Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Boa noite,
    Tentando ressuscitar o tópico e como comprei uma casa com fechadura de palhetão duplo queria substituir por algo mais seguro.
    O que aconselham com relação precço/segurança QB?

    Cilindro Europeu é substancialmente melhor, certo?

    Obrigado, Paulo Torres
  2.  # 122

    Cilindro europeu é o formato da fechadura a porta tem que ser compatível.
  3.  # 123

    Colocado por: RicardoPortoCilindro europeu é o formato da fechadura a porta tem que ser compatível.


    A porta é compatível, deverá ter sido colocada aquela fechadura porque era o mais baratinho!
      20200106_193512.jpg
  4.  # 124

    Coloque a abloy protec 2.

    Ou uma fechadura semelhante de discos em vez de pinos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: x_soldier
  5.  # 125

    Colocado por: josexySe o seu objectivo é adquirir uma porta de segurança para oferecer segurança para os dias de hoje, então a minha sugestão mantêm-se: compre uma que pelo menos cumpra o EN 1627:2011, no nível RC3 ou acima (até ao nível máximo RC6).

    Qualquer que seja a porta... convêm que seja bem instalada conforme as instruções do fabricante... alguns instaladores não as cumprem à risca e depois quem fica com os problemas é quem a utiliza.

    As normas vão sendo actualizadas para terem em conta a evolução dos métodos utilizados pelos intrusos na prática. E mesmo estas normas é só para garantir um padrão mínimo de segurança para cada nível! Os fabricantes podem é claro ter uma prestação melhor ou pior perante o tipo de intrusão e ferramentas que podem utilizar, mas pelo menos o cliente pode saber que falhas básicas que qualquer laboratório detecta não acontecem nos modelos certificados.

    Se pode comprar uma porta que respeite uma norma mais antiga? Ou até uma porta que não respeite qualquer norma? Claro que sim! Se não tiver de cumprir algum requisito legal para portas de segurança pode colocar o que bem lhe apetecer, o dinheiro é seu e assim como eventualmente a propriedade a proteger.


    Só não quero é que compre algo a pensar que é o melhor que poderia ter para aquele nível de segurança, quando poderia comprar algo que respeita normas de segurança mais elevadas e que já defendem de ataques entretanto descobertos em casos reais que acontecem pela Europa fora para cada tipo de nível de segurança.

    Claro que o fabricante/ vendedor vai garantir que é perfeitamente segura a porta que eles chamem de segurança mesmo que seja com uma norma anterior, ou que nem sequer seja certificada como porta de segurança... e enquanto os intrusos não tentarem provavelmente vai achar que tem a melhor porta de segurança possível.

    Pode encontrar nas lojas de fechaduras e portas modelos que cumprem o EN 1627:2011 RC3 ou acima por exemplo das marcas: "Dierre", "Fichet", "Skydas", "Eurosegur".

    Muitas marcas têm lá classe 3, nível 3 e outros termos que se referem a segurança, mas a menos que esteja explicitamente escrito segundo a norma "EN 1627:2011" normalmente referem-se a normas mais antigas. Peça aos vendedores (antes de comprar) os certificados, se quiser comprar uma que respeite as normas mais recente.

    Por motivos que desconheço as empresas que fabricam portas de segurança em Portugal não decidiram actualizar-se para terem modelos que respeitem os requisitos mais recentes, ou pelo menos não conheço qualquer empresa. Talvez não tenham capacidade para produzir soluções técnicas para respeitar os parâmetros mínimos definidos nessas normas, talvez seja só uma questão de poupar dinheiro em certificações, ou pode ser simplesmente inércia... nenhuma das opções me deixa particularmente descansado.

    Por último pode ver exemplos de "portas de segurança" que certamente passam à primeira vista por tal... mas que não oferecem tanta segurança assim:
    -https://www.youtube.com/watch?v=Qv7egXdZMsI
    -https://www.youtube.com/watch?v=TJWHTw0uaY0


    Retomando este assunto, quais são as marcas e empresas que aplicam portas EN1627:2011 RC3 e quais são os preços dessas portas? E que cilindro recomendam?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pepe66
  6.  # 126

    fichet
  7.  # 127

    Colocado por: RicardoPortoColoque a abloy protec 2.

    Ou uma fechadura semelhante de discos em vez de pinos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:x_soldier


    Obrigado Ricardo!
    Precisa ou convém também ter o escudo protecção? O valor é um pouco mais elevado, correcto?
  8.  # 128

    convem ter. conte com uns 300€ tudo
    • josexy
    • 21 janeiro 2020 editado

     # 129

    Abloy Protec 2, tal como a maior parte das fechaduras pode ser ultrapassado ( https://youtu.be/kfGiqQFRwkA?t=72 ), mas pelo menos não parece (de momento) ser demasiado péssima (ainda demora quase 2 minutos a ser ultrapassada sem ser destruída).

    Continuo a sugerir a fechadura "EVVA MCS" que apesar de já a conseguirem abrir, não é nada fácil porque é um misto de parte mecânica (essa parte parece ser fácil de ultrapassar) e ímanes... estes últimos é que devido à forma como eles utilizam os ímanes e porque são calibrados para agir de maneira diferente cada um deles individualmente faz com que seja uma dor de cabeça ultrapassá-los... embora também já exista quem consiga.

    Duas fechaduras na mesma porta:
    - Idealmente devem pedir as vossas portas blindadas/ portas de segurança com pelo menos duas fechaduras de tipos diferentes que sejam considerados de alta-segurança (no sentido de ser difícil alguém realmente conseguir extrair as mesmas e de conseguirem com ferramentas fazê-las rodar internamente) e usá-las!
    - Se não for para usá-las não servem de muito.
    - Devem estar separadas entre si pelo menos 30 cm se forem colocadas do mesmo lado da porta (em algumas portas de segurança metem por exemplo uma do lado da abertura da porta e por exemplo a outra fechadura ao centro da porta).
    - Se tiverem duas fechaduras na mesma porta e realmente trancarem as portas com ambas terá a vantagem que dependendo da(s) fechadura(s) e como funcionam internamente por vezes poderá obrigar o atacante a fazer toda a operação para ultrapassar a fechadura com as ferramentas novamente a cada nova volta que dá... o que aumenta o tempo que demoram a ultrapassar a fechadura. Isto só é aplicável se não forem fechaduras para as quais eles consigam construir uma chave falsa no local, mas que tenham de andar a manipular o mecanismo interno um a um para o fazer rodar.

    Duas portas:
    - Se usarem duas portas blindadas/ portas de segurança uma em sucessão à outra tipo criar uma "jaula"/ "zona de contenção" poderão dificultar ainda mais a intrusão porque qualquer que seja a técnica utilizada para ultrapassar a primeira porta ainda terão uma segunda a ultrapassar o que aumenta a dificuldade/ o tempo para uma intrusão bem sucedida, e se tiverem bons sistemas de detecção de intrusão associados por exemplo a nevoeiro de segurança/ sirenes/ flashes desorientadores... podem realmente dificultar a vida ao intruso ao mesmo tempo que aumentam as chances da empresa de segurança/ polícia/ amigos/ você conseguirem dar conta da presença indesejada e frustrar a intrusão.

    Esta técnica de duas portas é utilizada em muitas casas, especialmente de muito ricos, por vezes de forma dissimulada em que a pessoa entra para uma divisão perfeitamente funcional (ex: cozinha, sala de estar, piscina, etc.), mas cuja a porta que dá acesso ao resto da casa é também ela de alta-segurança para dificultar a progressão pelo resto da casa mesmo que tenham ultrapassado a porta de alta-segurança exterior.
    Nas garagens que tenham acesso interno é boa ideia considerar o interior da garagem como "exterior" e ter na mesma duas portas entre a mesma e o resto da habitação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 130

    A técnica das duas portas explicadas no comentário anterior tem ainda a vantagem de permitir por exemplo colocar abertura remota da porta mais exterior... que permite por exemplo deixar entrar alguém para deixar encomendas dentro de casa, sem terem de lá estar, mas sem deixar ter acesso à casa toda.
    De preferência com câmara de vídeo-vigilância para visualização remota e com a porta exterior a fechar-se automaticamente para terem a certeza que fica mesmo fechada e trancada.
    Obviamente não vão poder assinar pessoalmente, mas por vezes é só para deixar a encomenda e não é necessário assinatura (exemplo: encomendas que não cabem na caixa do correio, ou não passam na abertura para meter o correio), outras vezes conhecem a pessoa que faz as entregas e podem pedir que voltem mais tarde ou noutro dia para assinar.
    • zed
    • 26 janeiro 2020

     # 131

    josexy,

    Com todo o respeito, essas soluções de duas portas e antecâmaras parecem-me descontextualizadas aqui no fórum. Faz-me lembrar aquela jaula do filme "Snatch", aumenta a segurança mas é uma coisa que não faz sentido para 99,9% da população.

    Quem precisa disso quero pensar que não se vem aconselhar em fóruns mas sim com empresas ou profissionais de segurança.
  10.  # 132

    Ter uma porta com uma fechadura insegura por vezes dá paz de alma.

    Por exemplo, se a vossa mulher tiver o hábito de fechar a porta e esquecer-se de levar as chaves (:

    Tenho uma porta média com uma boa fechadura, mas não há melhor segurança que vizinhos atentos aos movimentos no prédio.
  11.  # 133

    zed,

    Acho que fazer sugestões aqui no fórum é na boa, até porque a quem não interessa simplesmente avança ignorando aquilo que não lhe interessa.

    Imagino que alguém que seja alvo de furto/ roubo na sua habitação/ empresa pode querer uma opinião mais isenta do que a opinião de quem lhe quer vender alguma coisa... pelo menos já pode ter umas ideias sobre o que pode fazer sentido para si mesmo e o porquê e depois em discussão com os ditos "especialistas" (que espero que seja alguém independente para conseguir indicar as melhores soluções independentemente da empresa que coloca cada coisa em prática) poderá verificar se de facto é prático ou não.

    Esta solução de duas portas ("jaula") é comum na África do Sul, mas já vi um exemplo numa casa de gente muito abastada, e não faz ideia de que está na "jaula" porque é uma divisão perfeitamente normal e não diria que a outra porta para o interior é de segurança, provavelmente até pensaria que era uma coisa fraquinha fácil de ultrapassar mesmo que já tivesse estado dentro da casa antes.

    Aniceto Rui,

    Para os casos de esquecimento de chaves existem as fechaduras electrónicas que podem por exemplo abrir com alguma aplicação no smartphone (desconfio da segurança destas)... embora prefira portas que abram com a introdução de um código em teclado próprio colocado na parede que coloca os números numa posição aleatória a cada introdução para não conseguirem deduzir o código pela posição dos dedos (tipo: ScramblePad da Identiv)... naturalmente que tal deve enviar o código para uma unidade que o verifica dentro da habitação para não arrancarem simplesmente o teclado da parede e mandarem a energia directamente para abrir a fechadura.
    Vizinhos atentos aos movimentos no prédio é bom, mas já me contaram de um prédio onde quase todas as casas foram alvo de furto, por acaso era alguém que era vizinho daquela gente toda, e muitos outros casos onde simplesmente estudam os hábitos das pessoas do prédio e depois é tudo a eito.
  12.  # 134

    Boa tarde, antes de comprar um cilindro de segurança, consulte o site https://rotorpick.com/ ou em alternativa pesquise no youtube bump keys.
    Existe ferramentas para abrir quase todos os modelos de chaves e cilindros de "segurança"
    Eu tenho a minha preferência por cilindros mecatronicos, Boa sorte
  13.  # 135

    Boa dia
    Mudei de apartamento e como sempre quero trocar o canhão/cilindro da porta.
    É uma porta dierre classe 3 mas não tenho mais informações da porta.
    Atualmente está instalado um cilindro tesa tx85 3050N.

    O que recomendam para trocar? Além da EVA MCS que é bastante acima do orçamento?

    A ideia era ter um cilindro médio /bom e subscrever um seguro de recheio.

    Obrigado
  14.  # 136

    Tenho uma porta blindada com fechadura duplo palhetao, das mais inseguras.

    Embora maioria, senao todas sejam possiveis abrir, depois de tantos modelos apresentados, qual aquele que será efectivamente mais dificil de abrir?
  15.  # 137

    Colocado por: RafaelGPintoBoa dia
    Mudei de apartamento e como sempre quero trocar o canhão/cilindro da porta.
    É uma porta dierre classe 3 mas não tenho mais informações da porta.
    Atualmente está instalado um cilindro tesa tx85 3050N.

    O que recomendam para trocar? Além da EVA MCS que é bastante acima do orçamento?

    A ideia era ter um cilindro médio /bom e subscrever um seguro de recheio.

    Obrigado

    Cilindro médio-bom pode ser por exemplo um "Mul-t-Lock Interactive", por exemplo o "Cilindro Mul-t-Lock Interactive +" que talvez consiga arranjar por uns 220 euros ou mais. Não espere é que seja impossível de abrir, mas alguém não especializado poderá realmente não conseguir e talvez tenha de recorrer a métodos mais destrutivos... pelo menos saberá por onde entraram e para efeitos de seguro poderá ser bom.

    Duplo palhetão já há muito que se sabe que não é lá muito seguro, mas dependendo da perícia ainda são entre 2 a 5 minutos que demora a fabricar a chave no local, logo é melhor que muitas outras de suposta "alta segurança", que às vezes não aguentam sequer 30 segundos.
  16.  # 138

    Fui ver este topico comecei a ficar a assustado Ganges de leste etc etc fui a ver 2012 .As duas portas e o que recomendo e ambas com mais de uma fechadura , entro em casa abro a primeira porta tenho um pequeno espaco o de deixo sapatos guarda chuvas . A primeira porta tenho fechadura com teclado foi a chaves do areeiro que me instalou , sou obcecado por segurança , e as campainhas ring e do gênero são óptimas recomendo . E sim e muito fácil abrir qualquer fechadura quem sabe abre sem deixar marcas por isso e meter muitas para ganhar tempo . Uma boa fechadura o segredo está na curvatura de entrada que impede dificulta bastante o trabalho das gazuas ou então adoptar por uma Mauer como nw 5 São bastante complexas
  17.  # 139

    Colocado por: Reduto25As duas portas e o que recomendo


    E na garagem também mete duas portas?

    Os portões com automatismos é facílimo de abrir com um pouco de eletrónica.
  18.  # 140

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    E na garagem também mete duas portas?

    Os portões com automatismos é facílimo de abrir com um pouco de eletrónica.


    Nao tenho Garagem
 
0.0362 seg. NEW