Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Pedro Fernandes

Do que ouço, 1.5 em condições "normais" é mesmo muito difícil...Mesmo com 1.5% se (quando) a euribor chegar aos valores de 2008, amortiza 750€/ano com uma prestação mensal de900€...Ou seja, tudo na mesma...Não é tão linear como parece...

Se a prestação subir para esses valores a economia estará a funcionar de tal maneira que as rendas subirão em proporção equivalente.
    Já para não falar dos salários.

Os valores das rendas caíram a pique nos últimos 2 anos.
    Não acredita que subirão assim que a economia reanime? Acha que os senhorios aceitarão uma enorme diminuição nas taxas de rentabilidade?

Mesmo nesta altura, já ouvi histórias de gente desesperada que montou negócios rentáveis e que agora se vê entre a espada dos aumentos exponenciais da renda e a parede de ter que sair perdendo todo o investimento feito no espaço por parte dos senhorios, aquando das renovações.
    Nas habitações acontecerá o mesmo, assim que a economia recupere.

A não ser que acredite que vamos continuar a cair eternamente até à miséria.
  2.  # 22

Colocado por: Silver WolfSe a prestação subir para esses valores a economia estará a funcionar de tal maneira que as rendas subirão em proporção equivalente.

Sim mas...entretanto os jovens que falou atrás não pensam em alugar...pois estão a pagar 1000€/mês de prestação e a amortizar 750€/ano...;-)

Colocado por: Silver WolfA não ser que acredite que vamos continuar a cair eternamente até à miséria.

Eu não acredito em nada do que ouço nem sei onde isto vai parar...e 90% do que dizes são suposições...

O truque é (segundo li algures)...estão preparados para um momento zen?...:-))))

A vida é feita de escolhas...e quanto menos precisar-mos de ganhar, melhores escolhas podemos fazer...
  3.  # 23

pCom reformas equivalentes ao que "hoje chamamos €300 ou €400", como se pagará uma renda?
    Não tenham dúvidas que é o que espera a quem está nos nos 20's e 30's.

Dica: se no inicio de vida escolher uma casa adequada ao tamanho do agregado familiar pode poupar bastante. E se tiver mobilidade, pode ganhar mais ainda: trabalhar perto de casa, mudar facilmente de emprego, quanto vale?
  4.  # 24

Se a prestação subir para esses valores a economia estará a funcionar de tal maneira que as rendas subirão em proporção equivalente.

Nao. Se a prestacao subir significa apenas que os juros subiram.
    Concordam com este comentário: Pedro Fernandes
  5.  # 25

Não acredita que subirão assim que a economia reanime? Acha que os senhorios aceitarão uma enorme diminuição nas taxas de rentabilidade?

Subirão, se, e só se..a oferta não aumentar.

Mesmo nesta altura, já ouvi histórias de gente desesperada que montou negócios rentáveis e que agora se vê entre a espada dos aumentos exponenciais da renda e a parede de ter que sair perdendo todo o investimento feito no espaço por parte dos senhorios, aquando das renovações.

Aumentos exponenciais? A nao ser que se trate de rendas antigas, a tendência neste momento é para uma descida a pique do valor da renda...
  6.  # 26

Quais são as previsões dos juros até ao final do ano? Será que vão começar a subir? E para o ano?? Obrigada!
  7.  # 27

Isso e os números do euromilhoes...não faço a mínima ideia...:-))
  8.  # 28

Euribor 3 meses 2008: http://pt.euribor-rates.eu/euribor-2008.asp?i1=6&i2=1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  9.  # 29

HHum... mas aqueles tipos lá de Lisboa que aparecem na televisão vão opinando sobre a previsão dos juros. Eu é que abomino esta matério e não lhes ligo nenhuma:))) Mas o pessoal aqui do forum percebe disto. Pedro e em 2008 os juros estavam como? Obrigada!
  10.  # 30

Li o seu pensamento...:-)
  11.  # 31

lolol, Pois leu e eu já estou a ler o seu link. Gracias
  12.  # 32

Bem, este ano não há subidas de taxas de juros. Só lá para o final do ano mas pouca coisa. Ao menos isto.
  13.  # 33

Colocado por: PicaretaCaro adias, desligue lá a cassete, que já não a posso ouvir.

Acabe lá a sua moradia, e depois venha cá dizer se o preço dos imóveis está inflacionado.

Eu sei Picareta, a realidade é dura para um promotor imobiliário com centenas de milhares de "lucro" a esvairem-se. Mas olhe, é a vida. Durante antes a cigarra cantou e o pagode pagou.
    O Picareta também se pode calar com a cassete de que há por ai muito bons negócios. Porque não há. Há é casas a preços absurdos um pouco mais baixos.

Colocado por: Silver WolfConfesso que tenho muita dificuldade em entender a dificuldade em decidir.

Vou arredondar números para facilitar a minha argumentação.

Agora leve em conta desvalorizações médias de 10% ao ano do valor subjacente. Porque é 10% ao ano que as casas estão a cair em média no país e vai continuar por uns anos.
    Numa casa de 150k, são só 15k ao ano para o "ar".
    Dá para pagar muita renda..... Junte-lhe a possibilidade de mobilidade e não entregar a vida a um banco.
    E mais não digo.
  14.  # 34

Colocado por: adias

Eu sei Picareta, a realidade é dura para um promotor imobiliário com centenas de milhares de "lucro" a esvairem-se. Mas olhe, é a vida. Durante antes a cigarra cantou e o pagode pagou.
    O Picareta também se pode calar com a cassete de que há por ai muito bons negócios. Porque não há. Há é casas a preços absurdos um pouco mais baixos.

Agora leve em conta desvalorizações médias de 10% ao ano do valor subjacente. Porque é 10% ao ano que as casas estão a cair em média no país e vai continuar por uns anos.Numa casa de 150k, são só 15k ao ano para o "ar".
    Dá para pagar muita renda..... Junte-lhe a possibilidade de mobilidade e não entregar a vida a um banco.
    E mais não digo.

Eu vou esperar até pagarem para eu ficar com uma casa!!

Como é que o adias sabe que o preço das casas é um absurdo? Está ligado ao ramo da construção?? Já construiu alguma casa??
  15.  # 35

Colocado por: BFDP

Há 5 anos e meio que estou em casas arrendadas e já estou farto, pago rendas para um imóvel que nunca será meu!Dado que os spreads estão altíssimos, pelo menos o que tenho visto anda entre 2 e 2,5%, será asneira comprar casa nesta altura?Será que daqui a 2 ou 3 anos a situação vai estar melhor?É que quanto mais tempo espero menos tempo pago o que é meu e menos tempo tenho para pagar o empréstimo...Neste momento pago 375€ de renda, provavelmente para um empréstimo de 80000€ iria pagar um pouco menos, digo eu...Gostaria de ter as vossas opiniões.

Compre!
    Se pode comprar, compre. Foi o que eu sempre fiz e não voltaria atrás. Mas, como se diz aqui pela minha terra, não se meta em cavalarias altas...
    Compre aquilo que, no seu entendimento, está ao alcance de poder honrar.
    Bons negócios e boa sorte.
    Concordam com este comentário: Picareta, L33t
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BFDP
    • eu
    • 10 abril 2013

# 36

Colocado por: PicaretaIsto ninguém sabe, e sendo assim ninguém compra nem constrói casa.

Ok, vou escrever de outra forma: "qual é a probabilidade de continuar a residir no mesmo local nas próximas décadas?"

É que o modo de vida está a mudar e a mobilidade constante entre cidades e países vai ser cada vez mais frequente.
  16.  # 37

Bom em relação aos juros durante este ano e o próximo podem estar descansados, que da forma como a economia europeia está quando muito vai haver baixa da taxa de referência e não aumento.

Andamos a queixarmo-nos que isto está mau, mas as pessoas esquecem-se que há coisa de 4, 5 anos quando estávamos bem tinhamos taxas de 4%, e empréstimos que hoje são 300€ na altura eram 500€.

Muita atenção a quem compra agora com spreads de 2% e 3% porque a euribor está bem baixinha, mas a economia há-de recuperar pode não ser daqui a 2 anos nem 3 nem 4, mas daqui a 10 anos (o empréstimo pode ser por 50 anos) e nessa altura poderemos ter taxas iguais aos dos nosso pais de 7% e 8% e se o rendimento familiar não aumentar porporcionalmente pode trazer muitos problemas.

Aproveito para deixar esta folha de excel que quanto a mim é a melhor folha para simulação de empréstimos.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  17.  # 38

Colocado por: Rui A. B.Como é que o adias sabe que o preço das casas é um absurdo? Está ligado ao ramo da construção?? Já construiu alguma casa??

valores nacionais 2009
    Custo médio m2 (generoso): 1000 euros
    Preço médio venda m2: 1600 euros

Diferença: lucro honesto + corrupção urbanistica

Já noutro tópico o Picareta, contrutor e promotor, disse preto no branco que o custo do terreno médio é 300/m2. Nem preciso de ir buscar dados oficiais.
    Sabendo nós que a larga maioria da construção nas ultimas décadas foi feita nos arredores em terrenos que um par de anos antes eram RAN/REN. Sabendo nós que as alterações de PDM são feitas por medida, com o próprio governo a promover o seu "mecanismo de ganhar uma fatia" chamado PIN. Sabendo que um HECTAR médio RAN custa 300 euros e REN 150. Temos lucros abismais de 1 000 000% na valorização de terrenos. Sabendo que estes lucros são taxados como receitas do trabalho, quando são declarados, está facilmente explicada a fatia de corrupção no preço das casas.
    Quer estimar a fatia de corrupção? eu digo 500euro/m2

Juntemos o tão famoso "mercado" e o facto de se estimar haver 2 milhões de casas vazias no país e diga-me que lei da oferta e procura é que conhece, que justifique a manutenção de preços de venda pelo custo com uma aberração na oferta/procura como esta. Se fossem berlindes, os miudos já os estavam a vender a qualquer preço.

Não preciso estar ligado a coisa nenhuma para pensar por mim próprio. Alías, por não ter interesses diretos ou indiretos em imobiliário (já aqui disse que nunca comprei nem tenciono comprar casa nos próximos anos) posso ler números, olhar a realiade e raciocinar sem o "medo": vou perder dinheiro ou vou ganhar muito.
  18.  # 39

Colocado por: adiasvalores nacionais 2009
    Custo médio m2 (generoso): 1000 euros
    Preço médio venda m2: 1600 euros

Eu já lhe expliquei, mas parece que você prefere atirar valores à toa.

post#15
    https://forumdacasa.com/discussion/27296/bolha-imobiliaria-em-portugal/
  19.  # 40

exacto explicou que 300/m2 são para o terreno. A essência.
    300/m2 quase sempre comprados a 300/hectar e os amigos na camara adaptam o PDM.
    Exactamente, máfia está aí!

os 50/m2 ou 200/m2 de lucro, são honestos. Estes 300/m2 do terreno é que tem que ser taxados a 99%.

Como lhe disse, o Picareta como construtor, tem todo o direito ao lucro que conseguir e só desejo que consiga bons negócios. Mas antes de si (assumo que não participa na compra e conversão) um máfia ficou com o doce de cereja. O doce que fez desaparecer para umas off-shores e abriu buracos na economia.
    A máfia que comprou todos os terrenos entre o Polo II da UC e o Mondego há 20 anos e "ficou à espera" que o PDM lhes desse capacidade construtiva. A máfia que converteu a Quinta D. João. Ou construiu a torre do União para "apoiar o desporto". A máfia que converteu entre a Solum e o estádio para "pagar o Euro2004". A máfia que construiu o Forum no cú de judas (REN) quando os terrenos da Triunfo e cooperativa são uma vergonha. Essa máfia, que está mesmo à sua porta.
    Quer que lhe dê mais exemplos de uma cidade no país?

0.0226 seg. NEW