye, sabe dizer se o cabo é um vulgar RJ45 Cat6 ou, os fios têm uma ordem de cravagem específica?

0.0380 seg. NEW