Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: j cardosoDaqui a cerca de 5 semanas espero por si para lhe demonstrar que o contrário também acontece

não fizeram a obra?
  2.  # 22

Boas

não fizeram a obra?

Faltam 5 semanas para a conclusão (7 semanas antes do previsto)
    Obra: Lar de 3ª idade, infantário e creche
    Prazo de execução previsto: 30 meses
    Orçamento (cumprido até ao momento): 4 735 000 €

PS: gostava de poder dizer o contrário, mas o mérito não é meu, sou apenas autor de algumas especialidades e director de fiscalização.

Cumps
    José Cardoso
  3.  # 23

Colocado por: j cardosoOrçamento (cumprido até ao momento): 4 735 000 €

Calma, as contas fazem-no no fim, não se sente já

E já vi obras onde o orçamento foi cumprido à risca, mas não foi por falta de alterações
  4.  # 24

Boas

Já não há “espaço” para alterações, quer da obra, quer do custo.

Alguns motivos para tudo ter corrido bem:
    1 - O dono da obra investiu na qualidade do projecto de execução e do medidor orçamentista
    2 - Fez uma boa selecção do empreiteiro
    3 – O empreiteiro “apostou” em cativar o cliente, que tem prevista a execução de mais dois empreendimentos do género

PS: reconheço que não é uma situação "normal", daí ter dito

o contrário também acontece.

Cumps
    José Cardoso
  5.  # 25

Colocado por: j cardosoO empreiteiro “apostou” em cativar o cliente, que tem prevista a execução de mais dois empreendimentos do género

Bom motivo, mas perigoso.

Colocado por: j cardoso1 - O dono da obra investiu na qualidade do projecto de execução e

Querem lá ver que já temos bons donos de obra? Tou mesmo a ficar velho, no meu tempo é que era

Colocado por: j cardoso2 - Fez uma boa selecção do empreiteiro

Assim já é demais. Demito-me, o Mrui que tome conta da barraca
  6.  # 26

Boas

Bom motivo, mas perigoso.

Acho que vai ter sorte, o próximo está praticamente entregue.

Querem lá ver que já temos bons donos de obra?

Temos, neste caso porque “gato escaldado de água fria em medo”

Assim já é demais. Demito-me, o Mrui que tome conta da barraca

Acho que o MRui é mais do género de “armar barraca” :-)

Cumps
    José Cardoso
  7.  # 27

Quanto a derrapagens, penso que tudo depende das empresas envolvidas. Há empresas que cumprem literalmente o que está estabelecido.

Só para dar um exemplo, a empresa onde eu trabalho deu uma cotação para um trabalho, pedido feito com mapa de quantidades, projecto de execução, etc. A minha empresa cometeu um lapso e na transcrição das quantidades e colocou um "1" em vez de um "2", pois eram duas peças ao contrário de uma. A empresa a quem demos o orçamento não se apercebeu e adjudicou-nos a obra olhando ao valor total (claro que era mais barato pois só estava a contabilizar uma unidade). A conclusão foi a seguinte: A empresa que eu trabalho assumiu o erro, colocando 2 unidades pelo preço de uma! Foi um lapso que nos custou uns milhares de euros.. Mas, a parte mais importante é que acima de tudo a nossa responsabilidade e seriedade não ficou comprometida.

Cumps
  8.  # 28

Boas pessoal,

Pois, como eu disse, pouco ou nada percebo do assunto, e se calhar exagerei um bocado nas medidas...

O "esboço" que fiz foi para vir aqui e os colegas mais entendidos me dessem algumas ideias / criticas / sugestões e para eu ficar com uma ideia do valor a gastar na totalidade da obra...

Claro que vaio ter de ser um arq a fazer o projecto, de certeza que não era com o desenho que eu fiz que construíam uma casa...

Cump.
    V Barbosa
  9.  # 29

Obviamente de depois as derrapagens em OBRA são de 0%... a não ser, obviamente, que se faça alterações.

Sem desconfiar de ninguém ainda pagava para ver isso....não acredito em derrapagens zero,quanto mais não seja porque inicialmente alguem se esqueceu de alguma coisa, mas ai claro ja é considerado alteraçao pelo que quem paga é o dono de obra :)
  10.  # 30

Colocado por: jorgferrSem desconfiar de ninguém ainda pagava para ver isso.

Boa, junte-se ao clube a ver se me ajuda a pagar o almoço ao J.Cardoso
  11.  # 31

Colocado por: PauloCorreia

Tendo em conta a situação mesmo que nao derrape em teoria falta saber a pratica. Se o dono de obra tem mais dois projectos que poderá vir a adjudicar ao empreiteiro, o empreiteiro certamente assumirá na prática um derrape desde que não muito grande com vista a recuperar nos outros empreendimentos. Logo nunca saberemos se na realidade houve derrape ou não. A velha questao mais vale ganhar 5% X 3 empreendimentos do que apenas 10% apenas num.
  12.  # 32

Mais um para festa! lol

Não digo que todas as obras sejam uma "Casa da Musica" com derrapagens megalómanas, mas por muito bom que seja o planeamento de uma obra à sempre derrapagens mínimas, à sempre algo que não foi pensado e que surge no decorrer da obra.

Talvez em casos muito particulares, por exemplo, uma casa pré fabricada... Talvez ai se consiga um orçamento com derrapagem 0%.
  13.  # 33

Imaginem lá uma coisa simples, muito simples:

Alguém consegue ir ao supermercado com uma lista de compras e apenas comprar aquilo que lá está? Não encontra nada que se tenha esquecido? Ou encontre algo que gosta mais?

É tão simples como isto.
  14.  # 34

Colocado por: PauloCorreiaImaginem lá uma coisa simples, muito simples:

Alguém consegue ir ao supermercado com uma lista de compras e apenas comprar aquilo que lá está? Não encontra nada que se tenha esquecido? Ou encontre algo que gosta mais?

É tão simples como isto.

Uma vez consegui.
  15.  # 35

Boas,

Acham que com 160 000,00 € conseguia fazer a moradia? Já com as derrapagens... ;)

Excluir, terreno, projecto e licenças..

Cumprimentos,
    V Barbosa
  16.  # 36

Colocado por: V BarbosaBoas,

Acham que com 160 000,00 € conseguia fazer a moradia? Já com as derrapagens... ;)

Cumprimentos,
    V Barbosa

Dar deve dar dependendo das areas e dos acabamentos. Considere que com um nivel razoavel de acabamentos o m2 a 800 euros (ja q exclui licenças, taxas,etc) 160 000/800=200 m2 de contrução o que dá perfeitamente para uma moradia jeitosa t3+1 (sem cave). Lembra-se que o importante é o conforto da mesma, ex. se apenas utiliza a cozinha p jantar não precisa duma de 30 m2,se calhar 18 chegam. Outro exeplo vejo aqui projectos com quartos ou suites de 20 m2, para mim o quarto é p dormir apenas,logo 14 m2 fora roupeiro sao mais do que suficientes.

Aprenda com os paises desenvolvidos pela europa, dimensoes suficentes mas com muito conforto. Vai poupar alem do mais depois em aquecimento alem do que ja poupou na construção.
  17.  # 37

Outra coisa que nao tem muito a ver mas ca vai. Por exemplo no norte onde os terrenos sao ao "preço da chuva" ve constantemente grandes areas de contrução (alem de que o preço da mão de obra tambem é mais barato por varios factores. Eu aqui na zona de Cascais vejo q grande parte das vivendas (de nao ricos) tem entre 150 a 185 m2....mas aqui um lote de 250 m2 custa 85 000 euros e a mao de obra de contrução é mais cara. Logo a unica maneira de poupar é fazer areas suficientes e nao "palacios".
  18.  # 38

Cumprimentos,
    V Barbosa

Difícil, acho que abaixo de 200.000€ não se faz nada, independentemente da área. Fazer uma divisão com 10m2 ou com 12m2, não custa +20% e o inverso também é verdadeiro. Uma casa com 200m2 ou com 150m2 não custam o mesmo por m2. è o raio da matemática
  19.  # 39

Difícil, acho que abaixo de 200.000€ não se faz nada, independentemente da área. Fazer uma divisão com 10m2 ou com 12m2, não custa +20% e o inverso também é verdadeiro. Uma casa com 200m2 ou com 150m2 não custam o mesmo por m2. è o raio da matemática

Desculpe discordar mas se assim fosse penso que a maioria das pessoas que tem moradias nao as teriam, ha muitas abaixo desses valores,muitas mesmo (e algumas ja passaram pelo forum). Agora por exemplo uma cave encarece drasticamente uma casa e ai sim concordo consigo nos 200 000 euros.
  20.  # 40

Cumprimentos,
    V Barbosa

Se a moradia tiver uns 210/230m2 parece-me um número perfeitamente aceitável, mas como "estimativa orçamental" não como orçamento.

Tudo depende dos acabamentos, se utilizar-mos material porcelânico de qualidade rectificado, peças de dimensões generosas conseguimos ter um resultado final bastante apelativo a um preço intermédio, se por outro lado começar a entrar por Travertinos, o orçamento é bem diferente.

Respondendo objectivamente à pergunta: Sim é possível, mas atenção ao " e já agora" !

p.s. " e já agora" - " e já agora ponho uma banheira de 4.000mil € e já agora ponho isto e aquilo...

0.0326 seg. NEW