Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: PauloCorreia

Eu não acrescento nada, você é que acrecenta se o pagar eheheh

Pois... Já estamos a falar de valores muito altos.. Muito fora do orçamento... Mesmo sem o IVA..

Essa casa tinha 210 m2, a que eu estava a pensar teria 220 m2... 200 000,00 € + IVA + Arranjos exteriores... Comprava uma vivenda em frente à praia.. ;)

Cump.
    V Barbosa
  2.  # 122

Colocado por: V Barbosa

Ainda acrescenta o IVA???

Pois.. Esses valores são impraticaveis para mim...

Acho que tenho de começar a pensar em outra solução...

Cump.
    V Barbosa

Dimensione uma casa apenas para o que precisa com areas razoaveis e uma arquitectura simples e bonita mas com qualidade de construção para não ter de fazer obras mais tarde. Quanto aos "luxos" vá apenas ate onde a carteira aguentar. Digo-lhe isto apenas como futuro dono de obra daqui a um anito ou dois. Mas pelo menos pelo que retenho do forum nos meses que aqui ando recomendam neste sentido e vejo que têm muita razão.
    Concordam com este comentário: Extravagancia
  3.  # 123

De facto pelos valores que tenho visto, fica significativamente mais caro construir do que comprar feito...

E como não acredito que quem construa para vender se limite a ganhar 5 ou 10%, porque nesse caso mais valeria estar quieto do que correr o risco de não conseguir vender pelo preço pretendido e ficar com o dinheiro empatado vários anos, sem juros (tempo de construção + tempo de venda), como continuam esses senhores a construir?

E os senhores a que me refiro não são construtores, são pessoas que apenas se limitam a mandar construir (o que os coloca praticamente em pé de igualdade com a pessoa que decide construir a sua própria habitação), e eu, tal como quase todos os participantes deste forum, conheço vários. Onde falhará o cálculo matemático?

E não acredito que esses senhores queiram construir sem facturas, porque nesse caso, aquando da venda as mais valias que teriam que pagar seriam enormes! Qual é a estratégia? Haverá? Ou serão esses senhores missionários de uma congregação anónima?
  4.  # 124

Colocado por: jorgferr

Dimensione uma casa apenas para o que precisa com areas razoaveis e uma arquitectura simples e bonita mas com qualidade de construção para não ter de fazer obras mais tarde. Quanto aos "luxos" vá apenas ate onde a carteira aguentar. Digo-lhe isto apenas como futuro dono de obra daqui a um anito ou dois. Mas pelo menos pelo que retenho do forum nos meses que aqui ando recomendam neste sentido e vejo que têm muita razão.

Concordo plenamente...

Mas também penso: "se não consigo construir aquilo que quero agora, construo mais tarde, ou então compro um apartamento... ;)". Construir por construir e fazer uma coisa que "não Gosto", não acho que seja a solução...

Cump.
    V Barbosa
  5.  # 125

Colocado por: vidagomorangoDe facto pelos valores que tenho visto, fica significativamente mais caro construir do que comprar feito...

E como não acredito que quem construa para vender se limite a ganhar 5 ou 10%, porque nesse caso mais valeria estar quieto do que correr o risco de não conseguir vender pelo preço pretendido e ficar com o dinheiro empatado vários anos, sem juros (tempo de construção + tempo de venda), como continuam esses senhores a construir?

E os senhores a que me refiro não são construtores, são pessoas que apenas se limitam a mandar construir (o que os coloca praticamente em pé de igualdade com a pessoa que decide construir a sua própria habitação), e eu, tal como quase todos os participantes deste forum, conheço vários. Onde falhará o cálculo matemático?

E não acredito que esses senhores queiram construir sem facturas, porque nesse caso, aquando da venda as mais valias que teriam que pagar seriam enormes! Qual é a estratégia? Haverá? Ou serão esses senhores missionários de uma congregação anónima?

É uma questão pertinente. Quanto é a margem de lucro de um construtor (o que constrói para vender posteriormente)? 10%?

Cump.
    V Barbosa
  6.  # 126

Por estes lados, já há quem fique contente com 5%. E alguns até já fazem uma festa quando não têm prejuízo. Ah, os gloriosos anos 90!
  7.  # 127

Não sou constructor, mas 10% de margem acho muito pouco... mas os constructores do forum que se pronunciem :)

10% de 200 000€ sao 20 000€ tendo em conta que a construção dure 2anos acho muito apertado... salários, seguros, etc etc
  8.  # 128

Colocado por: vidagomorango

Vá lá compara as duas e saberá onde, ou pensa que têm lá vidros com baixa emissividade, caixilharia corte térmico, pavimentos com madeira nobre e coisas assim? isolamentos? impermeabilizações?

Colocado por: V BarbosaÉ uma questão pertinente. Quanto é a margem de lucro de um construtor (o que constrói para vender posteriormente)? 10%?

Essa não sei, mas sei aquela com que se consegue ganhar obras actualmente: -10% a -15%

Colocado por: m.carvalho10% de 200 000€ sao 20 000€ tendo em conta que a construção dure 2anos acho muito apertado... salários, seguros, etc etc

9 a 12 meses para uma vivenda, mas se ganhasse 10% em todas as obra ficava contente. è como o Augusto diz, se não perder é uma vitoria
  9.  # 129

Colocado por: AugstHillPor estes lados, já há quem fique contente com 5%. E alguns até já fazem uma festa quando não têm prejuízo. Ah, os gloriosos anos 90!

5%??? Coitados... Não ganham nem para comer... ;)

Cum.
    V Barbosa
  10.  # 130

Colocado por: V Barbosa5%??? Coitados... Não ganham nem para comer... ;)

Ninguém está a brincar, passo aqui demasiado tempo sem ganhar um cêntimo e ao menos respeitem aquilo que dizemos, concordando ou não. Por raio acha que a maioria das falências estão no sector da construção civil? as coisa só não estão mesmo trágicas porque e emigração têm levado muita gente, senão teríamos + 200.000 desempregados.

Na empresa da minha ex mulher, cortaram 20% nos ordenados. Ou isso ou rua. está tão mau como isso. Neste momento ninguém está preocupado em ganhar dinheiro mas em sobreviver. Apenas e só
  11.  # 131

Eu tambem ja pensei em comprar feito. Ve em qualquer imobiliarias moradias t4 a preços muito razoaveis. A questao é mesmo esta, o que os olhos nao veem o coraçao nao sente.....eu para construir tem de ser com qualidade,mas sei que se comprar feito nunca tera uma comparaçao possivel,materiais de muito menos qualidade,menor qualidade de construçao,etc. No entanto os olhos tambem comem,se for bonita o pessoal vai na onda. Mas tambem é possivel fazer barato, duvido é que a pessoa queira a mesma qualidade numa obra feita de raiz do que se ve numa que seja comprada feita, onde sepois de tapado nao se ve nada. A ma qualidade vem ao de cima uns anos mais tarde.
  12.  # 132

Colocado por: m.carvalhoNão sou constructor, mas 10% de margem acho muito pouco... mas os constructores do forum que se pronunciem :)

10% de 200 000€ sao 20 000€ tendo em conta que a construção dure 2anos acho muito apertado... salários, seguros, etc etc

Penso que quando se fala em lucro é ja depois disso tudo pago. É lucro para a empresa investir,aumentar,pagar salario aos administradores,etc.
  13.  # 133

Colocado por: V Barbosa

5%??? Coitados... Não ganham nem para comer... ;)

Cum.
    V Barbosa

Esses são os que ganham para comer. Os outros já faliram.
  14.  # 134

Colocado por: PauloCorreiaVá lá compara as duas e saberá onde, ou pensa que têm lá vidros com baixa emissividade, caixilharia corte térmico, pavimentos com madeira nobre e coisas assim? isolamentos? impermeabilizações?

Pois... Mas sendo assim está-se a dar razão a quem diz que é possível construir por 500 € o m2, ou até menos...

Quem está em fase de decidir se constrói ou se compra já feito, poderá ficar assustado com os valores de referência que vamos tendo por aqui. Talvez acabe por colocar de parte a ideia de construir com medo da ruína. E parte então para a decisão de comprar já feito... E comprando já feito, verificamos que a qualidade do que é oferecido é muito duvidosa! Vamos encontrar principalmente esses "construtores" que evitam os vidros de baixa emissividade, colocam caixilharias sem corte térmico, flutuantes do mais rasco que há, isolamentos do mais barato que houver (caso coloquem isolamento), sem impermeabilizações e por aí fora...

E vai ser este tipo de construção que a pessoa que se assusta mas não se arruína vai adquirir... Vai pagar a módica quantia de 750 ou 800 € o m2, ou mais por uma casa que não sonhou, que custou 300 € o m2 a construir. Nos primeiros anos até vai correr tudo às mil maravilhas, mas ao fim de uns anos vão começar os problemas...

Colocado por: AugstHillPor estes lados, já há quem fique contente com 5%. E alguns até já fazem uma festa quando não têm prejuízo. Ah, os gloriosos anos 90!

Desculpe AugstHill, mas só fará isso quem for no mínimo muito parvo! Imaginemos que a pessoa vai investir 250 000 € (em terreno e construção)... Para ganhar 5% desse valor (12 500€) terá que vender a casa por 262 500 € (se a minha calculadora não me atraiçoa)... Irá demorar no mínimo 12 meses num cenário perfeito a ter a casa pronta, com projectos, licenças e construção! Mas tendo por base o testemunho de tanta gente que participa no fórum, construir dá sempre imensas dores de cabeça e muito trabalho, bem como muitas horas perdidas (que também valem muito dinheiro, que irão abater aos 12 500€ tal como as mais valias e IRS)... Ou seja, estão-me a dizer que o construtor é um benemérito que nos dias de hoje ganha preocupações, dores de cabeça, corre riscos com o investimento e chega mesmo a perder dinheiro para que o comprador consiga uma casa de óptima qualidade!!

Parece-me muito mais simples colocar esses 250 000€ num banco, que num cenário normal renderá 3% por ano, em que ao fim de 2 anos (período muito ambicioso para construir e vender uma casa) representará um ganho superior a 15 000€, desprovido de dores de cabeça, riscos e preocupações...
  15.  # 135

vidagomorango, eu trabalho na Área Metropolitana de Lisboa, e acredito que não possa extrapolar para todo o país esta realidade.
    Mas não se esqueça que os construtores (e não me estou a referir aos indivíduos que aproveitaram o boom dos anos 90 para investir na construção uns cobres amealhados) têm estruturas pesadas para sustentar. E o banco não vai agarrar nesses 250000€ para pagar os salários ao pessoal, amortizar máquinas, etc...
  16.  # 136

Sendo assim estamos a comparar o que não é comparável...

Porque eu estava a comparar esses senhores com a pessoa que pondera construir a sua própria casa!

Obviamente que os construtores a que você se refere, são empresários cujo objecto de trabalho é a construção. E construir uma moradia será uma forma de rentabilizar toda a máquina que têm em funcionamento. O preço final dessa construção será seguramente inferior aos preços que temos aqui como referência... Porque nos preços de referência que aqui temos o construtor tem percentagem em materiais e mão de obra...
  17.  # 137

Granito cinza por exemplo,

Muito obrigado pela dica.
    Já agora, vi umas loiças sanitárias suspensas italianas da marca Azzurra (http://www.azzurra.com.au/)... Alguém me pode dizer se tem qualidade ou se conhece?
    Querem por um bidé e uma sanita (suspensa) cerca de 990€ + IVA...
    Obrigado
  18.  # 138

Ninguém está a brincar, passo aqui demasiado tempo sem ganhar um cêntimo e ao menos respeitem aquilo que dizemos, concordando ou não. Por raio acha que a maioria das falências estão no sector da construção civil? as coisa só não estão mesmo trágicas porque e emigração têm levado muita gente, senão teríamos + 200.000 desempregados.

Na empresa da minha ex mulher, cortaram 20% nos ordenados. Ou isso ou rua. está tão mau como isso. Neste momento ninguém está preocupado em ganhar dinheiro mas em sobreviver. Apenas e só

Bom dia,

Não foi qualquer falta de respeito, nem sequer percebo porquê diz isso... Foi apenas um comentário...

Mas se de alguma maneira o ofendi, desde já fica o meu pedido de desculpa...

Cump.
    V Barbosa
  19.  # 139

Uma pergunta:

Orçamento: 160 000,00 €

Construir ou comprar?

Cump.
    V Barbosa
  20.  # 140

Colocado por: AugstHill

Esses são os que ganham para comer. Os outros já faliram.

Pensava que os faliam era porque não tinham trabalho... Não porque andavam a oferecer dinheiro ao clientes...

Cump.
    V barbosa

0.0346 seg. NEW