Colocado por: hfviegasJá agora este é o meu:
Método objectivo para classificação de classes:
As variávels mais utilizadas são a ocupação, o rendimento, a educação, o tamanho e o tipo de residência, a possessão de propriedades ou bens de diversa natureza e a afiliação a organizações diversas.
Reparem que a educação é a nivel de estudos e não se utiliza palito no dente ou não.
www.estv.ipv.pt/...%20As%20classes%20sociais/ponto%20II.2.2%20As%20Classes%20sociais.ppt
Colocado por: lobitoEis o meu contributo para esta discussão:
http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/144.pdf
Basta ler a partir da página 12, onde começa a bibliografia.
Colocado por: CMartinConclusão: Mesmo sem saber o rendimento de alguém, conseguimos com base em alguns factores integrá-lo em determinada classe.
Baixa
Média
Alta
Depois de sabermos o seu rendimento, constata-se, solidifica-se, a nossa percepção da sua classe.
Sabia, por exemplo, que em 1993 uma das características da classe média era serem pessoas do PSD?
De qualquer forma, e hoje em dia, pense, se alguém lhe diz, “eu voto esquerda, CDU”, essa pessoa lhe parecerá a si, com base nos seus (hfviegas) conhecimentos, alguém pertencente à de classe alta?
Como lhe disse, estes exemplos que estou a dar desde que começámos a conversa do “ruído no canal”, não são objectivos concretos, não são comprováveis, mas são prováveis.
Colocado por: hfviegas
A CMartin, pode crer procurar outra forma de classificação de classes e é verdade que na média pessoas com uma boa educação/compartamento irão fazer parte da classe média, mas isso não exclui os emplastros e afins porque se tiver rendimentos para isso serão classe média podem ser mal educados, chungosos etc... mas não deixam de pertencer a classe média se para tal tiverem as caracteristicas atrás definidas.
Colocado por: CMartinColocado por: hfviegas
A CMartin, pode crer procurar outra forma de classificação de classes e é verdade que na média pessoas com uma boa educação/compartamento irão fazer parte da classe média, mas isso não exclui os emplastros e afins porque se tiver rendimentos para isso serão classe média podem ser mal educados, chungosos etc... mas não deixam de pertencer a classe média se para tal tiverem as caracteristicas atrás definidas.
Sim, eu sei, hfviegas, infelizmente, deve ter razão.
Por isso muitas vezes sou surpreendida, se calhar acontece a todos nós um pouco, por pessoas que aparentam ser classe média (com a educação que eu projecto supostamente haver na classe média) e que afinal não têm o mínimo de "sensibilidade e bom senso".
Sempre adorei este MEC
Ò J.Cardoso,no meio de tentos parolos,labregos,foleiros,azeiteiro,os burgessos,só falta mesmo os panões.
acima dos burgessos ainda há os grunhos. Nunca consegui que ela me explicasse tão circunstanciadamente como o MEC o que entende por isso: ela, que é do Estoril, limita-se a dizer "Cascais é uma terra de grunhos"
O pior é que os burgessos a que ele se refere são a burguesia Portuguesa, é da classe média em Portugal que ele fala.
E podia entrar aqui numa grande polémica, sim, estou tentada a fazê-lo,
se no meu melhor “comportamento” já me dizem que sou egocêntrica e egoísta, imaginem-me, Deus meu, no meu pior.
C Martin:
O pior é que os burgessos a que ele se refere são a burguesia Portuguesa, é da classe média em Portugal que ele fala.
Não defendo a gente de Cascais, lobito, mas sou bem capaz de defender as gentes de Cascais. A gente não precisa que a defendam, está bem defendida (nem me parece enganada(?)) por ela própria.