Não vou conseguir deixar de me cortar a fazer a barba, enquanto penso em física quântica e no rabo da Joana.
Colocado por: altarA existir classe média ela está na falência como o país, com pouco dinheiro
Ser mais ou menos rico, ser mais ou menos culto, escolher determinada profissão, ser mais ou menos trabalhador, ser organizado, praticar desporto, viajar, escolher o lugar e o país onde se vai morar, optar por uma vida mais alegre, com amigos, são opções que tomamos ao longo da vida. São estas opções que vão determinar a qualidade de vida que vamos obter, não só para nós mas tb para os nossos familiares.
Diria que depende em grande parte das nossas opções, mas não só. Convenhamos que o meio social de origem - e principalmente a sua capacidade económica - têm uma palavra a dizer
Colocado por: LuB Para mim, depois de tantas análises que envolvem caracterizações de "classe média" com definições de "qualidade de vida", e análise dos factores sociais, económicos e políticos que regulam a forma como vivem os indivíduos e os grupos a que pertencem, venho acrescentar o seguinte:
Ser mais ou menos rico, ser mais ou menos culto, escolher determinada profissão, ser mais ou menos trabalhador, ser organizado, praticar desporto, viajar, escolher o lugar e o país onde se vai morar, optar por uma vida mais alegre, com amigos, são opções que tomamos ao longo da vida. São estas opções que vão determinar a qualidade de vida que vamos obter, não só para nós mas tb para os nossos familiares.
Com raras excepções pertencer à classe baixa ou média (ou até mesmo alta) acaba por ser, ao longo do tempo, uma opção não do individuo apenas (embora o factor individual seja absolutamente crucial...) mas tb dos que estão próximos, sobretudo familiares: pais, filhos, conjugues... e fora da família, a escola, o trabalho...
A qualidade de vida que temos é, geralmente, fruto de uma opção individual, com um forte contributo dos que para nós são significativos... É toda uma filosofia de vida. É o que "desejamos" o que "decidimos" e o que "fazemos" ao longo da vida, que vai determinar o sucesso de cada um de nós e, da sociedade em que nos incluimos.
De qualquer forma, e considerando que a classe média tem alguma sensibilidade, tacto e educação ...
Colocado por: j cardoso Boas
"De qualquer forma, e considerando que a classe média tem alguma sensibilidade, tacto e educação "
Bolas, e eu que pensava que pertencia à classe média. Voltei à estaca zero!
(hoje estou do contra, se não estivesse diria que concordo)
cumps
José Cardoso
Colocado por: CMartinJohn,
Sim, se calhar, esse também é um de os factores que classifica a classe média. Cumprir a obrigação e o dever (que os outros não podem/não querem).
Tivemos essa análise um pouco mais atrás nesta conversa.
Mas o erro não está em a classe média cumprir o seu dever.
O erro nem sequer está em esperar-se/contar-se com o que a classe média cumpre de deveres.
É uma obrigação que a classe média tem.
Não nos devemos revoltar com isso.
(Os que não cumprem o seu dever é que devem penalizar-se a si próprios/ser penalizados por não cumprirem - e não a classe média sentir-se vítima de os cumprir e querer ser antes como os que não cumprem. Percebe? é um perspectiva uma bocado diferente da da vitimização).
Por isso, a classe média é a vitima da sociedade actualmente.
É a minha opinião.
Colocado por: hfviegasDesculpem lá mas essa de atribuir, tacto, sensibilidade,educação etc... Para fazer parte de uma classe não posso concordar, senão digam-me lá em que "classe" estão Cristiano Ronaldo, Jorge Jesus, Luis Filipe Viera, etc... etc... etc...
Colocado por: CMartinColocado por: hfviegasDesculpem lá mas essa de atribuir, tacto, sensibilidade,educação etc... Para fazer parte de uma classe não posso concordar, senão digam-me lá em que "classe" estão Cristiano Ronaldo, Jorge Jesus, Luis Filipe Viera, etc... etc... etc...
Desculpe-me.. , mas que disparate tão grande que está para aí a dizer, hfviegas?
:o)
O Ronaldo pertence a uma “liga” à parte: a das Estrelas do mundo. Aqui, nas Estrelas, caberão a maioria dos artistas, futebolistas e políticos.
(Como não percebo nada de futebol, pode parecer uma aberração eu dizer que não sei em que classe poderiamos colocar o Luis Filipe Vieira, Jorge Jesus etc. O Mourinho tenho que dizer, é um estrela.)
Estamos a falar de classe média, e não das excepções à classe média, ou dos outros perfis que não são abrangidos pela classe média.
Por outro lado, como o polimento e a educação e o tacto e a sensibilidade não se compram, podemos falar numa classe que embora “endinheirada” não tem o mínimo de princípios e se calhar podemos chamar-lhes de novos ricos.
Não vale a pena prolongarmo-nos neste assunto, não são classe média - ponto final.
Para a mim uma classe deve ser classificada de acordo com o poder aquisitivo, depois se usa palito ou não é outra questão.