Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: euDescobri que o inversor Deye não tem uma forma de limitar o SoC da bateria a um valor máximo, por exemplo a 80%.

É fácil limitar o valor mínimo, através dos slots horários (Time of use), mas não há uma opção para limitar o valor máximo.

Mas entretanto, após ler sobre o assunto, parece que é má ideia limitar o SoC máximo de baterias LFP; deve ser por isso que não existe essa opção no inversor.

Para já, fica com estas definições: SoC mínimo: 15%, SoC máximo: o BMS que decida...

Se fosse hoje, voltava a comprar Deye?
  2.  # 62

Colocado por: pcspinheiroA minha bateria da Docan veio da Alemanha para o Porto em 3 dias, mas está lá a marinar há mais de 1 semana!👿 Estava previsto a entrega ontem e nada. Passei o dia a ligar para a DB Shenker no Porto e nunca ninguém atendeu; à noite tenho uma mensagem do vendedor no Alibaba em como o recipiente não está contactável??? What???

Não te preocupes, são as transportadoras, como é muito peso , quem vem não está para isso ou não tem carro com monta cargas e não entregam, inventam desculpa tipo que não atendeste.

Se ligares para a transportadora, ainda te dizem e e tal , não sabíamos se dava para entregar , enfim

Na minha zona a DHL é do piorio.
    • eu
    • 17 junho 2026 editado

# 63

Colocado por: Zé MeirinhoSe fosse hoje, voltava a comprar Deye?

Boa pergunta, mas é difícil de responder.

A bateria (Deye F16 C), não tenho ainda dados que me permitam fazer uma avaliação. A única coisa que posso dizer é que foi fácil de instalar (sem espinhas) e funciona de acordo com o esperado. Pelas minhas primeiras medições, a capacidade parece ser a anunciada. Ela tem bluetooth, dá para ver vários parâmetros, mas não permite configurar nada.

Sobre o inversor tenho sentimentos mistos. Por um lado ele tem imensas possibilidades de configuração, é compatível com tudo e mais alguma coisa, tem um écran muito informativo, e na realidade cumpre os objetivos.

Por outro lado, faz barulhos irritantes (a que acresce a ventilação, que liga de vez em quando), a qualidade de construção é fraca, as ligações elétricas internas parecem-me fracas, e a configuração é confusa. O manual também não é grande coisa.

Se comprava outra vez? Não sei, se calhar optaria por Victron.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  3.  # 64

Colocado por: pcspinheiroA minha bateria da Docan veio da Alemanha para o Porto em 3 dias, mas está lá a marinar há mais de 1 semana!👿 Estava previsto a entrega ontem e nada. Passei o dia a ligar para a DB Shenker no Porto e nunca ninguém atendeu; à noite tenho uma mensagem do vendedor no Alibaba em como o recipiente não está contactável??? What???

Manda-me a nota da encomenda, referência qualquer coisa .
    Acho que tens meu número, acaba em 500 é da rede MEO e tem 3806 no meio
  4.  # 65

Já enviei SMS. Consegue ajudar, é isso?
    Tentar ligar, tentei, o DIA TODO ontem. Nunca atenderam. Hoje idem...
  5.  # 66

No meu caso o tracking demorou um pouco atualizar e até tinha um estado esquisito que dava conta de "dados incorretos". A data de entrega prevista acabou por ser a data de saída do porto, uma sexta feira, e só recebi segunda.

Do que percebi, a DB Schenker deve depender de quem distribua localmente porque nem foram eles que me entregaram. Além da questão do volume que o callinas falou, o meu entregador só se queixava por todos os lados, não se esqueça que apanhou estas semanas de feriados e futebol... Podemos pensar que não mas até isso conta na "sorte" que às vezes temos.
  6.  # 67

Mas o problema é que chegou em 3 dias a Portugal.
    Está a uma semana para ser distribuído, não pode ser.

Para fazer entregas grandes nem todos conseguem, tem de ter camião com plataforma elevatória na traseira e porta paletes. Por aqui a não ser uma Torres Tir ou a Santos e Vale, não há mais nenhuma. Temos sorte que temos algumas lojas de material pesado e a Torrestir passa todos os dias.
  7.  # 68

Os painéis que comprei no Leroy foram entregues pela Santos e Vale e avisaram-me da entrega com antecedência... Como diz o callinas, a bateria chegou da Alemanha ao Porto em 3 dias (são 2000 km!), e agora está lá há 9 dias para fazer os últimos 100 km, sem nenhuma previsão de entrega. Se ao menos atendessem o telefone, mas desde ontem que tento e fico à espera até a máquina desligar, alegando (em inglês) problemas técnicos... Entre os serviços maus, este atinge o nível de excelência.
  8.  # 69

Colocado por: pcspinheiroOs painéis que comprei no Leroy foram entregues pela Santos e Vale e avisaram-me da entrega com antecedência... Como diz o callinas, a bateria chegou da Alemanha ao Porto em 3 dias (são 2000 km!), e agora está lá há 9 dias para fazer os últimos 100 km, sem nenhuma previsão de entrega. Se ao menos atendessem o telefone, mas desde ontem que tento e fico à espera até a máquina desligar, alegando (em inglês) problemas técnicos... Entre os serviços maus, este atinge o nível de excelência.

Compreendo, mas penso que ainda está no período expectável de entrega. A minha foi o oposto, demorou 8 dias a chegar ao porto e depois mais 5 dias a chegar a casa. É uma questão de ir estando a acompanhar e contactar o vendedor, mesmo que não digam muito.

Como o callinas também disse, é preciso transporte apropriado, eles devem estar a ver se conseguem fazer uma carga maior ou algo assim...o gajo que me entregou estava todo chateado porque naquele dia tinha 2 volumes grandes e era em localidades muito distantes, ou seja, perdia o dia a fazer um basicamente
  9.  # 70

Na verdade, estive a ver melhor e a bateria chegou ao Porto no dia 8 e saiu de lá no dia 9. Para onde, não sei... Espero que não esteja abandonada num canto ao sol, a aquecer até 50 graus... Contactar a empresa de transporte é impossível, já desisti.
    • eu
    • 17 junho 2026

# 71

Colocado por: pcspinheiroContactar a empresa de transporte é impossível, já desisti.

Empresas de qualidade !

not
    • m6rk
    • 17 junho 2026

# 72

Colocado por: euDescobri que o inversor Deye não tem uma forma de limitar o SoC da bateria a um valor máximo, por exemplo a 80%.

O Deye tem uma forma de limitar o SoC máximo da bateria (*).

Mas a configuração dessa opção é deliberadamente dificultada porque, em geral, não é uma boa ideia deixar o inversor limitar o SoC máximo das baterias LiFePO4 recentes. Estas usualmente têm BMS competentes, mas este necessitam que as baterias estejam carregadas acima de 95~98% para executarem as tarefas de manutenção da saúde das baterias e recalibragem das células individuais.

(*) Configurar o Deye para limitar o SoC máximo da bateria:
    == Aviso: por norma é uma má ideia tentar limitar o SoC máximo da bateria a partir do inversor. ==

1. No Deye vá ao Menu -> Batery Setup Menu -> no "Batt mode" selecione "Use Batt V" e defina "Batt capacity" 314Ah. Carregue no V para fazer save. O Deye vai deixar de comunicar com o BMS da Bateria e vai ordenar à bateria que use as voltagens definidas pelo utilizador, o que é quase sempre uma má ideia. O BMS interno da bateria continuará a tentar fazer as suas tarefas mas agora, muito limitado pelas ordens do inversor.

2. A specsheet da sua bateria diz:
    * "Capacity 314 Ah",
    * "Operating Voltage 44.8V~57.6V"
    * e, face à capacidade nominal, presume-se que tenha 16 células.

3. Donde 57.6/16=3.6V e é esta a carga máxima de cada célula; compare-a com a tabela que anexo (células LiFePO4)

4. Para limitar o SoC máximo a 80%, sguindo a tabela, temos 3.375Vx16=54V (flutua entre 54.00 e 54.4, média = 54.2V), donde para limitarmos o SoC máxima a 80% podemos usar algo como:
    * Start V = 51V
    * Absorbtion V = 54.2V
    * Float V = 53.6V
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
      cell_volt_vs_soc.png
    • m6rk
    • 17 junho 2026

# 73

Colocado por: euPara já, fica com estas definições: SoC mínimo: 15%, SoC máximo: o BMS que decida...

Tem a certeza de que quer definir um SoC mínimo = 15% ?

Nas baterias LiFePO, quando o SoC está entre os 20% e os 100%, a voltagem de cada célula permanece estável e segura acima de 3.15V.

Quando o SoC está abaixo dos 20%, as células começam a entrar num território em que podem ocorrer alterações perniciosas na composição da célula, que serão irreversíveis se abaixo dos 2.50V/célula, com o consequente encurtamento da vida da bateria.

Bem sei que os fabricantes são otimistas e, como é o caso das baterias Deye, indicam uma "Depth of Discharge" (DoD) de 90%, mas isso é para situações pontuais muito excepcionais (por ex. em caso de apagão grave em que, numa emergência, precise de "espremer" a bateria para obter o último Ampere).

Certamente virá daí o seu "SoC mínimo: 15%" , ou seja, DoD 100-90%=10% e mais um pequeno "coeficiente de ****ço" de 5%.
    Mas não chega. Quer as células individuais, quer a eletrónica que as gere, flutuam e é mais seguro deixar uma margem maior para acomodar essa variabilidade.

Donde, talvez não seja pior, definir um SoC mínimo entre 20 e 25%; vai certamente prolongar a vida das células e da bateria e, em termos práticos, a bateria terá mais ou menos a mesma utilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, bruno_bfb, WAraujo
    • eu
    • 17 junho 2026 editado

# 74

Será mesmo assim? A Deye não diz que o DoD de 90% é para situações pontuais, parece ser um valor recomendado para o dia a dia.

Nos carros elétricos com LFP também não vejo recomendações para estarem sempre acima de 20% e vários utilizadores vão quase até zero, aparentemente sem problemas.

E o BMS não está lá para evitar situações de degradação?

Mas pelo sim, pelo não, já subi o SoC mínimo para 25%. Afinal uma "Depth of Discharge" de 75% chega e sobra para a maior parte dos dias, portanto não vale a pena arriscar.

Uma outra medida que tomei para melhorar a longevidade da bateria foi limitar a corrente de carga a 100 A e de descarga a 120 A, abaixo dos valores nominais da bateria.

Nota: a bateria vem com cabos AWG 1 ;(
    • rfd
    • 18 junho 2026

# 75

DOD por defeito nos solis são 80%, nos deye acho que também. as baterias lfp tem DOD acima de 90%, se acreditarmos nos fabricantes vulgo dyness, no meu caso, felicity, deye, etc etc
    • m6rk
    • 18 junho 2026

# 76

Colocado por: euNos carros elétricos com LFP também não vejo recomendações para estarem sempre acima de 20% e vários utilizadores vão quase até zero, aparentemente sem problemas.

Sim, mas os VE têm, em geral, um suplemento de células que, quando o VE indica um SoC de 5%, muito provavelmente significa que a reserva é de 20 a 25%. O suplemento de células está lá para o BMS ir identificando, excluindo e/ou remapeando células que tenham começado a funcionar fora dos intervalos aceitáveis.

E o BMS não está lá para evitar situações de degradação?

O BMS está lá para gerir da melhor forma possível e otimizar as células que compõem a bateria.

No entanto, se o inversor ordenar "BMS, esquece as tuas cautelas e vai até um SoC de 10% ou 5%", o BMS obedece.
    Pode haver uma situação de catástrofe ou de risco de vida em que o utilizador vá ao inversor e ordene a descarga completa das baterias. O utilizador ponderou as necessidades urgentes contra a perda da bateria e aceitou as consequências. Se as células se degradarem ou ficarem inoperacionais, a responsabilidade é do utilizador que programou o BMS.

Ao contrário das baterias dos VE, as baterias domésticas não têm uma grande reserva.
    Por exemplo, as baterias de 314 Ah, não é raro que por design e processo de fabricação tenham "nascido" como baterias de 280 a 300Ah. Mas, face à maturação dos processos de produção e da avaliação dos históricos de longevidade de cada geração de células, são "puxadas" pelos fabricantes para 314Ah (as mais folgadas e com melhor composição química chegam aos 340Ah). Neste caso, não é possível saber com segurança se, ao reduzirmos o SoC para 10%, não estaremos, na realidade, perante um SoC de 2% ou 5% nos parâmetros originais da bateria.

Talvez seja mais seguro definir o SoC mínimo entre 20 e 25%. Desta forma, prolonga-se a vida das células e da bateria e, em termos práticos, a bateria terá mais ou menos a mesma capacidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  10.  # 77

Colocado por: eu

Empresas de qualidade !

not

E continuam sem entregar, sem atender o telefone... maravilha! A vendedora diz que recebeu uma resposta por email dizendo que entregariam ontem e nada! Inacreditável... Os painéis (6 numa palete dupla, a pesar no total mais de 200 kg) foram entregues por dois marmanjos com um porta-paletes manual; não tinham empilhadora! Por isso, não vejo desculpa possível para este atraso monumental.
    • JAndCC
    • 19 junho 2026 editado

# 78

Pessoal, adjudiquei inversor solax hibrido 7500. Mas agora o instalador falou que existe um novo inversor no mercado da mesma marca de baixa tensão de 6000 que custa o mesmo que o de 7500 (SOLAX POWER X1 7500 HIBRID D G4).
    Com este novo inversor, consegue colocar-se baterias mais baratas da mesma marca. Embora não irei colocar baterias já por falta de t$mpo.
    Alguém dentro do assunto que saiba se isto corresponde à verdade, e se faria uma boa escolha passa do inversor de 7500 para um de 6000 de baixa tensão?

Cumprimentos
    • m6rk
    • 19 junho 2026

# 79

Colocado por: JAndCCPessoal, adjudiquei inversor solax hibrido 7500. Mas agora o instalador falou que existe um novo inversor no mercado

E isso o que tem a ver com o tema deste fórum "Fotovoltaico: Baterias" ?

Tem um forum mais generalista e mais participado em "Painéis fotovoltaicos para auto consumo" onde provavelmente terá maior probabilidade de obter ajudada relacionada com inversores.
    Concordam com este comentário: JAndCC
  11.  # 80

Finalmente!!! Agora preciso de 5 ajudantes para dividir um pack de cervejas 😁😁. Só isso... 🫣
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m6rk
      Compress_20260622_111639_9136.jpg

0.0289 seg. NEW