Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    em parte, em parte

    nesse resto do pais também reina muita confusão quer de valores quer...estética para não dizer outra coisa.
  2.  # 62

    Colocado por: eu
    Parecem-me desculpas esfarrapadas de quem não quer os presos a limpar a mata... Formação? Uma manhã de formação não seria suficiente? É preciso um Mestrado para operar as roçadoras?


    É o que diz o sr. secretário de estado...
  3.  # 63

    Então e os helicópteros da força aérea terão algum handicap para não poderem combater fogos? Era só comprar o acessório do "balde". Ou não há dinheiro para a gasolina? Ah não temos dinheiro para isso mas vamos alugá-los.


    Ridículo. O acessório do balde? Porque não também uma mangueirinha?

    Alguém conhece como é composto o pagamento de aluguer dos meios aéreos de combate a incêndios?
    Será que terá alguma componente relativa à área ardida?
    Se tiver, não será por isso que eles só aparecem quando a área já é imensa?

    Mais um achismo...
  4.  # 64

    Na página do Facebook do José Gomes Ferreira.


    Depois de gramarmos a moura Guedes tanto tempo, chegou a vez deste...
  5.  # 65

    Tinha ouvido que lá para o fim da semana o tempo virava, mas só desce um pouco a temperatura.
    Como os indiciados de incendiários foram todos postos a aguardar julgamento em liberdade, vamos certamente ter novos capítulos de vingança.
  6.  # 66

    Mas como ja aquase tudo ardeu..so se deitarem agora o fogo as cidades Braga, Porto Guimaraens Coimbra, assim ja nao sera preciso mais dinheiro da troika para pagar a divida
  7.  # 67

    Colocado por: de jesus mendesMas como ja aquase tudo ardeu..so se deitarem agora o fogo as cidades Braga, Porto Guimaraens Coimbra, assim ja nao sera preciso mais dinheiro da troika para pagar a divida


    Também não é mal visto, não senhor, quanto menos território ocuparmos menos despesa damos!

    Andam eles preocupados em alargar as águas territoriais para quê, vai ser só despesa. Bem, pelo menos não arde.
  8.  # 68

    Bom desculpem la pelo que escevi, quando vejo aqui as reportagens sobre esses incendios é uma verdadeira praga que caiu no nosso Pais
  9.  # 69

    Colocado por: de jesus mendesBom desculpem la pelo que escevi, quando vejo aqui as reportagens sobre esses incendios é uma verdadeira praga que caiu no nosso Pais


    Não se preocupe, todos nós teríamos que começar cada intervenção com o "Bom peço desculpa pelo que escrevi ..." e alguns nem deveriam, após isso, escrever mais nada.
  10.  # 70

    Há pouco estive a ver a reportagem da SIC sobre o incêndio da serra do Caramulo. Mostraram a zona onde aconteceu a morte da bombeira e do colega que faleceu ontem.
    Afinal eles estavam com o veículo num estradão, a tal solução que aqui defendiam como zona tampão, que afinal não valeu de nada. O fogo atravessa esses estradões como se não houvessem. As imagens aéreas da zona ardida mostram a serra toda recortada por estradões de terra batida e estradas nacionais e nenhuma serviu para circunscrever o fogo.

    Ah, deram também uma informação preciosa, a área ardida representa 1/3 da área florestal da serra do Caramulo. Boa informação para os incendiários que vieram para casa até ao julgamento, ainda têm muito por onde se vingarem.
    • eu
    • 4 setembro 2013

     # 71

    Colocado por: pedromdfAfinal eles estavam com o veículo num estradão, a tal solução que aqui defendiam como zona tampão, que afinal não valeu de nada. O fogo atravessa esses estradões como se não houvessem

    Aquilo não é uma zona tampão, é um simples caminho de terra estreito com árvores de um lado e doutro.

    As zonas tampão teriam que ter várias dezenas de metros de largura sem vegetação.
  11.  # 72

    E uma autoestrada seria?
    É que também têm sido atravessadas.
    Mais largura que uma autoestrada não acredito que alguma vez seja praticado no nosso país. Até porque a valoração desta desgraça pelo estado é completamente liminar, até porque quem é mais prejudicado é o proprietário directamente.
    • eu
    • 5 setembro 2013 editado

     # 73

    Colocado por: pedromdfE uma autoestrada seria?
    É que também têm sido atravessadas.

    Não há nada infalível, mas asseguro-lhe que muitos incêndios foram parados em estradas...

    Não se esqueça que para as zonas tampão funcionarem, os bombeiros devem deixar arder à vontade do lado de onde vem o incêndio, mas devem extinguir rapidamente e em força os acendimentos do outro lado.

    O método de contra fogo é na sua essência a construção de uma zona tampão através da combustão controlada da vegetação em zonas estratégicas. Em mais pequena escala, a utilização de máquinas de rasto tem o mesmo objetivo.

    Veja esta notícia: http://portocanal.sapo.pt/noticia/863/
    Concordam com este comentário: dedao
  12.  # 74

    Está aqui um resumo das ocorrências este ano.

    http://www.prociv.pt/cnos/Pages/Estatisticas.aspx

    O que é estranho é que as televisões deixaram de abrir os telejornais com os incêndios. Ainda ontem ocorreram 106 fogos, com 1547 bombeiros, 399 viaturas e 42 missões aéreas.
  13.  # 75

    Colocado por: pedromdfEstá aqui um resumo das ocorrências este ano.

    http://www.prociv.pt/cnos/Pages/Estatisticas.aspx

    O que é estranho é que as televisões deixaram de abrir os telejornais com os incêndios. Ainda ontem ocorreram 106 fogos, com 1547 bombeiros, 399 viaturas e 42 missões aéreas.


    Olá, bom dia!
    diz o ditado: uma novidade só dura três dias! Agora temos a "época dos saldos perdão, das eleições". Quem dita as regras são as "audiências" e/ou os interesses encapotados. Informação rigorosa, não manipulada, "cadê" ela?
    Concordam com este comentário: pedromdf
  14.  # 76

    Um bom dia para si também!

    É bem verdade. Este fim de semana comentei com amigos que de repente tinha deixado de haver fogos! Como é que de um dia para o outro tinham acabado os fogos repentinamente?

    Foi aí que busquei esta informação e deparei com realidade ...
  15.  # 77

    Segundo a mesma base, ontem foi o seguinte o nº de ocorrências:

    9/9/2013 109 fogos 2.148 operacionais 554 veículos e 46 operações com meios aéreos.

    Na TV só ouvi referência a 1 na Malveira, salvo erro. Portanto continuam populações aflitas, bombeiros exaustos, incendiários activos, etc., etc..
  16.  # 78

    Colocado por: pedromdfSegundo a mesma base, ontem foi o seguinte o nº de ocorrências:

    9/9/2013 109 fogos 2.148 operacionais 554 veículos e 46 operações com meios aéreos.

    Na TV só ouvi referência a 1 na Malveira, salvo erro. Portanto continuam populações aflitas, bombeiros exaustos, incendiários activos, etc., etc..


    Olá Pedro!
    Então passou-lhe ao lado o incêndio na mata da Carregueira muito próximo dos paióis e das torres de comunicações mesmo juntinho ao quartel!
    E perdeu a oportunidade de ver o presidente da C.M.Sintra,(candidato a outra autarquia, com o beneplácito do TC, não é caso único...) em mangas de camisa, a fazer-se às câmaras da Sic, descontraído, tranquilo, porque já accionara todos os meios, inclusive aéreos, para o "combate às chamas",. Mais um pouco e os "hóspedes VIP" da Carregueira estariam em risco. Felizmente ao fim de "três horas" já o fogo estava em rescaldo. Ser-se rápido e eficiente é outra "loiça"!
    mr
  17.  # 79

    Pois é, a minha memória chegou só à terminação. Foi Carregueira sim senhor.

    Passaram despercebidos os outros 108, se calhar sem nenhum aproveitamento autárquico ...
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    • eu
    • 10 setembro 2013

     # 80

    Colocado por: maria rodriguesE perdeu a oportunidade de ver o presidente da C.M.Sintra,(candidato a outra autarquia, com o beneplácito do TC, não é caso único...) em mangas de camisa, a fazer-se às câmaras da Sic, descontraído, tranquilo, porque já accionara todos os meios, inclusive aéreos, para o "combate às chamas",

    E a dizer que "nós já controlámos o fogo"
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
 
0.0644 seg. NEW