Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Com os dados que o Pedro deu e com os preços que o Paulo calculou, creio que os visitantes deste fórum tem uma excelente base de trabalho para fazerem a opção mais acertada independentemente da solução escolhida.

Obrigado aos dois.

Um abraço,

Ps. Em fóruns em que dá para fixar tópicos este era um dos que merecia ficar sempre no topo.

http://montedochafariz.blogspot.com/
  2.  # 22

- Estes preços apresentados já tem mão de obra e o lucro de que faz ou é só material mm?
    - Apesar de ler demasiado sobre isolamentos em paredes duplas continuo com a mm duvida como isolar os pilares, com wallmate e depois como se aplica o reboco e que tipo?
    - Tem muita logica estar a preocupar-me assim tanto com os isolamentos perfeitos da parede dupla com wallmate e das lajes se se usar um chão aquecido?
    - Qual a solução que apresentam para a ventilação da casa, colocar grelhas de ventilação, pq vejo toda a gente preocupada em criar o perfeito isolamento da casa o que acho perfeito mas a casa tem de ventilar, gostava que alguem falasse disso.
  3.  # 23

Qual o custo da lã de vidro? e qual a diferença para lã de rocha?
  4.  # 24

Colocado por: bushy- Apesar de ler demasiado sobre isolamentos em paredes duplas continuo com a mm duvida como isolar os pilares, com wallmate e depois como se aplica o reboco e que tipo?

Bushy, nem com as fotos? Qual a dúvida?
    Colocado por: bushy- Tem muita logica estar a preocupar-me assim tanto com os isolamentos perfeitos da parede dupla com wallmate e das lajes se se usar um chão aquecido?

Das paredes acho que faz muito bem em se preocupar. Nas lajes, se vai colocar piso radiante TEM OBRIGATORIAMENTE que isolar e bem a laje.
  5.  # 25

Colocado por: bushy- Estes preços apresentados já tem mão de obra e o lucro de que faz ou é só material mm?

"Fornecimento e assentamento" - inclui tudo e a margem do empreiteiro, são preço de venda ao público. Não têm é IVA

Colocado por: bushy- Tem muita logica estar a preocupar-me assim tanto com os isolamentos perfeitos da parede dupla com wallmate e das lajes se se usar um chão aquecido?

Claro que sim, mas a perfeição custa dinheiro e na prática preferimos sempre uma solução com a melhor relação preço / qualidade

Colocado por: bushy- Qual a solução que apresentam para a ventilação da casa, colocar grelhas de ventilação, pq vejo toda a gente preocupada em criar o perfeito isolamento da casa o que acho perfeito mas a casa tem de ventilar, gostava que alguem falasse disso.

Isso, já faz ou devia fazer parte do projecto. Vejo no http://forum.aglobal.com/ que lá já discutiu muito isso

Colocado por: lmcamoesQual o custo da lã de vidro? e qual a diferença para lã de rocha?

http://www.sotecnisol.pt/materiais/10/la-de-rocha-e-de-vidro.php

Colocado por: afsantosEm fóruns em que dá para fixar tópicos este era um dos que merecia ficar sempre no topo.

Proponha ao FD a passagem para "O Melhor do Fórum" e de mais alguns que ache
  6.  # 26

obrigado Paulo Correia
  7.  # 27

Paulo Azevedo obrigado tambem, só fiquei com um duvida que tamanho tem os pilares, pq tijolo11, wallmate4, cx de ar ?, tijolo 15 que fica com 6cm para dentro do pilar, 3cm do wallmate aplicado no pilar e mais 6cm do tijolo 6, logo qual o tamanho do pilar e da caixa de ar?????? E só um reparo os respiradores e a tal meia cana que se poe enrte as paredes foi usada?
  8.  # 28

Colocado por: bushyPaulo Azevedo obrigado tambem, só fiquei com um duvida que tamanho tem os pilares, pq tijolo11, wallmate4, cx de ar ?, tijolo 15 que fica com 6cm para dentro do pilar, 3cm do wallmate aplicado no pilar e mais 6cm do tijolo 6, logo qual o tamanho do pilar e da caixa de ar??????

Bushy, você tem de adequar as medidas à sua solução. A caixa de ar fica com a medida que precisar: tanto pode ser de 2cm, como de 4cm como de 5cm...
    O XPS, porque 4cm? O seu projecto térmico até pode dar 6cm, ou 3cm... Já o tem feito?
    E os pilares? Já tem o cálculo da estrutura feito, para saber quais as dimensões dos mesmo? Sem ter estas coisas todas definidas não adianta estar a fazer contas...

Seguem dois esquemas "Tipo" que terá de alterar para o seu caso:

Neste as duas paredes são em tijolo de 15cm. O pilar 20 X40. Também tem piso radiante. Como vê as soluções nunca são iguais...

Peço desculpa pelo tamanho... Mas para se ver tinha de ser assim.
  9.  # 29

Pedro azevedo, eu apenas estou a receber informação pq o que vou ter ainda nao sei, estou neste momento a procura de terreno para construir a minha casa que vai ter +/- 220m2, segundo um desenho que fiz num site da net, floorplanner, e apenas decidi que desejo uma casa com 2 andares sem garagem para baixo, paredes duplas com isolamento, laje com caixa de ar, chão aquecido, arquitectura moderna sem telhado inclinado, e muita janela pq gosto de luz natural e que a casa estea virada a sul, agora qt aos preços ando a apanhar tudo o que vejo na net e que os meus amigos me dizem para ter uma noção de qt vou gastar, pq não quero contar com as médias de 750 ou 800 ao m2, isso para mim não dá tou a tentar fazer um previo caderno de encargos para ter uma noção mais certa no que me vou meter, gostaria de expor aki o que tenho para saber até se estou perto da realidade ou não,

- 3 lajes (base, 1º andar e a cobertura) +/- €2500 preço fornecido pelo um amigo que constroi no norte.
    - estrutura sem lajes e c/ divisoes (paredes duplas e divisoes no interior) €100 m2 preço fornecido pelo um amigo que constroi no norte.
    - Pinchaleiro sem loiças € 4000 preço fornecido pelo um amigo que constroi no norte.
    - Tectos falsos € 15 m2 preço fornecido pelo um amigo que constroi no norte.
    - electricidade com alarme, video, som, comando central €8000 preço fornecido pelo um amigo que constroi no norte.( mas aki tem coisas que nao vou querer como som e comando central para fazer de tudo que segundo ele é o que encarece)
    - Chão aquecido +/-€ 5000 na casa toda
    - Paneis solares para aguas +/- 3000€ mas arranja-se + barato
    - o chão estou em duvida entre wincanders que sai a €40 e ceramica de +/-€ 30 dado que vou ter chão aquecido
    - vidros e caixilharia estou a contar com uns €10000, tive a ver a rehau, vidros duplos laminados em pvc
    - Paneis fotovoltaicos so para consumo +/- 5000€ aki depois invisto por ano para abater no irs vou aumentando a estrutura ate vender a edp
    - Carpintaria ainda não tenho se tiver uma ideia agradecia
    - esgotos e canalizaçoes ainda estou indeciso entre o ppr e multicamada porque nao sei o que escolher e não sei qt custa
    - rebocos e pinturas nao tenho preços pq nao sei o que aplicar
    - projecto, licenças e tudo o resto
    - muros
    - jardim

e pronto não sei o que falta é onde estou neste momento, se me puder ajudar nos preços que me falta e nos que tenho criticar a vontade já era uma ajuda 5 estrelas, o que sei é que este meu amigo construiu uma vivenda em famalicao de 300m2 com tudo de luxo e disseme que gastou por volta de 120 000 euros para construir a casa, agora gostava de ter preços de lisboa, e se for muito a diferença vou ao norte e trago o povo para trabalhar na capital e pago a casa, comida e transportes se compensar.
  10.  # 30

Colocado por: bushyo que sei é que este meu amigo construiu uma vivenda em Famalicão de 300m2 com tudo de luxo e disseme que gastou por volta de 120 000 euros para construir a casa,

Esse seu amigo ou não sabe fazer contas, não as fez ou simplesmente se esqueceu de somar muita coisa. 400€/m2? Ele que faça bem as contas porque é impossível, a menos que alguém tenha financiado ou que ele não tenha pago tudo.

Para o que lhe falta, o Pedro já lhe indicou alguns tópicos com muita informação
  11.  # 31

Colocado por: bushysei é que este meu amigo construiu uma vivenda em famalicao de 300m2 com tudo de luxo e disseme que gastou por volta de 120 000 euros para construir a casa,

Meu caro, eu sou de Famalicão... ;) E também não percebo como é que esse seu amigo conseguiu isso! A minha vai ter 400m2 (250m2 de R/C + 150m2 de cave) e estou a apontar para os 300.000€. Sei que a minha gama de acabamentos e equipamentos é boa, mas também não é luxuosa!
    Pelo que tenho visto aqui e com a ajuda do Sr. Paulo, os preços não diferem muito (nada?) dos mais a Sul...

Outro conselho: faz muito bem em ir avaliando as coisas, mas se o fizer em conjunto com um arquitecto, trabalhando já sobre o projecto, iria colocando as coisas de forma mais objectiva. Assim é demasiado falível.
    E sinceramente, deve mesmo considerar os tais 750€/m2... Não crie ilusões que depois lhe vão dar ou desilusões ou muitas dor de cabeça.

Agora coisas mais "concretas":
    Colocado por: bushyo chão estou em duvida entre wincanders que sai a €40 e ceramica de +/-€ 30 dado que vou ter chão aquecido

Wicanders não tem uma base em cortiça? Se for esse ESQUEÇA. É uma asneira colocar isso sobre um piso radiante. A cortiça isola em demasia.
    Se pensa em madeira veja solução tipo Tarkett, Karelia, Kahrs, Lusoparquete (preços muito interessantes e parecem saber do que fazem, fale com wpt.pt).
    Colocado por: bushyvidros e caixilharia estou a contar com uns €10000, tive a ver a rehau, vidros duplos laminados em pvc

Curto, muito curto, para quem quer muito vidro e vãos grandes.
    Colocado por: bushyPaneis fotovoltaicos so para consumo +/- 5000€

Sem duvidar, aonde consegue isso?! Nunca vi nada para baixo dos 20.000€! Se poder deixar a dica...
    Colocado por: bushye se for muito a diferença vou ao norte e trago o povo para trabalhar na capital e pago a casa, comida e transportes se compensar.

Não se iluda...
  12.  # 32

Colocado por: Pedro Azevedo78Pelo que tenho visto aqui e com a ajuda do Sr. Paulo, os preços não diferem muito (nada?) dos mais a Sul...

Não diga nada a ninguém, mas eu até acho que são ligeiramente mais altos

Colocado por: Pedro Azevedo78E sinceramente, deve mesmo considerar os tais 750€/m2... Não crie ilusões que depois lhe vão dar ou desilusões ou muitas dor de cabeça.

Para a vivenda em si, ok, mas se lhe meter os arranjos exteriores terá de considerar mais uns 100€. E já agora, não se esqueçam do IVA.
  13.  # 33

Colocado por: PauloCorreia

Colocado por: afsantosEm fóruns em que dá para fixar tópicos este era um dos que merecia ficar sempre no topo.

Proponha ao FD a passagem para "O Melhor do Fórum" e de mais alguns que ache

Carissimo FD sugiro que este post deveria ser fixo, pois creio que está na moda a questão térmica das construções e acho que aqui está tudo muito bem explicadinho, preços, desenhos, fotos e especificações técnicas.

Um abraço

http://montedochafariz.blogspot.com/
  14.  # 34

obrigado pelas vossas criticas, mas se não é pedir muito podiam por os preços de lisboa então, naqueles que eu tenho. Em relação aos paneis fotovoltaicos este é só um kit de começo e é só para consumo a ideia é todos os anos aumentar a estrurura até vender ao estado. Mas a estrutura completa ja custa na ordem dos 20 a 25 mil. Sei que já deram orçamentos feitos mas como voces dizem cada caso é um caso logo pelo menos se os preços das estruturas com divisoes e das lajes estão correctos.
  15.  # 35

Colocado por: bushyobrigado pelas vossas criticas, mas se não é pedir muito podiam por os preços de lisboa então, naqueles que eu tenho.

Não consigo por preços porque aqueles que têm, não fazem sentido. Mas veja este orçamento tipo que o poderá ajudar:
    https://forumdacasa.com/discussion/668/2/orcamento-tipo-para-vivendas/#Item_19
  16.  # 36

Não entendo qual o problema de falar de valor, pq é isso que decide 99% das decições, sei que já ajudou muito e nesta discusão ate ja disse qe por tijolo, pintar e isolar na parede dupla sai a 71,57€ claro que não estou a espera de arranjar um gajo que me vai fazer o trabalho a 71.57 pode ser menos ou mais mas pelo menos ja tenho uma referencia, pq acima disso meto a margem de erro, agora gostava de ter um previsão no global de qt vou gastar. Como fazer as 3 lajes da casas por exemplo.
  17.  # 37

Este tópico está excelente!! Parabéns!!
    Sou da opiniao que seria de o colocar no "MELHOR DO FORUM"

É claro que os preços são meramente indicativos, variam de obra para obra.
    O mais correcto será pedir orçamento com projecto e caderno de encargos na mão..
    ;) Aí sim, vão aparecer valor reais, de acordo com as diversas especialidades e caracteristicas do projecto de cada um!
  18.  # 38

Colocado por: bushypq é isso que decide 99% das decições,

Pois é, mas é errado.

Colocado por: bushyNão entendo qual o problema de falar de valor,

porque depois as pessoas agarram-se a esses valores como se fossem indiscutíveis

Colocado por: bushyComo fazer as 3 lajes da casas por exemplo.

Criei um tópico precisamente para isso. Têm lá os valores todos, bastando fazer umas contas:
    https://forumdacasa.com/discussion/2308/estrutura-de-custos-de-2-tipos-de-vivendas

A questão para mim, é que se lher o peixe, você não aprende a pescar e se se quer meter nisso dessa maneira, terá de aprender. A partir dali, faça as perguntas. No caso do betão, soma os valores de betão+armaduras+cofragem+ movimento de terras e divide pela área da moradia. Terá o valor m2 e multiplica pelo sua área de construção
  19.  # 39

Boa Tarde, estou atento há varios dias sobre tudo o que diz respeito a isolaçao térmica de fachadas neste forum.Tenho lido aqui varias opinioes sobre a isolaçao térmica. uns dizem que é melhor por exterior e há quem diga que é interior. Pois meus caros amigos, uma isolaçao pelo interior com placas de pladur, com uma ou duas folhas de pladur, se nao levar o respectivo isolamento de placa poliestirano ou de la de rocha, pouco ou nada isola. seria na minha opiniao revestir as paredes interiores com gesso projectado, que sairia um terço mais barato e fazia o mesmo efeito. ao que diz respeito a uma boa isolaçao com os meus conhecimentos e varias dezenas de anos de experiência como aplicador de isolaçao térmica, aconselho a que seja feita sempre pela parte exterior. e ao que diga respeito a caixas de ar com o isolamento na mesma com sistema XPS (como se vê aqui nas fotos), penso eu que nao será uma boa soluçao. por exemplo o que se passará nas lajes onde as placas estao apoiadas e nas lombreiras das janelas e portas exteriores como todos nós sabemos, o tijolo tradicional português como se pode verificar nas fotos, têm os buracos na horizontal e nao na vertical. quero eu com isto dizer que sao bons para a acumulaçao de humidade.eu proprio estou a construir uma moradia e optei por um sistema de tijolo térmico ventilado.conhecido como térmocilla de 30x20x30cm, com os buracos na vertical.e na aplicaçao do mesmo é conveniente meter um fio de ergamassa por o interior e exterior.assim deixando o meio do tijolo livre para circulaçao de ar. e optei por um revestimento térmico projectável que tanto se pode aplicar á maquina como manualmente que pode ser aplicado até 60mm de espessura. que é um material bom em termo de isolaçao térmica e resistência acima da média.este material de isolaçao foi desenvolvido pelos alemaes para a zona de bavieira.como é uma zona muito fria,sempre optavam pelas placas de ETS.mas passando alguns anos deparam-se com uma grande surpresa, com as famosas aves conhecidas por pica-pau, que destruiam as fachadas.e este material da marca maxit (AISLONE) veio substituir o anterior, que está a ter um grande sucesso a nivel de condiçoes atmosféricas e resistência em toda a europa central.em meu ver aconselhava este producto que a nivel de preço compara-se com o de ETS e que se pode das um acabamento tanto de acrilico como de ergamassa. com tudo isto se tiver mais alguma consulta ou outras questoes que tenham algum relacionamento com isolamentos e revestimento de fachadas, deixo aqui o meu email: [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  20.  # 40

..relativamente à argamassa AISLONE da MAXIT.. não conhecia.. estive a dar uma olhada à ficha técnica, podem consultar AQUI, poderá ser uma solução interessante para alvenarias simples ( em bloco de barro extrudido leve - TERMOARCILLA 24cm, ou blocos termicos de betão 25cm), mas tenho que realizar umas contas, nomeadamente na questão das pontes termicas planas e lineares...
    é uma solução a ponderar.. vou estudar o assunto.

Também é importante a questão económica... o Paulo Correia, por certo dará uma ajuda.

PS: Caro Pantorras.. ninguem aqui disse, que as placas de gesso cartonado não seriam complementadas com isolante térmico... ;)

0.0320 seg. NEW