Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Podem ser uma minoria, mas mesmo a pessoa mais honesta pode ter um grande azar na vida e vai estragar a vida de outras pessoas por causa disso. Podia ter acontecido/estar a acontecer na minha família...por isso só posso pensar que ser fiadora de outra pessoa (e estou a falar de relações familiares mt próximas), NÃO. É das poucas certezas que tenho.
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 22

    Colocado por: gf2011Era mais fácil um tópico: vantagens de um fiador?


    Vejamos...

    Vantagem 1: ganha um amigo (ou 2) para a vida :)
    Vantagem 2: ao aceitar ser fiador, está a facilitar o CH, logo a impulsionar a economia do país :)
    Vantagem 3: caso as coisas corram para o torto e tenha que pagar o CH... ficam com uma 2ª casa de férias e para a velhice sem estar a contar :)
    Vantagem 4: esta é para este Fórum - se as coisas correrem para o torto e tenha que pagar o CH, aumenta a participação neste fórum ao vir aqui tirar dúvidas e lamentar-se. Ninguém vem cá dizer que é fiador e que está tudo a correr muito bem :)

    Como vê, nem tudo é mau!
    •  
      GF
    • 27 março 2012

     # 23

    hehehehe, quando precisar de um fiador já sei a quem venho pedir :)
  3.  # 24

    Colocado por: becasPodem ser uma minoria, mas mesmo a pessoa mais honesta pode ter um grande azar na vida e vai estragar a vida de outras pessoas por causa disso. Podia ter acontecido/estar a acontecer na minha família...por isso só posso pensar que ser fiadora de outra pessoa (e estou a falar de relações familiares mt próximas), NÃO. É das poucas certezas que tenho.


    É como lhe digo... pensa assim porque felizmente não precisa te fiadores. Isto é como tudo na vida... só quando as coisas nos batem à porta é que somos obrigados a repensar princípios e certezas que tínhamos.

    Claro que todos podemos ter azares e um CH é por muito tempo. Mas se fossemos a pensar nisso, pouquíssimas pessoas arriscariam a pedir CH, mesmo sem fiadores, porque amanhã têm um azar e pronto.
  4.  # 25

    Colocado por: mar_juSe os Bancos assim o exigem, que irão fazer pessoas honestas e trabalhadoras que precisam de comprar casa e de crédito habitação..


    A questão de fundo é? Precisam? O arrendamento não podia/devia ser opção?
    É verdade que a nossa realidade de arrendamento está completamente distorcida. Anos e anos de tempo de vacas gordas e dinheiro fácil a isso levou.

    Mas a realidade é que nos países do que tanto invejamos salários a cultura é outra. Na Alemanha a % de proprietários das próprias casas é bem menor. Alugar uma casa
    é uma coisa absolutamente normal.

    Mas o facto é que até há bem pouco tempo e devido às condições do nosso mercado de habitação, era efectivamente mais vantajoso comprar do que arrendar, isto em termos de renda mensal apenas. Porque na realidade há muitos custos que as pessoas se esquecem quando decidem comprar casa; Condominio, Seguros, IMI, taxas de juro que variam e podem levar a que a renda duplique no espaço de 1 ano..
  5.  # 26

    Colocado por: mar_juVantagem 3: caso as coisas corram para o torto e tenha que pagar o CH... ficam com uma 2ª casa de férias e para a velhice sem estar a contar :)


    Quer dizer.. ganhou 1 ou 2 amigos para a vida, mas depois quando dá para o torto, despeja-o sem problemas para ficar com a 2ª casa? :)
    Isto é melindroso...
  6.  # 27

    O FD fez um belo serviço público e abriu este novo tópico: https://forumdacasa.com/discussion/23306/fiador-sim-mas-com-que-proteccao/#Item_2

    hangas: eu posso falar à vontade porque ainda nem esta bolha tinha rebentado e já eu morava em casa arrendada. Vivi numa casa velhinha (com renda de 30€) dos 0 aos 21 anos. Vivo numa casa arrendada (e a preços normais) até aos meus 31... como vê, o que mais tenho feito é contribuir para o mercado de arrendamento.

    O problema é quando chegamos a uma fase da nossa vida em que queremos aumentar a família e uma casinha com melhores e diferentes condições e as rendas de T3 aqui pelo Porto, Gaia e arredores andam nos 550€/600€... por estes valores, ainda não compensa arrendar (claro que há as vantagens da mobilidade, etc). Chega a uma idade em que já queremos ficar com algo nosso (é uma mentalidade muito portuguesa, mas é nossa, não a podemos negar).

    Penso que ainda vai demorar mais 1, 2 ou 3 anos até o mercado ficar inundado de casas vazias que ngm compra e aí sim, a concorrência fará as rendas baixar.
  7.  # 28

    Colocado por: mar_ju

    É como lhe digo... pensa assim porque felizmente não precisa te fiadores. Isto é como tudo na vida... só quando as coisas nos batem à porta é que somos obrigados a repensar princípios e certezas que tínhamos.

    Claro que todos podemos ter azares e um CH é por muito tempo. Mas se fossemos a pensar nisso, pouquíssimas pessoas arriscariam a pedir CH, mesmo sem fiadores, porque amanhã têm um azar e pronto.


    Se eu tiver um azar, tenho que resolver a minha vida. Conheço-me, sei o que seria capaz de fazer para proteger a minha família e, mesmo que não o conseguisse, seria sempre a minha responsabilidade e de mais ninguém. Mas ver as minhas filhas na rua, sem casa, por erros de terceiros, é impensável. É precisamente como diz: só quando as coisas nos batem à porta...
    Um pouco cómico é que há uns anos os bancos aceitavam qq fiador...e eu conheço pelo menos um caso em que o casal fiador não tem absolutamente nada de seu e um rendimento mensal (declarado) de 1000 euros...
    Concordam com este comentário: Meia Cuca
  8.  # 29

    Colocado por: hangasQuer dizer.. ganhou 1 ou 2 amigos para a vida, mas depois quando dá para o torto, despeja-o sem problemas para ficar com a 2ª casa? :)
    Isto é melindroso...


    Se as coisas correm bem, ganha amigos para a vida. Se correrem mal... não! :) Eu estava a tentar brincar com a situação.

    Agora a sério: já sabemos que é um risco muito grande aceitar ser fiador de alguém e convém pensar muito bem no assunto, avaliar bem a pessoa que o pede, etc, etc... mas infelizmente hoje em dia os bancos ainda exigem muito isso e a verdade é que se ninguém aceitar ser fiador, torna-se complicado para a compra de casa. Nem todos conseguem amealhar o suficiente para pagar a casa a pronto ou dar tanto de garantias ao banco que não sejam precisos os fiadores.
  9.  # 30

    Colocado por: mar_jucaso as coisas corram para o torto e tenha que pagar o CH... ficam com uma 2ª casa de férias e para a velhice sem estar a contar :)

    caso as coisas corram para o torto e tenha que pagar o CH...fica sem o dinheiro e a casa. A casa é de quem consta na escritura como comprador e não do fiador.
    • eu
    • 27 março 2012 editado

     # 31

    Eu considero que nenhum amigo verdadeiro pede a alguém para ser seu fiador. Não se pede uma responsabilidade daquelas a um amigo.

    Aliás, o facto de o banco exigir fiador é um bom indicador que existe elevado risco de incumprimento, portanto, existe um risco muito grande para o fiador.
    Concordam com este comentário: treker666, jpvng
    • sisu
    • 27 março 2012

     # 32

    Colocado por: euEu considero que nenhum amigoverdadeiropede a alguém para ser seu fiador. Não se pede uma responsabilidade daquelas a um amigo.

    Aliás, o facto de o banco exigir fiador é um bom indicador que existe elevado risco de incumprimento, portanto, existe um risco muito grande para o fiador.


    Hoje em dia tanto pedem fiador para comprar casa como para arrendar. Ora se ninguém for fiador de ninguém mesmo que a pessoa tenha condições financeiras vai morar para onde? Para a rua?
    Concordam com este comentário: mar_ju
  10.  # 33

    Os critérios de análise dos bancos nem sempre correspondem bem à realidade e nesta altura do campeonato, é mais para se salvaguardarem dada a situação actual.
    Diria que hoje em dia qualquer pessoa corre o risco de entrar em incumprimento, uma vez que hoje em dia as empresas estão abertas, amanhã fechadas.

    Como disse a sisu e bem vamos todos morar para a rua se toda a gente pensar da mesma forma que o eu.

    Tive fiador para arrendar a casa, foi exigido porque era cliente de "risco" (trabalhava numa empresa de trabalho temporário) e o que é certo é que nunca me atrasei um único dia em quase 10 anos. Felizmente o meu fiador ganhou uma amiga para a vida... e uma mulher!!! :)

    Como disse num post atrás, só fala assim quem não precisa de fiadores ou já os tem e agora canta de galo.
    • eu
    • 27 março 2012 editado

     # 34

    Colocado por: mar_jué mais para se salvaguardarem
    É para isso mesmo que serve o fiador, para transferir o risco para outrém.

    Colocado por: mar_juComo disse a sisu e bem vamos todos morar para a rua se toda a gente pensar da mesma forma que o eu.

    Que exagero. Arrendei um apartamento e não pedi fiador. Assim como eu fiz, muitos outros fazem: não exigem fiador para arrendamento.

    Colocado por: mar_jue o que é certo é que nunca me atrasei um único dia em quase 10 anos

    Parabéns! Mas, infelizmente, nem todas as histórias terminam assim.

    Colocado por: mar_juComo disse num post atrás, só fala assim quem não precisa de fiadores ou já os tem e agora canta de galo.

    Seguindo a mesma linha: só não fala assim quem precisa de fiadores. E aposto que, apesar desse discurso "pró fiador", nunca foram ou serão fiadores de outras pessoas.
  11.  # 35

    Colocado por: sisuHoje em dia tanto pedem fiador para comprar casa como para arrendar. Ora se ninguém for fiador de ninguém mesmo que a pessoa tenha condições financeiras vai morar para onde? Para a rua?

    Se ninguém for fiador de ninguém...acaba-se a figura de fiador. E quer os bancos(CH), quer os particulares (arrendamento) passam a não exigir fiador. Serão obrigados a exigir outro tipo de "cautelas" para minimizar o risco de incumprimento.
    Concordam com este comentário: eu, becas, treker666
    •  
      GF
    • 28 março 2012

     # 36

    Havia uma frase já antiga que dizia: se queres perder um amigo empresta-lhe dinheiro.
    Neste caso seria: se queres perder um amigo, sê fiador dele.
    Concordam com este comentário: eu, Meia Cuca
    • sisu
    • 28 março 2012

     # 37

    Colocado por: mar_juComo disse a sisu e bem vamos todos morar para a rua se toda a gente pensar da mesma forma que o eu.

    Que exagero. Arrendei um apartamento e não pedi fiador. Assim como eu fiz, muitos outros fazem: não exigem fiador para arrendamento.

    Já arrendei duas casas e esta última tive á volta de 2 meses a ver casas até encontrar a casa ideal. E tanto as casas que arrendei ( 2 até agora) e TODAS as casas que vi durante o periodo de 2 meses pediam fiador. E ainda cheguei a ver certa de 10 casas.
    Isso de não pedir fiadores acredito mas á uns anos atrás. Hoje em dia essa realidade é diferente.
    • eu
    • 28 março 2012

     # 38

    De qualquer das formas, há que distinguir fiador de crédito habitação de fiador de arrendamento. O nível de responsabilidade é completamente diferente.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes, teflou, Meia Cuca
  12.  # 39

    Exatamente como diz o eu, pedir fiador por uma casa arrendada isso deveria nao existir, eu arrendei tres e nao pedi fiador , agora fiador pela compra de uma casa onde o credito arrasta-se sobre 30 ou 40anos nem pensar, fui fiador de um amigo e chumbou-me com 16000 euros!agora posso dizer que fui entalado uma vez e nunca mais eu me meto em outra pareçida lol
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    •  
      GF
    • 28 março 2012

     # 40

    E essa coisa de andar a pedir às pessoas para ser fiador é outro hábito que se enraizou.
    Jamais fui fiador de alguém e jamais pedirei a alguém para ser meu fiador.
    Ou sou capaz de garantir algo por mim mesmo, ou então não avanço.
    Concordam com este comentário: eu, de jesus mendes, Ana Brás
 
0.0264 seg. NEW