Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Boas,

Até admira não ter sido escrito por "sindicalistas":

"
    O rescaldo de mais esta crise não promete nada de bom. Não será, certamente, a construção de uma sociedade mais livre, justa e sustentada. Com a política convencional paralisada não há também que ter ilusões sobre os novos atores. O movimento global de indignação, que revela uma grande vaga de descontentamento e raiva, de pouco valerá face ao que objetivamente se desenha. Caminhamos para um mundo dominado abertamente (já o é na sombra) pelas grandes corporações. Corporações que não têm mandato democrático, não são escrutinadas e, em bom rigor, fazem o que lhes apetece em prole do único objetivo que conhecem, lucros e mais lucros, cada vez maiores e mais depressa, sem qualquer responsabilidade social. A democracia representativa vai dando lugar a uma tirania financeira e corporativa.
    "
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=515681

"
    Os dramáticos apelos dos sindicatos e as advertências de políticos e de alguns economistas (começam a adquirir um número significativo) aumentam de volume de cada vez que temos notícia de novas decisões do Governo. Dizem não haver alternativa. É mentira. Só não há alternativa se se continuar a seguir as regras de um capitalismo cada vez mais serôdio e, por isso mesmo, mais predador e desumano.
    "
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=515679

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  2.  # 62

Boas,

Colocado por: FDNão o conheço. Mas, a maioria dos sindicalistas que "conheço" são como a maioria dos políticos que "conheço", julgo-os muito parecidos.

Têm mais sorte que eu, eu conheço poucos.

Colocado por: FDExistem para satisfazer/defender um público e muitas das vezes, fazem-no sem bom senso, sem ver o quadro no seu todo.

Essa é a sua missão!
    Fazem-no bom senso? Sem ver o quadro no seu todo?
    Posso-lhe dar um retrato de uma das "empresas do regime" que conheço bem, vamos ver depois quem é que têm bom senso?

Colocado por: FDAlém disso, alguns deles - os proeminentes - são sedentos de protagonismo e de poder.

Infelizmente concordo.

Colocado por: FDPor outro lado, a partidarização de muitos deles também não me agrada por aí além...

Se se refere ao PC, neste momento é mais mito que outra coisa, muitos dos sindicatos já fugiram ao controlo do PC.

Colocado por: FDA minha mulher é sindicalizada e eu, de vez em quando, leio as comunicações que o sindicato faz. Aquilo que leio não me causa lá grande impressão - o discurso parece-me sempre demasiado extasiado e extremista.

Concordo.
    Infelizmente não existe (existiu) uma modernização dos sindicatos, quem lá está muitas vezes está porque não há quem lhe suceda.
    Existem cada vez menos "jovens" nos sindicatos e isso molda em muito o seu discurso.

Colocado por: FDO conteúdo até faz algum sentido mas, a forma, não sei porquê, retira-lhe credibilidade...

Prefiro o conteúdo que a forma, mas admito que na nossa sociedade seja ao contrário.

Eu sou muito crítico em relação a muita coisa dos sindicatos, para mim cumprem muitas vezes mal o seu papel, mas vão cumprindo.
    Tenho pena que as pessoas pensem que os sindicatos sejam só um grupelho que se reúne para fazer greves, existe muito trabalho por trás.
    Mais uma vez, infelizmente, as pessoas mudam rapidamente de opinião em relação aos sindicatos quando deles precisam, e quantos eu já vi ...
    Mas, no fundo não acredito que haja sindicalistas que fiquem contentes por haver maior indignação, antes pelo contrário.

Divirtam-se,
    •  
      FD
    • 28 outubro 2011

# 63

Colocado por: oxelferTenho pena que as pessoas pensem que os sindicatos sejam só um grupelho que se reúne para fazer greves

E de quem será a culpa disso...?
  3.  # 64

Caro oxelfer, para ser sincero, tenho real dificuldade definir o que penso sobre os sindicatos. Se por um lado aceito que estão a defender UMA DAS PARTES, sendo esse o motivo da sua existência, por outro acho que, alguns deles, perderam completamente a vergonha. Nos últimos anos temos assitido a reivindicações sindicais que não lembram ao diabo, desculpe que lhe diga mas é o que penso..
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 28 outubro 2011

# 65

Os sindicalistas têm uma imagem péssima na população, isso é um facto.

Porque será?
  4.  # 66

Boas,

Colocado por: FDE de quem será a culpa disso...?

Como já disse várias vezes, se pensa que lhe vou responder que não é dos sindicatos está muito enganado.
    Tenho muitas críticas a fazer aos sindicatos.

Divirtam-se,
  5.  # 67

Hoje é fácil atacar os sindicatos, e os seus membros, da mesma forma que é fácil atacar os funcionários públicos de forma genérica.

Há de tudo, como em tudo. Há diversas formas de olhar para cada coisa. Faz lembrar as manifestações em Atenas ou Roma. Podem sair 100 000 pessoas à rua, mas se meia dúzia partem uns vidros, essa é a notícia, e parece que os 100 000 saíram à rua para partir vidros e não por outro motivo qualquer (que nem sequer é explicado...). Da mesma forma que queixam-se dos ordenados de, por ex, na CP porque UM maquinista consegue "sacar" um dinheirão por mês, pensa-se que TODOS os funcionários desta empresa trabalham pouco e ganham muito, e são mal-agradecidos. Conheço funcionários da CP que ganham mal, são explorados, trabalham durante folgas e férias sem que recebam mais por isso e que, ainda por cima, para o mal sejam considerados funcionários públicos.

Tudo isto é para dizer que generalizações desembocam sempre em injustiças.

Voltando à crise do euro. Já olharam para as bolsas de hoje?
    A euforia durou dois dias?

Já olharam para os juros que a Itália aceitou hoje pagar pela sua última emissão de divida?
  6.  # 68

Boas,

Colocado por: Rui A. B.Nos últimos anos temos assitido a reivindicações sindicais que não lembram ao diabo, desculpe que lhe diga mas é o que penso..

(sem qualquer tipo de sarcasmo)
    Dê-me um exemplo.

Divirtam-se,
  7.  # 69

Boas,

Colocado por: José Pedro NunesFaz lembrar as manifestações em Atenas ou Roma. Podem sair 100 000 pessoas à rua, mas se meia dúzia partem uns vidros, essa é a notícia.

E para quem não sabe:
    Só faltam mesmo provas que esses que normalmente são apelidados de "anarquistas" são "subsidiados" pelo grande capital.

Divirtam-se,
    •  
      FD
    • 28 outubro 2011

# 70

Colocado por: José Pedro NunesPodem sair 100 000 pessoas à rua, mas se meia dúzia partem uns vidros, essa é a notícia.

Às vezes até fico na dúvida se essa meia dúzia não é contratada por alguém...
  8.  # 71

Boas,

Colocado por: José Pedro NunesHoje é fácil atacar os sindicatos, e os seus membros, da mesma forma que é fácil atacar os funcionários públicos de forma genérica.

Uma estratégia de "guerra" há muito conhecida: dividir para reinar.

Divirtam-se,
  9.  # 72

Colocado por: oxelferBoas,

E para quem não sabe:
    Só faltam mesmo provas que esses que normalmente são apelidados de "anarquistas" são "subsidiados" pelo grande capital.

Divirtam-se,

Verdade, há "teorias", é fácil deduzir que o objectivo é afastar as notícias dos problemas reais, inventando situações para que as pessoas continuem distraídas.
  10.  # 73

Boas,

Colocado por: José Pedro NunesVerdade, há "teorias", é fácil deduzir que o objectivo é afastar as notícias dos problemas reais, inventando situações para que as pessoas continuem distraídas.

Não é muito o meu "campo" mas há muito que deixou de ser teoria, já mais dados que isso.

Divirtam-se,
  11.  # 74

(sem qualquer tipo de sarcasmo)
    Dê-me um exemplo.

Divirtam-se,

Agora tenho que me ausentar mas fica aqui uma lista com algumas só relacionadas com os professores, achei particular piada à que está a negrito..

1.A sua exigência de suspensão do processo de avaliação de desempenho dos docentes que, nas escolas, está, objectivamente, a dificultar o seu funcionamento e a prejudicar o próprio desempenho dos professores;
    2.Apoiar a decisão da Plataforma Sindical dos Professores de suspender a participação na comissão paritária de acompanhamento da aplicação da avaliação;
    3.Apoiar a antecipação do processo negocial de alteração do modelo de avaliação do desempenho, que deverá ter lugar no âmbito de um processo mais amplo de revisão do ECD que garanta, entre outros objectivos:

- Eliminar a divisão dos professores em categorias hierarquizadas, bem como todos os constrangimentos administrativos à progressão na carreira;

- Acabar com a prova de ingresso na profissão;

- Estabelecer regras pedagogicamente relevantes para organização dos horários dos professores;

- Fixar regras excepcionais para a aposentação dos docentes, tendo em conta o elevado desgaste físico e psicológico provocado pelo exercício continuado da profissão;

4.Rejeitar as propostas apresentadas pelo Ministério da Educação para revisão da legislação de concursos. Estas, a serem aprovadas, provocariam situações de ainda maior instabilidade dos docentes, para além de, não prevendo qualquer mecanismo para a vinculação dos professores, se destinarem a satisfazer necessidades permanentes das escolas recorrendo a professores contratados;
    5.Exigir a correcção de todas as irregularidades e ilegalidades cometidas na elaboração dos horários de trabalho e o pagamento de serviço docente extraordinário em todas as situações em que, por impossibilidade comprovada, não seja possível respeitar o disposto na legislação em vigor;
    6.Exigir, no âmbito de uma revisão da legislação relativa à direcção, gestão e administração das escolas, que se determinem condições que viabilizem a concretização dos princípios da autonomia, da participação e do funcionamento democrático dos órgãos;
    7.Considerar inaceitáveis as medidas aprovadas pelo Governo que visam limitar a organização e o exercício da actividade sindical.
  12.  # 75

Oxelfer, os artigos que colocaste são muito interessantes, mas parece-me que é do tipo de artigos escrito por pessoas que agora que é óbvio já podem escrever sobre isto. Ou seja, não conseguiram (ou não quiseram) perceber para onde isto se encaminhava antes de termos os resultados.
  13.  # 76

Boas,

Colocado por: Rui A. B.Nos últimos anos temos assitido a reivindicações sindicais que não lembram ao diabo, desculpe que lhe diga mas é o que penso..

Eu não deixo de concordar com isso, e até lhe dou um exemplo de um que acho vergonhoso: sindicato dos enfermeiros.
    Mas isto é a minha concepção de sindicato, no caso em questão o sindicato não funciona como um sindicato mas como uma ordem.
    Doí-me por exemplo não ver tanta animosidade em relação às ordens, essas sim que funcionam pura e simplesmente como lobby ou grupo de pressão. Porque é que ninguém se manifesta, por exemplo, contra o papel vergonhoso que a ordem do médicos vêm tendo ao longo de décadas? Porque defendem os "grandes"? Será que só esses é que merecem ser defendidos?

Divirtam-se,
  14.  # 77

Boas,

Colocado por: Rui A. B.Agora tenho que me ausentar mas fica aqui uma lista com algumas só relacionadas com os professores, achei particular piada à que está a negrito..

Absolutamente de acordo.
    O dos professores funciona como uma ordem.
    E sobre esses também tenho histórias.
    Infelizmente neste momento os sindicatos só se conseguem mexer na função pública e ai foram cometidas muitas asneiras (na minha opinião).

Divirtam-se,
  15.  # 78

Eu não deixo de concordar com isso, e até lhe dou um exemplo de um que acho vergonhoso: sindicato dos enfermeiros.
    Mas isto é a minha concepção de sindicato, no caso em questão o sindicato não funciona como um sindicato mas como uma ordem.
    Doí-me por exemplo não ver tanta animosidade em relação às ordens, essas sim que funcionam pura e simplesmente como lobby ou grupo de pressão. Porque é que ninguém se manifesta, por exemplo, contra o papel vergonhoso que a ordem do védicos vêm tendo ao longo de décadas? Porque defendem os "grandes"? Será que só esses é que merecem ser defendidos?

Divirtam-se,

As ordens são uma treta para mais uns quantos meterem dinheiro ao bolso. Em bom Português são mais uns tachos.
    •  
      FD
    • 28 outubro 2011

# 79

Colocado por: oxelfere até lhe dou um exemplo de um que acho vergonhoso: sindicato dos enfermeiros.

Por acaso, já em Maio de 2010 tinha falado nesse exemplo:

Por exemplo, olhei um dia destes para as reivindicações dos enfermeiros. Podem nas ver aqui: http://www.seram.pt/docs/File/destaque/26_04_2010/Carr_Enf_Comunicado_desenvolv_cont_prop_Sindical_Abril_10.pdf
    Questões salariais à parte, reparei que pretendem criar um núcleo de enfermeiros para enfermeiros: apenas os enfermeiros contratam, apenas os enfermeiros podem avaliar os seus pares, apenas os enfermeiros gerem.
    Lá terão as razões deles mas, olhando de fora, mais não parece que a criação de um feudo blindado.
    É a tal coisa, na teoria se calhar as intenções são ou querem parecer as melhores... mas na prática já se está a ver o que iria acontecer, não?

https://forumdacasa.com/discussion/10942/greve-luxo-apenas-ao-alcance-de-alguns/?Focus=135240#Comment_135240
  16.  # 80

Boas,

Colocado por: José Pedro NunesOxelfer, os artigos que colocaste são muito interessantes, mas parece-me que é do tipo de artigos escrito por pessoas que agora que é óbvio já podem escrever sobre isto. Ou seja, não conseguiram (ou não quiseram) perceber para onde isto se encaminhava antes de termos os resultados.

Por acaso uma delas não só não previu como era adepta.
    Mas há muita gente que previu o que está a acontecer há mais de 20 anos. Nessa altura foram insultados do pior.
    Não estou com isto a querer dizer que se há 20 anos tivéssemos ido por outro caminho estaríamos melhor, mas que muitos previram que isto viesse a acontecer é verdade.
    Na minha opinião pessoal, se há 20 anos as coisas tivessem sido feitas de um modo diferente não estaríamos nesta situação (mas isso já foi mais ou menos discutido aqui).

Divirtam-se,

0.0452 seg. NEW