O e "esses também" faz presumir que haja ainda mais uns poucos, com mais poder e com mais interesse que o sistema perdure.
Então, não parece ilegítimo presumir que afinal não passa de "uma teoria em que acreditamos" ou "teoria da conspiração", mas sim a realidade.
No fundo (quanto a mim): o sistema é mau, mas não é nem de perto nem de longo tão mau como as pessoas o conseguiram fazer.
Colocado por: danobregaFizeram-o segundo os seus ideais e o resultado é o que aqui está.
Colocado por: danobregaÉ apenas natural.
Colocado por: danobregaOs "outros também", que nunca detiveram o poder mas que foram vivendo no sistema desenhado e tirando algum proveito, também não querem que o sistema mude.
Colocado por: danobregaMas os "outros também" já são pessoas que denominaríamos de normais e que, pode definição, não poderiam ter participado no "plano conspirativo" para criar o sistema.
Colocado por: danobregaNo segundo grupo tens, e dentro do contexto do que aqui se vai discutindo mas há uma infinidade de exemplos, professores com horários ridículos e funcionários de uma RTP mal gerida.
Colocado por: luisvvTodos acham "injusta" a distribuição de riqueza, o que tem implícita uma ideia de que há uma forma justa de istribuir riqueza, de preferência uma que se liberte dessas coisas chatas que são as preferências e escolhas pessoais.
Colocado por: luisvvO que o danobrega quererá dizer (enfim, digo eu, mas ele se encarregará de confirmar...):
Já por várias vezes disse que não acredito nisso, porque:
Colocado por: danobregaÉ apenas natural.
que cada um aja segundo os seus próprios interesses e em sua defesa.
Estes agiram, não agindo. (não sei se poderia ter sido diferente)
Os recursos que existem chegam ou não para que não haja uma única pessoa a passar fome?
Colocado por: luisvvO que não exclui defesa de ideais ou ideologias.
Colocado por: luisvvSomos seres complexos, e os nossos interesses não se limitam a questões financeiras.
Colocado por: luisvvHá quem consiga conciliar, de forma mais ou menos racionalizada objectivos, interesses, aspirações ou convicções absolutamente contraditórias, por vezes sem se aperceber.
Colocado por: luisvvNada me impede de pensar que um político mesmo que corrupto tenderá a manter uma linha de actuação compatível com as suas crenças e ideais
Colocado por: luisvvConversa de chacha, de novo.
Colocado por: luisvvEstes, agiram como todos os outros - pressionando, influenciando, defendendo o seu interesse particular junto do Estado.
Colocado por: luisvvNum cenário de existência de Estados, só em teoria.
É algo mais complexo que isso...
Quem levanta sempre a questão financeira, quem leva sempre para a parte financeira és tu, não sou eu.
Eu quando falo em interesses não me estou a referir apenas à parte financeira.
Claro que sim, até porque sabemos muito bem que há quem tenho por ideologia que a corrupção é "boa".
Colocado por: oxelfeR (RIP)A diferença é que vocês pensam que é uma questão de ideologia
Pois, o estado é absolutamente viciado em couves e tomates ...
Colocado por: luisvvSomos seres complexos, e os nossos interesses não se limitam a questões financeiras.
Colocado por: luisvva questão financeira surge invariavelmente quando, colocados com a questão: "quem paga?",
Colocado por: luisvvos personagens sacam de respostas tipo "isto é uma questão estratégica"
Desculpa ter achado o contrário.
(tenho de pagar alguma coima?)
Colocado por: luisvvEstes, agiram como todos os outros - pressionando, influenciando, defendendo o seu interesse particular junto do Estado.
Estamos a falar de quem afinal?
Colocado por: danobregaNão não, quando eu falei em ideologia não estava a atribuir-lhe nenhuma conotação negativa.
Colocado por: danobregaApenas quis dizer que quem esteve no poder foi criando o sistema mais "assim ou assado" consoante as suas próprias ideias de como as coisas devem funcionar.
Boas,
Colocado por: luisvva questão financeira surge invariavelmente quando, colocados com a questão: "quem paga?",
Decide-te ...
Colocado por: luisvvPor esta vez, passa, mas que não se repita.
Colocado por: luisvvDos que o danobrega mencionou (para o caso, professores e pessoal da RTP) mas não só.
Colocado por: luisvvComo dizia o jmf naquele artigo do fim-de-semana, todos são contra as corporações e os interesses, excepto os seus ....
Colocado por: oxelfeR (RIP)Ou ... foi criando o sistema mais "assim ou assado" consoante os seus próprios interesses.
Colocado por: luisvvQual é a dúvida?
Colocado por: danobregaApenas quis dizer que quem esteve no poder foi criando o sistema mais "assim ou assado" consoante as suas próprias ideias de como as coisas devem funcionar.
Ou ... foi criando o sistema mais "assim ou assado" consoante os seus próprios interesses.
Colocado por: danobregaQuem se vê numa posição de poder pode perfeitamente tomar decisões no sentido que pensa ser do interesse da prosperidade do país.
Colocado por: danobregaNo entanto também é verdade que, no meio de tantos milhões, imagino que seja difícil de resistir a fazer uns negócios que proteja também os seus próprios interesses.
Colocado por: danobregaparece-me normal que a sua maneira de pensar esteja influenciada pelos seus interesses.