Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

como caloira nestes assuntos nao sei onde pesquizar ou a quem me dirigir.Talvez me possam ajudar. Ao pesquizar imagens de casas pre-fabricadas deparei-me com uma imagem fantastica, logo na primeira pagina do google.So que nao consigo ver onde encontrar o fabricante nem pormenores sobre a mesma.Sera que alguem me pode ajudar?
  2.  # 2

3.  # 3

Boa tarde gostaria de saber quanto tempo dura a velatura de uma casa de madeira ,pois há empresas que aconselham de 3 em 3 anos outras mais e quanto pode custar pintar uma casa de 150m2ª,só o material ,li tambem que há quem tenha que pintar todos os anos sera possivel?
    cumprimentos.jp
  4.  # 4

Colocado por: joao pauloBoa tarde gostaria de saber quanto tempo dura a velatura de uma casa de madeira ,pois há empresas que aconselham de 3 em 3 anos outras mais

Boa tarde. A questão que coloca é importante, mas para poder obter uma resposta objectiva quanto aos prazos de intervalo de nova aplicação tem tudo a ver com o produto uilizado, a localização da casa, a protecção por meio de alpendres ou telhados mais baixos etc.... De 3 em 3 anos é a média normal com um produto de qualidade muito boa
    mas pode até ir aos 5 anos com produtos excepcionais(a Empatias utiliza produtos ecológicos e naturais,mais caros mas excelentes, e ainda da Hempel)

e quanto pode custar pintar uma casa de 150m2ª,só o material ,li tambem que há quem tenha que pintar todos os anos sera possivel?
    cumprimentos.jp

Relativamente à pintura, é uma sequência da resposta anterior, e pode custar entre os 100 e os 150€.
    Em termos de velatura/envernizamento o custo do material para essa área(se for material de excelência) pode custar entre os 600 e os 800€. Por experiência adquirida, é preferível o envernizamento(muito mais durável) à pintura. O ter de pintar todos os anos depende de vários factores conjugados, atrás referidos.
    Atentamente
  5.  # 5

BOA NOITE.desde já gostaria e felicitar a particiação do sr.EMPATIAS neste forum,pois demonstra bem a vontade que tem informar esclarecer e ajudar em todas a situações aqui colocadas!
    Quanto a questão da pintura,não era com tinta mas sim com velatura,pois na minha opinião uma casa de madeira é bela com a cor da mesma,mas 600 e os 800€ ainda custa,mas se conserva,em relação ao oleo de linhaça ,que não é muito aconselhavel de utilisar li numa memoria descritiva de uma empresa da especialidade que davam 2 demãos nas paredes interiores ,sera certo ou errado?
    jp
  6.  # 6

Coloquei aqui uma pergunta que penso que foi mal entendida pelo que gostaria de reformular a mesma.
    Gostaria de saber quantos construtores (donos de empresas tal como o Sr. Empatias) é que têm como habitação principal (a deles) uma casa em madeira? é que conheço alguns que fazem casas em madeira e que se fartam de exaltar as qualidades das mesmas, mas quando vamos a ver moram numa de alvenaria... apenas para saber se falam com conhecimento real de causa ou não.

Quanto à outra pergunta que me foi colocada sobre o sistema construtivo Norte-Americano, aqui ficam alguns links com fotos:

http://www.jular.pt/placas_osb.asp
    http://www.bearcreeklumber.com/timberline/2007/may07/may07timb.html
    http://www.canforcentre.com/home.html
    http://www.kbuilders.net/photogallery.asp

Uma coisa muito importante e que infelizmente penso levar a muitas queixas é que tem de ser garantida a estanquecidade da habitação, é muito importante, caso contrário não há isolamento que resista.
    As paredes da minha casa são feitas com postes de 2X4 polegadas a cada 40cm e tem nesta ordem a seguinte constituição de dentro para fora - 2 placas de pladur de 12mm sobrespostas perpendicularmente, barreira de vapor, 10cm de lã de rocha, painel OSB de 20mm barreira exterior de intempérie (TYPAR), pequena caixa de ar com 20mm (apenas para garantir ventilação do forro), forro exterior de 35mm em madeira de cedro vermelho (o forro não é estrutural). Penso que dá uns 20cm de espessura de parede exterior. Todas as vigas são com fixação com ferragens metálicas e painéis OSB estrutural exterior com reforço sísmico. As paredes interiores são constituídas por 2 placas de pladur de cada lado separadas por 10cm de lã de rocha com barreira de vapor de cada lado e com estrutura em postes de 2x4 a cada 40 cm (dá uns 15cm de espessura total). O telhado é telha assente sobre subtelha e ripado da onduline com painél OSB por baixo de tudo a garantir o isolamento do sotão, com 15cm de lã de rocha sobre os tectos também em pladur com barreira de vapor.
    •  
      FD
    • 5 maio 2008

# 7

Colocado por: nunoaColoquei aqui uma pergunta que penso que foi mal entendida pelo que gostaria de reformular a mesma.
    Gostaria de saber quantos construtores (donos de empresas tal como o Sr. Empatias) é que têm como habitação principal (a deles) uma casa em madeira? é que conheço alguns que fazem casas em madeira e que se fartam de exaltar as qualidades das mesmas, mas quando vamos a ver moram numa de alvenaria... apenas para saber se falam com conhecimento real de causa ou não.

Esta obrigou-me a sorrir... :D
  7.  # 8

Colocado por: nunoaColoquei aqui uma pergunta que penso que foi mal entendida pelo que gostaria de reformular a mesma.

Bom dia. Dos casos que conheço o dono da Casema tem uma casa em madeira em Cascais onde vive. Outros haverá, não andamos atrás para saber quais.
    No caso concreto da Empatias, não vivemos ainda numa mas vamos viver, a questão impeditiva neste momento prende-se com terrenos. Estão caros e apenas nos interessa na zona onde nos encontramos. Como a Empatias é uma pequena empresa com apenas 3 anos de vida, temos prioridades, e não passam seguramente pelo enriquecimento a curto ou médio prazo (talvez nem a longo) pretendemos sentirmo-nos bem connosco e ajudar, esclarecendo; as pessoas que se interessam por adquirir uma casa em madeira, independentemente de a comprarem ou não à Empatias.
    Mas no próximo ano, se Deus quizer; talvez consigamos a compra do tal terreno para construir a casa para viver, com escritório e loja para atendimento público, porque isto de andarmos a pagar renda de loja e de um apartamento sai caro, e assim juntaremos o útil ao agradável.
    Atentamente
  8.  # 9

Quanto a questão da pintura,não era com tinta mas sim com velatura,pois na minha opinião uma casa de madeira é bela com a cor da mesma,mas 600 e os 800€ ainda custa,mas se conserva,em relação ao oleo de linhaça ,que não é muito aconselhavel de utilisar li numa memoria descritiva de uma empresa da especialidade que davam 2 demãos nas paredes interiores ,sera certo ou errado?
    jp

João paulo, não uses velatura, opta por um óleo que é mais resistente às condições climatéricas. Opta pelos óleos naturais da Biofa . Usa um óleo composto por óleos naturais combinados e com outros ingredientes naturais. Um dos óleos é o óleo de linhaça, mas combinado com outros óleos e produtos naturais. A cor mantem-se e dá vida à madeira por uns anos. É fácil de pintar e mais tarde a manutenção é fácil. Qualquer um sabe pintar. O óleo nunca vai estalar e ficar seco. Na manutenção ao fim de uns anos é pintar em cima do óleo mais antigo sem nenhuma outra operação. Os produtos da Hempel não são naturais e tem químicos , embora respeitem a norma europeias dos COV.
    Os óleos da Biofa para a sua área ficam por menos de 600 euros comparando com a área que eu pintei de madeiras na parede e deck.
    www.biofa.de e www.biofa.pt

Rui
  9.  # 10

A minha casa levou Cetol 1 da Sikkens (www.sikkens.pt). Está muito boa, penso que devo gastar uns 150 euros de material para dar nova velatura. O que interessa é que as velaturas sejam sempre de base aquosa para não estalar nem impermiabilizar a madeira. O Cetol repele a água e ao mesmo tempo deixa respirar a madeira, pelo que considero uma boa solução. Agora vernizes é que não aconselho, sobretudo devido à necessidade de lixar antes de dar outra camada, exige uma preparação muito grande. O Cetol apenas necessita de uma lavagem (com água sem ser à pressão) da madeira antes da aplicação. Visto a minha casa ser térrea penso que devo 1 fim de semana de 2 em 2 anos deve ser suficiente para manutenção. O grande custo nas manutenções de casas de madeira é se for mais de um piso e necessitar de andaimes, o custo destes é alto e se os tivermos de colocar de 2 em 2 anos ou 3 em 3 é muito elevado comparado com uma de alvenaria.
  10.  # 11

Colocado por: nunoaA minha casa levou Cetol 1 da Sikkens (www.sikkens.pt). Está muito boa, penso que devo gastar uns 150 euros de material para dar nova velatura. O que interessa é que as velaturas sejam sempre de base aquosa para não estalar nem impermiabilizar a madeira.

Bom dia. Os produtos da Sikkens, especialmente o Cetol tem um componente quimico altamente perigoso, Titâneo, tornando-se radioactivo quando combinado com outros produtos.
    Atentamente
  11.  # 12

João paulo, não uses velatura, opta por um óleo que é mais resistente às condições climatéricas. Opta pelos óleos naturais da Biofa . Usa um óleo composto por óleos naturais combinados e com outros ingredientes naturais. Um dos óleos é o óleo de linhaça, mas combinado com outros óleos e produtos naturais.

Bom dia. Atenção ao uso do óleo de linhaça, ainda que combinado pode dar maus resultados(tivemos essa experiência numa manutenção que realizamos numa casa em madeira de Garapa vendida por outra empresa).O óleo de linhaça é absorvido pela madeira(não por todas as qualidades) e penetra em profundidade, tornando a madeira mais escura a médio prazo. Mas é uma boa solução.

O óleo nunca vai estalar e ficar seco. Na manutenção ao fim de uns anos é pintar em cima do óleo mais antigo sem nenhuma outra operação.

Estalar não, mas vai originar um escurecimento da madeira que para muitas pessoas não é agradável, especialmente se tinham uma madeira de cor clara(caso da Garapa)e ficam com uma tonalidade avermelhada e indo até ao negro. Não sei como colocar aqui imagens pois tenho muitas fotos da casa atrás referida que são na verdade assustadoras, se puderem dar uma dica de como aqui as colocar, ou então visitem o site www.casas-de-madeira.eu

Os produtos da Hempel não são naturais e tem químicos , embora respeitem a norma europeias dos COV.

É verdade, mas são excelentes, disso não haja dúvidas

Os óleos da Biofa para a sua área ficam por menos de 600 euros comparando com a área que eu pintei de madeiras na parede e deck.
    www.biofa.de e www.biofa.pt

Os produto da Biofa são excelentes, e tem igualmente da ilcollori della terra, um site que também já aqui coloquei m tempos. Quanto aos custos são altos, mas é do melhor que existe. Alem disso, 600 a 800€ de 3 em 3 anos, não é nada, são 200€ por ano.
    Atentamente
  12.  # 13

D.Teresa Oliveira, já lhe coloquei os contactos pretendidos(sussurados), quando quizer estamos ao dispôr
    Atentamente
  13.  # 14

Colocado por: empatias
    Colocado por: nunoaA minha casa levou Cetol 1 da Sikkens (www.sikkens.pt). Está muito boa, penso que devo gastar uns 150 euros de material para dar nova velatura. O que interessa é que as velaturas sejam sempre de base aquosa para não estalar nem impermiabilizar a madeira.

Bom dia. Os produtos da Sikkens, especialmente o Cetol tem um componente quimico altamente perigoso, Titâneo, tornando-se radioactivo quando combinado com outros produtos.
    Atentamente

Titânio radioactivo??? trabalho com titânio diariamente e garanto-lhe que não é radioactivo.

Quanto a misturar vernizes, tintas ou outros produtos químicos, isso já é diferente, nunca se deve fazer. Os componentes podem não ser compatíveis e gerar um terceiro composto esse sim perigoso, mas isso aplica-se a todos os químicos. Mesmo se a base anterior já está seca isso pode acontecer. É por isso que se deve aplicar sempre que possível os mesmo produtos originais. Além do mais todos os produtos odedecem a padrões de segurança, pelo que desde que se sigam as instruções de utilização dos mesmos não há problemas.
  14.  # 15

Titânio radioactivo??? trabalho com titânio diariamente e garanto-lhe que não é radioactivo.

Bom dia.Sou leigo nessa matéria, apenas fiz um comentário por ter lido em vários locais que o mesmo quando combinado com alguns elementos torna-se radioactivo(Wikpédia,Nauitilus etc). Desculpe a minha ignorância.
    Atentamente
  15.  # 16

Boa tarde

O que interessa é que as velaturas sejam sempre de base aquosa para não estalar nem impermiabilizar a madeira.

Nem sempre é verdade. O facto de ser à base de água, nem sempre permite que as superfícies respirem. Depende dos componentes que estão nessa base. O mesmo se aplica ao estalar. Depende dos constituíntes dessa mesma base.

Quanto a misturar vernizes, tintas ou outros produtos químicos, isso já é diferente, nunca se deve fazer. Os componentes podem não ser compatíveis e gerar um terceiro composto esse sim perigoso, mas isso aplica-se a todos os químicos. Mesmo se a base anterior já está seca isso pode acontecer. É por isso que se deve aplicar sempre que possível os mesmo produtos originais. Além do mais todos os produtos odedecem a padrões de segurança, pelo que desde que se sigam as instruções de utilização dos mesmos não há problemas.

As misturas podem sempre acontecer numa utilização normal, ou por uma simples omissão ou desconhecimento o que acontece até aos mais cuidadosos. O que tem de ser acautelado é a não utilização de químicos nocivos e perigosos por parte dos fabricantes para que não seja possível qualquer dano ao utilizador final ( veja-se o caso da última legislação da União Europeia a limitar o abuso na utilização dos COV pela indústria dos revistimentos, pois o que se verificava era um total alheamento destes sobre as consequências dos químicos na saúde do utilizador final e consumidor final) . Os produtos são destinados ao comum dos cidadãos.
    Neste caso, sem particularizar algum produto, não se trata de má utilização, mas sim de evitar produzir produtos que contém químicos que o consumidor não se apercebe no imediato que faz mal à saúde.

Rui
  16.  # 17

Anónimo disse:
    Boas

alguem tem informações de preços e qualidade das casas Novo Habitat ?

e qual a diferença de casas modulares em madeira e casas em madeira ?

Obrigado
  17.  # 18

BOA NOITE.Li no outro site (casas de madeira) ,que os bancos não fatilitam os emprestimos para as mesmas! E alguns so no prazo de 25 anos,sera que não acreditam na longevidade das casas,pois nas de alvenaria vai ate aos 50 anos,ou ser falta de informação?
  18.  # 19

É o velho problema da mentalidade aliada às primeiras casas pré-fabricadas de baixa qualidade que apareceram no mercado. A isso juntou-se ainda o facto de se considerarem as casas de madeira construções amovíveis, o resultado é o que se vê.
    Penso que os bancos ainda não viram que há casas de madeir aque não são amovíveis. Falo pela minha, aquilo desmonta-se tanto como uma de betão.... um bom buldozer desmonta qualquer coisa...
    A parte dos 25anos é verdade, não conheço nenhum banco que empreste a mais do que isso. O pior ainda é relativamente ao terreno, muitos bancos exigem que o terreno seja já do proprietário no caso da autoconstrução (que é a grande maioria dos casos neste tipo de construção). Basicamente hipoteca-se o terreno e eles emprestm o dinheiro para fazer a casa. Os bancos que também emprestam para o terreno exigem que a avaliação só do terreno seja superior à da totalidade do empréstimo.. e ainda assim só emprestam 60% do valor do terreno. Pelo que se tem de ter um bom pé de meia para fazer uma casa de madeira. Outro óbice é o facto de alguns construtores exigirem o pagamento do kit em avanço... tentem convencer o banco disso.....
  19.  # 20

Boa noite a todos,

Posso adiantar que nas consultas que fiz junto de alguns bancos, a Caixa Agrícola, o MillenniumBcp e o Santander não me levantaram obstáculos quanto ao limite do empréstimo, tendo inclusivamente em todos eles, obtido uma simulação para construir uma casa de madeira com um empréstimo de 41 anos. Já na CGD também em disseram que o prazo máximo eram os 25 anos.
    No entanto, a casa que vou construir tem uma base de betão e inclusivamente algumas paredes de alvenaria e por isso não é classificada de amovível. Na Caixa Agrícola e BCP foi logo uma das questões levantadas pelos bancos que creio que não financiam casas amovíveis.

Cumprimentos,

João Filipe Pinheiro

0.0679 seg. NEW