Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

    Bom dia. As nossas deculpas, o valor que foi colocado inclui canalização, esgotos, electricidade. Verificámos que o pretendido não contempla essas especialidades pelo que o valor é de 24345€ e 26480€.
    As nossas desculpas uma vez mais
    Atentamente
    • jo
    • 25 abril 2008

     # 262

    Colocado por: empatiasSeria interessante que afirmações desse tipo, isto é mais caro ou mais barato, fossem demonstradas com números, para podermos comparar e chegar a alguma conclusão. Não basta afirmá-lo, é preciso demonstrá-lo

    Bom dia a todos. Caro sr. Paulo Correia, a minha afirmação não é gratuita, e reafirmo o que antes escrevi. Em relação a outras empresas a Empatias é muito mais económica. Também já aqui coloquei num post o valor médio de uma casa construída por nós. Os preços variam entre os 500 e os 10000€, depende do que se pretende. Poderei dar como indicativo um dos últimos orçamentos que elaborámos para um cliente: casa com RC 1º piso, terraço e varanda, área total de 191 m2, com isolamento natural em cortiça expandida, vidros duplos nas janelas sistema nórdico(não o nacional) base de assentamento da casa em betão,electricidade,sistema de água e esgotos,cozinha equipada com bancada com tampo em mármore, roupeiros nos quartos, louças Valadares nas casas de banho, montagem e instalação etc...ou seja casa pronta a habitar vulgarmente denominada de "chave na mão". Valor 93500€, ou seja cerca de 490€/m2. No entanto também fornecemos apenas o KIT e a própria pessoa trata do resto, e ai a nossa colaboração resume-se a assessoria técnica para acompanhar a obra.
    Atentamente


    Francamente sr. Empatias isto é demasiado o sr. vende gato por coelho. Para ser honestos é preciso especificar que a área que o sr. declara não é a área útil mas a área bruta.
    Vamos a ver, eu sinto-me no dever moral de contradizer esta declaração, provavelmente o orçamento que o sr. Empatias menciona neste post é um orçamento que eu recebi, à cerca de um mês, mais coisa menos coisa sobre um dos modelos standard da Empatias, modelo JAGDHAUS (visivel no site da empatias), em realidade eu inicialmente estava muito satisfeito com o orçamento, 191m2 por 490 E/m2 e estava para lançar-me nesta aventura, até tinha falado com a minha mulher dizendo que esta era a nossa casa, mas pela pascoa veio o meu filho da Alemanha com a sua mulher que é alemã e começaram-me a lêr a descrição desta casa tudo escrito em estrangeiro e que eu pensava fosse escrito em finlandês e afinal era em alemão, e dizem-me que afinal a casa era muito pequena, mas como? se tem 191 m2 isto até é demasiado para dois velhotes.
    E eles insistem dizendo que a casa nem 100m2 tem.
    Com esta pulga na orelha escrevi de novo ao sr. Empatias para pedir esclarecimento e foi aí que descobri o mistério.
    Em realidade a casa de 191 m2 tem uma área útil de cerca a metade.
    ----------------------------------
    Esta foi a minha pergunta:

    Poderia por favor esclarecer-me a incoerência entre a área declarada e a soma dos ambientes?

    Uma Moradia de R/C e 1º piso com a área total de 191,00 m2 composta por:

    Divisões RC: Casa de banho comum c/ 5 m2, sala c/ 28 m2, cozinha c/ 9
    m2, Quarto c/ 14,08 m2, quarto c/8,7 m2,
    terraço/varanda c/ 20,37 m2
    Divisões 1º: Quarto com sala com 26,87 m2, terraço/varanda com 7,88 m2

    nos meus cálculos isto faz: 119,90 m2 e não 191,00 m2 considerando a varanda de 20,37 porque se a excluímos
    a área útil é de 99,53.

    A resposta do sr. Empatias foi a seguinte:

    Com efeito não existe qualquer incoerência, o que não estão é somadas todas as áreas, ou seja; as dimensões enviadas são as áreas úteis (penso que o sr. Empatias queria dizer áreas brutas) . A denominada área total, inclui telhados e espaços vazios. Assim, a titúlo de exemplo, (este modelo), tem para além das dimensões úteis referidas, mais 49 m2(+ metro,- metro) referentes ao sótão que não é área útil, é zona de cobertura.


    Mas como sr. Empatias o sr. faz-me pagar 49 m2 de area de cobertura como se fosse um salão de baile, coisa que eu nunca poderei utilizar e nem mesmo sei que existe?
    • jo
    • 25 abril 2008

     # 263

    Colocado por: empatiasBom dia. As nossas deculpas, o valor que foi colocado inclui canalização, esgotos, electricidade. Verificámos que o pretendido não contempla essas especialidades pelo que o valor é de 24345€ e 26480€.
    As nossas desculpas uma vez mais
    Atentamente



    Até isto não é muito económico:
    26480/54m2 = 490 E/m2

    Isto é o mesmo preço ao m2 do vosso modelo JAGDHAUS
    Isto é vender garagens ao preço de vivendas.
  2.  # 264

    Bom dia. Após ter lido, com estupefacção o escrito do sr.JO, venho responder, na medida em que ao apelidar-nos de desonestos e de vender gato por lebre, o s.JO deveria, para não faltar à verdade e induzir as pessoas a julgamentos errados, dizer tudo relativamente aos orçamentos.
    Assim passo a descrver toda a situação.
    O sr.JO contactou-me por mail diversas vezes a solicitar um catálogo das nossas casas, tendo depois solicitado orçamentos, fazendo sempre menção a #NÃO QUERO UMA CASA GRANDE, ALGO A RONDAR OS 100 M2#. Denro da gama que temos seleccionámos vários modelos e remetemos orçamentos, e na descrição dos mesmos está bem visível #MORADIA DE RC E 1º PISO COM A ÁREA TOTAL DE#. Onde está o vender gato por lebre?

    Vamos a ver, eu sinto-me no dever moral de contradizer esta declaração, provavelmente o orçamento que o sr. Empatias menciona neste post é um orçamento que eu recebi, à cerca de um mês, mais coisa menos coisa sobre um dos modelos standard da Empatias, modelo JAGDHAUS (visivel no site da empatias), em realidade eu inicialmente estava muito satisfeito com o orçamento, 191m2 por 490 E/m2


    Será sr.JO, que quando compra uma casa, de madeira ou alvenaria, só paga a área habitável/útil?
    Quando solicita um empréstimo bancário para compra de casa o que lhe emprestam é só sobre os quartos,cozinha,casa de banho etc? nem as varandas contam! tenha paciência sr.JO, ao trocar 9 mails e outros uae tantos orçamentos deveria ter um pouco mais de seriedade na abordagem do assunto, não contar a seu bel prazer, mas sim verdade.
    Faz depois mais adiante outra afirmação, e cito:

    Com efeito não existe qualquer incoerência, o que não estão é somadas todas as áreas, ou seja; as dimensões enviadas são as áreas úteis (penso que o sr. Empatias queria dizer áreas brutas) . A denominada área total, inclui telhados e espaços vazios. Assim, a titúlo de exemplo, (este modelo), tem para além das dimensões úteis referidas, mais 49 m2(+ metro,- metro) referentes ao sótão que não é área útil, é zona de cobertura.


    Mais uma vez está ser pouco sério, esta minha resposta ao seu mail, NADA TEM A VER COM A CASA JAGDHAUSE, seja honesto pelo menos, mas sim com o modelo MANSARDENHAUSE, que tem uma área NÃO ÚTIL de mais 49 m2 mas NÃO CONTABILIZADA no orçamento. Não sendo área útil, tem aproveitamento, TAL COMO LHE FOI REFERENCIADO em emails trocados, na medida em que é possível a colocação de armários ao longo e redor de toda a área.
    Não entendo sinceramente como alega e apelida-nos de desonestos, quando nos catálogos estão as àreas das casas, logo é incompreensível este seu ataque.

    Mas como sr. Empatias o sr. faz-me pagar 49 m2 de area de cobertura como se fosse um salão de baile, coisa que eu nunca poderei utilizar e nem mesmo sei que existe?


    De desonestidade o sr. não pode falar, atrás está explicada esta sua afirmação Não sabe e existe? tem as plantas, leia as mesmas cuidadosamente e verificará que essa área está lá.Mas como sr. Empatias o sr. faz-me pagar 49 m2 de area de cobertura como se fosse um salão de baile, coisa que eu nunca poderei utilizar e nem mesmo sei que existe?

    E eles insistem dizendo que a casa nem 100m2 tem.

    Eles são o seu filho e nora suponho, mas de facto a casa não tem 100m2, TEM 119,90 m2. E se retirar a varanda, como o sr.escreve, então a casa fica com menos 20,37m2 no RC e menos 7,88m2 fica com 91,65m2. OK, quer que retiremos estas áreas porque não servem para nada, é isso? por favor, sr.JO, diga-me em que País é que isso já se viu.

    Para terminar, parece-me de muito mau gosto e falta de ética o que escreveu sem fundamentos, mas enfim; ao longo das várias trocas de emails(9)deu para perceber muita coisa acerca do sr.especialmente que pretende, e essa sempre foi a sua intenção, aliás aqui manifestada no fórum; comprar uma casa em alvenaria, está no seu total direito, não pode então é apresentar argumentos falaciosos e insultuosos sem base para tal. O sr. quer uma casa barata se possível até oferecida. Lamentamos, não o podemos fazer. Temos sim a certeza absoluta de que somos uma empresa que pratica preços muito competitivos e atractivos alem de uma alta qualidade nos produtos. Não esqueça de referir que o orçamento apresentado é chave na mão, e o sr. ainda pretendia que lhe fizéssemos os esgotos e os ramais da EDP até à casa.
    Atentamente
    • jo
    • 25 abril 2008

     # 265

    Eu sabia que isto iria enfuriar o sr. Empatias, mas em nome da transparência é bem que se fale,
    os vendedores devem acabar com as meias verdades não está bem dizer que se vende uma casa com 191m2 ao valor de 93500€ (iva excluida, isto também deve ser bem claro), ou seja cerca de 490€/m2.
    Isto dá a impressão que a casa é enorme e que o vendedor está de facto a fazer um grande favor ao pobre comprador porque está a vender a casa por uma bagatela.
    Aqui é preciso especificar muito bem que existe uma área útil e uma área total e que os 490€/m2 são uma média que considera a área total mas que de esta área total se pode utilizar pouco mais do que a metade.
    Todas estas coisas podem ser descontadas para os vendedores mas para os probres seres mortais dos compradores que uma casa a podem comprar se vai bem uma vêz na vida, estas coisas não são tanto descontadas.
    Se eu desejo uma casa de 100m2 o vendedor não supor que para mim deve ser suficiente uma área útil de 50m2.

    Eu suponho que a área útil terá um preço,
    uma varanda terá um preço ao m2 diferente,
    e uma área não utilizável terá também um preço ao m2 diferente.
    Todas estas coisa, senhores vendedores digam-as claramente, porque quando nós as descubrimos sózinhos ficamos muito desiludidos e pensamos que o vendedor está a tentar enfiar-nos o barrete ...
  3.  # 266

    Eu sabia que isto iria enfuriar o sr. Empatias, mas em nome da transparência é bem que se fale,


    Não estou furioso caro sr. apenas desiludido com uma pessoa que nem a verdade aqui consegue expôr. Maior transparência, honestidade e seriedade que aquela que tivemos, temos e continuaremos a ter, não se desvanece por um qualquer comentário torpe e infeliz ou de um qualquer sr. Para o sr. sim ser transparente, coloque aqui no fórum o(s) orçamento(s)que lhe remeti, a bem da verdade e da honestidade. Não queira tomar por tolos aqueles que o não são, e não tente menorizar intelectualmente as pessoas. Coloque aqui os orçamentos, porque o sr.sabe que a verdade é como o azeite e vem sempre ao cimo.
    É ou não verdade que nos orçamentos estão claramente descritas as áreas TOTAIS e ÚTEIS?

    Por outro lado, se o que pretende é comprar uma casa sem telhado, paredes e divisões interiores separadas, sempre podemos fazer um orçamento nessas condições, será para o sr. interessante? e que assim estamos a falar s´da área útil/habitável. O resto epois correrá por conta do sr. ou seja adquirir o telhado e o resto.

    93500€ (iva excluida, isto também deve ser bem claro), ou seja cerca de 490€/m2.


    Mais uma vez, na proposta não está claro que o IVA tem um determinado valor? está ou não claro?
    O IVA é um imposto que todos temos de pagar, sendo dedútivel em determinadas situações. Há pessoas que conseguem a dedução do valor deste imposto, e no final não entra nas contas do custo da casa. Falar do IVA omo um custo a acrescentar ao valor da casa até podemos admitir e na realidade é o que sucede, mas como eferido atrás, não conhecemos todos os clientes, e algumas pessoas podem recuperar grande parte desse imposto. Não fomos nós que inventámos este imposto, na nossa perspectiva é um valor e um imposto que não deveria existir, ou então deveria aproximar-se dos valores do resto da UE no que a casas diz respeito.

    Se eu desejo uma casa de 100m2 o vendedor não supor que para mim deve ser suficiente uma área útil de 50m2.

    Pois foi com base no seu pedido, #QUERER UMA CASA COM 100M2#, supomos que de área útil, apresentámos um orçamento, ou seja exactamente o contrário do que afirma, tanto mais que elaborámos 2 orçamento com 4 modelos diferentes e com áreas diferentes, no sentido de ver se alguma se enquadrava com os seus desejos. Não pode vir aqui fazer as afirmações falsas que faz denegrindo, ou tentando; a imagem de pessoas sérias e honestas. Agradeço desde já que reponha a verdade dos factos.

    Por fim, faz uma afirmação em post anterior, presumindo que o valor de 93500€ será de um orçamento que lhe efectuámos. Lamento desiludir a sua presunção, felizmente temos mais pessoas a solicitar-nos orçamentos, e até nisso somos coerentes, o mesmo valor para a mesma casa. Por acaso este orçamento foi adjudicado pelo cliente e a construção inicia-se dentro de 45 dias.
    Para terminar lanço-lhe de novo o repto, ou repõe a verdade dos factos relativos ao orçamento, ou colocarei aqui os mesmos para que todas as pessoas VISUALIZEM as condições incuídas no mesmo.
    Atentamente
  4.  # 267

    Eu suponho que a área útil terá um preço, uma varanda terá um preço ao m2 diferente, e uma área não utilizável terá também um preço ao m2 diferente.


    Esta teoria é muito interessante. Será que as áreas todas não levam madeira,tratamento,mão de obra,isolamento,etc..?
    Porque carga de água é que os preços dessas áreas deveriam ser diferentes? será queum prato de feijão branco com chocos é mais barato que um prato de feijão frade com chocos? será que a casa de banho de casa, de serviço geral tem de ser mais cara que a casa de banho do quarto que só é utilizada "por 2 pessoas"?
    Realmente sr.JO, não posso perder mais tempo com pessoas a quem apenas interessa a confusão, que nunca teve interesse em comprar uma casa em madeira(são palavras suas aqui no forum) e que nem sérios e honestos são.
    Atentamente
    • jo
    • 26 abril 2008

     # 268

    Devo admitir que o sr. Empatias tem uma grande coragem, ele aqui neste forum se mete em mostra
    põe em jogo a sua reputação como vendedor, tanto pode ganhar muitos compradores para o seu produto como perder completamente a sua cara.
    Por esta razão ele tem todo o direito de ver aqui expostos os factos exactamente como se verificaram,
    ora aqui vai toda a verdade...
    Tudo iniciou com uma minha email pedindo ao sr. Empatias informações sobre as suas casas,
    poucos dias depois recebi por correio um CD com as imagens dos modelos da Empatias, em seguida solicitei um orçamento para o modelo Jagdhaus expecificando que desejava que a casa tivesse aprox. 100m2 de área (uma imagem nitida como o orçamento que me fez pode ser vista no seu site http://www.marcoal.com/empatias/paginas/casas_exemplos.htm)
    Poucos dias depois recebi um orçamento de dois modelos em formato .xls (segue um facsimile do orçamento do modelo Jagdhaus):





































































































































































     ITEM  DESCRIÇÁO QTA V.UNIT
    V.TOTAL
    1

    Paredes em tronco maciço rectangular de pinho da Lapónia com
    máximo de 16% de teor de humidade (tolerância +/- 2%).


    Modelo JAGDHAUS
    Espessura de tronco de 120 x 160 mm


    191 €505,00

    €96.455,00


    Paredes em tronco laminado contracolado rectangular de pinho da
    Lapónia com o   máximo de 16% de teor de humidade (tolerância +/- 2%). 

    Espessura de tronco de 135x185 mm

    191
    €535,00

    Fornecimento, transporte e montagem incluídos, conforme descritivo




    Moradia de R/C  e 1º piso com a área total de 191,00 m2 composta por:
    Estrutura para assentamento da cobertura Pilares em madeira no alpendre
    Vãos exteriores em madeira maciça equipados com vidros duplos e vedantes
    Painéis de ventilação
    Revestimento do pavimento em madeira, excepto cozinha e casa de banho
    Revestimento dos tectos em madeira na parte interior e exterior
    Fornecimento e aplicação de velatura para tratamento de todas as paredes
    Isolamento térmico natural em cortiça expandida a vapor na cobertura e paredes







    Divisões RC: Casa de banho comum c/ 5 m2, sala c/ 28 m2, cozinha c/ 9 m2,
    Quarto c/ 14,08 m2,  quarto c/8,7 m2, terraço/varanda c/ 20,37 m2
    Divisões 1º: Quarto com sala com 26,87 m2, terraço/varanda com 7,88 m2


    Mão de obra e materiais incluídos 






    CONSTRUÇÃO CIVIL



    Lage de betão para assentamento da estrutura da casa




    PAVIMENTOS





    Pavimento interior de casa de banho e cozinha em tijoleira/mosaico até 10 €/ m2


    Pavimentos restantes em madeira, afagamento e envernizamento


    Mão de obra e materiais incluídos






    COBERTURA - TELHADO





    Revestimento da cobertura em telha lusa, isolamento térmico-acústico


    Remates de rufo em tela asfáltica, barreira em tela de protecção anti fogo a M1
    Algerozes de escoamento e recuperação de águas
    Pinturas e envernizamentos
    Mão de obra e materiais incluídos






    EQUIPAMENTO SANITÁRIO





    Equipamento sanitário VALADARES em louça vitrificada incluindo torneiras Incluído






    EQUIPAMENTO FIXO





    Armários e bancada de cozinha com tampos em GRANITO ou ESTREMOZ
    Roupeiros em melamina de madeira de pinho, carvalho ou faia Incluído 






    INSTALAÇÕES ESPECIAIS





    Rede de águas interiores, quentes e frias em tubo WISBROPEX incluindo todos os acessórios
    Rede de esgotos,incluindo acessórios, caixas de ligação em alvenaria Incluído


    NOTA: Toda esta instalação não abrange área exterior da casa






    REDE ELÉCTRICA




    Rede eléctrica interior, incluindo quadros e aparelhagens( apenas na área da casa) Incluido






    NOTA: A quantidade representa a área



    IVA 21%
    1
     €20.256,00
    €20.256,00

    Nota: IVA à taxa de 21%  incluído

    TOTAL
    €116.711,00


    Como se pode bem verificar, neste orçamento não se faz menção ao adjectivo ÚTIL combinado com o substantivo área, nem o sr. Empatias mencionou NUNCA este adjectivo.

    Depois de ter lido este orçamento verifiquei que a casa tinha 191m2 de área e pedi explicações.

    jo: "O modelo Jagdhaus do qual me fez o orçamento tem uma área de 191 m2, se não recordo mal o modelo que vi no CD que me mandou era de 99m2"

    empatias: "A área total é de 191 m2, pois a casa tem 2 pisos. Rés de chão com 99,91 m2 e 1º piso ou sótão com 91,06 m2"

    É preciso dizer que a casa em objecto tem 2 pisos mas o primeiro piso é praticamente feito no tecto, aquilo até é bom se fosse para habitarem os 7 anões mas para uma pessoa de estatura normal não pode habitar lá em cima se quer preservar a integridade da sua cabeça e portanto os 91,06 m2 praticamente são na sua maior parte utilizados para o telhado e o resto para arrumação.

    Em seguida o sr. Empatias mandou-me outros dois orçamentos de duas casas minuscolas e foi aí que eu me apercebi como estavam as coisas.

    Para mais o sr. Empatias escreveu aqui no forum que eu pretendi uma ligação à rede exterior com o mesmo preço, isto deve ser esclarecido.
    Eu nunca pretendi nada do sr. Empatias, um cliente não pretende, se for o caso pode pedir, perguntar, indagar mas nada de pretensões.
    Nos orçamentos que o sr. Empatias me mandou na segunda vez estava de facto escrito que a ligação à rede exterior estava incluida, isto me parecia demasiada generosidade da parte do sr. Empatias e então eu pedi explicação e mais uma vez escrevo as palavras exactas do sr. Empatias:

    jo: "Verifico algumas novidades no orçamento do MansardenHaus.
    nas vozes: INSTALAÇÕES ESPECIAIS e REDE ELECTRICA
    estão incluidas as ligações ao exterior, rede de esgotos, ligação
    electricidade à EDP, etc."

    empatias: "Peço imensa desculpa, são os efeitos da informática com o "copy-paste" a colagem de texto, e por vezes sucedem destas coisas, uma distracção e lá vai um engano. Na verdade estas ligações não estão incluídas, esta colagem era de um orçamento de outro cliente para o qual nós fomos verificar as condições no local, e tal como anteriormente referi; pudemos então sim com dados seguros e objectivos remeter a esse cliente um orçamento completo."

    No entanto este facto me deixou muito perplexo, porque será que os vendedores de casas de madeira mesmo quando vendem com o sistema chave-na-mão raramente fazem as ligações exteriores.
    Será isto por uma questão económica? quanto pode custar um serviço deste tipo? alguém sabe?
    • jo
    • 26 abril 2008

     # 269

    Colocado por: empatiasEsta teoria é muito interessante. Será que as áreas todas não levam madeira,tratamento,mão de obra,isolamento,etc..?
    Porque carga de água é que os preços dessas áreas deveriam ser diferentes? será queum prato de feijão branco com chocos é mais barato que um prato de feijão frade com chocos? será que a casa de banho de casa, de serviço geral tem de ser mais cara que a casa de banho do quarto que só é utilizada "por 2 pessoas"?


    Efectivamente na cabeça do sr. Empatias as áreas teem todas o memo custo.
    Varandas, terraços, sotãos, garagens.
    Ele de facto fez aqui um orçamento para o sr. Nunoa para uma garagem com o mesmo preço da famosa vivenda de 191m2.
  5.  # 270

    Anónimo disse:
    Finalmente um fórum onde se aprende algo, se sabe preços , e se trocam experiências , ao contrário de outro que aparece nos jornais com óbvia tendência comercial.

    Há bastantes anos que penso construir uma casa em madeira , nos moldes que já vi aqui relatados , um terreno acessível e uma casa com 3 B´s, boa bonita e barata.
    Para além do terreno ser já empretada difícil , da casa só se conseguem os 2 primeiros B´s, porque o barato está fora de questão

    Gostava de deixar o meu apreço para o sr. Empatias porque apesar do seu interesse comercial contribuí sobremaneira para o esclarecimento de muitas dúvidas. No entanto para ele , para todas as empresas que comercializam e para o fórum gostava de deixar as minhas premissas.

    - Eu quero uma vivenda, se é alvonaria ou se é casa em madeira é uma questão diferente, porque o que eu quero no final é uma moradia, não uma moradia em madeira ou uma moradia em alvonaria.

    - A opção de construção não se prende por questões técnicas mas sim financeiras

    - Não há nenhum argumento que me convença a construir em madeira senão o do preço

    - Para arriscar uma construção em Madeira ,
    Com poucos anos em portugal
    Vendida em Kits
    Com dificuldade de crédito
    Com menos custos de mão de obra para o construtor
    Possivel dificuldade de revenda
    A CASA TERÁ DE CUSTAR NO MÍNIMO 50% MENOS DE QUE UMA CASA EM ALVONARIA

    Se assim não fôr não há casa para ninguem , mais para mais com o mercado imobiliário em baixa e com casas a serem vendidas ( CASAS IMPLANTADAS ) a preços inferiores aos de que as empresas de casas em madeira comercializam.

    A titulo de exemplo uma moradia nova na Quinta do Conde ás portas de Lisboa com área ÚTIL de 180 m2 custa 175.000 sem chatices, custa menos que o exemplo citado pelo Sr empatias ao qual teriamos de acrescentar o valor do terreno. Ainda por cima , e segundo diz e eu acredito , que é umas das empresas mais baratas do mercado.

    Resumindo e com muita pena, chego á conclusão que o negócio das casas em madeira não é interessante
  6.  # 271

    Citação
    #Gostava de deixar o meu apreço para o sr. Empatias porque apesar do seu interesse comercial contribuí sobremaneira para o esclarecimento de muitas dúvidas#

    Bom dia, os nossos agradecimentos pelo cumprimento. Aceito obviamente as argumentações que escreveu, volto a repetir o que já mencionei neste fórum há algum tempo atrás: A Empatias tem como objectivo normal comercializar casas em madeira, dedica-se a outras áreas de actividade e não depende deste tipo de negócio para se manter em actividade. O nosso interesse em vender casas em madeira não pode, não é, nem nunca será sob o lema de vender e ganhar dinheiro a qualquer custo. Acima de tudo queremos, e devemos prestar esclarecimentos sérios,honestos e válidos para quem vai adquirir uma casa em madeira, independentemente de mais tarde em caso de compra o cliente/interessado, decidir comprar a outra empresa. Sairemos tristes, mas muito felizes em simultâneo por termos podido contribuir numa decisão positiva à madeira, que para nós acima de tudo defensores do ambiente, nos agrada muito.
    Por outro lado, também como referimos em posts anteriores, temos alternativa à madeira de pinho da Lapónia(a melhor para a construção de casas) em madeira de angelim, garapa ou massanraduba(madeiras tropicais)mas desaconselhamos esta solução à partida apesar de ser 30% mais económica, não defende o ambiente(a forma como as árvores são abatidas sem controlo por ex.) menos robusta e com mais problemas de infecção por fungos e térmitas. Esta solução é sempre apresentada ao cliente quando nos solicitado, mas explicamos sempre a situação.

    Citação
    # - Eu quero uma vivenda, se é alvonaria ou se é casa em madeira é uma questão diferente, porque o que eu quero no final é uma moradia, não uma moradia em madeira ou uma moradia em alvonaria.#

    Se na realidade a preocupação ambiental(para nós de longe a maior preocupação), a utilizaçao de 90% de materiais naturais na construção,a economia energética anual, a garantia, a robustez, a rapidez, a valorização a médio prazo destas casas(um estudo de mercado recente aponta para um crescimento nos últimos 5 anos de 12% na compra destas casas, e prevê para os próximos 5 anos um aumento de 20% na procura)etc..então estaremos de acordo, na medida em que na sua opinião a vertente principal é a econóica e financeira, nada mais a dizer.


    Citação
    #Com poucos anos em portugal
    Vendida em Kits
    Com dificuldade de crédito
    Com menos custos de mão de obra para o construtor
    Possivel dificuldade de revenda
    A CASA TERÁ DE CUSTAR NO MÍNIMO 50% MENOS DE QUE UMA CASA EM ALVONARIA#

    Não tem poucos anos em Portugal, existem empresas com mais de 10 anos de actividade nesta área, de todas as formas na nossa opinião é irrelevante, no nosso caso que temos uma parceria com uma empresa Finlandesa com mais de 30 anos de mercado e com construções nos 5 continentes. Não é por acaso que proporcionamos 100 anos de garantia.
    O crédito é cada vez mais fácil de obter (CGD nem coloca entraves nenhuns, e se eles o fazem sem rebuço, é um óptimo incentivo, costumam prever o futuro e esta em tudo o que seja bom negócio), mas há já muitas outras instituições bancárias a fazer créito(BBVA,BARCLAYS,SANTANDER etc)
    As casas em madeira são vendidas ou não em KITS, depende do cliente. Na Empatias temos várias soluções.
    Quanto à revenda deste tipo de casas, podemos dizer que não se realizam regra geral, porquê? pois, a maioria das pessoas proprietárias deste tipo de casa, tem-na por gosto pessoal ,indiscutivelmente, pela qualidade e especialmente porque é uma forma e modo de vida completamente diferente. Assim, raramente estão à venda casas destas usadas, especialmente quando se tem a noção que com a garantia que se obtém, é uma casa para a vida toda.
    Quanto aos custos inferiores, é verdade, mas pensamos que essa é uma vantagem para a construção, e por isso mesmo em grande parte, as casas serem mais económicas. Agora 50% mais baratas, enfim será utópico. A Empatias seguramente é a mais barata do mercado, como anteriormente referimos.

    Citação
    #A titulo de exemplo uma moradia nova na Quinta do Conde ás portas de Lisboa com área ÚTIL de 180 m2 custa 175.000 sem chatices, custa menos que o exemplo citado pelo Sr empatias ao qual teriamos de acrescentar o valor do terreno.#

    Pois, mas um terreno na Qta do Conde com 400m2(+/-) custa entre os 25000 e os 35000€, mais 95000€(+/-) de uma casa em madeira com 120m2 área útil, fica em 125 a 130000€.
    Mas como ex.comparativo de àrea(não é possível fazê-lo por muitas razões já referidas antes) para uma casa de 180m2
    anda pelos 150000€+IVA. Ou seja, menos 15%.
    Atentamente
  7.  # 272

    Sem conhecer as casas que a Empatias comercializa e sem estar a defender um dos lados, comparar casas de madeira com casas de alvenaria, faz, do MEU ponto de vista, muito pouco sentido, dado estarmos a comparar produtos completamente diferente, dada a diferença de conforto e a qualidade de vida que proporcionam.

    O problema é o conservadorismo dos portugueses, que recusam sem avaliar, produtos novas, preferindo a pseudo segurança daquilo que sempre conheceram. Se eu fosse construir a casa onde vou viver, escolheria sempre a qualidade, porque mudar para igual, fico no meu apartamento.

    Cumps

    PS - Onde é que se pode ver as casas da Empatias?
  8.  # 273

    Anónimo disse:
    Agrdeço a resposta , mas permita-me alguns reparos

    quando argumenta preocupações de ordem ecológica , elas deviam ser um acréscimo de qualidade e nunca um argumento de venda que tenha implicações no preço.

    relativamente á venda em kits o que quis dizer é que uma empresa que compra um kit fabricado em série e o monta em portugal ,deve ter um custo inferior á construção habitual.
    A rapidez na execução é tratada da mesma maneira, portanto é mais rápido porque já está pre-feito com menos mão de obra , e nem por isso é mais barato.
    Quanto á revenda , independentemente de não se vender , interessa sempre ao comprador o valor de mercado, sempre

    Em conclusão , o que digo é que os entraves deveriam beneficiar o preço até para cativar o consumidor e promover este tipo de construção, e se é utópico o que digo respondo-lhe que se assim não fõr as casas em madeira serão sempre a cosntrução de um sonho de alguém e nunca uma alternativa , continuarão sempre a perder para a construção em alvonaria , e acrescento que se não fosse utópico provavelmente não precisaria de que a sua empresa tivesse actividades complementares.

    Isto é uma chamada de atenção de um possível comprador não para si directamente mas para todas as empresas de casas em madeira.
    É bom argumentar mas é bom ouvir as razões dos clientes para melhorar o produto e ir de encontro ao que eles querem.

    Quando me responde que pode ser mais barato mas não presta, obrigado mas não ,isso não ajuda nada as casas em madeira, ninguem quer comprar o que não presta, é uma argumentação comercial ,eu perçebo pq também sou , vendo sites para a internet , e o seu também foi barato mas não presta, quando quiser é só dizer.

    Ps: No exemplo não esquecer que a comprar a dita casa não há iva, por isso retire lá os 15% de desconto e acrescente 5% ás suas contas
  9.  # 274

    Anónimo disse:
    Caro Paulo ,

    Não se trata de defender ou atacar , aliás eu tenho , como já referi , grande apreço pelo sr empatias , que penso ser o sr Abrantes , pelo facto de estar aqui a argumentar e a ajudar ao debate, e se os seus argumentos o convencerem ,ainda melhor porque ele merece essa recompensa.
    Aliás até lhe penso pedir um orçamento para algo pequeno, outro tipo de negócio

    Apenas saliento os factos , as razões que me levam a ter esta posição , acabando por ajudá-lo, pois faço parte do mercado alvo dessas empresas
    Quanto ao conservadorismo, no que me diz respeito não tem razão de ser, entenda que quando digo que por ser melhor não tem de necessáriamente ser mais caro ou sequer a preços semelhantes, são produtos diferentes por isso deviam ter preços diferentes, e quem insiste na comparação são as empresas e não os consumidores, insistem quando lhes dá jeito e quando não dá exibem argumentos desse tipo.
    Argumentos de conservadorismo pode aplicá-los também aos carros , Hibridos eléctricos e gpl , e aí o conservadorismo grassa pelo mundo fora
    Entenda que Conservadorismo e Lucidez são 2 coisas distintas
  10.  # 275

    Uma pequena rectificação à área que escrevi em post anterior, a casa para a qual mencionei o valor tem 216,65m2 de área útil. As minhas desculpas pelo facto, mas para um casa com essa área especifica próxima de 180m2, tem 192m2 o valor anda pelos 140000€.

    Citação
    #Ps: No exemplo não esquecer que a comprar a dita casa não há iva, por isso retire lá os 15% de desconto e acrescente 5% ás suas contas#

    Não percebo, não se cobra o IVA? ou já está incluído? também podemos encontrar soluções desse tipo.

    Citação
    #quando argumenta preocupações de ordem ecológica , elas deviam ser um acréscimo de qualidade e nunca um argumento de venda que tenha implicações no preço.#

    Exactamente, o acréscimo de qualidade é inquestionável sobre todos os aspectos, e mesmo assim são mais económicas. Não há comparação possível nestes 2 tipos diferentes de construção. Uma parede em tronco de madeira com 140 mm de espessura, mais 60 mm de isolamento NATURAL, mais 25 mm de revestimento interior, total de 225 mm de espessura, a única forma comparativa em betão será apresentar-nos um orçamento em que as paredes dessa casa tenham pelo menos 520 mm(52 CM) de espessura. Algum construtor o faz? não, se o fizerem e uilizando 90% de materiais naturais, então o ex. de casa que deu vai para dobro do valor, no minímo.

    Citação
    #relativamente á venda em kits o que quis dizer é que uma empresa que compra um kit fabricado em série e o monta em portugal ,deve ter um custo inferior á construção habitual.#

    Atenção, é necessária muita atenção a esta matéria, e anteriormente já aqui escrevi algumas das diferenças existentes, e no eventual "preconceito" Kit. Um Kit só por si não é um motivo para custos inferiores. Existem SEMPRE ajustamentos a realizar no local de implantação da casa, por muitas e variadas razões. Muitas vezes, e há exemplos concretos do que escrevo, o Kit chega, a própria pessoa o pode montar com as indicações da fábrica(a Empatias também pode mandar vir um Kit e o cliente monta-o) mas aparece um contratempo, desnível não previsto numa zona de implantação. Parte das madeiras compondo o Kit poderão ter de ser rectificadas. Não pense nem julgue que pelo facto de se falar em Kit tal possa alguma vez indiciar ter obrigatoriamente custos menores.

    Citação
    #Quanto á revenda , independentemente de não se vender , interessa sempre ao comprador o valor de mercado, sempre

    Seguramente sabe o valor de compra, e sabe também que haverá valorização. Posso dar-lhe um exemplo concreto, na Herdade da Aroeira estão instaladas mais de 30 casas em madeira, de diversas dimensões e variados tipos de madeira. Pois bem, com conhecimento de causa, posso afirmar-lhe que uma dessas casas NÃO estando à venda, foi alvo de uma proposta de 25% acima do valor de compra. E como sabe, e depreendo que seja da margem sul, um terreno na Aroeira com 600m2 custa em média(e quase não há nenhum) 300000€, ou seja 10 vezes mais que na Qta do Conde. Felizmente as casas de madeira começam a ter compradores, o que indicia também alteração nos hábitos e atitudes dos portugueses.

    Citação
    #e acrescento que se não fosse utópico provavelmente não precisaria de que a sua empresa tivesse actividades complementares#

    As casas em madeira nasceu como actividade da empresa quase 3 anos após a constituição da mesma, por gosto, paixão pessoal e a defesa do meio ambiente e de toda uma vida ligada às madeiras, não foi o negócio para o qual a empresa nasceu. Devo até dizer, que as casas de madeira são um empenho pessoal.

    Citação
    #Quando me responde que pode ser mais barato mas não presta, obrigado mas não ,isso não ajuda nada as casas em madeira, ninguem quer comprar o que não presta, é uma argumentação comercial#

    Não digo que não presta, a madeira é sempre madeira. O que escrevi, é que apesar de ter outras madeiras em alternativa, não as aconselhamos por darem alguns problemas ultrapassáveis, mas que obrigam a médio prazo a gastos de manutenção superiores ás casas de madeira de pinho da Lapónia.
    Por outro lado, ao comentar que #Ninguém quer comprar o que não presta#, lamento desiludi-lo e fazê-lo descer à Terra, desde sempre(e tenho provavelmente mais 25 anos que o sr.) que ouvi dizer, e é um ditado popular #o que é barato sai caro# mas a verdade hoje em dia por ex. as pessoas só compram nas lojas dos "chinos" porque é mais barato, mas também não tem qualidade, este é um facto concreto. Com as casas passa-se o mesmo, as pessoas compram muitas vezes casas sem qualidade que ao fim de 1 ano tem muitos problemas, que continuam até aos 5 anos fim da garantia,e continuarão a ter problemas, até que tentam a venda das casas. Logo, na minha opinião não é bem como diz. Aliás, o português é por tradição um "Zé desenrasca" e pior usa "o chico espertismo" como forma de ludibriar o próximo. Infelizmente. E olhe que sei o que digo, exemplos tenho muitos.

    Citação
    #vendo sites para a internet , e o seu também foi barato mas não presta, quando quiser é só dizer.#

    Vê, discordo da sua opinião. O site da Empatias não foi barato, foi de borla. Foi feito por mim, fraco intérpetre da informática e um primo meu associado da Empatias, com mais alguns conhecimentos que eu. O site foi feito com um determinado objectivo inicial, que ainda não caducou, e que serve de momento esses objectivos. Não hesitarei, quando for chegada a hora de renovação, de o contactar.
    Atentamente
  11.  # 276

    PRECISO DE AJUDA, POIS QUANDO A ESMOLA É GRANDE.....

    Eu e o meu marido ja há algum tempo que tentamos encontrar um terreno para construir a nossa casa de sonho. Finalmente encontramos! Mas tanto eu como ele estamos com receio, pois pedem-nos um preço bastante baixo em relação a todos os outros terrenos vistos durante meses. Os terrenos que vimos eram todos com um tamanho nunca inferior a 1000 m2.Os preços variavam entre os 70 mil e os 100 mil euros, em zonas muito menos previligiadas do que a actual zona onde encontramos esta pechincha.
    É uma pechincha, pois tem 4000 m2, com possibilidade de fazer novo levantamento na camâra e ficar com 6000 m2 (não sei o que isto quer dizer...) e pedem-nos 45 mil euros. Não sabemos o que fazer, pois temos receio de "nos atirarmos" de cabeça e depois o negócio sair um fiasco. Os proprietario cederam-nos uns mapas, e uma certidão, e predispuseram-se a conseguir uma licença de construção na parte do terreno que queremos construir. Dizem que se precisarmos, também nos ajudam no sentido de dividir o terreno por duas matrizes (penso que é assim que se diz). No espaço de dois dias já falaram com um engenheiro que tem bastante influencia na Camara e marcaram reunião com ele e gostavam que nós estivessemos presentes. Em relação ao terreno disseram que só podiamos construir em cerca de 10% da àrea total (o que para nós chega perfeitamente).
    Ora bem... posto tudo isto, estamos mesmo sem saber o que fazer... será que alguém pode dar alguma luz?? Será que podemos confiar nos vendedores(particular e nao imobiliaria)?? O que aconselham que façamos para saber se nao há gato escondido com rabo de fora?? Não gostavamos mesmo nada de sermos enganados depois de estarmos tão entusiasmados com o terreno.

    Este fórum é Fantástico! Parabéns e obrigada!
  12.  # 277

    Peço desculpa, mas é a primeira vez nestas andanças de fóruns e acho que não consegui transmitir aquilo que queria....
    Se me puderem ajudar ou dizer-me se viram o que escrevi, agradeço :$
  13.  # 278

    #dado estarmos a comparar produtos completamente diferente, dada a diferença de conforto e a qualidade de vida que proporcionam.#
    Caro sr.Paulo Correia, é exactamente este o búsilis da questão. Estou totalmente de acordo com tudo o que escreveu, e é verdade sim, o português é demasiado conservador, pouco dado ao risco mesmo muito ponderado, e tem uma cultura muito própria que é difícil de alterar, os hábitos estão tão enraizados que até assustam. Dou-lhe aqui um exemplo de uma situação que um amigo meu que trabalha numa empresa de aviação me contou: está a fazer a manutenção a um avião e faltou spray primário para continuar o trabalho. Dirigiu-se à preparação para requisitar esse produto, e segundo ele fez de propósito; estava um chefe directo e um novo director de departamento, um brasileiro. De referir que as pessoas dessa dita secção estão na empresa há 30 e mais anos. A resposta que ouviu foi - não há-
    perguntou: quando vai haver, resposta não sabemos. Virou-se para o chefe e disse: sr.Engº vou para casa porque não tenho material para trabalhar. O quê! questionou o engº, que virando-se para o director brasileiro disse: já viu, por falta deste spray este homem está parado. O brasileiro questionou o responsável da secção ao que este respondeu que já tinham encomendado o produto há 1 semana e não tinha chegado. O brasileiro já em estado de perplexidade completa perguntou:mas então prque não faz uma requisição interna ao armazém da secção Y? resposta: não é possível.
    Ai não retorquiu cada vez mais incrédulo director. - deixa eu ver o computador.- entrou no sistema e fez a requisição, completada com um telefonema.
    Ora, será que a rotina e os hábitos adquiridos(cultura desta empresa há 30 anos atrás)são ou não nefastos em mais de 90% dos casos? com as casas é o mesmo, com uma agravante, o "lobby" do betão e o próprio Governo em nada contribuem para melhorar este estado de coisas.
    As nossas casas podem ser vistas em www.marcoal.com/empatias.
    Podem ainda ser vistas em Sintra, Ericeira, Aroeira,Estrela.
    Atentamente
  14.  # 279

    Sr.JO, é a última resposta que lhe remeto, está a pretender que as pessoas sejam enganadas ou é um teste à capacidade intelectual das pessoas? está a acusar alguém de menoridade intelectual? é que se é assim deve rapidamente resolver o seu problema.

    Citação
    #Como se pode bem verificar, neste orçamento não se faz menção ao adjectivo ÚTIL combinado com o substantivo área, nem o sr. Empatias mencionou NUNCA este adjectivo.#

    Exacto não se fala em ÚTIL, mas dá-se uma descrição dos pisos e das áreas de cada sala/quarto. O que é isto senão ÀREA ÚTIL?
    Divisões RC: Casa de banho comum c/ 5 m2, sala c/ 28 m2, cozinha c/ 9 m2,
    Quarto c/ 14,08 m2, quarto c/8,7 m2, terraço/varanda c/ 20,37 m2
    Divisões 1º: Quarto com sala com 26,87 m2, terraço/varanda com 7,88 m2
    Mão de obra e materiais incluídos

    Está ou não claro no orçamento que a ÁREA TOTAL é de 191 m2? está ou não claro, que todas as dúvidas que colocou lhe foram respondidas correctamente?

    #Moradia de R/C e 1º piso com a área total de 191,00 m2 composta por:#

    Citação
    #É preciso dizer que a casa em objecto tem 2 pisos mas o primeiro piso é praticamente feito no tecto, aquilo até é bom se fosse para habitarem os 7 anões mas para uma pessoa de estatura normal não pode habitar lá em cima se quer preservar a integridade da sua cabeça e portanto os 91,06 m2 praticamente são na sua maior parte utilizados para o telhado e o resto para arrumação.#

    O sr.JO deve ser uma pessoa enorme, mas certamente é pequeno no aspecto de leitura de plantas na medida em que não as sabe ler. A casa em questão tem de altura o RC até ao forro do tecto 255cm, e no 1ºPiso tem 1 quarto e 1 sala com uma área total de 26,87m2 sendo a altura ÚTIL de 210cm em 400 cm de largura, diminuindo à medida que o telhado vai baixando, e a partir dos 400 cm para 150cm, e a partir de mais 120cm para os 100 cm. Tem ainda m balcão/varanda com 7,88m2.
    Como digo no início, não terá mais respostas minhas a qualquer post, e tenha mais cuidado ao ler os orçamentos que recebe, pois quando não se consegue ser Honesto reconhecendo que o que está descrito não oferece razões para dúvidas, ou se está a agir de má fé, ou então pretende mesmo o confronto. Não conte com a Empatias para empolar a sua pouca seriedade e alimentar o seu ego.
    Atentamente
  15.  # 280

    Boa tarde D.Teresa Oliveira, era importante saber onde está o referido terreno, pois como atrás dei um exemplo, os preços podem oscilar e muito(30000 para 300000, entre Qta do Conde e a Herdade da Aroeira), mas também se pode dar o caso de se tratar de partilhas e ser mais barato, mas atenção às partilhas.
    Depois é importante ver junto do registo predial da zona qual a qualificação desse terreno(REN,RAN etc..)junto da Câm.obter informação nos serviços técnicos do urbanismo(pode demorar cerca de 20 dias, depende das Câm)de quais as condições de construção possíveis ou da impossibilidade de construir. No entanto se o vendedor até pretende realizar a reunião com um engº da Câm, aconselhava-a a saber se efectivamente é mesmo funcionário da Câm e depois sim avançar com a reunião.
    Quanto ao se barato, tudo depende como digo no início. No Alentejo consegue-se terrenos com essa área e até mais por valores dessa ordem. Por ex.em Porto Covo conseguem-se terrenos agricolas(também se pode construir,respeitando determinadas regras)e em 10% a área, com 2500m2 por 10.000€
    Atentamente
 
0.0836 seg. NEW