Colocado por: estrela_do_martodos precisamos uns dos outros
Colocado por: nbastos
Penso que quanto mais capacidade tiver o cliente para saber definir aquilo que quer , mais e melhor ficara o trabalho do profissional...
Colocado por: nbastosDe arquitecto , nao tenho nada , de louco , tenho a minha cota parte ...
Mas uma coisa lhe garanto , nenhum arquitecto me faria uma vivenda que me desse tanto gozo como aquela que tenho...
Colocado por: nbastosVou-lhe dar um ex. você vai a um carpinteiro e pede-lhe um movel para algo , para determinado local. e o carpinteiro faz-lhe o desenho ,ou mostra-lhe um mostruario , e o meu amigo escolhe um que goste...
ou entao vai ao mesmo carpinteiro com o desenho daquilo que quer , eventualmente se for um bom profissional, da-lhe umas quantas dicas o meu amigo aceita ou nao, e o carpinteiro faz-lhe o trabalho... onde é que menosprezou a capacidade do carpinteiro.
Você quando vai ao dentista pede-lhe para usar a broca y ou a broca x?
Quando vai ao médico é você que faz o diagnóstico sobre o sua saúde?
Diz-lhe use este bisturi e não aquele!
Colocado por: j cardosoSe quer comparar arquitectura com um acto médico compare com uma operação estética: o cliente não precisa de conhecer a técnica para definir o resultado.
Ao cirurgião compete indicar o que é ou não possível e não qual deve ser o resultado estético final.
Colocado por: gnuno.torresboas,
hibakusha é isso mesmo.
Agora temos é de pesar os dois lados da balança. Ambos os ponstos de vista estão certos e não creio que ninguém vá agora desdizer isto. Existe a arquitectura de autor, aquela que é encomendada aos autores e depois existe o caso que está a ser falado que consiste em alguém que pretende fazer um esboço do que pretende e apresentar ao técnico para que este veja a validade do esboço e siga a marinha! Nem sempre a arquitectura de autor agrada a toda a gente. Veja-se o Siza já deixou de fazer casas com portadas verdes e telhadinhos de 4 águas há muito tempo. Mas a verdade é que se perguntarmos a meia dúzia de pessoas se gostavam de viver numa casa do Siza, muitas delas diriam com certeza que não. Porque a arquitectura de autor não espelha realmente o gosto do cliente (seja ele bom ou mau).
Muita gente da nossa classe (sou arquitecto) vê nos trabalhos dos outros autores fontes inesgotáveis de inspiração. Mas também há maus trabalhos de arquitectos. Não tenho dúvida que a estrela consiga fazer uma casa habitável.
Quantas vezes eu não tenho de desenhar o telhadinho de 6 águas ou colocar a bonita portada verde com os portões e os gradeamentos floreados? Meus senhores eu também gostava de fazer as coisas minimalistas que o Mies fazia mas a verdade é que o contexto actual e cultural é outro. Temos de ouvir o cliente e muitas vezes esperar que ele nos pegue na mão e desenhe ele a casa se queremos comida na mesa.
Quantas vezes a nossa amiga designer que lançou a discussão já passou pelo dilema de desenhar um logótipo ou uma página muito criativa e depois vem o cliente e diz… sabe o que eu queria era algo com amarelo e rosa fluorescente e uns dourados que chamasse mais a atenção do meu publico… já deve ter dado a volta a muitos mas também deve ter engolido muito sapo para sobreviver.
Quando se está numa profissão que tem por base as artes, espera-se muitos anos até que alguém nos diga “tem liberdade para me surpreender”.
Eu como sou muito novo espero por esse dia e sei que nem sempre faço o meu melhor mas tento sugerir aos clientes e apontar o que vejo de prós e de contras nas opções de projecto. Mas a palavra final é do cliente.
Portanto e resumindo para não haver aqui mortes nem feridos, acho que os arquitectos e engenheiros que se sentiram menosprezados, não devem ajudar a pessoa que lançou a discussão. Estão no direito de pensar que cada artista tem o direito de ter a sua liberdade criativa. Não se esqueçam é que os grandes nomes dos artistas acabaram muito pobres porque não foram compreendidos. O FLWright autor da casa da foto não morreu rico embora a sua obra seja conhecida em todo o mundo. Se não querem morrer pobres e incompreendidos, é melhor começarem a desenhar umas portadas verdes e uns telheiros e anexos… lol porque fallingwaters não aparecem todos os dias e o senhor Kaufmann infelizmente não deixou descendência rica em Portugal.
Por isso não critiquem a estrela do mar por querer a casa ao seu gosto mas se não quiserem não a ajudem estão no vosso direito. Afinal de contas, começar a fazer um esboço tendo em conta a legislação… é um exercício. Não é algo que se esperasse de um criativo mas pelos vistos gosta de leis… Atenção que existe um serviço em muitos ateliers chamado consultadoria… lol e é pago. Mas como isto é um fórum gratuito só ajuda quem quer.
Agora eu vou deixar um à parte sobre esta questão da liberdade criativa e se alguém quiser pegar ou comentar directamente comigo esteja à vontade.
Como eu gosto de dar asas à minha criatividade, costumo propor dois valores ao cliente. Num deles eu sigo o tradicional esboço que muitos têm no seu papel quadriculado. Esse tem um custo tendo em conta o meu trabalho em seguir determinado esboço, tentando regulamentar e encaixar tudo o que o cliente quer mas originando uma coisa com a qual não me identifico. É o chamado trabalho para sustentar a família. E se não me identifico com o que estou a fazer acho que devo levar um preço que tenha em consideração que aquela obra é feita com qualidade e profissionalismo mas não é uma obra que eu ache que pode ser um exemplo do que eu sou enquanto arquitecto.
Quando o cliente me dá liberdade, gosta das minhas sugestões e prefere ser conduzido por mim, eu faço metade do preço que costumo levar. Sei que é um valor mínimo mas a verdade é que o dinheiro não é tudo na vida e prefiro ter menos dinheiro mas ficar com mais obras onde a minha relação com o cliente seja boa e onde eu no fim possa dizer, cumpri o objectivo a que me propus com algo que tem o meu cunho pessoal e que deixou o cliente feliz.
Será esperteza saloia da minha parte, falta de carácter ou apenas viver com a realidade que temos porque é o país que temos? Quem não gosta de dar o cunho pessoal aos seus trabalhos que atire a primeira pedra…
Cumprimentos ao fórum.
gnuno.torres
Colocado por: estrela_do_marE eu que diga.... as variaveis que já teve a minha planta...loool
nbastos...
Começo a ficar curiosa na sua casa...lool... e de arquitectura contemporânea??
Colocado por: nbastosnão comparem arquitectura com medicina....
Não tem mesmo nada a ver...