Iniciar sessão ou registar-se
    • dom123
    • 11 junho 2026 editado

# 41

Para um Victron multiplus-ii de 8000VA qual a bareria de 16Kwh aconselhável?
    • m6rk
    • 12 junho 2026 editado

# 42

Colocado por: dom123Para um Victron multiplus-ii de 8000VA qual a bareria de 16Kwh aconselhável?

Depende do Victron GX que vai utilizar.
    Se for um Cerbo GX e se estiver a pensar em baterias chinesas, deve evitar "assembladores" chineses com um historial de grande variabilidade no hardware, sobretudo o BMS. A Dyness PowerBrick Plus está nas listas de suporte da Victron, mas também tem sofrido problemas na interpretação das informações transmitidas do BMS Dyness para o inversor Victron.

Os inversores Victron Multiplus-II, EasySolar-II GX, tendem (e bem) a confiar detalhadamente na informação que as BMS das baterias lhes transmitem. Infelizmente os "assembladores" chineses são um bocado "trapalhões" neste domínio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
  1.  # 43

Colocado por: m6rkSe for um Cerbo GX

Por acaso deve ser esse mesmo.
    Em relação à bateria ainda não sei qual escolher
  2.  # 44

Colocado por: m6rk
    Depende do Victron GX que vai utilizar.
    Se for um Cerbo GX e se estiver a pensar em baterias chinesas, deve evitar "assembladores" chineses com um historial de grande variabilidade no hardware, sobretudo o BMS. A Dyness PowerBrick Plus está nas listas de suporte da Victron, mas também tem sofrido problemas na interpretação das informações transmitidas do BMS Dyness para o inversor Victron.

Os inversores Victron Multiplus-II, EasySolar-II GX, tendem (e bem) a confiar detalhadamente na informação que as BMS das baterias lhes transmitem. Infelizmente os "assembladores" chineses são um bocado "trapalhões" neste domínio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dom123

Não percebi nada ...

Tenho Victron com duas baterias chinesas, comunicam por can bus, à semelhança da maioria das baterias chinocas.
    Funciona bem com Vénus GX ou Cerbo GX.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
    • hangas
    • 13 junho 2026 editado

# 45

E no limite, nos sistemas victron, nem é necessária comunicação com o BMS da bateria.
    É uma questão de adicionar um smart-shunt para gerir a curva de carga, e deixar o BMS apenas fazer a proteção interna das celulas.
  3.  # 46

Por curiosidade já estive para colocar o smartshunt, mas o sistema até comunica bem com a BMS. Tenho duas baterias, nem sei bem como seria nesse caso .
  4.  # 47

Colocado por: callinasPor curiosidade já estive para colocar o smartshunt, mas o sistema até comunica bem com a BMS. Tenho duas baterias, nem sei bem como seria nesse caso .

O Andy do OffGrid Garage tem um video sobre isso. Um dos casos em que o shunt faz mais sentido (ou mesmo quase requisito) é precisamente quando há baterias com BMS diferentes em paraleo. O Shut passa a ser o BMS de referencia, e os BMS da bateria apenas protejem a própria.

Com um paralelo de baterias compativeis entre si (em master-slave), já não há tanto essa necessidade. Ainda assim o shut tem algumas vantagens (medicação exacta da capacidade e consumo da bateria, previsão de run-time, etc)
    • HFSF
    • 13 junho 2026 editado

# 48

Colocado por: callinasPor curiosidade já estive para colocar o smartshunt, mas o sistema até comunica bem com a BMS. Tenho duas baterias, nem sei bem como seria nesse caso .

Funciona melhor do que com os diferentes BMSs :)

No meu sistema (3 em paralelo) e noutro que montei recentemente, quando não chegam a 100% vários dias os BMSs têm desvios brutais.

O meu sistema victron não tem qualquer comunicação com a bateria
  5.  # 49

Mas do que li o smartshunt também descalibra, tendo que se fazer cargas a 100% , se passar muito tempo sem carregar no limite
    • m6rk
    • 13 junho 2026

# 50

Colocado por: HFSFNo meu sistema (3 em paralelo) e noutro que montei recentemente, quando não chegam a 100% vários dias os BMSs têm desvios brutais.

Caso em que talvez ajude entrar no setup de cada uma das baterias e configurar o "Cell Balancing" do BMS para só se ativar quando: Cell Voltage > 3.40V e Cell Delta > 10mV. O BMS vai ter um comportamento "mais calmo", aquecer muito menos e, após algum tempo, as células passarão a ser balanceadas duma forma muito mais homogénea. O objetivo é procurar pequenos ajustamentos de cada vez e permitir que as células se ajustem lentamente.
    • m6rk
    • 13 junho 2026

# 51

Colocado por: callinasNão percebi nada ...

Ok, uma bateria chinesa que tenha um BMS de um destes modelos:
    * JK BMS (PB2A16S20P)
    * KS 16S ou Daren 16S
    • HFSF
    • 14 junho 2026

# 52

Colocado por: callinasMas do que li o smartshunt também descalibra, tendo que se fazer cargas a 100% , se passar muito tempo sem carregar no limite

Todos descalibram porque é dificil medir com precisão correntes de 1A e de 150A e diferentes tipos de carga.
    O que estou a partilhar é que o shunt é muito mais correcto do que os valores reportados pelo JK BMS, ainda mais quanto os tem em paralelo.

Neste momento tenho a bateria 67% e já tenho desvios de 8% nos 3 BMSs. No inverno 8% é a diferença entre ter de ir à rede ou não.
    • HFSF
    • 14 junho 2026

# 53

Colocado por: m6rk
    Caso em que talvez ajude entrar no setup de cada uma das baterias e configurar o "Cell Balancing" do BMS para só se ativar quando: Cell Voltage > 3.40V e Cell Delta > 10mV. O BMS vai ter um comportamento "mais calmo", aquecer muito menos e, após algum tempo, as células passarão a ser balanceadas duma forma muito mais homogénea. O objetivo é procurar pequenos ajustamentos de cada vez e permitir que as células se ajustem lentamente.

A questão não é o balanceamento das celulas, elas estão muito bem balanceadas.
    Tenho curvas parecidas no topo e no fundo da curva e consigo extrair 100% (até 113%) do anunciado pelo fabricante.

A questão é mesmo a forma como o JK BMS mede o SoC
    • m6rk
    • 15 junho 2026

# 54

Colocado por: HFSFA questão é mesmo a forma como o JK BMS mede o SoC

Estes vídeos sobre os JK BMS são interessantes, por certo já os esteve a estudar, mas aqui ficam para quem tiver interesse em compreender melhor estes BMS:
    * The new JK Inverter-BMS: all settings, features and functions explained, everything you need to know
    * New JK-BMS in parallel
    * JK Inverter BMS 100% Reset and Charging Algorithm explained!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 15 junho 2026 editado

# 55

Qual é o melhor perfil de utilização da bateria?

Estava a pensar configurar a utilização diária entre 10% a 80% com carga a 100% uma vez por mês. Como a bateria é de 16 kWh, 11 kWh úteis devem chegar para aguentar a casa num dia sem radiação solar.

Estou a pensar bem?
    • m6rk
    • 15 junho 2026

# 56

Colocado por: euQual é o melhor perfil de utilização da bateria?

Existe um método exato, quase científico, para o descobrir:
    1. Faça o download do ficheiro .xls referente aos seus consumos no último ano no site da e-Redes e carregue-o no Grok. Veja como aqui:: Projecto de sistema fotovoltaico.
    2. A escolha do Grok é propositada, pois é ele que faz os cálculos e gere a infraestrutura solar da Tesla. Os outros modelos/LLM não são tão bons nesta área do conhecimento. Se tiver ou criar uma conta no Grok, terá os seus dados guardados para mais tarde retomar a optimização da sua instlação.
    3. Forneça a localização exata da sua casa e as marcas, os modelos e as quantidades do seu equipamento (painéis, inversor e bateria) de forma tão detalhada quanto possível. Indique-lhe a orientação e a inclinação dos seus painéis.
    4. Pergunte-lhe, então, como recomenda que seja configurada a bateria no inversor e no BMS/Firmware da bateria por forma a maximizar ...(o que for mais importante maximizar para si). Pergunte-lhe se tem mais sugestões para optimizar o seu sistema.
    5. Experimente durante uns dias as sugestões dadas pelo Grok e depois regresse com os resultados observados, indicando do que gostou, do que não gostou e o que pretende ver melhorado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, WAraujo
    • eu
    • 16 junho 2026 editado

# 57

Descobri que o inversor Deye não tem uma forma de limitar o SoC da bateria a um valor máximo, por exemplo a 80%.

É fácil limitar o valor mínimo, através dos slots horários (Time of use), mas não há uma opção para limitar o valor máximo.

Mas entretanto, após ler sobre o assunto, parece que é má ideia limitar o SoC máximo de baterias LFP; deve ser por isso que não existe essa opção no inversor.

Para já, fica com estas definições: SoC mínimo: 15%, SoC máximo: o BMS que decida...
  6.  # 58

A minha bateria da Docan veio da Alemanha para o Porto em 3 dias, mas está lá a marinar há mais de 1 semana!👿 Estava previsto a entrega ontem e nada. Passei o dia a ligar para a DB Shenker no Porto e nunca ninguém atendeu; à noite tenho uma mensagem do vendedor no Alibaba em como o recipiente não está contactável??? What???
  7.  # 59

Colocado por: euDescobri que o inversor Deye não tem uma forma de limitar o SoC da bateria a um valor máximo, por exemplo a 80%.

É fácil limitar o valor mínimo, através dos slots horários (Time of use), mas não há uma opção para limitar o valor máximo.

Mas entretanto, após ler sobre o assunto, parece que é má ideia limitar o SoC máximo de baterias LFP; deve ser por isso que não existe essa opção no inversor.

Para já, fica com estas definições: SoC mínimo: 15%, SoC máximo: o BMS que decida...

Actualizou só o time of use?

Não teve que meter esses 15% no campo "% Baixo Bateria" ? Foi aqui que o instalador me configurou o minimo de SoC
      Configuração bateria 22.jpg
    • eu
    • 17 junho 2026

# 60

Colocado por: bruno_bfbActualizou só o time of use?

Não, também fiz essa outra configuração geral.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruno_bfb

0.0201 seg. NEW