Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: ClioIIum fusível SMD

    Claro que tem fusível SMD :) está ao lado de um dos triacs. Fora de brincadeiras agradeço as suas dicas, pode sempre faltar qualquer coisa.
  2. Colocado por: RibeiroSantos
    Claro que tem fusível SMD :) está ao lado de um dos triacs. Fora de brincadeiras agradeço as suas dicas, pode sempre faltar qualquer coisa.


    Não tem que agradecer.

    Quanto ao fusível, vai haver sempre alguém frustrado com a avaria, mas pelo menos não ardeu! :)

    Consegue comunicação decente com aquela antena cerâmica e com quase nenhum plano de massa? Normalmente essas antenas são uma porcaria com imensas perdas, as que não são uma porcaria são caríssimas. Eu sei, as condições de espaço são exíguas e tem que haver cedências...
  3. Colocado por: ClioIIpara proteger essas equipamentos

    Um dos inputs analógicos será, ou poderá ser, para ligar um sensor de temperatura (termistor) e permitir controlar o aquecimento da placa.
  4. Colocado por: ClioIIConsegue comunicação decente com aquela antena cerâmica

    Sim, consegue-se. Para ter uma ideia procure no YouTube por "esp8266 range"
    •  
      skypt
    • 20 janeiro 2017
    É porque não montar uma PCB " mais folgada" nas cxs de derivação das divisões, passando apenas fios de controlo as tomadas, lâmpadas, estores,etc...

    Resolvia problemas de rede wireless, aquecimento, complicação da board, limitação de componentes, etc...

    ;-)
  5. Pode colocar a placa nas caixas de derivação e fazer o que sugere.
    Quanto aos problemas que refere também penso que não seria diferente por ser mais folgada. Por ser mais folgada que vantagens teria?
    •  
      skypt
    • 22 janeiro 2017
    As Possibilidades de uma placa maior ou com 2 andares seria mais facil de trabalhar, componentes mais baratos, possibilidade de colocar antena (aumentando o alcance), colocar dissipador, se ainda necessario,
    Em caso de necessidade (e será ;-) ) mais fácil intervir pois tem um melhor acesso directo.

    Provavelmente, a caixa terá de ser ligeiramente maior, mas isso não é problema (se ainda estiver a remodelar/construir).
  6. Colocado por: skypt(se ainda estiver a remodelar/construir).

    A ideia desta placa e para fazer um produto para comercialização e permitir integrar facilmente em qualquer habitação, não especificamente para a minha remodelação.
  7. Esta é uma questão para quem tem domótica com KNX: que actuadores existem no mercado que estejam aptos para lidar com potências elevadas?
    O que pretendo é uma unidade de switches que me permita automatizar tomadas elétricas sem correr o risco de fritar a unidade se porventura lá ligar algum aparelho de alta potência (um aquecedor, uma máquina de secar roupa ou até uma máquina de lavar loiça, por exemplo).
  8. Colocado por: inquilinoptque actuadores existem no mercado que estejam aptos para lidar com potências elevadas?
    contactores.
    Concordam com este comentário: r_m_f_f
  9. Pode ser mais confortável um relé/relé de estado solido... dependendo do local a instalar... o contactor é meio ruidoso...
  10. Colocado por: GT_racingPode ser mais confortável um relé/relé de estado solido... dependendo do local a instalar... o contactor é meio ruidoso...
    para potencias elevadas?????
  11. Por exemplo https://www.sparkfun.com/products/13015
    Concordam com este comentário: skypt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  12. Aquilo que pretendo é um equipamento actuador KNX, se é que existe algo.
  13. Ya jorge tem esses como o ricardo mostrou... sao bastante comuns em maquinas industriais... e ha deles na ordem das dezenas de amperes... centenas... o que for necessario e comandados por sinal de baixa tensão, dc ou ac... a vontade do fregues... nao é necessario mandar vir de fora... estao disponiveis em qualquer loja de material eletrico!

    Tem ainda mais uma vantagem face aos contactores, o circuito de comando consome menos face a bobine do contactor.
    Concordam com este comentário: skypt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  14. Colocado por: jorgealvespara potencias elevadas?????


    Depende da perspectiva. Para a malta dos microcontroladores 2000W é uma potência gigantesca. :)
  15. Colocado por: inquilinoptEsta é uma questão para quem tem domótica com KNX: que actuadores existem no mercado que estejam aptos para lidar com potências elevadas?
    O que pretendo é uma unidade de switches que me permita automatizar tomadas elétricas sem correr o risco de fritar a unidade se porventura lá ligar algum aparelho de alta potência (um aquecedor, uma máquina de secar roupa ou até uma máquina de lavar loiça, por exemplo).


    Tem da Lingg-Janke módulos com relés de 40A, mas potência de corte nominal de 16A ou da Hdl, igualmente com relés de alta potência (50A) mas corte nominal de 16A.
    Distribuídos em Portugal pela Vestireme.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: inquilinopt
  16. MikeMelga (ou outros conhecedores do assunto), optou por instalar sensores de presença no seu sistema de domótica KNX?

    Que utilização em concreto dá a esses sensores, servem apenas para ligar / desligar as luzes por onde passa ou está, ou tem mais utilidade?
    Em em termos de cobertura, qual é a área que cada sensor consegue alcançar? Ou se for mais fácil descrever, qual o comprimento, por exemplo, de um corredor para o qual basta um sensor?
  17. Colocado por: inquilinoptQue utilização em concreto dá a esses sensores, servem apenas para ligar / desligar as luzes por onde passa ou está, ou tem mais utilidade?


    Servem principalmente para ligar/desligar luzes e como sensores para o alarme.

    Colocado por: inquilinoptEm em termos de cobertura, qual é a área que cada sensor consegue alcançar?


    Depende da qualidade do sensor, do sítio de instalação (tecto ou parede) e do próprio tamanho do sensor.
    Aplica-se quase as mesmas regras dos sensores tradicionais.
  18. Obrigado pela resposta. Optou por sensores de tecto ou de parede?
    E já agora, considera que é boa ideia ter o alarme servido pelo sistema de domótica? Há quem diga que é aconselhável serem dois sistemas distintos.
 
0.3170 seg. NEW