Colocado por: becas
Não tenho a certeza de ter percebido o seu comentário, mas acho que sim e concordo, mas o que significa a generosidade é algo de muito complexo e até pode ser contraditório...
Percebo perfeitamente o drama de quem precisa de um fiador, a questão é que, ao sê-lo, quem assume essa responsabilidade transporta o risco não só para si, mas para a sua família e para aqueles de quem é suposto cuidar. Não duvido que muitas das pessoas que se veem em incumprimento são pessoas sérias e trabalhadoras, sobre quem caiu uma desgraça - desemprego, doença, divórcio - mas isso não evita que, mesmo contra a sua vontade, outras pessoas sejam arrastadas para uma situação terrível.
Ótimo para si e para os seus, mas há muitos que trabalham as mesmas 12 a 14 horas por dia para receber uma miséria. Ou outros que, querendo trabalhar essas mesmas 12 ou 14h, não têm como nem onde.
Continuo a considerar a exigência de fiadores imoral. E seria bom que alguma "instância superior" percebesse a ilegitimidade desta exigência.
(Falo da compra de casa, porque no arrendamento a responsabilidade é totalmente diferente - o incumpridor pode sempre resolver a incapacidade financeira saindo da casa, o que não acontece com os empreéstimos para compra de casa)
Colocado por: euHá muita gente que é muito generosa... no teclado: é tão fácil escrever ou dizer o que cai bem...
Colocado por: gf2011Ía carregar no botão de concordo, mas você mete sempre algo a mais no texto que me faz acabar por não carregar.
Colocado por: gf2011E sim ganho bem, trabalho de 12 a 14h por dia mas sai-me do lombo não ando aí a fazer greves, mas isso é conversa para outras nupcias!
Colocado por: gf2011A questão está é a ser mal vista: ninguem tem de viver em barracas como alguem aí em cima escreveu, a questão é que, para se pedir um fiador é porque é alguém que não oferece credibilidade ou garantias suficientes, seja para o senhorio ou para o banco. Em vez do tugazinho que não tem filhos mas quer um T3 com vista para o mar, se ficar no T1 (ou no T0) com vista para terra, se calhar em vez dos 800 euros por mes fica a pagar 400 por mes ou menos, se calhar já não precisa de fiador nenhum.Procura serviços
Há muita gente que é muito generosa... no teclado: é tão fácil escrever ou dizer o que cai bem...
Colocado por: j cardosoou será apenas porque "cai bem"?
Colocado por: j cardosoFalando por mim, há pessoas tão chegadas a mim - mas tão chegadas mesmo - perante as quais só uma razão fortíssima e muito objectiva levaria a que eu recusasse.
Colocado por: j cardosoPor falar em cair bem, não é a tua vez de pagares a francesinha? É que caía mesmo bem ...
Quantas pessoas já tiveste tão chegadas a ti - mas tão chegadas mesmo - com as quais te desiludiste (queimaste) e que deixaram de ser tão chegadas - mas tão chegadas mesmo?
Colocado por: j cardosoPermita-me que discorde
Colocado por: j cardosoparece-me até que caiu bem mal a alguns incluindo oeu
Colocado por: becasE outros muito seguros de que o seu mérito é suficiente para nunca terem problemas na vida nem precisarem de ninguém
Talk is cheap
Colocado por: j cardosoOuvir é não só mais barato como facultativo: só ouve quem quer ...
Colocado por: Jacinta
Não existe mesmo? Tem a certeza disso?
Nem sequer para jovens que não têm trabalho e que têm que ser os pais a responsabilizarem-se pelo arrendamento?
É que no nosso país a situação é essa mesma. Jovens ou menos jovens que afirmam que têm capacidade financeira para pagar a renda, mas que afinal até não têm e que querem arrendar porque precisam de morar nalgum lado.
Tendo em conta os problemas que existem quando não pagam, quem arrenda nessas condições precisa de ter um mínimo de garantias. Aí terão que ser ou os pais, que por vezes também recebem pouco de salário ou de reforma, ou então, outra pessoa que se responsabilize.
Não é moda, é necessidade.
Antigamente, quem não tinha possibilidades financeiras ficava em casa dos pais ou alugava um quarto, mas agora, todos querem arrendar casa, mesmo que não tenham capacidades de assumir o pagamento da renda até ao final do contrato.
Eles têm direitos, mas os donos das casas, talvez não tenham, pois quando não podem pagar, dão as mais variadas desculpas, para pregar o calote.
Colocado por: sisuEstamos a falar de pessoas que têm capacidades de arrendar casa, têm trabalho, têm rendimentos e têm poupanças.
Colocado por: eu
Com a nova lei do arrendamento, estas pessoas não deverão ter dificuldades em arrendar casa. Sem fiador...