Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Tyrande

    Se acha que investir na defesa é um vício.. gastar 1€ já é mal empregue...


    sim... mas se podem comprar usado e funciona... para que comprar novo... só para dizerem que são os maiores e tal...

    tem aqui um bom exemplo...

    "O semanário «Expresso» publica, este sábado, documentos libertados pelo site Wikileaks que envolvem Portugal. Nos documentos são feitas duras críticas ao ministério da Defesa português, que acusam de comprar armamento por uma questão de orgulho, não importa ser útil ou não.

    Mas são mais as críticas a Portugal, enviadas para a Casa Branca. Num telegrama secreto de seis páginas pode ler-se que «as vontades e acções do ministério da Defesa português parecem ser guiadas pela pressão dos seus pares e pelo desejo de ter brinquedos caros. O ministério compra armamento por uma questão de orgulho. Não importa se é útil ou não». "
    Concordam com este comentário: two-rok
  2. Claro que sim, mas olha que mesmo assim já se cortou em muita coisa. Na Câmara Municipal da minha terra o atual executivo conseguiu cortar 2 milhões de euros em custos de funcionamento.

    Nas Forças Armadas vamos continuar a ver atiradores sem coletes balisticos de jeito nem na quantidade necessária, espingardas-automáticas construidas à décadas nas mão dos mesmos, PILAV a voarem pouco por falta de dinheiro, navios na base em vez do mar pelos mesmos motivos. Sem orçamento... não há actividade.
    •  
      Tyrande
    • 24 outubro 2014 editado
    Colocado por: sergyio

    sim... mas se podem comprar usado e funciona... para que comprar novo... só para dizerem que são os maiores e tal...


    Não sou contra comprar material usado! Longe disso!
    Mas parece-me que comprar algo que só tem mais 10 anos de vida útil, é "esticar a corda". As embarcações vão ter de durar mais, bem mais, de 10 anos por pura teimosia e "magias" que os nossos mecânicos fazem...
    Só isso...

    Sobre a utilidade dos mesmos, há casos que até posso concordar com a que linkou.. Neste não.
    A nossa área de intervenção marítima é tão estupidamente grande que até assusta. Para controlarmos o nosso espaço marítimo, temos nós muito pouco...
    Concordam com este comentário: sergyio
  3. Sem dúvida, basta ver o programa dos NPO:

    ...Foi decidido dar luz verde ao processo e foram estabelecidos acordos com os Estaleiros Navais de Viana do Castelo no sentido de construir naquela unidade do norte do país as 12 unidades que se considerava serem necessárias para substituir não só as corvetas cada vez mais envelhecidas, mas também os pequenos navios de patrulha da classe Cacine, parte deles já desactivados, mas dos quais, alguns ainda se encontram ao serviço.

    O problema ocorrido com o navio Prestige, que se afundou em águas da Galiza, quase tendo entrado em águas portuguesas, e a necessidade de Portugal se dotar com navios capazes de combater a poluição marítima, resultou na contratação com os ENVC de duas unidades do NPO, transformadas em Navio de Combate à Poluição, com a mesma base e algumas alterações com vista a permitir aquele tipo de actividade.

    O numero de navios de patrulha passou assim de doze para dez, aos quais se somariam dois navios especializados no combate à poluição, mantendo-se o total de doze navios.

    Mais tarde, foi também decidido reduzir o numero total de navios para dez.
    Agora, passariam a ser oito patrulhas oceânicos, a que se juntariam mais dois navios de combate à poluição.

    A redução do numero de patrulhas, foi no entanto compensada com o anuncio da construção de cinco patrulhas mais pequenos, que teriam funções de patrulha costeira.


    Ora NPO operacionais temos apenas um, dado o acidente que houve à poucos dias. Se tudo correr bem teremos a médio prazo 2 NPO, mais dois da mesma classe especializados no combate à poluição.

    Ou seja, dos 12 originais, ficaremos apenas com 4! Os NPC que seriam 5, afinal vão ser apenas 4 (os navios que foram comprados aos Dinamarqueses).

    Tudo isto para patrulhar uma ZEE colossal. Não chega, é muito curto.
  4. F16 lusos dão caça a russos

    IL-20 Coot, de guerra eletrónica e recolha de informações, entrou no espaço aéreo da Estónia.

    http://www.cmjornal.xl.pt/mundo/detalhe/f16_lusos_dao_caca_a_russos.html
  5. Boa!
  6. So mesmo com os IL-20 Coot porque todos os outros entraram e sairam antes que lhes cheirassem o rasto dos gases. O dominio do ar esta na parte dos russos. A geracao Sukhoi esta ai para ficar e dar cartas. O triste F35 (qualquer das versoes) nao lhe vai chegar aos calcanhares nem que o tentem desenvolver por mais 15 anos. Fiasco...!!! E os F16...bem, fazem o que podem mas mesmo com as recentes actualizacoes, nao chegam para a geracao Sukhoi.


    Foram feitas simulacoes em diversos cenarios onde num deles, em pleno oceano indico, ao fim dos primeiros 20 min de combate aereo os Sukhoi dominariam o combate, destruindo uma valente percentagem dos avioes da alianca.

    Apos diversos cenarios e simulacoes...nunca se conseguiu vencer o dominio dos ceus. Razao pela qual a Australia ja pensa em comprar Sukhois aos Russos, deixando os Americas com o menino nas maos! Um menino muito mal amanhado diga-se de passagem!

    PS: Mas parabens aos nossos pilotos, claro, pois com poucas horas de treinos conseguem manter-se a operar num cenario internacional e mostrar bons resultados.
  7. Colocado por: treker666So mesmo com os IL-20 Coot porque todos os outros entraram e sairam antes que lhes cheirassem o rasto dos gases. O dominio do ar esta na parte dos russos. A geracao Sukhoi esta ai para ficar e dar cartas. O triste F35 (qualquer das versoes) nao lhe vai chegar aos calcanhares nem que o tentem desenvolver por mais 15 anos. Fiasco...!!! E os F16...bem, fazem o que podem mas mesmo com as recentes actualizacoes, nao chegam para a geracao Sukhoi.


    Os SU-27 (e familia) já têm substituto, o T-50.

    http://en.ria.ru/infographics/20100219/157939986.html

    Nem o F-35 e muito menos o F-16 foram feitos para combater os SU-27, para isso existe os F-15 e F-22 (isso sim, são da mesma classe de caças).


    Foram feitas simulacoes em diversos cenarios onde num deles, em pleno oceano indico, ao fim dos primeiros 20 min de combate aereo os Sukhoi dominariam o combate, destruindo uma valente percentagem dos avioes da alianca.


    Isso depende de muitos factores, desde o piloto atrás dos comandos, passando por haver ou não cobertura de radares, a versão do caça, etc.

    Eu sei que em exercícios entre a USAF e a IAF, os SU-27 deram muito trabalhinho aos norte-americanos. Já houve exercicios à posteriori e os Indianos sempre mostraram trabalho. Já li reportagens em que um dos pilotos dizia que os Indianos tinham sempre excelentes prestações porque os SU-27 são bons e os pilotos são ainda melhores. Se colocares esse mesmo caça nas mãos de um Angolano de certeza que vais ter prestações muito inferiores.

    Apos diversos cenarios e simulacoes...nunca se conseguiu vencer o dominio dos ceus. Razao pela qual a Australia ja pensa em comprar Sukhois aos Russos, deixando os Americas com o menino nas maos! Um menino muito mal amanhado diga-se de passagem!


    Isso é algo que eu dúvido porque:

    1 - Eles têm a China por perto que está cada vez mais agressiva;
    2 - Já investiram demasiado dinheiro no projecto para o abandonar;
    3 - A versão que eles querem adquirir (F-35 A) é a que menos problemas está a ter;
    4 - A alternativa seria sempre um caça ocidental e não um caça que é usado pelo possível inimigo.

    PS: Mas parabens aos nossos pilotos, claro, pois com poucas horas de treinos conseguem manter-se a operar num cenario internacional e mostrar bons resultados.


    Sem dúvida, com os cortes é quase um milagre o que a FAP ainda consegue fazer. Entre o Destacamento no Báltico e o C-130 no Mali e as missões internas não sobra muito dinheiro do orçamento.
  8. Faleceu no final da semana o Comandante Maxfredo Costa Campos um dos fundadores da atual Escola de Fuzileiros, em 1961 em Vale de Zebro.
    À família, amigos e camaradas as nossas condolências.
    Recorde a história da Casa Mãe dos Fuzileiros contada pelo próprio no vídeo que celebrou os 50 anos da Escola de Fuzileiros, realizado há três anos.

    (Declarações do Comandante Maxfredo aos 5 minutos e 20 segundos.)



    http://www.youtube.com/watch?v=aUImkVEtE_s
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zegato
  9. Colocado por: branco.valterOs SU-27 (e familia) já têm substituto, o T-50.

    O T-50 esta ao mesmo nivel do F22 raptor em capacidades tecnicas mas tem uma grande (enorrrrme) diferenca. E fiavel! O F22 raptor nao e e ja deixou de ser produzido por isso mesmo. O F22 precisa de hangares aquecidos (temperatura controlada). O racio de peso/potencia, capacidade de carga e aceleracao...todas estas caracteristicas sao menores em relacao ao jactos actuais. Capacidade limitada de armamento...mais uma. Manutencao cara e demorada e custos de voo acima do F15, quando era suposto ser menor. Enfim...um elefante branco que tem sido usado na siria contra a ISIS e pouco mais tem feito por esse mundo fora a nao ser publicidade para os EUA.


    Colocado por: branco.valterEu sei que em exercícios entre a USAF e a IAF, os SU-27 deram muito trabalhinho aos norte-americanos. Já houve exercicios à posteriori e os Indianos sempre mostraram trabalho. Já li reportagens em que um dos pilotos dizia que os Indianos tinham sempre excelentes prestações porque os SU-27 são bons e os pilotos são ainda melhores.

    Sim, mas poderas ver que nesses mesmos cenarios desactivaram muitas das caracteristicas tecnicas do SU-27, levando a uma comparacao pouco realista entre avioes e pilotos. Ate o armamento usado foi controlado de maneira a nao usarem os poderosos misseis ar-ar R77 que habitualmente transportam. Um pouco como uma prova de atletismo de 400 metros barreiras onde os Americas ...removeram as barreiras para eles deixando os indianos com as ditas. E grande parte dos avioes derrubados aos indianos foram por sistemas terra-ar, pois foram obrigados a desligar os sistemas de deteccao e impedidos de utilizar flares.


    Colocado por: branco.valterIsso é algo que eu dúvido porque:

    1 - Eles têm a China por perto que está cada vez mais agressiva;


    Precisamente por isto que a atencao deles se virou para usar o mesmo tipo de caca. Esquece o F35 ainda que seja o A. Nao se trata de fiabilidade. Nos cenarios desenvolvidos por peritos da nato...o F35 simplesmente NAO PRESTA para um dogfight com SU-27 muito menos com SU-30. Os SU voam mais alto, mais rapido e com maior alcance do que os F35.



    Colocado por: branco.valter4 - A alternativa seria sempre um caça ocidental e não um caça que é usado pelo possível inimigo.

    Se houvesse um capaz de controlar o inimigo...sim, seria a resposta mais correcta.


    Entre varios artigos, deixo um para lerem...mas convem ler ate ao fim para perceber bem a historia:
    http://in.rbth.com/blogs/2014/03/10/dissecting_a_dogfight_sukhoi_vs_usaf_at_red_flag_2008_33623.html


    Colocado por: branco.valterSem dúvida, com os cortes é quase um milagre o que a FAP ainda consegue fazer. Entre o Destacamento no Báltico e o C-130 no Mali e as missões internas não sobra muito dinheiro do orçamento.

    Se nao fossem estas missoes internacionais...acho que nem voavam.
  10. Para não andar a fazer citações com outras citações vou responder com texto livre.

    O F-22 foi um caça de supremacia aérea pensado para a Guerra fria, ou seja, um cenário de guerra convencional. Entretanto a dita "guerra" acaba e quando o caça entra realmente em função já o cenário para o qual estava pensado está completamente posto de lado. Para além disso, estes aparelhos "furtivos" têm revelado alguns problemas que são muito caros de resolver. Na prática tanto o F-22 como o B-2 tem tido problemas com a sua cobertura, para além disso o F-22 tem revelado problemas que podem colocar em risco a vida de quem o pilota.

    Para mim o melhor caça para as ACTUAIS lutas/conflitos que os Norte-Americanos estão metidos chama-se A-10.

    O SU-27 (toda a familia) é um caça brutal, mas só o combustivel necessário para manter esse bicho torna-o numa má decisão para meio mundo. Mas como caça de superioridade aéra é excelente, desde que bem pilotado e com um bom apoio em terra.

    O F-35 ainda não atingiu todo o seu potencial, na verdade ainda nem sabemos qual é o seu verdadeiro potencial já que os muitos problemas que afectam o projecto deixa tudo em aberto. Pessoalmente acho que eles foram demasiado ambiciosos, é demasiadas coisas para uma única plantaforma. E a versão que vai substituir o Harrier... meu rico Harrier!

    Os Australianos por enquanto tem os seus SH que já é um bom caça para as suas actuais necessidades, para além disso os Norte-Americanos já lá estão e a tendência é a reforçar o dispositivo no Pacifico.

    Tanto o Rafale como o EFA 2000 são excelentes aparelhos, tendo o segundo aparelho nas mãos dos Britânicos conseguido "abater" repetidamente os F-22 Norte-Americanos.

    Em relação às missões internacionais... isso vale para qualquer Ramo das Forças Armadas (infelizmente).

    Venham lá mas é umas HK416 A5 que ficam sempre bem para a fotografia! ;o)



  11. Colocado por: branco.valterO SU-27 (toda a familia) é um caça brutal, mas só o combustivel necessário para manter esse bicho torna-o numa má decisão para meio mundo. Mas como caça de superioridade aéra é excelente, desde que bem pilotado e com um bom apoio em terra.

    Nao sera bem assim...informa-te melhor sobre as prestacoes do mesmo, consumos e capacidade de radar...so neste ultimo entao deixa o F35 a milhas de distancia!

    Colocado por: branco.valterO F-35 ainda não atingiu todo o seu potencial, na verdade ainda nem sabemos qual é o seu verdadeiro potencial já que os muitos problemas que afectam o projecto deixa tudo em aberto. Pessoalmente acho que eles foram demasiado ambiciosos, é demasiadas coisas para uma única plantaforma. E a versão que vai substituir o Harrier... meu rico Harrier!

    Nao atingiu nem vai atingir...pois ja esta ultrapassado ha muito!

    Colocado por: branco.valterOs Australianos por enquanto tem os seus SH que já é um bom caça para as suas actuais necessidades, para além disso os Norte-Americanos já lá estão e a tendência é a reforçar o dispositivo no Pacifico.

    Claro que estao...e os chineses andam a dormir nao? Podem continuar a achar que o ocidente tem a supremacia do espaco aereo mas essa ja foi ha muito.A tecnologia a ser desenvolvida por Russos e Chineses, quando sair, vai reforcar ainda mais a sua actual posicao dominante, tecnicologicamente falando.


    Colocado por: branco.valterVenham lá mas é umas HK416 A5 que ficam sempre bem para a fotografia! ;o)

    Eh eh..temos mesmo visoes diferentes. Para que a HK416 quando ja temos a G36?!? Ate tem melhores prestacoes que a 416!! Continuo a achar que foi feito para os Americas gostarem dela devido a aparencia com as M's.

    Ainda assim...preferia a HK417... :D




    Leitura para antes de dormir:
    http://www.newaustralia.net/defence_airforce.html
  12. HK417 só se for para a "normal", porque as tropas expedicionárias como os Páras, Fuzos e Comandos que são os primeiros a "entrar", têm que ir com uma 5.56mm. A G-36 já tive uma nas mãos...não sei, não gostei daquela mira e da coronha XXL.

    Pelo que ouvi os nossos Rangers estão muito satisfeitos com as HK416 e querem é mais (as G-36 ficam para os checas).

    Vou imprimir e depois falamos. ;o)
  13. A mira de origem deixa muito a desejar sem duvida e a coronha...bem, aquilo e feito para homens :P :D


    Colocado por: branco.valterporque as tropas expedicionárias como os Páras, Fuzos e Comandos que são os primeiros a "entrar",

    Sera que sao?


    Colocado por: branco.valtertêm que ir com uma 5.56mm

    E porque?
  14. http://www.defence.gov.au/whitepaper2013/docs/WP_2013_web.pdf

    Amanhã falamos, porque ou eu desligo o PC ou levo tautau da generala! LOL
  15. Pois...no fundo no fundo somos mesmo quem grita mais alto em casa...mas so para dizer JA VOUUUU!!!! :D
    Concordam com este comentário: two-rok, branco.valter, jorgealves
  16. Colocado por: treker666A mira de origem deixa muito a desejar sem duvida e a coronha...bem, aquilo e feito para homens :P :D



    Sera que sao?



    E porque?


    São.
    E têm de ir com uma 5.56 porque é o calibre NATO...
  17. Colocado por: TyrandeSão.

    Com uma resposta tão simples também lhe respondo da mesma forma. Não são!
  18. Colocado por: treker666
    Com uma resposta tão simples também lhe respondo da mesma forma. Não são!


    Ok,então elucide-me...
    (estamos a falar de forças portuguesas apenas)
 
0.0713 seg. NEW