Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

então optava-se por um revestimento cerâmico com acabamento polido rectificado. talvez um 30x60.

Acha que o dono de obra aceitava?
  2.  # 22

e revestimento ceramico polido preto?=)

Faltava o preto!
  3.  # 23

Agora sim, na escala adequada.

Ilustre Hélio, obrigado pela dica.
    ? por consequência já só cabe um lavatorio! eheh

Cumprimentos,
    adarq
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso
  4.  # 24

ehehehe,

como eu gosto disto!!!
    com o devido respeito, antes de mais gostava de afirmar que acho a minha solução a mais sábia, e como tal a melhor ( até agora), vejamos:
    penso que será um espaço já com demasiadas antecamaras antes de lá entrar, dai não ter feito mais uma mas sim procurado encontrar um local individualizado, com recato qualitativo para cada uma das 3 pessoas.

Hélio, as suas propostas são muito "técnicas", arrumadas e muito "cheias", penso que esta dimensão de escritório preconizada pelo J cardoso, é como que uma sala um tanto ou quanto intima e aberta e com um espirito de um escritório lá de casa, um espaço que seja algo menos cadeia de trabalho e repare que a dimensão não é grande e há que não tornar a coisa claustrofobica.
    Deixe-me dizer-lhe que este espaço é para as tais 2 ou 3 pessoas, e isso de dar de caras com as máquinas, depende, ou elas não são peça importante do referido espaço?
    quanto ás janelas... entenda o valor de ter uma ao lado e ponha de lado essas preocupações térmicas que podem ser fácilmente resolvidas e valorize a qualidade de ter um local aprazivel de trabalho e de conhecimento e não um posto, repare tambem que, das 3 variantes que propus, nenhuma leva directamente com o sol no ecran.

J Cardoso, já agora não sei se reparou no painel gradado que pode encerrar o arquivo e a entrada parcialmente e a simples colocação de um biombo ou painel até ao tecto ao lado da ploter "corta" logo as vistas.

quanto ás outras propostas, estão fora de escala.

sou muito democrático nas vezes que decido ser, eheheeh
  5.  # 25

marco1,

na segunda proposta que efectuei não está fora de escala. Antes pelo contrário.
  6.  # 26

adarq

só agora vi, mas permito-me a comentar á mesma da seguinte forma: não vejo muita necessidade de uma sala de reuniões, no entanto terá que ser o J cardoso a verificar isso, quanto á sua solução em si parece-me bem arrumada mas parece-me mais uma sala de aulas, ou seja para mim ( é APENAS a minha visão) enferma do mesmo que falei da do Hélio, acho que lhe falta...talvez emoção poesia.
  7.  # 27

?

sabe, gosto muito de defender a minha dama, isto enquanto não aparecer outra que a supere ( opa isto não se aplica ás pessoas)
    eheheheeh

por exemplo sei reconhecer que o ponto mais débil da minha solução será talvez as reuniões, falta-lhe o golpe de asa que por vezes só vem quando estamos mais embrenhados com o espaço e com a vivência dos que o vão usar. De qualquer forma penso que não será uma divisão á parte naquele espaço que atenuará em termos acusticos uma reunião e vejo mais a coisa como um espaço central onde se estendem desenhos, maquetes, etc, e se fala e discute, isto até mais neste caso de 2 ou 3 intervenientes regulares apenas.
  8.  # 28

Mas se quiser estender os desenhos para um certo tipo de cliente mais conservador, talvez uma sala em que tivesse uma mesa comprida (5/6 pessoas) fosse talvez a solução.
    Por consequência o que gera a divisão da sala de reuniões são armários que poderão servir de apoio a catálogos, processos, etc.
    A questão da (sala de aulas) parte de uma lógica de open space onde haverá sempre uma lógica de trabalho continuo em grupo, não fosse a parede por trás das secretárias com um armário corrido. Óbvio será que quem estiver na secretária mais perto da porta, obviamente servirá de apoio a esse elemento.
    A definição da parede da zona de distribuição, juntamente com as traseiras dos armários, vieram reforçar toda uma geometria que possa ser captada pela iluminação do vão. O mesmo se passa na sala de reuniões.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  9.  # 29

humm

adarq, a minha tambem é um open space, mas repare na rigidez da disposição das suas secretárias e tambem para onde elas estão viradas e o que veem. Enfim gosto de discutir estas coisas, não leve a mal.
  10.  # 30

E são discussões saudáveis. Mas julgo que se estivessem viradas para a parede seria um martirio.
    É que para onde elas estão viradas seria talvez interessante compor essas paredes com uma selecção de projectos em paineis semi rigidos de forma a criar um percurso do potencial cliente à sala de reuniões. Mas isto são ideias .
    Relativamente à sua proposta, julgo que fica pouco funcional, dado ao facto de se considerar uma equipa que poderá precisar até de os dois elementos irem para a frente de uma secretária debater ideias. Aqui a questão é: Até se poderiam juntar as secretárias.

Cumprimentos,
    adarq
  11.  # 31

Bem... Vou meter também aqui um bocadinho de "veneno"... Das propostas que aqui foram colocadas a que me parece mais coerente e arrumada é a do Hélio. Acho no entanto que devia haver uma "barreira" que definisse uma separação entre a zona de trabalho e o espaço de reuniões, não sendo necessário os clientes passarem na zona de trabalho. Não deve haver este tipo de contacto para que os clientes não criem a ideias de facilitismo nos serviços prestados.
  12.  # 32

Colocado por: marco1ehehehe,
    ...

Hélio, as suas propostas são muito "técnicas", arrumadas e muito "cheias",

...

É um facto, gosto pouco de torções e sempre que os espaços as tenham de raiz o ponto de partida é - quase - sempre o de as endireitar/arrumar (a não ser que veja alguma lógica). O mesmo se aplica quando vejo saliências de pilares. Quanto ao cheio, se olhar para os cortes vai perceber que não é como diz. Trata-se de duas soluções - openspace - organizadas e, sem criar mais divisões (os armários têm 2m)...no mobiliário proposto tem espaço para anos e anos de processos.

E depois é como diz -: "sei reconhecer que o ponto mais débil da minha solução será talvez as reuniões." - a sua proposta chumbava por incumprimento de requisitos...heheheh

Cumps,
    Hélio Pinto.
  13.  # 33

adarq

penso que tenho em qq das minhas soluções tem uma mesa de reuniões, por isso...e tirando o "posto" do P ( se preferirem , junior)e mesmo este só na solução 1, os outros dois elementos não estão virados para a parede e tem bastante apoio quer por tras quer pelo lado.

j. angelo

penso que foi dito que não seria um espaço com vocação para receber clientes, seriam talvez mais reuniões de trabalho entre os profissionais envolvidos em determinado projecto.
  14.  # 34

marco 1,

um atelier não é cada um a trabalhar por si. o marco pos um a cada canto! Não julgo que seja por ai a solução. ehehe
  15.  # 35

adarq

tem a certeza do que está a dizer? quer mais interação do que aquela que eu propus? sabe o que são cerca de 7 metros?
  16.  # 36

Alguns esclarecimentos:

- A porta está geralmente aberta pelo que gosto daquele “hall” à entrada que o Hélio propõe.
    - A sala destina-se a duas pessoas em permanência, a terceira virá ocasionalmente para prestar apoio - cortar, dobrar, organizar processos e arquivo.
    - As reuniões, como disse, são de “gente da casa” pelo que a questão da privacidade não se põe.
    - À semelhança do Piafinho também não gosto de me sentar virado para a parede. Quero um lugar de costas para a parede e de preferência num canto.
    - A instalação sanitária está resolvida: lavatório simples (preto) na parede em frente à porta, sanita preta na parede lateral. Revestimento cerâmico preto (mais precisamente cinzento escuro) no chão e nas paredes até cerca de 1,40 m – a altura vai variar, é natural que coloque algumas peças partidas a rematar a (não sei explicar muito bem mas quero que fique com um aspecto muito pouco “clean”,quero ter a sensação de que está inacabado ou abandonado). O resto ficará “por acabar”, apenas com o reboco aplicado irregularmente. A excepção será a parede do lavatório que levará um espelho desde o 1,40 m até ao tecto (falso). O Bar resume-se a um balcão com pio, máquina de café, frigorífico e prateleiras.
    - Como tive oportunidade de dizer já, quero usar materiais vulgares da construção: madeira de cofragem, contraplacado marítimo, “meios-fios”, varões e perfis de aço, cimento à vista, etc. Numa das paredes laterais, a da direita ou a da esquerda, será levantado um pano de alvenaria de tijolo incompleta que ficará em parte à vista, em parte rebocado e outra parte rebocado e pintado, com estes limites irregulares. A outra parede lateral será provavelmente coberta com um vinil com representação de pormenores de betão armado, isolamento, redes de águas, etc.
    - Acho que o Marco captou bem a minha ideia:

… escritório preconizada pelo J cardoso, é como que uma sala um tanto ou quanto intima e aberta e com um espirito de um escritório lá de casa, um espaço que seja algo menos cadeia de trabalho.

Precisamente; até porque as tais reuniões de equipa - e outras não tão “formais”, se é que isso existe ali - que deviam ser feitas na sala própria, acabam por ser feitas ali com a desculpa de que o café é melhor que na copa e tem “som”.

Uma apreciação:

Sem menosprezo para as restantes hipóteses sinto-me inclinado para a proposta do Hélio - esta última do lado direito. É que esta ausência de formalismo e o ar
    “inacabado” só me parece aceitável num contexto algo “geométrico”.
    Estou algo surpreendido, se eu fosse arquitecto era capaz de pensar duas vezes antes de dar ideias a quem, como eu, não é propriamente o maior fã da classe. Acaba por ser uma espécie de bofetada de luva branca que recebo …
    Por outro lado estou a gostar de ler os argumentos que põem na defesa das vossas propostas e concordo até com a generalidade, mas … o coração tem razões que a razão desconhece e realmente a solução do Hélio parece-me ser a que melhor se adapta aos meus desejos, pelo menos por enquanto.

Obrigado a todos

com o dono de obra,este em particular,é pior do que eu....é mais velho,por isso é um marrão sem remédio.

Seu … #$%”/&$ …
    Infelizmente é verdade, teimoso como um burro e mais marrão que um bode velho - mas também, que diabo, não podiam ser só qualidades
  17.  # 37

Tenho sim,

Em todas as suas hipóteses está cada um no seu canto.E isso não me parece nada funcional.
  18.  # 38

ó adarq

desculpe-me afinar mas não estará a fazer birra só por fazer? funcional em que aspecto??? o arquitecto e o engenheiro tem que estar lado a lado tipo colegas de carteira, para ser funcional?? enfim fico-me por aqui pois a argumentação começa a ser pouco fundamentada.
  19.  # 39

Colocado por: j cardosoPor outro lado estou a gostar de ler os argumentos que põem na defesa das vossas propostas e concordo até com a generalidade, mas … o coração tem razões que a razão desconhece e realmente a solução do Hélio parece-me ser a que melhor se adapta aos meus desejos, pelo menos por enquanto.

Provavelmente será por eu não ser arquitecto. Alguém que o assine? ;)

Cumps,
    Hélio Pinto.
  20.  # 40

Nada de birra, julgo ser uma critica construtiva e não depreciativa. E o potencial 3º elemento ficava de castigo isolado noutro canto marco1?
    Entende o que quero dizer?
    Que poderia trabalhar o espaço em função de outras organizações de trabalho. É quase tanto ou mais facil com as rodinhas da cadeira ir parar a outra secretária do que levantar e ir ter com o outro elemento. É desse tipo de funcionalidade que falo. daquela que (chega aqui, e arrasta-se a cadeira) e não daquela( trás a tua cadeira para aqui para discutirmos umas coisas.

Mas já não está cá mais quem falou.

Cumprimentos,
    adarq

0.0281 seg. NEW