Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: luisvv
    Caro cla_pereira, vamos lá de novo:
    Os lucros "astronómicos"da PT (grupo PT)são a soma dos lucros obtidos pelas diversas empresas participadas nos diversos países em que actua e foram submetidos a tributação às taxas aplicáveis nesses países.
    Portanto, pegar na variação dos lucros obtidos em diversos países e depoisdizer simplesmente que a PT pagou menos 58,1% de impostos em Portugal, para daí tirar uma conclusão manhosa é simplesmente desonesto.

Explique, como é que em 2009 pagaram o dobro de impostos em relação ao ano de 2010, em Portugal.

A PT, com os lucros "astronómicos" (e só a insistência nesse qualificativo já diz muito sobre o seu pensamento), fez o que tinha que fazer: diminuiu a dívida, remunerou os accionistas, e até remunerou os trabalhadores.

Só o luisvv para achar que 5,6 mil milhões(5.600.000.000) de euros não é muito para a PT, sim eu estou a contar com a venda da Vivo.

A conclusão desse estudo é ridícula. As empresas não vivem de "impactos médios" - vivem dos seus casos concretos. E se há muitas empresas em que não há SMN e portanto o impacto é nulo, noutras empresas o impacto pode significar a perda de clientes e consequente fecho.

Qual foi a parte de "só em casos muito pontuais deverá atingir 1% da massa salarial" ou "Mais refere que o acordo de 2006 elevaria entre 0,08% e 0,20% os custos das empresas." é que o luisvv não percebeu ? Ou ou estudo não lhe convém e depois diz que é ridícula ? Se chegam a estas %, é porque há dados.

Claramente leu mal - mas não deixo de lhe dizer que a sua fonte de inspiração é pouco recomendável.

Então o "trilho" que o luisvv defende não é o mesmo que "em tempos foi um professor de Finanças, vindo de Santa Comba" ?
  2.  # 102

Culpo a baixa natalidade?Ahahahaha então já não há jovens no desemprego nem gerações nem nem?Eheheheh

Jovens no desemprego há, como sempre houve e sempre haverá. E haverá cada vez mais, tendo em conta a direcção colectivista que isto está a tomar.

Ahahahah...1,2 do pib nacional nas riquezas monetárias acomuladas são uma pequena percentagem?(Essa é boa)

Mais outro que confunde património com rendimento. Os impostos incidem sobre o rendimento, e não sobre a riqueza. E quando se fala de riqueza, é importante distinguir entre o dinheiro e outras formas de riqueza - parte significativa da "riqueza" de Amorim é constituída por acções, cujo valor é volátil e só será realmente apurado em caso de venda.

Quando uma empresa desconta menos,maior é a probabilidade de usar esse dinheiro investindo não acha?

Não parece. Você passa a vida a reclamar dos que lucram e investem.

Proponho que se acabe com os paraísos fiscais;

Isso é fácil. É só pedir com jeitinho, e os outros países vão já a correr aumentar os impostos que cobram, para lhe agradar.

proponho que se desliberalize em termos imediatos os preços dos combustíveis já em assembleia da
    república...

Esta nem vale a pena..

proponho que se acabem com as pensões de reforma milionária actualmente...

E o que são "pensões de reforma milionária" ?

proponho que se renacionalize-se a EDP na totalidade,

Imaginando que não pretende roubar os accionistas, o custo, avaliado à cotação de hoje seria de cerca de 10 mil milhões de euros. (custo directo, claro, sem ponderar o custo da fuga de capitais para países civilizados).

todas as águas de Portugal,proponho que se nacionalize a Galp...

Das águas nem vale a pena falar, a Galp já seria um pouco mais: 12 mil milhões, mais troco menos troco.

nunca deixar privatizar a Tap...(acima de tudo baixar o IVA para 15%...)

Não podia cá faltar: a necessidade imperiosa de continuar a ter uma companhia aérea, porque afinal até tem mais classe do que simplesmente fazer uma fogueira com as notinhas....
    E então misturar isto com a descida do IVA, é algo que escapa a qualquer lógica de raciocínio.

usar a CGD para fumentar uma real concorrência entre bancos baixandos os spreds em vez de aliciar negociatas tipo fino...

Esta é boa - suficientemente vaga para não significar nada, e com uma referência a "negociatas", que cai sempre bem.
    Pena que o Estado seja por definição incapaz de concorrer.

acabar com organismos tipo AZAE em momentos de aflição actual que deveras deprime-me e me envergonha

Porque, passado o momento de aflição, as regras e a "fiscalização" já passam a ser boas...

.Após deliberações de baixas de impostos;uma fiscalização sim implacável ao prevaricadores...e com altas coimas e até fecho das empresas que fujam nessas condições(baixa de impostos)...proponho que ninguém vá votar nas póximas eleições para correr com toda a velharia que lá está impregnada com os lugares viciados em corrupção...tudo gente nova a mandar nisto...mas com olhos de ver e com seriedade,e uma grande vassourada em quem está por detrás dos destinos actuais da justiça...essa sim deveria ser uma das principais opções a deliberar...sangue novo entende?

Esta até cansa.
  3.  # 103

Mais outro que confunde património com rendimento. Os impostos incidem sobre o rendimento, e não sobre a riqueza. E quando se fala de riqueza, é importante distinguir entre o dinheiro e outras formas de riqueza - parte significativa da "riqueza" de Amorim é constituída por acções, cujo valor é volátil e só será realmente apurado em caso de venda.

Passivo ou activo, é do Amorim ? Dinheiro em acções é a mesma coisa que dinheiro vivo, é dinheiro, ponto. Realmente, as voltas que dá para justificar o que você não acha exorbitante e que todos dão como facto.
  4.  # 104

Explique, como é que em 2009 pagaram o dobro de impostos em relação ao ano de 2010, em Portugal.

Se quer saber, é muito simples: basta consultar as contas da PT, que são públicas, e estão disponíveis quer no site da empresa, quer através da CMVM.

Só o luisvv para achar que 5,6 mil milhões(5.600.000.000) de euros não é muito para a PT, sim eu estou a contar com a venda da Vivo.

Não, não acho que seja pouco. Simplesmente, são os que resultam da venda de um activo. Mas o qualificativo que utiliza tem implícita uma censura que é para mim incompreensível.

Qual foi a parte de "só em casos muito pontuais deverá atingir 1% da massa salarial" ou "Mais refere que o acordo de 2006 elevaria entre 0,08% e 0,20% os custos das empresas." é que o luisvv não percebeu ? Ou ou estudo não lhe convém e depois diz que é ridícula ? Se chegam a estas %, é porque há dados.

Qual foi a parte de "as empresas vivem dos seus casos concretos, e não de impactos médios", que não percebeu?

Se a empresa E tem X empregados a receber o SMN, o seu aumento representa um aumento de Z nos seus custos. Se a empresa não tem capacidade para o absorver, são menos X empregados a receber o SMN.
    Se a empresa perde clientes, na melhor das hipóteses reduz actividade, na pior fecha.

Então o "trilho" que o luisvv defende não é o mesmo que "em tempos foi um professor de Finanças, vindo de Santa Comba" ?

A sua pergunta só me leva a concluir que não lê ou não percebe o que lê.
    • luisvv
    • 14 março 2011 editado

# 105

Passivo ou activo, é do Amorim ? Dinheiro em acções é a mesma coisa que dinheiro vivo, é dinheiro, ponto. Realmente, as voltas que dá para justificar o que você não acha exorbitante e que todos dão como facto.

"Dinheiro em acções" não é dinheiro. O valor das acções só existe verdadeiramente quando são vendidas - até lá, é apenas um valor potencial.
    É algo como ter uma casa - vale "X", em teoria, mas só no momento da venda é que sabe o real valor.
  5.  # 106

Se quer saber, é muito simples: basta consultar as contas da PT, que são públicas, e estão disponíveis quer no site da empresa, quer através da CMVM.

Não nos explica.

Qual foi a parte de "as empresas vivem dos seus casos concretos, e não de impactos médios", que não percebeu?

Se a empresa E tem X empregados a receber o SMN, o seu aumento representa um aumento de Z nos seus custos. Se a empresa não tem capacidade para o absorver, são menos X empregados a receber o SMN.
    Se a empresa perde clientes, na melhor das hipóteses reduz actividade, na pior fecha.

luisvv, está a arranjar justificativo onde não há. Eu dei-lhe dados, "só em casos muito pontuais deverá atingir 1% da massa salarial" e você fala-me em reduzir actividade ou mesmo fechar portas ! Há factos que não é possível dar a volta porque são factos estatísticos caro luisvv.

A sua pergunta só me leva a concluir que não lê ou não percebe o que lê.

Quer-nos explicar o que quis dizer com aquela frase ? Vai-me dizer que há/houve mais professores em Santa Comba ?
  6.  # 107

"Dinheiro em acções" não é dinheiro. O valor das acções só existe verdadeiramente quando são vendidas - até lá, é apenas um valor potencial.
    É algo como ter uma casa - vale "X", em teoria, mas só no momento da venda é que sabe o real valor.

Lá está o luisvv a filosofar. Ter uma casa não é a mesma coisa do que ter dinheiro, só quando a vende. Não compreendo como é que há pessoas que não têm casa, será porque não têm dinheiro para a comprar ? Poupe-nos.
  7.  # 108

...
      Capture.PNG
  8.  # 109

e o melhor da tarde foi este...
      que palido.jpg
    • luisvv
    • 14 março 2011 editado

# 110

Não nos explica.

Explica, sim. Está lá tudo. A explicação é, aliás, fácil de perceber.

luisvv, está a arranjar justificativo onde não há. Eu dei-lhe dados, "só em casos muito pontuais deverá atingir 1% da massa salarial" e você fala-me em reduzir actividade ou mesmo fechar portas ! Há factos que não é possível dar a volta porque são factos estatísticos caro luisvv.

Claramente, não percebe o que está em causa. "O só em casos muito pontuais deverá atingir 1% da massa salarial" é conversa fiada.
    Ainda há tempos publiquei noutro post (não me lembro qual, mas hei-de o encontrar) dados sobre a preponderância do Salário Mínimo, aproximadente:
    microempresas, 1 em cada 5 empregados;
    pequenas empresas, 1 em cada 12;
    médias empresas, 1 em 20;
    grandes empresas, 1 em 50;

Se a isto juntar a caracterização destas empresas por sectores (os sectores do têxtil e vestuário, do couro, do mobiliário e das indústrias alimentares, na indústria transformadora; e os serviços pessoais, no comércio a retalho, na restauração e nas actividades imobiliárias.), talvez perceba melhor o que que isto significa para muitas microempresas - com a agravante de, nos últimos anos os aumentos do SMN terem sido largamente superiores à evolução da produtividade.

Quer-nos explicar o que quis dizer com aquela frase ? Vai-me dizer que há/houve mais professores em Santa Comba ?

Leia. É Português, e não parece difícil de perceber.
  9.  # 111

Lá está o luisvv a filosofar. Ter uma casa não é a mesma coisa do que ter dinheiro, só quando a vende. Não compreendo como é que há pessoas que não têm casa, será porque não têm dinheiro para a comprar ? Poupe-nos.

Se lhe perguntar quanto vale a sua casa, o cla pode dizer-me que vale:
    a) o preço de compra
    b) o preço de venda de casa igual pelo seu vizinho;
    c) a média do preço de venda na sua zona;
    d) o valor pelo qual o cla admitiria vender;

Mas (in)felizmente, posto perante a necessidade de pagar uma qualquer despesa, talvez o cla descobrisse que na verdade a sua casa só vale aquilo que alguém estiver disposto a pagar por ela, no momento em que a vender.

No que toca às acções, passa-se algo semelhante: grandes blocos de acções são geralmente mais valiosos que a cotação de mercado por trazerem benefícios acrescidos, embora sejam também mais difíceis de vender, por não poderem ser transaccionados em Bolsa - tentar vender 1% da Galp em Bolsa, por exemplo, seria desastroso.
  10.  # 112

Explica, sim. Está lá tudo. A explicação é, aliás, fácil de perceber.

luisvv, factos para si não são factos, há sempre maneira de dar a volta. Em 2009 a PT pagou o dobro dos impostos que pagou em 2010, facto. Se diz que declarou os lucros numa qualquer offshore sem base para dizer tal coisa, vejo que está a deduzir sem apresentar dados. Mais, se realmente declara em offshores, então passou a declarar quase a totalidade do seu investimento numa qualquer offshore porque, repito, pagou metade dos impostos. Quase totalidade porque, mesmo a pagar em offshore, paga qualquer coisa. Se tiver alguns dados para consolidar o seu argumento, faça o favor de os colocar aqui.

luisvv,está a arranjar justificativo onde não há.
    Claramente, não percebe o que está em causa. "O só em casos muito pontuais deverá atingir 1% da massa salarial" é conversa fiada.
    Ainda há tempos publiquei noutro post (não me lembro qual, mas hei-de o encontrar) dados sobre a preponderância do Salário Mínimo, aproximadente:
    microempresas, 1 em cada 5 empregados;
    pequenas empresas, 1 em cada 12;
    médias empresas, 1 em 20;
    grandes empresas, 1 em 50;

Parece que o aumento de 33 cêntimos por dia é diferente numa empresa do que noutra.
    Fazendo umas continhas numa microempresa com 5 trabalhadores a ganharem o SMN.
    Não vou fazer as contas aos 33 cêntimos porque deve ser um valor já com a dedução dos impostos, vamos pegar mesmo nos 25 eur de aumento que estava previsto no salário base. (25 eur x 5) + 25% S.S. = 156,25 eur/mês
    Ou seja, 156€ nas despesas de uma empresa com 5 trabalhadores(todos eles a receber o SMN) é realmente significativo, não acha luisvv ? Eu diria mesmo que é motivo para abrir falência !

Leia. É Português, e não parece difícil de perceber.

luisvv, não se acanhe, pode defender abertamente o "seu professor", estamos em democracia.
  11.  # 113

Mas (in)felizmente, posto perante a necessidade de pagar uma qualquer despesa, talvez o cla descobrisse que na verdade a sua casa só vale aquilo que alguém estiver disposto a pagar por ela, no momento em que a vender.

Aqui está, "vale", afinal tem valor. É que o luisvv arranjas os maiores malabarismos para transformar fortunas imensas(algumas das maiores do mundo e não, não é exagero meu, como sabe muito bem que existem) em trocados.
    A sua maior ambição seria comprar um país, não era luisvv ? É que para si não há limites para o "merecimento" de tamanha fortuna.
  12.  # 114

luisvv, não se acanhe, pode defender abertamente o "seu professor", estamos em democracia.

cla_pereira está em desacordo com o luísvv o que acho perfeitamente aceitável, eu próprio não concordo com ele - nem como cla_pereira, já agora. Isso não justifica a tentativa de colagem de luísvv ao "professor", acho a comparação errada e despropositada.

cumps
    José Cardoso
    •  
      MRui
    • 14 março 2011

# 115

Colocado por: luisvv(...) E haverá cada vez mais, tendo em conta a direcção colectivista que isto está a tomar.

Não sei o que anda a fumar, mas se me puder dizer onde compra fico-lhe agradecido.
  13.  # 116

Porquê estar a complicar o que é simples e que são coisas tão óbvias:

-Os valores mobiliários e imobiliários não têm um valor intrínseco, dependem das condicionantes do mercado na altura da venda, por isso é que há acções que se compram a 10 e vendem a 2 outras que se compram a 10 e vendem a 20. Da mesma forma há moradias, nomeadamente nos USA, que hoje se podem comprar por 3000 ou 4000 dols e que custaram 300.000 dols.

- O aumento do salário mínimo, naturalmente, que diminui a competitividade das empresas, principalmente neste quadro economicamente negro. Já afirmei noutro post que segundo muitos economistas, incluíndo prémios Nobel, a instituição de salário minímo coincide com o aumento do desemprego nos países desenvolvidos. Este é um dos efeitos perversos do sal. mínimo - o aumento do desemprego - quantos jovens (não deolíndicos), não se importariam de ter um salário de 300 ou 350€, em vez de estarem sem fazer nada, mas o Governo não permite?
    •  
      MRui
    • 14 março 2011

# 117

Aprende a fumar, companheiro
    aprende a fumar, companheiro
    Que a maré se vai levantar
    que a maré se vai levantar
    Que a liberdade está a passar por aqui
    que a liberdade está a passar por aqui
    que a liberdade está a passar por aqui
    Maré alta
    Maré alta
    Maré alta

14.  # 118

Colocado por: j cardoso
    cla_pereira está em desacordo com o luísvv o que acho perfeitamente aceitável, eu próprio não concordo com ele - nem como cla_pereira, já agora. Isso não justifica a tentativa de colagem de luísvv ao "professor", acho a comparação errada e despropositada.

j cardoso, veja a origem do comentário e verá que fazer referência ao Salazar(já que há quem pareça ter algum problema em referir o nome) como orientador e alguém que nos "leva para o trilho certo" é no mínimo de mau gosto. E se dúvidas houvesse acerca deste assunto, o luisvv já as teria esclarecido.
  15.  # 119

Não entendo a referência de luísvv ao Salazar como uma manifestação de apoio. Além disso já em ocasiões anteriores o luísvv manifestou a sua opinião sobre esse personagem e garanto-lhe que não foi nada simpático.

cumps
    José Cardoso
  16.  # 120

Problemas de comunicação. Está no #74.

0.0353 seg. NEW