Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 15 abril 2008

     # 221

    Finalmente! Alguém que fala com conhecimento de causa, do nosso lado da barricada! :)

    De onde é que mandou vir? Há site? Só por curiosidade...
    Pagou taxas alfandegárias, não foi? Não encareceu muito valor? E o transporte, mais seguro, deve ter sido pior...
    Foi há muito tempo? Hoje com a desvalorização do dólar, se calhar ainda fica mais barato.
    Qual é a madeira usada (nas vigas, pilares, etc.)?

    Mais difícil, fotos, há? Ou será pedir muito? ;)
  1.  # 222

    Anónimo disse:
    nem me fale no dólar... até dói, só de pensar no que poderia ter poupado..
    o transporte foi num contentor de 12m e ficou em 5500 euros, já com seguro, taxas alfandegárias e transporte até ao local da obra (este custo já o incluí no valor por m2).
    a madeira é cedro vermelho do canadá (é o utilizado normalmente na américa do norte)..Western Red Cedar
    a empresa é Canadiana (Tamlin, mas comprei via empresa nos EUA)... mais barato que directamente a eles, não perguntem porquê..
    o sistema de construção é tipo "woodframe" (http://www.canforcentre.com/system.html)
    um conselho que dou é que antes de se meterem nisto devem conhecer a fundo toda a construção e métodos.. nesse aspecto garanto que conheço melhor que os próprios carpinteiros que construiram a casa, muitas vezes andei a tirar-lhes dúvidas sobre os desenhos de construção, e a indicar como deveriam fazer as coisas. A internet nisto é uma grande e preciosa ajuda, um bom site é http://www.askthebuilder.com
    a casa foi comprada em julho de 2006... e 1/4 do custo do kit foi o IVA (ahhhrrrrggg...só de lembrar) e transporte.
    quanto a fotos, estou a preparar um site sobre a construção (infelizmente ainda vai demorar um pouco), quero detalhar muito bem todo o processo, espero que até ao verão possa estar no ar, quero descrever muito bem o "calvário" e indicar com nome e moradas as pessoas que contratei e que fiquei satisfeito com elas e os que me aldrabaram (coisa mais comum de encontrar na cosntrução em portugal)... deveria haver uma lista negra para não poderem enganar mais pessoas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santos182
  2.  # 223

    Anónimo disse:
    só mais uma pequena grande informação.... quando refiro a calvário e aldrabões... não teve nada a ver com a casa propriamente dita... foram o banco (conseguir o empréstimo.. no final fiquei satisfeito com o Santander), a câmara municipal (buRrocratas) e o PRIMEIRO engenheiro responsável pelo projecto (aldrabão).... mas esta parte acontecia independentemente do tipo de construção, infelizmente ainda não há simplex para a construção, há demasiado dinheiro envolvido para que o estado consiga mexer nesta parte, ainda se tivéssemos um país com uma boa organização e boas casas, mas é cada aberração e mamarracho que se vê por aí que não sei se podia piorar se se desregulamentasse por completo o sector....
    •  
      FD
    • 15 abril 2008

     # 224

    É primeira ou segunda habitação?

    http://www.tamlinhomes.com/ ? Qual foi o modelo?

    Bela aventura... :)
  3.  # 225

    Anónimo disse:
    é esse o site.
    a planta fui eu que a desenhei, houve alguns pequenos ajustes, principlamente para acertar as medidas com as medida padrão de algumas vigas de madeira.
  4.  # 226

    Anónimo disse:
    primeira habitação...não tenho dinheiro para ter uma destas como segunda habitação :)
  5.  # 227

    Gostei da descrição da experiência anterior, sem dúvida que ajuda a clarificar algumas dúvidas.

    Rui
  6.  # 228

    E já agora, se pudesses enviar as fotos para o forum, mesmo antes de as colocares no teu site, era bem bom.

    Rui
  7.  # 229

    Ficamos ansiosos pelo seu site, sem dúvida muito necessário.Quando estiver decidido a avançar com isto vai ser complicado, por um lado porque não percebo patavina em relação a nada e o orçamento não vai permitir deslizes de tempo e muito menos de lidar com o tão honesto mundo da construção em Portugal.
  8.  # 230

    Colocado por: FDÉ primeira ou segunda habitação?

    http://www.tamlinhomes.com/? Qual foi o modelo?

    Bela aventura... :)


    Já se deram conta que um dos modelos apresentados neste site é exactamente igual a um modelo de uma empresa portuguesa (http://lacecal.com.sapo.pt/fotos.htm). O modelo em causa é a de uma casa rectangular com uma piscina enorme à frente.
    Ou seja a empresa Lacecal vende em Portugal os modelos de casas com cedro vermelho do Canada.
  9.  # 231

    Luis duarte, esta da LACEAL é um espanto...
  10.  # 232

    Para a sra Lívia :

    Bom dia !

    Sou empregado duma empresa de construção e venda de casas de madeira em troncos encaixados ( toros de construção redondos e quadrângulos ) produzidas em kits. A bom preço, tecnologias automatizadas, matéria prima e produto acabado de alta qualidade.

    [pub]A empresa chama-se PALMATIN e está sedeada na Estónia, perto da capital Tallinn.

    Temos um bom sítio na Internet : http://www.palmatin.ee onde é possível ver os nossos modelos / projetos típicos já realizados. Dá uma boa ideia daquilo que a gente pode fazer para o cliente.

    Si a senhora nos enviar a descrição em pormenores possivelmente com o desenho mesmo feito à mão do seu projeto, nos teremos o prazer de submeter-lhe a nossa visão (o desenho técnico junto com a calculação das despesas inqueridas ). Não custará nada, nem envolverá nenhumas obrigações.

    Saudações cordiais

    Agente comercial

    Urmas Vedom

    (tel : 372 605 48 95 )
    [email protected][/pub]
  11.  # 233

    Olá
    Adquiri uma casa à Lacecal, ficou pronta o ano passado, estou contente com a casa embora tenha ficado mais cara do que inicialmente pensava. Os valores finais rondam os 800 euros/m2 e deixei de fazer mais contas. Este valor é apenas para a casa, não tem movimentação de terras, licenças, projecto, etc.
    Também não mandava vir portas, nem janelas, nem rodapés, não vale a pena. Apenas o kit básico.
    Foi montada pela charconstrói, fiquei contente, embora acho que são caros comparados com o custo de montagem normal, no total demorou 4 meses (sem contar com as fundações que foram feitas uns meses antes e demoraram 10 dias)
    Da parte da lacecal não tive muito apoio, sobretudo em virtude do proprietário ter ficado bastante doente, infelizmente veio a falecer, mas os filhos continuam com a empresa, que é a única que encontrei com construção canadiana em Portugal, sem dúvida o melhor sistema de casas em madeira.
    Sobre a Camara Municipal, é melhor nem falar... fiquei a entender porque é que muita gente constrói ilegalmente e até já os apoio.
    Cometi alguns erros durante a construção, sobretudo devido à falta de aconselhamento técnico, mas neste momento já estou especialista e ando a corrigi-los. Neste momento é que estou pronto para começar a construir. Mas isso é o que se passa com toda a gente.
    Vou ver se coloco por aqui umas fotos para poderem ver (mas só depois de ter o jardim arranjado).
    É claro que é um tipo de cosntrução que só se enquadra bem em zonas rurais, ou então aldeamentos completos do género. O problema é que quem faz quer logo ganhar a reforma com a venda de meia dúzia de casas, e isso inviabiliza logo os custos.
    A quem estiver a pensar construir, o meu conselho é juntar várias pessoas e tentem fazer uma cooperativa para fazer um aldeamento, com várias casas conseguem um bom preço e pode ser que finalmente se comece a ver este tipo de construção progredir.
    Não é para estar a vender o meu peixe, mas em termos ambientais, é de facto uma construção ecológica, sobretudo por ser um estaleiro limpo, no final pouco ou nada sobra, e o que sobra vai para a lareira :)
    Quanto ao corte de árvores, desde que haja reflorestamento, é um mal menor. Optei pelo sistema canadiano também porque dá garantias, penso que além deste apenas a madeira do norte da europa é que também é reflorestada. Quanto a casas de madeiras exóticas do Brasil, sou totalmente contra porque é um país que não dá garantias dum desenvolvimento sustentado.
    Sobre os defensores das de alvenaria, custumo dar o exemplo daquela paisagem protegida na serra da arrábida, acho que só é protegida para a cimenteira ter hipótese de continuar a abrir a cratera. Somem também o gasóleo queimado nas empresas que fabricam tijolos, a queima do cimento, fundição do ferro, enfim...
    Bem, espero também ter ajudado a esclarecer um pouco e entusiasmar quem queira construir, quanto ao preço, apenas é caro pelo desconhecimento e as poucas empresas que há tentam aproveitar-se disso. Não se deixem enganar pelos termos: "construção inovadora", entre outros, que servem apenas para aumentar o lucro do vendedor, porque esta construção não é inovadora é usada há muitos anos e tem provas dadas. Não sei dizer se é melhor ou pior que uma de alvenaria, neste aspecto é apenas uma questão de gosto.
    Sobre se faria tudo novamente igual, a resposta é não, apenas devido à câmara municipal, optaria por compra uma casa velha (não confundir com ruína, que essas também dão dor de cabeça), mas que já tivesse água, luz, licença de habitabilidade, e faria um projecto de alteração, revestia a casa a pedra e faria dela a garagem, e colocava a casa em madeira ao lado. Agora um projecto de raíz, nunca mais, pelo menos em Portugal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, jfpinheiro, neptunik
  12.  # 234

    Olá a todos,

    Fico contente por numa assentada só aparecerem comentários de dois actuais proprietários de casas de madeira. A experiência adquirida é sem dúvida uma mais valia e é de louvar a participação pois pode ajudar muito quem está agora a pensar construir. Também reparei que este tópico é de longe o que tem mais comentários, o quer dizer que há bastante interesse nas casas pré-fabricadas e em particular nas casas de madeira. Como penso que a informação é útil a todos os interessados no assunto, vou colocar um link para esta discussão num outro forúm de casas de madeira que costumo visitar e participar:
    http://www.casas-de-madeira.eu/

    A listagem fornecida pelo Santos182 vem dar uma preciosa ajuda. Assim de repente acrescento a Modular-system http://www.modular-system.com e creio que há ainda mais algumas referenciadas na listagem do forúm que não aparecem nesta lista.

    Já agora, menciono aqui que foi lançada a ideia de impulsionar a realização de uma feira/salão de casas de madeira. Se houver interesse das empresas construtoras em Portugal pode ser que esse evento se realize. Seria uma boa ideia podermos ter lado a lado no mesmo local várias empresas e podermos comparar sistemas construtivos, preços e soluções apresentadas. Quando houver mais novidades nesse sentido informarei também aqui.

    Cumprimentos,

    jfpinheiro
    •  
      FD
    • 17 abril 2008 editado

     # 235

    Colocado por: jfpinheiro
    A listagem fornecida pelo Santos182 vem dar uma preciosa ajuda. Assim de repente acrescento a Modular-system http://www.modular-system.com e creio que há ainda mais algumas referenciadas na listagem do forúm que não aparecem nesta lista.

    Mas aqui não se fala só de casas de madeira, mas de casas pré-fabricadas, claro que as de madeira assumem um papel de destaque.

    Se reparar bem, já se falou aqui da Modular System, nomeadamente a nível de preços... as casas são interessantes mas o preço m2 é... demasiado elevado.
    •  
      FD
    • 17 abril 2008

     # 236

    Colocado por: nunoaOlá
    Adquiri uma casa à Lacecal, ficou pronta o ano passado, estou contente com a casa embora tenha ficado mais cara do que inicialmente pensava.

    Qual foi a Câmara Municipal? :)

    Primeira ou segunda habitação? O processo todo, desde a ideia até habitar demorou quanto tempo?
  13.  # 237

    Bom dia a todos.
    Muito interessante a experiência pessoal deste senhor (Anónimo),que me merecem alguns comentários e o colocar de algumas perguntas, que se for possível gostaria de ver respondidas.

    1- Fica ao mesmo preço ou mais caro que uma casa de alvenaria.
    Esta sua afirmação deixa-me perplexo, na medida em que por experiência própria e por conhecimentos de causa, concretos e objectivos não é essa a noção que temos. Já efectuamos vários orçamentos de casas em madeira e comparámos com pedidos efectuados a empresas especializadas do sector, com as quais trabalhamos em parceria e regra geral 100% dos casos, a diferença de preços é significativa para menos 25% em média, para as NOSSAS casas, não comento comparativamente às de outras empresas.

    2- Quanto ao tempo de construção, as de alvenaria já se constroem em 6 meses e portanto os 2 meses que a minha demorou não são grande ganho comparados com os 14 meses para a câmara me aprovar o projecto e 4 meses para a licença de habitação. Por ser de madeira tive direito a todas as vistorias, nas de alvenaria as vistorias são por amostragem....
    Os prazos na Câm. seriam os mesmos 14 meses para uma casa de alvenaria, por aí não se pode comparar. Claro que depende das Câm., há casos e Câm, e podemos dar exemplos relevantes(Almada,Seixal,Sintra,Ericeira etc...)

    3- Mandei vir um kit dos EUA. Ficou em 460euros/m2, fora montagem, fundações, telhado, cozinha,wc etc..no final paguei 700 euros/m2.
    Ficou a um preço muito aceitável, e foi feita pelo Senhor. Imagine ser uma empresa a praticar esse preço(nosso caso por.ex.)em que não tem de se preocupar com nada(nem dar marteladas nos dedos). Mas claro, os valores m2 variam, até para baixo em muitos casos.

    4- É confortável, boa insonorização, não tem humidade nenhuma, muito baixo custo de climatização, seja para aquecimento ou arrefecimento, nisso não tem comparação com uma de alvenaria.
    Óptimo, boa publicidade, porque é a realidade.Ora, assim sendo(nisso não tem comparação com uma de alvenaria.)como pode ser feito um comparativo de preço com a alvenaria? a casa que construiu tem que espessura de tronco? 14cm? é que se for 14 cm para comparação com uma de alvenaria a mesma terá de ter uma parede de 60 cm pelo menos, fora o isolamento. É a essa comparação que se refere no ponto 1? óbvio que não, logo não há comparativo possível, pois nenhuma casa em alvenaria tem uma parede com essa espessura, a menos que por exigência do interessado,e aí os preços claro que sobem e muito.

    5- Manutenção exigente, a minha tem 2 anos e este verão já vou ter com que me entreter com um pincél e verniz...
    Aqui parece-me então que existe algo de errado. Terá dado um bom tratamento à madeira no início? é que o cedro vermelho do Canadá ou Japão são excelentes não requerem tempos tão curtos de renovação de envernizamento. Tem alpendres de protecção? regra geral, e com experiência própria, com um bom tratamento e um produto adequado, pelo menos 3/4 anos sem manutenção é o normal. Depois, a exigência que descreve(e não sabemos a área total da casa,se é térrea ou com piso superior)custará cerca de 300€(feita pelo próprio),e não é assim tão difícil de executar.

    Não estou arrependido de ter construído em madeira,
    Parabéns, ainda bem que está satisfeito, pelo que se depreende de todo o seu texto, salvo pequenas divergências de opinião mas no geral penso ser um incentivo a muitas pessoas que ainda duvidam das qualidades d uma construção em madeira.

    mas se fosse hoje não tinha mandado vir o kit, portas e janelas tinha-as comprado cá, o mesmo com os painés de contraplacado e OSB. Mandava mesmo só vir a madeira da estrutura e revestimento, comprada ao m3 e não em kit, penso que poderia poupar uns 30% no custo total.
    Talvez, mas a qualidade das janelas de vidro duplo nacionais(não conheço as americanas, e comparo com as nórdicas)deixam a desejar em termos de isolamento térmico e sonoro. As nacionais são razoáveis(nem vácuo existe entre os vidros na generalidade, por isso mais baratas em alguns casos)

    Resumindo, creio que no geral aquilo que lhe custou a casa por m2, é em média o preço praticado pela nossa empresa, o que lhe pouparia trabalho e ... marteladas nos dedos. Parabéns
    Só para terminar, relembrar as pessoas que uma casa em madeira com piso superior é sempre mais económica que uma de piso térreo os preços aí podem por vezes ficar pelos 600 a 680€/m2). Também dizer que a Empatias fornece Kits sem montagem, com entrega e todos os encargos inerentes à importação por nossa conta. Os preços são variáveis.
    Atentamente
    • casas
    • 19 abril 2008 editado

     # 238

  14.  # 239

    1- Fica ao mesmo preço ou mais caro que uma casa de alvenaria.


    Boa tarde a todos. Coloco esta frase à qual ontem respondi, colocadapor um sr.Anónimo que construiu e importou a sua casa dos EUA para, com dados objectivos reproduzidos neste fórum na categoria #construção de vivendas# em que se encontra uma tabela tipo de orçamentação colocada por um sr.Paulo Correia, orçamentista; em que a questão dos preços por m2 é desmistificada de alguma forma. E estão lá alguns exemplos interessantes, que vêm corroborar o que escrevi aqui ontem, e volto a afirmar peremptoriamente: o m2 de alvenaria, comparativamente com os preços m2 das casas de madeira da Empatias é mais caro. Logo, a regra e ideia que a casa em madeira é mais cara que a alvenarianão é totalmente correcta. Reafirmo, depende das empresas.
    Atentamente
  15.  # 240

    E estão lá alguns exemplos interessantes, que vêm corroborar o que escrevi aqui ontem, e volto a afirmar peremptoriamente: o m2 de alvenaria, comparativamente com os preços m2 das casas de madeira da Empatias é mais caro. Logo, a regra e ideia que a casa em madeira é mais cara que a alvenaria não é totalmente correcta. Reafirmo, depende das empresas.
    Atentamente

    Seria interessante que afirmações desse tipo, isto é mais caro ou mais barato, fossem demonstradas com números, para podermos comparar e chegar a alguma conclusão. Não basta afirmá-lo, é preciso demonstrá-lo

    E para não pensar que estou a favor ou contra, um tipo de construção ou outro, deixe que lhe diga , que sou um apaixonado pela casas pré-fabricadas em madeira, e se algum dia cair na loucura de fazer uma casa, será esse tipo a minha escolha, até porque sei a qualidade final (real) da construção típica em alvenaria

    Cumps
 
0.0817 seg. NEW